Só voltaram 18: a brutal viagem de Fernão de Magalhães
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Só voltaram 18: a brutal viagem de Fernão de Magalhães

Foram quase 70 mil quilômetros 
e três anos de viagem Uma odisseia repleta de dificuldades 
para conquistar um feito inédito:   A primeira volta ao mundo Mas como foi essa viagem? E quais perigos e penúrias os marinheiros tiveram de enfrentar? Eu sou Camilla Veras Mota da BBC News Brasil e neste vídeo vou contar algumas das desventuras   Que marcaram uma expedição que começou com 250 
homens – mas apenas 18 deles chegaram até o final Isto que você está vendo é o percurso 
realizado ao longo de três anos de viagem O ponto de partida foi Sevilha, na 
Espanha, em 10 de agosto de 1519 O navegante português Fernão de Magalhães 
tinha convencido o rei Carlos 1°, da Espanha,   A bancar um ambicioso projeto: 
chegar às ilhas das especiarias,   Como era chamado o arquipélago de Molucas, hoje 
parte da Indonésia, navegando em direção ao oeste Os navegadores queriam encontrar uma rota mais   Eficiente para buscar especiarias como 
o cravo, extremamente valioso na época Magalhães propunha ir na direção 
oeste porque a rota pelo leste,   Atravessando o Oceano Índico, 
já era usada por Portugal Com o Tratado de Tordesilhas, de 1494, Espanha e 
Portugal tinham dividido o mundo em duas metades Mas enquanto a divisão do Atlântico estava bem 
definida, o mesmo não valia para o outro lado   Do planeta – lembrando que, naquela época, o 
tamanho real da Terra ainda não era conhecido Foi assim que Magalhães conseguiu 
cinco embarcações e 250 homens,   Em sua maioria espanhóis, para sua expedição Mas Carlos 1° não quis entregar 
todo o poder da expedição A um português. Então nomeou o espanhol Juan de 
Cartagena como supervisor geral da frota Na primeira etapa, a expedição cruzou o 
Atlântico e chegou à costa da América do Sul O grande desafio era cruzar o oceano Pacífico, 
ou, como era chamado na época, o Mar do Sul Achava-se achavam que essa passagem seria 
pelo Rio da Prata. Os navegadores logo se   Deram conta do erro e continuaram 
seguindo em direção ao sul – mas   Nada de a passagem a aparecer
E, pra complicar, o inverno chegou Magalhães decidiu que a frota permaneceria   Em Puerto San Julián, na Patagônia 
argentina, até que o inverno acabasse A decisão foi questionada por 
vários marinheiros espanhóis,   Que se levantaram contra o navegante português Àquela altura, eles achavam que a expedição 
era inviável e que era melhor voltar à Espanha Entre os que sublevaram estava o 
marinheiro espanhol Juan Sebastián Elcano

Guarde esse nome, que logo 
mais eu volto a falar dele O fato é que o motim quase mudou a história Acabou fracassando, mas Juan de Cartagena,   O supervisor nomeado pelo rei 
espanhol, foi deixado em terra Superado o motim e os meses de duro inverno,   A expedição finalmente conquistou 
seu objetivo: cruzar o chamado Mar do Sul Através do que depois ficaria 
conhecido como Estreito de Magalhães Mas não foi fácil: um dos barcos, a nau Santiago,   Foi destruído durante a busca 
por uma passagem ao Pacífico Outro, a nau Santo Antônio, decidiu voltar à 
Espanha sem aviso prévio – e sem cruzar o estreito Com isso, sobraram três embarcações 
na expedição de Magalhães Do outro lado do estreito, elas 
encontraram águas tão tranquilas   E calmas que batizaram aquele oceano de Pacífico Mas a alegria durou pouco Magalhães tinha cometido um 
importante erro de cálculo Essa falha fez com que os marinheiros passassem 
três meses sem mal tocar em terra firme Nesse período, a fome e doenças como 
o escorbuto devastaram a tripulação Eles fizeram uma breve parada no 
que chamaram de Ilha dos Ladrões,   Hoje conhecida como Guam, e em 16 de 
março de 1521 chegaram às Filipinas  Àquela altura, restavam eram 
apenas 150 homens na expedição  Cem tinham morrido no caminho ou voltado 
à Espanha a bordo do Santo Antônio Imagine então como foi para eles 
chegar de novo à terra firme As ilhas Filipinas estavam 
bem próximas às ilhas Molucas,   O objetivo inicial da expedição, mas antes 
Magalhães tinha outro objetivo em vista O rei Carlos 1° tinha prometido ao 
navegador que ele poderia ficar,   Digamos assim, com duas das ilhas que descobrisse Como as Filipinas eram ricas em ouro e minérios, 
foi por ali que Magalhães tentou se assentar Mas o governante da ilha de Mactán, uma 
das ilhas do arquipélago das Filipinas,   Rejeitou a autoridade de Magalhães, que reagiu Decidiu atacar Mactán com apenas 50 
soldados, que se enfrentaram com mil nativos Foi nessa batalha que Fernão 
de Magalhães perdeu a vida Depois das desventuras filipinas, restaram 
pouco mais de cem homens na expedição Eles se dividiram em dois navios 
e se desfizeram da nau Concepção Gonzalo Gómez de Espinosa ficou como capitão

Da nau Trindade e Juan Sebastián 
Elcano comandou a nau Vitória Foi ele que eu mencionei no começo do vídeo Bom, esses dois navios finalmente 
conseguiram chegar às ilhas Molucas,   Onde foram carregados do tão desejado cravo Mas agora precisavam fazer a viagem de volta A nau Trindade decidiu 
regressar pelo caminho da vinda Mas não conseguiu, porque muitos 
marinheiros voltaram a adoecer de escorbuto A doença matou metade da tripulação, e os 20 
sobreviventes foram capturados pelos portugueses Só quatro deles acabaram 
conseguindo voltar à Europa Já Juan Sebastián Elcano decidiu que 
a nau Vitória regressaria pelo oeste,   Sem tocar em terra, uma vez que as 
águas eram controladas pelos portugueses  Atravessou o oceano Índico, passou pelo 
Cabo da Boa Esperança e rumou ao norte E de novo, a tripulação passou 
longos meses de fome e penúrias A nau se viu obrigada a parar 
na ilha portuguesa de Cabo Verde Para não revelar que vinha das ilhas Molucas,   A tripulação decidiu dizer 
que tinha vindo da América O plano não deu certo, e Elcano 
teve que escapar às pressas,   Abandonando 13 de seus homens em terra – mais 
tarde, eles foram resgatados pela Espanha Finalmente, em 8 de setembro de 
1522, a nau Vitória chegou a Sevilha Trazia 18 sobreviventes e um carregamento de cravo 
suficiente para pagar todos os custos da expedição Entre os sobreviventes estava o italiano Antonio 
Pigafetta, cuja crônica de viagem se tornou A fonte mais conhecida dos historiadores para 
entender o que aconteceu naqueles três anos O rei Carlos 1° recebeu Elcano e concedeu a ele 
uma renda anual e um escudo de armas decorado   Com uma esfera do mundo e reconhecendo 
o ineditismo do feito da expedição A viagem também serviu para confirmar Que a Terra é redonda e que todos 
os oceanos estão interligados Isso foi crucial para o 
desenvolvimento do comércio mundial Nas palavras de Elcano ao regressar,   O mais importante é que haviam 
conseguido rodear a redondeza do mundo Para encerrar, uma curiosidade: quando Elcano 
e os demais 17 tripulantes pisaram na Espanha,   Perceberam que havia algo errado 
com sua contagem de dias da viagem É que, como haviam dado uma volta completa 
na direção oeste, tinham perdido um dia Com isso eu fico por aqui, e você 
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Até a próxima

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