Quais são os gargalos do setor automotivo no Brasil?
|

Quais são os gargalos do setor automotivo no Brasil?

Vamos voltar agora a falar de veículos Sobre aquele assunto da Volkswagen ter Paralisado a produção de veículos em Todas as fábricas da empresa aqui no Brasil Relembrando a medida acontece Mesmo com os incentivos dados pelo Governo Federal ao segmento para Baratear veículos segundo a Volkswagen A Medida foi adotada por causa do mercado Estagnado e está em linha com um acordo Coletivo firmado entre o sindicato e os Colaboradores da empresa os detalhes Como foi dito estão em olhar Digital.com.br E agora sim podemos receber ao vivo Professor Fernando Pinto quer diretor de Tecnologia e inovação da Escola Politécnica da UFRJ vamos lá deixa eu Colocá-lo aqui na nossa tela para a Gente conversar um pouquinho a respeito Olá boa noite bem vindo ao olhar digital News novamente muito obrigada Eu que mais uma vez agradeço a Oportunidade Desculpem a dificuldade Técnica mas a minha internet aqui tá Meio Vagalumes Espero que agora tem Estabilizar Esperamos que sim professora mas não tem Problema não programa ao vivo é sempre Assim mesmo não tem problema e Que ótimo Que estabilizou para a gente poder Conversar aqui um pouquinho Então vamos lá Professor Fernando eu Queria falar sobre essa notícia essa

Reportagem Aí sobre o Mercado né sobre a Volkswagen ter essa ação de fechar as Fábricas enfim nós tivemos um mês de Junho bastante agitado até por causa da Medida Provisória que incentiva os Carros populares que deixou alguns Modelos até mais em conta porque mesmo Assim existe essa estagnação que a Volkswagen comentou Bem o produto automóvel é um produto Bastante complexo a fabricação dele é Bastante complexo requer uma série de Insumos requer uma série de fornecedores O projeto do veículo é uma coisa que Demora um certo tempo para você lançar Um novo modelo do mercado Então as Decisões na indústria automotiva elas São tomadas em Horizonte de anos e essa medida ela é Uma medida que tem Horizonte de meses Então Claro ela beneficia alguns setores Mas ela não vai Assim fomentar um novo lançamento um Produto adaptado a esse nicho então o Produto continua Limitado as questões de mercadológicas e Quando você olha para o mercado O comprador de um veículo que vai gastar Em 60 mil reais para ou mais comprar um Veículo novo é um consumidor que vai Olhar muito bem para esse dinheiro e vai Olhar para todo um cenário econômico se Ele já tivesse uma decisão tomada de eu Vou comprar um veículo isso realmente

Ajuda né porque barateia mas é para você Tomar a decisão de Ah então eu vou Comprar um veículo você olha muito Diversos fatores econômicos diversas até Perspectivas pessoais Será que eu vou Precisar desse dinheiro mais à frente Ainda que eu compre à vista Será que eu Posso entrar num financiamento então é Uma medida que tende a baratear o custo Tende a digamos assim aumentar um pouco A demanda mas ela não vai revolucionar a Demanda então você vê que o volume de Carros Realmente é vendidos nesse período você Pode olhar da própria página do Olhar Digital tem uma reportagem a é um número que ainda não é tão grande Então montadora ela tem uma estrutura de Produção que é muito maior do que isso Então ela não pode ficar Dependente apenas de dessa medida para Realmente retomar então a Volkswagen tá Olhando para o portfólio de produtos Dela vendo o que que foi impactado por Essa medida o restante do portfólio o Que que ela pode ser ajustar e dentro Das expectativas econômicas deles eles Tomaram essa decisão agora outros Fatores também Talvez colaborem para Esse para essa questão do segmento Automotivo impostos juros dólar alto Esses itens trazem algum Impacto para o Segmento Com certeza um veículo hoje é muito mais

Do que aço e um motor Você tem todo uma Eletrônica eletrônica envolve Microcontroladores Microcontroladores a gente tem notícias Ainda dificuldade até mundial de Fornecimento de peças isso encarece a Fabricação isso cria gargalos na Fabricação complica toda a logística Muitos dos Insumos hoje no veículo são importados Então o dólar é impacta nisso Impostos Sobre os veículos no Brasil Historicamente são elevados isso impacta No custo final e novamente se o custo Final aumenta você diminui a demanda se Você diminui a demanda sua expectativa De produção diminui e se a tua fábrica Tava dimensionada para um determinado Volume e agora o volume é menor você tem Que pensar é a respeito do que fazer e Eventualmente você vai dar coletivas Você vai segurar a sua produção para Tentar reduzir o seu custo fixo de Alguma forma agora inclusive o governo Federal decidiu ampliar o incentivo até Estendendo o programa para o carro Popular com mais de 300 milhões de reais Essa medida pode ajudar a melhorar esse Cenário os apenas mesmo com essa injeção é isso pode melhorar o cenário para o Consumidor Pode melhorar mas você tem sempre que Que pensar nessas decisões a longo prazo Esse esse programa tem uma data de

