Um avião que quase caiu em Atenas

Um avião que quase caiu em Atenas

Um motor explode durante a decolagem o Sistema de injeção de água é desligado e A comunicação é perdida agora esse avião Condenado enfrenta a ameaça iminente de Se chocar contra tenas ou uma Colina Será que o capitão conseguirá desafiar Todas as probabilidades e salvar mais de 400 vidas a Bordo fique Ligado são duas da tarde um Boeing 747 Começa a descer a pista de decolagem Ganhando velocidade no momento em que o Capitão cfs mades levanta o nariz da Aeronave ele é surpreendido por um forte Estrondo e não tem ideia do que acabou De acontecer mas não tem Opções o avião totalmente carregado está Se movendo rápido demais para parar no Curto espaço de pista que ainda resta Ele inicia sua arriscada decolagem e Segue direto para o centro de Atenas que Está absolutamente lotado em uma tarde Quente de verão em 9 de agosto de 1900 78 após a forte explosão uma comissária De bordo na parte de trás pega o Interfone e avisa a tripulação sobre a Falha catastrófica do motor número 3 Localizado no lado direito do avião ela Diz acho que estamos ferrados e houve um Sincero Sim eu sei o plano original do Voo 411 da Olympic airways era uma Viagem direta de Atenas a Nova York mas Agora esse enorme jato Jumbo de 370 Toneladas simplesmente não tem potência Suficiente para continuar subindo o

Estresse está nas alturas o voo está Totalmente carregado com 18 tripulantes E 400 passageiros a maioria cidadãos Americanos voltando nas férias de verão Na Grécia mal sabem eles que o piloto Ainda tem que enfrentar quatro grandes Problemas em um período de 93 segundos Para garantir que todos permaneçam vivos O primeiro tem a ver com a injeção de água veja bem Este Boing tem quatro Motores o de número TR acabou de Explodir e o de número dois está Operando com potência reduzida após a Manutenção Portanto o piloto precisa que Os motores restantes D tudo de si para Fazer o avião subir o problema é que o Fato de levar os motores ao máximo gera Uma tonelada de calor assim o capitão Mades pede ao engenheiro de voo a Bordo Que verifique novamente se o sistema de Resfriamento está ligado evitando que os Motores fiquem muito quentes e mantendo Uma temperatura segura é um pouco Difícil explicar o que deu errado neste Momento mas os especialistas acham que No calor do momento o engenheiro de voo Pode ter se confundido um pouco em vez De garantir que a injeção de água Estivesse ligada ele fez o contrário e Desligou o sistema apenas 9 segundos Após a decolagem esse erro reduz ainda Mais a potência dos motores limitando a Capacidade de subida do avião ao causar Uma perda de 2000 kg de empuxo portanto

Agora a aeronave se encontra em uma Situação muito ruim mal passando por Cima dos telhados a uma velocidade Abaixo da mínima o segundo problema Envolve o trem de pouso o piloto de 55 Anos já tinha mais de 30 anos de Experiência quando foi designado para Comandar esse voo assim ele decide fazer Uma manobra ousada dizendo ao copiloto Para puxar as rodas a 11 M acima da Pista essa atitude não é apenas Arriscada é totalmente contra as regras Da Boeing em situações como essa os Pilotos geralmente TM de esperar até que A aeronave ganhe um pouco mais de Altitude para puxar as rodas pois abrir As portas do trem de pouso por 15 Segundos adiciona mais resistência ao Movimento do avião para a frente em Outras palavras isso basicamente o torna Mais lento é por isso que o copiloto Hesita por um segundo antes de concordar Em quebrar a regra contra todas as Probabilidades o voo 411 permanece no ar Mas os problemas estão longe de Terminar isso nos leva à terceira Questão o avião está se aproximando Perigosamente de atingir uma das Capitais mais antigas do mundo Atenas Ele partiu do aeroporto internacional de Elicon que foi o principal da capital Grega durante décadas e era conhecido Como um dos mais complicados e Arriscados do mundo Imagine só duas

