Veja como as turbinas dos aviões são realmente testadas!

Veja como as turbinas dos aviões são realmente testadas!

As turbinas de aeronaves são talvez a Parte mais importante deste meio de Transporte no universo da aviação Existem algumas dúvidas e questões sobre O funcionamento das aeronaves Principalmente se elas possuem as mesmas Funções que um automóvel comum Afinal já Parou para pensar se é possível que um Avião ande de ré ou se possui limpador De para-brisa ou chave para dar Partida gente na verdade os aviões não Possuem uma marcha Red não tá mas Conseguem se movimentar para trás a Partir do uso reverso dos motores os Quais formam uma concha em sua parte Traseira e inverte a direção do fluxo de Ar enquanto a aeronave está parada no Chão o piloto pode acionar o reverso e Aplicar potência nos motores o ar que dá Impulso ao deslocamento do avião será Direcionado para a frente e logo a Aeronave se movimentará para trás em um Sentido contrário contudo a força dos Motores gera muito barulho e produz um Elevado nível de poluição no ar Aumentando também as chances de caso Tenha algum detrito na pista este ser Jogado para a parte interna do motor Podendo causar até mesmo acidentes Aéreos sobre as formas de ignição das Aeronaves em aviões de pequeno porte há A necessidade de chave para abrir as Portas e dar partida no motor já em Aviões comerciais há um sistema para dar

Partidas o qual necessita apenas de Botões e o auxílio da pressão pneumática O motor auxiliar injeta ar para os Motores principais fazendo com que a Turbina comece a girar e movimente as Outras partes do motor com o aumento da Rotação o motor queima o combustível e Gera a própria energia para isso o Piloto somente precisa acionar As bombas De combustível e hidráulicas além do Sistema de partida a aviação possui Algumas singularidades importantes para O funcionamento correto e saudável das a Aeronaves muitas pessoas confundem o Motor do avião com sua turbina E hoje Vamos entender melhor sobre essas Diferenças para compreendermos como as Turbinas são testadas a turbina Efetivamente é um dos componentes do Motor de uma aeronave quando observamos Aquelas grandes peças embaixo das asas Dos aviões que corriqueiramente chamamos De turbina na realidade são os motores Deste grande meio de transporte ficou Confuso né calma calma calma Vamos por Partes uma turbina é um dispositivo Rotativo responsável por converter Parcialmente a energia interna de um Fluido em energia mecânica por meio de Paz dispostas em um eixo rotativo em Alta velocidade esse fluido pode ser um Líquido como a água por exemplo ou um Gás como vapor ar ou gás de combustão Existem diversos tipos de turbinas que

Podem ser usadas para movimentar um Outro dispositivo mecânico rotativo ou Ainda para gerar eletricidade portanto Não é correto dizer que a turbina é o Motor do avião pois ela é apenas um de Seus componentes o motor em geral é Composto por seis partes sendo estas o Ventilador o compressor a câmera de Combustão a turbina e o bico injetor Todos esses componentes constituem os Motores das aeronaves os quais são Responsáveis por produzir grandes Quantidades de força isso torna os Aviões capazes não só de voar mas também De alcançar altíssimas velocidades o Ventilador tem a função de sugar o ar Que está utilizado para dar potência ao Motor dessa forma quanto maior o Ventilador mais potente o motor em Seguida esse ar passa pelo compressor Que por sua vez aumenta a pressão do ar O compressor é composto por várias Lâminas presas a um eixo essas lâminas Que também podem ser chamadas de paz Giram em alta velocidade e comprimem o Ar o ar comprimido é então pulverizado Com combustível os gases de combustão Expandem-se e explodem através do bico Injetor na parte traseira do motor à Medida que os jatos de gás disparam para Trás o motor e consequentemente o avião é empurrado para a frente como o ar Quente está indo para o bico injetor Passa por um outro grupo de paz que

Compõe a turbina a turbina está ligado Ao mesmo eixo que o compressor e o girar Da turbina faz com que o compressor gire Também portanto podemos perceber que a Turbina não é o motor do avião em si mas Uma das partes que o compõe o motor de Avião pode até mesmo ter várias turbinas Como é o caso do famoso Boeing 747 que Tem 24 turbinas já que possui quatro Motores e seis turbinas para cada motor Agora que você já aprendeu de sobre as Diferenças da turbina e do motor de um Avião vamos entender como esta parte é Testada em termos de evitar acidentes Aéreos de acordo com a ge Selma unidade De aviação da GE no Brasil o processo de Teste de um motor de avião envolve três Etapas a primeira consiste na preparação Do motor com inspeções completas na peça A segunda no teste de banco de provas e Por fim sua desmontagem e despreparo Todo processo demora cerca de 120 Horas Enquanto a revisão geral dura em média 1500 horas na fase inicial do teste o Motor é levado para uma sala especial e Conectado a sensores gerenciados Remotamente pela equipe do banco de Testes o banco é dotado com um software Capaz de dizer em tempo real se o motor Está aprovado ou não para cada uma das Fases do teste em caso de rejeição a Equipe pode imediatamente repetir apenas Uma fase do programa de testes na célula De teste o motor é submetido às mesmas