Início e fim né então você tá de uma Certa forma propondo que você tem uma Decisão logo né E essa decisão logo Talvez nesse nível de valores que é o Valor de um carro mesmo um carro popular é as pessoas têm uma certa resistência a Tomar uma decisão assim de sua pepeta Claro que vai ajudar mas de novo eu não Sei se isso vai criar uma revolução no Mercado a ponto de Realmente levar a produção a nova de Patamares eu acho que é importante a Gente lembrar que lá na no início desse Século Aí lá pelos anos de 2010 a produção de Veículos no Brasil era muito grande a Gente tinha uma das eu não me lembro Agora basicamente em que lugar nós Estávamos na produção mundial de Veículos mas ela era muito grande e Diversas razões especialmente razões Econômicas fizeram com que o mercado e Especialmente o mercado interno Regredisse é a concorrência externa e as Dificuldades também de impostos Burocracia etc internas fizeram com que A exportação perdesse competitividade Alguns dos nossos mercados eram também Mercados latino-americanos que também Estão passando por dificuldades Econômicas e isso tudo vai se espelhar Na queda muito grande do volume Produzidos isso impacta na viabilidade Econômica das fábricas tanto que leva aí

A outras montadoras já tendo tomadas Decisões até de fechamento de fábrica no Brasil então acho que é uma coisa que é Importante a gente pensar é que a gente Tem uma indústria automotiva Interessante que gera muitos empregos Gera muita renda geralmente a riqueza Para o país mas a gente precisa de um Mercado externo para que essa indústria Realmente fique a pena capacidade a Gente precisa retomar a exportação de Veículos em larga escala numa escala Maior do que nós temos hoje porque isso Também vai fazer com que todas a cadeia De custos barateiro também para o Consumidor interno a gente achar que com Consumidor interno a gente vai retomar Níveis que nós tínhamos a 10 ou 15 anos Atrás eu não sei se vai funcionar dessa Forma e nem tão rapidamente assim três Quatro meses com toda certeza agora para Encerrar Professor eu gostaria de saber A sua opinião sobre a Ford por exemplo Ela deixou o país a Volkswagen agora Fazer esse anúncio de paralisação ao Risco de outras montadoras terem Atitudes assim semelhantes Qual é a sua Opinião a respeito A pandemia desarticulou muitos sistemas Produtivos muitas cadeias produtivas Isso se espelha na produtividade na Competitividade o Brasil tem um Histórico de legislação trabalhista que Complica a competitividade tem um

Histórico de formação de mão de obra que Complica a produtividade Então essas são Coisas que tem que ser pensadas e Pensadas no nível mais amplo mais é mais De política industrial de política Nacional para que esses gargalos sejam Retirados E aí sim a gente consegue Atrair estas indústrias conseguem atrair Novas indústrias e consegue retomar Níveis de produção de veículos Então Existe risco de outras empresas seguirem Esse caminho eu diria que sim a gente Viu que a forte como essa decisão atrás E a gente agora por exemplo Volkswagen é Tomando não uma decisão de saída de Fechamento de paralisação ainda que Temporária são sinais até certo ponto Preocupantes mas preocupantes porque o Sistema tá um pouco desorganizado ainda Se recuperando de tudo isso e tá na hora De se conseguir uma certa paz e Instabilidade Econômica não só no Presente mas com visão de futuro de Estabilidade para que se possa retomar Essa essa realidade né o Brasil saiu de Uma condição Invejável ali na hora que tinha uma Crise na Europa e o Brasil não estava Nessa crise mas nós pegamos isso depois Então a gente tem que realmente repensar Toda essa cadeia produtiva não é só Dizer assim vamos facilitar o meu Consumidor do veículo Popular Não é só Isso que vai

Retomar o patamar ideal pode melhorar Para o indivíduo que comprou o veículo Dele e conseguiu um veículo mais novo Mas tem várias coisas e a parte fiscal Com certeza é uma delas a burocracia de Importação e exportação Com certeza é Uma delas é para que tudo isso possa nos Levar aos níveis que nós tínhamos alguns Anos atrás Tá aí mais uma ótima participação do Professor Fernando do pinto que é Diretor de tecnologia e inovação da Escola Politécnica da UFRJ Muitíssimo Obrigada pela sua participação Professor Fernando Qualificado Muitíssimo obrigada contamos Com o senhor para as outras Oportunidades muito obrigada boa noite Boa noite pois é pessoal É um cenário Realmente preocupante e que você fica Sempre muito bem informado aqui no olhar Digital com todas as informações

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *