Quem é Pedro Lourenço? O novo dono do Cruzeiro!
Recentemente o Cruzeiro Sport Clube um Dos principais e mais tradicionais times De Minas Gerais teve 90% de suas ações Vendidas para o empresário Pedro Lourenço de Oliveira o sócio fundador Dos supermercados BH e principal Patrocinador do clube nos últimos anos o Acordo foi firmado com Ronaldo Fenômeno O principal responsável pela equipe Desde 2022 O Valor estimado da transação está na Casa dos R 600 milhões de reais um Montante significativo mas que está Longe de colocar as operações e Investimentos do comprador em risco isso Porque Pedro está à frente da quinta Maior franquia de supermercados do país Que fatura álcool em torno de R7 bilhões Deais anualmente segundo dados da Associação responsável pelo setor e ao Contrário do que muitos pensam Lourenço Não vem de uma família de grandes Posses Ele construiu seu patrimônio basicamente Do zero e só conseguiu abrir o primeiro Empreendimento aos 40 anos de idade Sendo um exemplo para todos que se Interessam pelo Empreendedorismo hoje nós vamos conhecer Um pouco mais sobre sua história e Entender como ele conquistou seu Patrimônio e se colocou no topo do rank De sua categoria concorrendo com Multinacional bem estabelecidas e até Com o mercado internacional Pedro
Lourenço nasceu em Paineiras cidade que Fica cerca de 250 Km da capital Belo Horizonte seus pais eram lavradores e Foi trabalhando com a terra que eles Conseguiram sustentar os nove filhos mas Isso não era uma tarefa fácil é claro Por isso Pedro e os irmãos também Precisaram trabalhar desde cedo para Compor a renda familiar A principal atividade que eles Desenvolviam era lidar com os afazeres Típicos da roça mas eles também chegaram A trabalhar em Minas de carvão tudo Conforme a necessidade de cada momento Por conta disso Lourenço não pôde se Dedicar totalmente aos estudos e só Frequentou a escola até o oitavo ano Quando fez 18 anos ele decidiu se mudar Para a capital em busca de novas Oportunidades o empresário chegou a Trabalhar com vendas comercializando Café mas foi dentro dos supermercados Que ele construiu sua carreira ele Começou como carregador de caixas Repositor encarregado de depósito Supervisor de vendas e gerente o que lhe Deu uma ótima noção sobre o ramo que Aliado a sua sensibilidade para o Comércio formaram a chave para o seu Sucesso Mas isso não aconteceu do dia Para noite nem foi conquistado sem Envolver vários riscos em 199 Aos 40 anos após juntar as economias de Uma vida inteira Lourenço decide vender
Boa parte de seus bens como o carro da Família para abrir uma mecearia na Periferia da cidade de Santa Luzia que Fica na região metropolitana de Belo Horizonte essa Seria a primeira unidade Do conglomerado de supermercados BH mas Até chegar a esse nível o empresário foi Muito criticado acontece que focar no Público periférico especialmente nas Classes C e D era um investimento muito Arriscado Porém onde todos enxergavam Risco Pedro enxergava a oportunidade Sobretudo porque era o seu local de Origem e ele reconhecia todas as Necessidades preferências e necessidades Daquelas pessoas o investimento foi um Sucesso absoluto o empresário focou na Estratégia de oferecer preços mais Baixos que o mercado praticando uma Margem de lucro menor o que implicava Que ele precisaria efetuar mais vendas Mas ao mesmo tempo ganhava na Concorrência e conquistava a clientela Mais rapidamente essa continua sendo a Principal estratégia da rede de Supermercados BH e mesmo que tenha sido Uma das chaves do seu sucesso ainda é Criticada por várias pessoas não dá para Agradar todos ao mesmo tempo né não para Termos noção em 2015 a estimativa era Que o lucro do BH girava em torno de 2% Por met qu uma unidade de medida usada No cálculo financeiro do mercado Varegista a média dos principais
Concorrentes é de cerca de 4,9 por m qu Uma margem significativamente maior mas Que se equipara ao comparar o volume de Vendas da rede de Pedro Lourenço e foi Apostando nisso que o empresário Reinvestidos Na mesaria para abrir uma segunda Unidade a aposta de Pedro foi coroada Com uma série de fatores que Contribuíram para o seu sucesso como Veremos a partir de agora primeiro lugar Está o aumento do poder aquisitivo das Classes C e D no final dos anos 1990 e Início dos anos 2000 justamente uma de Suas escolhas que foi mais criticada o Público da Periferia passou a consumir Mais e quer ia ter acesso a coisas Semelhantes que os moradores dos bairros Nobres tinham e o supermercado BH estava Ali para L oferecer isso Outro fator Importante é que Lourenço começou sua Carreira em um momento em que as grandes Franquias nacionais e internacionais já Estavam Consolidadas assim seria difícil Competir pois o mais provável é que ele Iria perder para a concorrência por ter Menos recursos na época ou seria ABS ido Pelas grandes companhias enquanto ainda Estivesse em ascensão mas porque nada Disso aconteceu novamente a escolha do Público como mencionamos essas grandes Companhias não tinham interesse em estar Nas periferias preferiam se consolidar
Em grandes metrópoles e em bairros de Classe média ou classe alta Deixando as Margens para os pequenos comércios Locais que não representavam grandes Riscos e não tinham uma parcela tão Grande do mercado a estratégia de Pedro De comer pelas beiradas como ele próprio Diz possibilitou que ele conquistasse um Setor que era praticamente Inexistente uma franquia de Supermercados focada na periferia e nas Cidades do interior lugares que eram Menosprezados mas que representam a Maior parte da população brasileira Além Disso estar nos bairros periféricos Concedia diversas vantagens para os Negócios os aluguéis ou a compra de Terrenos para depósito e ou operação são Significativamente mais baratos a Logística de distribuição também é bem Menor o que economiza recursos Importantes como tempo e dinheiro e tudo Isso justifica a redução da margem de Lucro por metro quadado como vimos Anteriormente fazendo com que o negócio Continue crescendo por apostar em Estratégias inovadoras Outra coisa que Lourenço percebeu é que O público escolhido é bastante fiel e se Ele for bem tratado e tiver as suas Necessidades atendidas a clientela nunca Irá faltar Mesmo em tempos de crise a Maior parte dos mercadinhos disponíveis Era pequena escura com poucas opções de
Produtos e preços altos o que fazia com Que as pessoas precisassem se deslocar Pela cidade para encontrar opções mais Viáveis a rede de Pedro permitiu Encurtar esse espaço levando para os Bairros aquilo que os moradores iam Buscar nos grandes centros suas lojas Têm um espaço amplo são bem iluminadas Tem uma grande variedade de produtos e Claro sempre oferecendo um preço mais Baixo que a concorrência especialmente Após conquistar uma escala que lhe Permitiu negociar com os Fornecedores se tornando ainda mais Competitivo no setor aliado a isso a Rede BH também passou a investir em Produtos de marca própria o que não é Uma estratégia nova no mercado mas a Possibilitou ser ainda mais efetiva no Desenvolvimento de tática para praticar Preços baixos isso é algo que Ultimamente tem conquistado até mesmo o Público das classes com maior poder Aquisitivo o que permitiu a Pedro e seus Sócios ampliarem suas operações Essa Sociedade também foi algo importante Para o sucesso dos negócios do Empresário Lourenço fez essa escolha em 2004 recebendo o aporte de dois Investidores em troca de 40% das ações De sua rede a aplicação permitiu ampliar Ainda mais o número de lojas expandindo A atuação para outras cidades e gerando O faturamento recorde da história do
Estado de Minas Gerais Além disso o Crescimento vertiginoso permitiu a Pedro E seus sócios anexarem outras franquias Em seu conglomerado Como foi o caso da Rede dma que tem um histórico de atuação Em Minas e no Espírito Santo eles também Investiram na modalidade atacar hijo que Reúne em um só local a possibilidade de Comprar poucas unidades de itens Variados e ou de várias unidades de um Mesmo produto outra novidade foi a Decisão de alcançar o público de classes Mais altas como mencionamos agora há Pouco uma escolha feita a partir de Análises de mercado que apontaram que Este nicho também estava optando por Preços mais baixos em suas compras algo Que a rede BH já estava acostumada a Ofertar tudo isso resultou em um Patrimônio de mais de 300 lojas que Estão espalhadas em 95 cidades Diferentes a maioria esmagadora Concentrada em Minas Gerais são mais de 35.000 colaboradores diretos e um Faturamento anual de dar inveja em Muitas marcas com consolidadas viu só Para te dar uma noção em 2020 a rede Faturou cerca de R 8,9 bilhões de reais No ano passado em 2023 esse número Saltou Para 17,3 Bilhões O que significa que eles Estão crescendo Acima da média do Próprio setor mas apesar de todo esse Sucesso Pedro diz que irá continuar com
As mesmas estratégias que tem dado certo Até então isso porque muitos perguntam Se ele tem interesse em expandir suas Lojas para outros estados mas o Empresário explica que isso aumentaria Muito os custos com logística o que Implicaria em uma redução da margem de Lucro que já é baixa por conta dos Preços praticados Além disso Lourenço é Muito questionado sobre a possibilidade De a rede BH entrar no Mercado de Ações Para aportar mais de investimentos Mas Ele também descarta essa perspectiva Respondendo de forma irônica que não Trabalhou até aqui para arrumar patrão a Essa altura do campeonato é como dizem Por aí é o olho do dono que engorda o Boy não é não Por falar em campeonato Como foi a entrada do empresário no ramo Futebolístico na verdade não é algo tão Recente Como podemos imaginar Pedro Sempre foi um torcedor fanático do Cruzeiro e tentou ajudar o time de Várias maneiras sempre que fosse Possível ele inclusive ajudou a manter Os salários dos jogadores e dos Funcionários dur durante a pandemia e Começou a fazer investimentos cada vez Mais frequentes como que cuidando Daquilo que é importante para ele a rede BH já é patrocinadora do clube há algum Tempo assim como de outros times do Estado pois como Pedro diz não se pode Frustrar a clientela no entanto o
Torcedor passou a fazer a Portes diretos Ao clube entrando no conselho e Participando ativamente das decisões que Eram tomadas estima-se que só nos últimos anos ele tem investido algo em Torno de 100 milhões de reais no time do Coração que foram feitos por meio de Debentures conversíveis que é uma Modalidade que permite que o Investimento seja convertio em ações com Isso ele já era proprietário de cerca de 20% do clube os recursos foram Utilizados para revitalizar vários Setores do Cruzeiro incluindo a Modernização da Toca da Raposa 2 que Agora se chama CT Pedro Lourenço em Homenagem a um empresário assim não Demorou muito até que a oportunidade de Se tornar o principal sócio batesse a Porta de Pedrinho BH como ele tá sendo Carinhosamente chamado pela torcida os Trâmites se efetivaram no final do mês De abril e levou em conta tudo que já Foi investido além de diluir a compra Para os próximos 10 anos parcelada em Suaves prestações os torcedores que Cruzeirenses estão animados com essa Nova fase do clube e muitos que não Conheciam a história de Pedro Lourenço Estão se inspirando com sua trajetória De sucesso e inspiração bem que ele Poderia dar uma ajudinha aqui também no Vila Nova no Goiás né Não eu fico por Aqui até a próxima