Condições de voo como velocidade Aterrissagem e voo de cruzeiro por Exemplo ao atingir uma altura entre 9.100 e 12.400 m 30.0 e41 mil pés no Chamado voo de Cruzeiro A aeronave Trafega a aproximadamente 850 km/h o voo De Cruzeiro é realizado em altitudes em Que acontece a baixa densidade do ar Tanto a aeronave usa minos combustível Para o motor alcançar maior velocidade Após rigorosos cálculos de performance Certifica-se a aprovação ou não do motor Neste ano a Universidade de Brasília e o Brasil surpreenderam o mundo da Aeronáutica pesquisadores da UnB Projetaram um equipamento singular para Testar a resistência das turbinas de Aviões a máquina é a única no mundo a Simular condições enfrentadas em um voo Para avaliar possíveis desgastes nas Peças viabilizando possíveis Aperfeiçoamentos a partir dos resultados é possível focar em melhorias para Aumentar a segurança das peças e Diminuir seu peso desenvolvendo a Eficiência do motor coordenado por José Alexander Araújo professor do Departamento de engenharia mecânica da UnB o trabalho consiste não apenas em Testar as peças metálicas retiradas do Próprio disco da turbina mas também em Desenvolver modelos matemáticos Que sejam capazes de prever a Durabilidade das turbinas para uma

Operação segura ou seja antes do Aparecimento de uma trinca a quebra da P Ou do disco pode ser Fatal para a Segurança dos passageiros pois as partes Rompidas podem perfurar o sistema Hidráulico da aeronave ou mesmo a sua Fuselagem em 2018 a imprensa divulgou Detalhes de um acidente desta natureza No episódio ocorrido nos Estados Unidos Um estilhaço da p desprendeu-se e Quebrou uma janela da aeronave uma Passageira morreu após ter parte do Corpo sugada para fora durante o voo com Os experimentos realizados ali os Pesquisadores buscam avaliar a Resistência das peças ao aparecimento de Fissuras causadas pela fadiga do metal Na interface P disco as pesquisas são Financiadas pela safran gigante do setor Industrial francês que fabrica motores a Jato para aviões e helicópteros o novo Equipamento é capaz de realizar Sofisticados ensaios que simulam em Ambiente de laboratório condições Extremas as quais a conexão entre pais e Discos de turbinas dos motores dos Aviões É submetida durante um voo a Inovação brasileira começou em setembro De 2018 quando a ge Selma unidade de Aviação da GE no Brasil inaugurou o Banco de testes de Três Rios com as mais Modernas instalações para revisão de Turbinas aeron náuticas um resultado Impactante dessa unidade foi a economia

De $1.000 em cada Teste realizado e a Redução de 15 dias no tempo de revisão Dos motores fruto de um investimento de 50 Milhões de Dólares a nova unidade Conta com softwares de controle e Comando que permitem uma maior Velocidade de processamento de dados Diagnóstico automático de falhas Apresentadas durante o teste e Resultados em tempo real Além disso o Banco de testes possui um sistema de Abafadores sonoros da GE o bar silencers Aplicado na exaustão e na admissão do Banco de provas e que proporciona menos Emissão de ruído para o meio ambiente Viveca kaitila presidente da GE do Brasil explica que a ge Selma é uma Referência no mercado de revisão de Turbinas criada em 13 de julho de 1951 Ou seja há 70 anos a empresa fabricava e Fazia a manutenção de eletr domésticos Ferramentas e Autopeças na mesma década Foi adquirida pela paner do Brasil e Passou a fazer revisão de motores de Aeronaves da própria companhia de Empresas estrangeiras e dos aviões da FAB que é a força aérea brasileira Durante os anos do regime militar a Selma foi estatizada e prestou serviço Somente para a FAB na década de 90 foi Privatizada tendo sido em 1996 adquirida completamente pelo grupo GE hoje a ge Selma possui três unidades No Brasil sedeadas em Petrópolis Rio de

Janeiro e outra em Três Rios

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