Pistas de pouso curtas lado a lado Exprimidas entre o mgu e grandes Montanhas embora houvesse duas pistas de Decolagem na maioria das vezes Apenas Uma era utilizada a que apontava os Aviões diretamente para o centro de Atenas Por isso os pilotos tinham que Virar imediatamente à esquerda logo após A decolagem mudando a rota de voo sobre O mar agora você deve estar se Perguntando por que migadas não vira à Esquerda bem a velocidade do 747 é muito Menor do que deveria ser neste momento Se ele fizer uma curva o avião poderá Descer ainda mais aumentando as chances De se chocar contra a cidade então o Capitão decide continuar subindo Seguindo um caminho reto enquanto Descobre o plano B você lembra que o aeroporto é cercado Por montanhas Bem esse é o problema Número Quatro o Piloto sabe que em cerca de 1 km5 k a Aeronave enfrentará a colina Pan com Cerca de 60 m de altura enquanto migadas A observa cada vez mais próxima decide Abrir mão de alguns nós de velocidade Para ganhar a altitude de que precisa Desesperadamente para sobrevoar a colina Mades sente-se aliviado quando vê que Seu plano arriscado deu certo o avião Sobrevoa a colina com apenas 3 m de Vantagem no entanto o alí desaparece Rapidamente ele ainda Precisa elaborar

Um plano de pouso de emergência imagine A cabine dele assustadoramente Silenciosa não há mais contato com a Torre enquanto os dois pilotos estão Fazendo tudo que podem para evitar que o Voo 411 caia o engenheiro de voo ainda Está concentrado em consertar os Problemas com os Motores o terreno fica mais baixo depois Que o avião sobrevoa a colina Pan então O capitão decide abaixar o nariz da Aeronave para trocar um pouco de Altitude por velocidade mas nada Acontece na verdade a velocidade Continua caindo e eles mal ultrapassam a Altitude de 60 M o avião está tão baixo que está até Derrubando algumas antenas de televisão Está na altura de um prédio de 14 Andares chamado interamerican Tower ele Se aproxima tanto desse Edifício que Alguns Comissários de bordo conseguem Ver o rosto das pessoas lá dentro um Final feliz Parece irreal pois o avião Está se aproximando de uma colisão Catastrófica com o monte aigaleo que tem Mais de 455 m de altura Mas de repente Os motores entram em ação com mais Potência e a aeronave começa a ganhar Velocidade alguns especialistas Acreditam que a aceleração se deveu à Combinação de três fatores o vento mudou A temperatura externa caiu e o sistema De injeção de água voltou a funcionar e

A boa notícia é que com mais potência Nos motores o piloto ganhou altitude às 2:05 mades consegue virar à esquerda Evitando uma colisão com o monte aigaleo O avião está indo em direção ao Oceano Ele continua voando por mais de 30 Minutos para despejar combustível A Ideia é deixá-lo mais leve antes do Pouso pois está carregado com 160 Toneladas de combustível necessárias Para o voo Transatlântico depois disso o Capitão o traz de volta para a mesma Pista de onde decolou e aterrissa em Segurança no aeroporto de El Nikon Todos a Bordo estão a salvo sem nenhum Arranhão Tudo graças a esse piloto que Corajosamente quebrou as regras para Salvar sua tripulação e seus passageiros Agora imagine os aplausos em terra e as Filhas de mades esperando ansiosamente Pelo pai quando ele sai do avião e não Se trata de um feito pequeno esse cara Fez o impensável para colocar isso em Perspectiva todas as simulações da Boing Desse mesmo voo terminaram em um Acidente o feito impressionante de Gades Levou a Olympic airways a modificar Alguns de seus procedimentos e a bng Começou a incluir uma análise desse caso Em seu currículo de Treinamento agora você pode estar Pensando que migadas ficou traumatizado Após esse acidente e nunca mais quis

Embarcar em uma aeronave mas não Lembre-se estamos falando de um Verdadeiro herói às 18 horas Daquele Mesmo dia ele sentou-se na cabine de Comando de um BO 747 substituto e Transportou 400 passageiros pelo Atlântico até Nova York quanto à Aeronave ela permaneceu na Olympic Airways por alguns anos até se juntar a Transworld Airlines em 1985 a carreira desse Boeing 747 Terminou em 1997 após 24 anos de serviço

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *