Renault Kardian: testamos o novo rival de Pulse e Nivus
O Olhar Digital hoje veio até Gramado Para enfim conhecer e dirigir o Renault Cadian o lançamento da marca aqui no Brasil que de fato é a virada de chave Da Renault dos últimos anos e eu vou Mostrar todos os detalhes deste carro Para você e principalmente te falar como é que este carro anda tivemos um trajeto Bastante extenso de aproximadamente 80 Km onde nós andamos em estrada de terra Andamos em asfalto estradas e olha eu Vou te falar este carro me surpreendeu Então eu já vou pedir para você deixar o Seu like aqui neste vídeo inscreva-se Aqui no Olhar Digital toque no Sininho Para você ser notificado a cada vídeo Postado e claro né curta o Instagram do Olhar Digital porque a tecnologia passa Primeiro por aqui vamos relembrar um Pouco do Design aqui do cardian aqui de Cara você vê que a linguagem visual da Renault muda completamente né Nós temos Aqui esta grade que utiliza os losangos Da marca aqui como esses Buraquinhos Para o arrefecimento do motor onde nós Temos também a nova marca da Renault Este friso que se conecta aqui das luzes De urnas e vai até ao outro lado aqui Nós temos mais entrada de ar sensores de Estacionamento aqui no para-choque temos Faróis full LED e claro né um desenho Que torna o carro bastante robusto na Sua essência Claro afinal de contas ele é um SUV compacto aqui falando Das rodas
Nós temos na lateral rodas de liga leve Aro7 com desenho bastante bonito temos Aqui pneus que não é de uso misto e Aqui Nós temos o Bezinho que mostra que essa é a versão topo de linha a Premiere Edition e aqui obviamente como em todo o SUV este aplique plástico que deixa o Carro com aparência mais alta temos aqui Retrovisor com repetidor de seta e Também a câmera lateral aqui a AF final De contas nós temos aqui a câmera 360 Também e você nota aqui a linha de Cintura do carro que não é uma linha de Cintura muito alta mas que sim dá uma Impressão do carro ser maior o teto é Sempre aqui nessa versão em preto Perolizado e essas barras aqui elas Podem ficar de longitudinais para Transversais tudo isso para facilitar Sua vida então esta barra aqui por meio De uma ferramenta você vai virar ela e Ela vai ficar aqui bonitinha para você Colocar sua prancha de surf haack de Bicicleta enfim o que você quiser Chegando aqui na traseira bem nós temos Aqui essas lanternas no formato EMC que Não elas não são totalmente em LED luz De ré é incandescente a luz de seta Também e Aqui nós temos o LED da Lanterna e também da luz de freio e uma Traseira bastante bonita né onde nós Temos aqui bastante vincos também a nova Marca da Renault cardian com a câmera de Ré aqui também ah lembrando lá na frente
Tem câmera também viu é que eu não Mostrei mas tem a câmera você tá vendo Aí na imagem e aí nós vamos então para o Porta-malas do cardian que tem 358 l de capacidade na medição vda Obviamente a Renault também fez a Medição utilizando líquido aonde nós Temos 410 l de capacidade o step fica Aqui debaixo do do do do Forro né E nós Temos um step que não é de uso Temporário Aqui nós temos a medida 18565 Com roda aro 15 e aí temos o triângulo e Tudo mais aqui um porta-malas onde nós Temos ganchinhos temos aqui iluminação e O macaco também tudo de fácil acesso Para você agora vamos lá para dentro que Eu quero te mostrar o espaço traseiro Desse Carro aqui na parte de trás nós temos 2 M60 de entre eixos o que garante que eu Que tenho 1,90 de altura esteja aqui ó Com banco dianteiro ajustado para o meu Tamanho pra minha posição de dirigir Minha cabeça não pega no teto e nós Temos aqui um bom espaço para você que Tiver uma menor estatura andar aqui com Muito conforto temos encosto de cabeça Temos cinto de segurança de três pontos Para todos isofix que é o sistema de Fixação de cadeirinhas infantis e aqui o Acabamento da porta totalmente em Plástico rígido e faltou aqui né um Tecidinho para poder apoiar o braço com Um pouco mais de conforto ficou aqui
Plástico rígido a aqui nós não temos Saída de ar mas temos aqui duas portas USB do Tipo C pra ninguém ficar aqui sem Carga no Smartphone e o motor do cardian é 1.0 Turbo que entrega até 125 cavalos De potência e 22,4 kg força metro de Torque a transmissão é do tipo dual Clutch em bebida óleo de seis marchas já Aqui na dianteira nós temos um painel Totalmente diferente do que você já Conhece S da linha Renault pois bem aqui Olha começando pela porta temos plástico Rígido com este aplique na cor preto Brilhante e temos aqui as ambient Lights Que são lâmpadas que ficam aqui em LED Que dá um aspecto mais requintado pro Carro e trazem uma melhor percepção de Valor Aqui nós temos couro no Apoia-braço temos a trava dos vidros Traseiros os quatro vidros elétricos E Também o ajuste dos retrovisores que são Elétricos e Aqui nós temos o volante que Tem um ponto que eu não gostei tanto não ó viu Só pois é uma borrachinha aqui PR deixar O volante melhor né para você poder Movimentar seria bem interessante mas Nós temos aqui o ajuste de altura e Também de profundidade do carro e nós Temos aqui todos os comandos Concentrados no volante tanto os Comandos aqui do controle de velocidade De cruzeiro que é a adaptativa o famoso ACC quanto os comandos aqui para você
Mexer lá no cluster que sim é um cluster Totalmente digital com diversas funções Aqui que você pode mexer tudo aqui na Sua mão e aquela Herança da Renault que A gente já conhece né olha aqui o Comandinho satélite no som pois é tá Aqui ele segue firme e forte e Honestamente não atrapalha em Absolutamente nada ter esse comando aqui Tá você pode até falar que não se usa Mais Mas de fato é um comando que não Oferece nenhuma dificuldade para você Operar você tá aqui dirigindo você vem Aqui com os dedos e pode aumentar Reduzir volume fazer mudança de faixa de Rádio Enfim tudo que você quiser nós Temos acendimento automático dos faróis Não temos limpador é automático e Aqui Nós temos a central multimídia de 8 Polegadas que espelha Android Auto e Apple carplay sem a necessidade de cabos Uma central que funciona bem né tem aqui Diversas funcionalidades para você bem Simples veículo configurações tem Driving Eco aquela Central que você já Conhece da linha Renault tá não mudou em Absolutamente nada e Aqui nós temos os Comandos pra fechar as portas pisca Alerta os comandos da câmera onde você Clica aqui e você tem câmera frontal Câmera traseira e as câmeras laterais Também com uma definição que eu achei Que poderia ser um pouco melhor tá não é Uma definição tão boa mas você tem aqui
As linhas guias quando você tá com a Marcha re engatada para você justamente Ter uma melhor percepção de onde você tá Passando também tá temos aqui este botão Que parece um asterisco Na verdade é um Asterisco aonde você seleciona os modos De condução my sense Sport e Eco o my Sense é equivalente a um Comfort tá E aí Então você vem aqui de volta para o Android Auto temos aqui ar digital e Automático de apenas uma zona e nós Temos aqui tomadinha 12 V carregamento USB do tipo A e também do Tipo C além de Carregamento por indução e um porta Trecos aqui na lateral que funciona Muito bem para você levar pequenos Objetos freio de estacionamento é Eletrônico temos aqui o botão P do Câmbio e aqui o câmbio que é no formato Joystick então basta eu pisar no freio Trazer para trás eu engato drive um Toquezinho eu ponho ele no neutro e Quando eu empurro Até o fundo eu vou pra Ré mas não vamos utilizar aqui então eu Vou deixar ele em P temos dois Porta-copos e essa daqui é a chave do Carro uma chave que ela é presencial com As funções de abertura e fechamento Temos aqui abertura da tampa do Porta-malas e aqui também nós temos é Somente aqui ó toca duas vezes e você Abre o porta-malas tem dois símbolos Aqui eu imaginei que pudesse ser uma Partida remota mas não é não tá é
Somente aqui a abertura do porta-malas Que você dando dois toques você faz Abertura e Aqui nós temos um pequeno Baúzinho que não é refrigerado Ah tem um Detalhe legal o ar condicionado aqui é No carregamento por indução ele tem uma Saída de de ar em cima do telefone para Melhorar a temperatura do seu aparelho Tá para não deixar ele muito quente Então é um detalhe bem bacana já Utilizado inclusive pel instantes em Seus carros e aqui na Renault também Temos esse recurso o painel é totalmente De plástico rígido aqui na parte de cima Plástico bom tá não é um plástico feio e Aqui nós temos uma faixa de couro com Essas costuras laranjas que são bonitas Também tem aqui Black Piano nas saídas De ar que são idênticas as qu tá E aqui Esse detalhe não me agradou viu o Plástico empregado aqui eu achei que é Um plástico meio rígido e que isso vai Riscar com uma Facilidade muito grande eu acho que a Marca poderia ter se preocupado em fazer Aqui um console com plástico de melhor Qualidade porque o console de fato é Muito bonito muito funcional mas um Plástico de qualidade aqui deixaria a Percepção de valor ainda melhor no carro Mas vamos fazer o seguinte vamos Acelerar deste carro aqui eu vou junto Com o meu amigo Felipe Ribeiro que nós Dividimos o carro aqui durante os testes
Felipe Ribeiro que é da Auto super Então Corta e bora pra pista andar neste carro Pra pista pra Rodovia né vem comigo e Nós estamos a Bordo aqui do Renault Guardian tô aqui com Felipe Ribeiro da Auto super E aí Felipão belezinha Beleza E você dirigi o carro gost agora gostei Pra caramba cara carrinho bem honesto Viu Legal é eu tô tendo meu primeiro Contato com ele agora aqui eu gostei da Posição de de direção aqui cara eu achei Bem legal o banco ele abaixa muito eu Sou um cara grande E eu gostei da posição que ele me Entrega banco baixo nem dá a impressão De que carro não év você veste bem o Carro né Gostei demais dessa posição a Gente já fez um trajeto aqui eu tava no Banco do passageiro você pode assistir Lá em Auto super no canal da aut super No YouTube e você vai ver agora a minha Parte aqui Para falar um pouco desse carro cara eu Gostei desse da plataforma o que a gente Estava falando inicialmente o grande Trumpo do carro né é plataforma dele é Uma plataforma Modular e deixou esse carro muito bom Suspensão firmezinha na medida sem cura Sem deixar o carro rolar demais na na Rodovia tudo isso Fez bastante diferença Aqui nesse carro viu engana-se você que Está nos assistindo que este carro aqui é um sandão como muito foi falado Ah já
Os comentários já estão rolando né é o Esse quid tá diferente é foi o que eu Mais ouvi né na apresentação do carro Que foi lá no Rio de Janeiro Então a Gente tem um carro aqui Bastante diferente em relação ao que a Gente tá acostumado sandiro era aquele Carro mais molinho né Você entrava em Curva ele adernado naa tal aqui não aqui Você pode chamar o bicho que ele vai faz Uma curva numa boa Tem uma boa aderência também né eu achei A gente trou umas curvinhas aqui um Pouco umas curas bem fechadas e o carro Ele responde bem né e o detal Interessante que com pouca rolagem de Carroceria né pouquíssima rolagem Então Realmente a o Mercado Chama de SUV né a Gente pode chamar de um crossover aqui é Ou um umzinho bombadinho né É mas de Fato independente do que você queira Chamar o carro de fato ele é bem Interessante temos aqui o painel digital Que traz as informações aqui temos os Modos de direção modo Eco o modo my Sense e o modo Sport que é que eu tô Utilizando agora estamos na rodovia e a Resposta aqui do motor são 22,4 kg porm De torque 125 cavalos de potência e o Câmbio automatizado de dupla embreagem Felipe é um powershift Felipe não é Powershift já B outros comentári pô a Renault vacilou com esse com esse câmbio N morto falei assim cara primeiro que é
Um é um dual clutch né é uma Dual clutch Embreagem banhada a óleo né cama caixa úmida como a Renault fala né É E assim Você nem sente as trocas né cara é Impressionante né nada mesmo aqui na Posição Esporte né aonde o carro tem uma Entrega melhor de de tudo aí você sente Muito pouco imperceptível Mudanças Mas é uma mudança muito Confortável Também nada de dar tranco Nada disso e o interessante também é o o Isolamento acústico da cabil né porque o Renault os Renault aqui no Brasil que Eram os Dacia né Essa é uma outra coisa Importante esse carro é um Renault de Verdade então um produto Global Renault Não é dácia é um projeto feito no Brasil Que será exportado para outros países Mas o Brasil tá sendo o primeiro a ter Esse carro aqui isso então é um produto Sim para mercados mais emergentes Não tenha dúvida que é tá Apesar dele Ter ter um bom nível de acabamento bom Nível de equipamentos é um carro de Entrada né é uma de entrada então assim Primeira coisa não é dácia outra coisa Interessante também que a gente sente Aqui nesse carro é um bom nível de Equipamentos né Não dá para reclamar Realmente tem adas aqui adas tem é tem Aqui o monitoramento de ponto cego no Retrovisor tem a CC tem a frenagem Autônoma de emergência Então tudo isso Torna o carro bem interessante e tem
Seis airbags também que é importante a Fal airag ser em todas as versões todas As versões faróis full LED né aqui nessa Versão que é a Premiere nós temos ali Com acendimento automático e não temos o Limpador automático aqui mas normal né Difícil um carro dessa categoria tem Difícil creio que só o Pulse tem acho Que só o Pulse só o Pulse da versão ímpetos e ele é justamente concorrente Do Pulse e do nivus sim e aí são três Carros bem equivalentes viu ol é difícil Você você dizer qual que é o melhor Assim vai vai muito do gosto de cada um Né é eu tô para te falar que se colocar Os três para um teste comparativo a Briga vai ser muito acirrada muito muito Boa né É porque o nivus é um carro muito Bom de andar dinâmica né de dinâmica né Mecânica também é um carro muito gostoso De Guiar nós temos o Pulse que ele é um Carro um pouquinho mais macio Zinho né Que é característica Fiat mas é um carro Que a gente vê que é muito sólido também Na sua construção barulhinho gostoso de Ouvir do motor é bom Né motor de TR cilindros né É em linha Obviamente como deve ser e é um motor Que ele é derivado do 1.3 Turbo que já Tá na linha da Renault né H algum tempo Motor feito em parceria com a daimler né Do grupo daimler que é Mercedes né sim e Basicamente é o que né Falando paramente Como a gente falou no nosso vídeo lá da
Aut Super é um motor que ele eles Tiraram um cilindro né E você faz essa Adequação para ter 1.0 Turbo aqui então Motorzinho aprovado pelo então assim foi Como Felipe falou é o motor 1.3 que já Tá no Duster equipou o captor né até a Sua sua morte e alguns modelos a né Auroc também auroc e também e tem o Mercedes Classe A né Tem esse motor Também isso tá então mal Hi Politicamente falando tá sem tecniques Pegou-se o motor 1.3 quro cilindros Tirou um cilindro corta ali um cilindro E aí deu origem a esse motor aqui aí Obviamente que faz se faz as adaptações Necessárias para para ter um conjunto Seguro né as melhorias e tudo mais para Você ter um carro né sim porque quando Como você vai ter aqui aqui no caso o Carro Reflex né como é não poderia Deixar de ser você você tem que Recalibrar a pressão do Turbo você tem Que recalibrar bico injetor coletor e Aqui comando dupo variável né que que a Que é a forma como esse motor foi foi Concebido né então tem ess todas essas Mudanças para deixar o carro desse jeito E cara vou te falar eh Eu dirigi o carro Né o Car tá dirigindo agora carrinho tá Assim não não falta e não sobra também Né tá não muito muito acertado muito bem Acertado eu achei como eu falei a Suspensão boa a posição de dirigir Eu Adorei desse carro né e eu normalmente
Gosto de bancos mais baixos né do Motorista para me dar uma impressão de Que eu tô realmente mais baixo né Eu Tenho um pouco de pegada de Sedano né é Eu sou Sedano também cara é E aí quando A gente tem um carro com a posição muito Alta Eu particularmente não gosto muito Mas aqui a gente tem uma posição bem eh Bem boa para quem gosta e você tem uma Amplitude legal também de ajuste né Lembrando que todos os ajustes são Mecânicos nada aqui é elétrico tá nem do Volante aliás faltou uma borrachinha Aqui para segurar o volante né quea Quando você quando você está embolando Um pouco o quid né você você tira a Lingueta ali pá o volante volante já Despenca é poderia ter uma borrachinha Aqui para manter o volante e você poder Ajustar ele com mais qualidade né de Percepção de valor sim mas o acabamento Do do carro é dentro do que a gente Espera para um para um carro de entrada Né vai chover de entrada Como é o o Cardian e Vou ser bem sincero viu não Tenho assim queixas a reclamar Tudo Bem óbvio carro tá muito novo também né cara Carro tá muito novo a gente tá tendo Primeiro contato aqui a gente nem pegou O carro para poder passar os 7 dias Ainda mas assim poucas coisas Me me deixaram assim tipo de olhar por Exemplo este console Central aqui O plástico dele eu particularmente não
Gostei muito tá mas assim é não dá para esperar muito mais do que Isso tem um courinho aqui no painel né Tudo para deixar o carro legal é o que Se espera para um carro que parte de 112.000 e vai até r32 como é o caso Sim Esses preços até que estão interessantes Né ah as são poucas versões né a gente a Renault não confirmou né mas é possível Que no futuro eu tenho versões manuais Até com motor 1.6 para ver se dá um Pouco mais de volume né sim mas eh a Princípio assim o carro tá OK assim tá Bem equilibrado do ponto de vista de Preço barra eh custo benefício né custo Benefício é dá pra gente falar que o Carro tá muito bem equilibrado o design Dele é bastante bonito não vamos falar De consumo porque afinal de contas não é O propósito E a gente tá andando aqui Numa outra situação consumo dele gira em Torno de 13.1 na gasolina e 13.9 em Trajeto rodoviário segundo o programa Grama etiquetagem brasileiro tá e nove é 9 por lro no etanol na cidade e 9.7 na Rodovia tá é geralmente geralmente ah a Gente faz pior do que o imetro na na na Cidade e melhor na estrada e melhor na Estrada geralmente é assim então a gente Tem um carro que tem um consumo Interessante porém a gente vai trazer Isso num outro teste quando a gente for Ficar realmente com o carro aí mais Tempo e na garagem né aqui é teste onde
A gente tá vendo retomada como funciona Tudo e surpreendeu surpreendente cara é Assim é é um Renault de verdade tá mas é Um Renault de entrada então você não Pode esperar aqui muito Requinte embora Haja assim uma clara tentativa De de afastar um pouco esse carro do que Dos produtos Dacia né embora na Europa Os Dacia já estejam melhores do que a Gente tá acostumado aqui você tem um um Renault de verdade e o que comprova isso é a Plata forma acho que é o principal Ponto aqui desse carro é a plataforma D Carro pla é muito bo muito boa realmente Vai dar origem a um SUV méo daqui um Tempo também né a Nissan vai utilizar Essa essa plataforma também então assim Para você ter ideia dessa plataforma ela Comporta entre eixos entre 2,60 que é o Que tem o Guardian e 2 m a 2,95 m que é O que tem pickups sim pode pode dar uma Origem aí a uma nova geração da europ Sim o novo Duster também vir aí então Não foram falados sobre esses Lançamentos mas a gente tem aí um bom Número de produtos que pode gerar sim é Dá dá para é assim a gente a gente vai Apurando né no passar do tempo né Carlão A gente vai vai pegando assim as Informações né ó a suspensão como é boa ó vai passar num elevação agora aqui uma Boa velocidade 40 por hora tranquilo Zero partida zero curso de suspensão Excelente muito bom e bom é isso né F
Pão acho que a gente já matou aqui a Charada matou a charada O carro tá Aprovado cara Sim a gente tem que usar No dia a dia né Para comprovar melhor né Mas de uma uma primeira impressão né Primeiras impressões positivas né Surprendente n é primeira impressão Muito boa Felipão Obrigado pela sua Participação vho deixa suas redes Sociais aí gente ó Me segue lá no Instagram FIP da Rocha Ribeiro Sigam o Autos super autosuper BR lá no Instagram E claro né inscrevam-se no canal lá a Super para vocês não perderem nada lá Que que o bobão tá baixando locar serar Ain Ah o bobão ele primeiro ele vai Achar ah na Renault não sei o que lá Esses carroos francês o cabeça branca Vai gostar eu acho o Felipe vai gostar Que ele já tá tiozinho já tá tiozinho já Vai gostar tiozinho ele vai gostar vai Falar pô é chv legal gente se inscreva No canal do mot driver aqui né meu Depois depois de tanta ralada que ele Tomou aí vai vai acabar Partio para vai Deix graças a Deus o Felipe tá vai Deixar os esportivos de lado vai dar uma Sossegada né e e fica bem é isso aí J valeu valeu e por aqui vamos então à Conclusão lá fora e você acabou de Conhecer aqui no Olhar Digital o Renault Cardian Pois é um carro que me Surpreendeu viu e ele está disponível em Três versões Revolution que custa
11.990 tecno que custa 12 122.90 e essa daqui que é a Premiere Edition a 13.990 preços que serão mantidos a pró Preços que serão mantidos após a Pré-venda do cardian e com detalhe todos Eles equipados com motor 1.0 turbo e Câmbio automatizado de dupla embreagem Tá certo então se você curtiu esse vídeo Ah faz o seguinte né Deixa o seu like aí Inscreva-se aqui no Olhar Digital toque No Sininho para você ser notificado a Cada vídeo postado e Curta a rede social é é o Instagram do Olhar Digital que tá Aqui ó para você já correr lá no nosso Instagram e curtir beleza Olhar Digital A tecnolog passa primeiro por aqui e o c Também