Só voltaram 18: a brutal viagem de Fernão de Magalhães
Foram quase 70 mil quilômetros
e três anos de viagem Uma odisseia repleta de dificuldades
para conquistar um feito inédito: A primeira volta ao mundo Mas como foi essa viagem? E quais perigos e penúrias os marinheiros tiveram de enfrentar? Eu sou Camilla Veras Mota da BBC News Brasil e neste vídeo vou contar algumas das desventuras Que marcaram uma expedição que começou com 250
homens – mas apenas 18 deles chegaram até o final Isto que você está vendo é o percurso
realizado ao longo de três anos de viagem O ponto de partida foi Sevilha, na
Espanha, em 10 de agosto de 1519 O navegante português Fernão de Magalhães
tinha convencido o rei Carlos 1°, da Espanha, A bancar um ambicioso projeto:
chegar às ilhas das especiarias, Como era chamado o arquipélago de Molucas, hoje
parte da Indonésia, navegando em direção ao oeste Os navegadores queriam encontrar uma rota mais Eficiente para buscar especiarias como
o cravo, extremamente valioso na época Magalhães propunha ir na direção
oeste porque a rota pelo leste, Atravessando o Oceano Índico,
já era usada por Portugal Com o Tratado de Tordesilhas, de 1494, Espanha e
Portugal tinham dividido o mundo em duas metades Mas enquanto a divisão do Atlântico estava bem
definida, o mesmo não valia para o outro lado Do planeta – lembrando que, naquela época, o
tamanho real da Terra ainda não era conhecido Foi assim que Magalhães conseguiu
cinco embarcações e 250 homens, Em sua maioria espanhóis, para sua expedição Mas Carlos 1° não quis entregar
todo o poder da expedição A um português. Então nomeou o espanhol Juan de
Cartagena como supervisor geral da frota Na primeira etapa, a expedição cruzou o
Atlântico e chegou à costa da América do Sul O grande desafio era cruzar o oceano Pacífico,
ou, como era chamado na época, o Mar do Sul Achava-se achavam que essa passagem seria
pelo Rio da Prata. Os navegadores logo se Deram conta do erro e continuaram
seguindo em direção ao sul – mas Nada de a passagem a aparecer
E, pra complicar, o inverno chegou Magalhães decidiu que a frota permaneceria Em Puerto San Julián, na Patagônia
argentina, até que o inverno acabasse A decisão foi questionada por
vários marinheiros espanhóis, Que se levantaram contra o navegante português Àquela altura, eles achavam que a expedição
era inviável e que era melhor voltar à Espanha Entre os que sublevaram estava o
marinheiro espanhol Juan Sebastián Elcano
Guarde esse nome, que logo
mais eu volto a falar dele O fato é que o motim quase mudou a história Acabou fracassando, mas Juan de Cartagena, O supervisor nomeado pelo rei
espanhol, foi deixado em terra Superado o motim e os meses de duro inverno, A expedição finalmente conquistou
seu objetivo: cruzar o chamado Mar do Sul Através do que depois ficaria
conhecido como Estreito de Magalhães Mas não foi fácil: um dos barcos, a nau Santiago, Foi destruído durante a busca
por uma passagem ao Pacífico Outro, a nau Santo Antônio, decidiu voltar à
Espanha sem aviso prévio – e sem cruzar o estreito Com isso, sobraram três embarcações
na expedição de Magalhães Do outro lado do estreito, elas
encontraram águas tão tranquilas E calmas que batizaram aquele oceano de Pacífico Mas a alegria durou pouco Magalhães tinha cometido um
importante erro de cálculo Essa falha fez com que os marinheiros passassem
três meses sem mal tocar em terra firme Nesse período, a fome e doenças como
o escorbuto devastaram a tripulação Eles fizeram uma breve parada no
que chamaram de Ilha dos Ladrões, Hoje conhecida como Guam, e em 16 de
março de 1521 chegaram às Filipinas Àquela altura, restavam eram
apenas 150 homens na expedição Cem tinham morrido no caminho ou voltado
à Espanha a bordo do Santo Antônio Imagine então como foi para eles
chegar de novo à terra firme As ilhas Filipinas estavam
bem próximas às ilhas Molucas, O objetivo inicial da expedição, mas antes
Magalhães tinha outro objetivo em vista O rei Carlos 1° tinha prometido ao
navegador que ele poderia ficar, Digamos assim, com duas das ilhas que descobrisse Como as Filipinas eram ricas em ouro e minérios,
foi por ali que Magalhães tentou se assentar Mas o governante da ilha de Mactán, uma
das ilhas do arquipélago das Filipinas, Rejeitou a autoridade de Magalhães, que reagiu Decidiu atacar Mactán com apenas 50
soldados, que se enfrentaram com mil nativos Foi nessa batalha que Fernão
de Magalhães perdeu a vida Depois das desventuras filipinas, restaram
pouco mais de cem homens na expedição Eles se dividiram em dois navios
e se desfizeram da nau Concepção Gonzalo Gómez de Espinosa ficou como capitão
Da nau Trindade e Juan Sebastián
Elcano comandou a nau Vitória Foi ele que eu mencionei no começo do vídeo Bom, esses dois navios finalmente
conseguiram chegar às ilhas Molucas, Onde foram carregados do tão desejado cravo Mas agora precisavam fazer a viagem de volta A nau Trindade decidiu
regressar pelo caminho da vinda Mas não conseguiu, porque muitos
marinheiros voltaram a adoecer de escorbuto A doença matou metade da tripulação, e os 20
sobreviventes foram capturados pelos portugueses Só quatro deles acabaram
conseguindo voltar à Europa Já Juan Sebastián Elcano decidiu que
a nau Vitória regressaria pelo oeste, Sem tocar em terra, uma vez que as
águas eram controladas pelos portugueses Atravessou o oceano Índico, passou pelo
Cabo da Boa Esperança e rumou ao norte E de novo, a tripulação passou
longos meses de fome e penúrias A nau se viu obrigada a parar
na ilha portuguesa de Cabo Verde Para não revelar que vinha das ilhas Molucas, A tripulação decidiu dizer
que tinha vindo da América O plano não deu certo, e Elcano
teve que escapar às pressas, Abandonando 13 de seus homens em terra – mais
tarde, eles foram resgatados pela Espanha Finalmente, em 8 de setembro de
1522, a nau Vitória chegou a Sevilha Trazia 18 sobreviventes e um carregamento de cravo
suficiente para pagar todos os custos da expedição Entre os sobreviventes estava o italiano Antonio
Pigafetta, cuja crônica de viagem se tornou A fonte mais conhecida dos historiadores para
entender o que aconteceu naqueles três anos O rei Carlos 1° recebeu Elcano e concedeu a ele
uma renda anual e um escudo de armas decorado Com uma esfera do mundo e reconhecendo
o ineditismo do feito da expedição A viagem também serviu para confirmar Que a Terra é redonda e que todos
os oceanos estão interligados Isso foi crucial para o
desenvolvimento do comércio mundial Nas palavras de Elcano ao regressar, O mais importante é que haviam
conseguido rodear a redondeza do mundo Para encerrar, uma curiosidade: quando Elcano
e os demais 17 tripulantes pisaram na Espanha, Perceberam que havia algo errado
com sua contagem de dias da viagem É que, como haviam dado uma volta completa
na direção oeste, tinham perdido um dia Com isso eu fico por aqui, e você
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Até a próxima