Por que o cabelo é tão importante no movimento negro
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Por que o cabelo é tão importante no movimento negro

O CABELO CRESPO DOS NEGROS É HISTORICAMENTE 
ALVO DE COMENTÁRIOS RACISTAS, MAS TAMBÉM ARMA   UTILIZADA PARA REFORÇAR O ORGULHO DE SER QUEM É.  E COM ISSO, SEMPRE FOI PROTAGONISTA 
NO DEBATE SOBRE RACISMO.  MAS ESSA RELAÇÃO MUITO ÍNTIMA ENTRE 
IDENTIDADE E FIOS DE CABELO NÃO É DE HOJE,   NÃO SURGIU NO BRASIL E VAI BEM ALÉM DA ESTÉTICA.
SOU VITOR TAVARES, DA BBC NEWS BRASIL EM LONDRES,   E NESSE VÍDEO EU TRAGO ALGUNS FATOS 
HISTÓRICOS QUE EXPLICAM POR QUE O   CABELO É (E SEMPRE FOI) TÃO IMPORTANTE 
DENTRO DESSE MOVIMENTO CONTRA O RACISMO.  A GENTE TEM QUE VOLTAR MUITO NO TEMPO, BEM 
ANTES DE OS AFRICANOS SEREM TRAFICADOS PARA   AS AMÉRICAS PELOS COLONIZADORES 
EUROPEUS PARA SEREM ESCRAVIZADOS.  DESDE O ANTIGO EGITO, QUE ERA UMA 
CIVILIZAÇÃO DIVERSA E AFRICANA,   ATÉ ALGUMAS COMUNIDADES CONTEMPORÂNEAS NA ÁFRICA, 
TRANÇAS, CORTES, ADEREÇOS E PENTEADOS FAZEM PARTE   DA LINGUAGEM SOCIAL E DA EXPRESSÃO CORPORAL. ELES 
PODIAM E PODEM REPRESENTAR ORIGENS, RELIGIÕES,   STATUS SOCIAL E ATÉ ESTADO EMOCIONAL.
CLARO, O CABELO ERA IMPORTANTE NÃO   SÓ PARA AS SOCIEDADES AFRICANAS.
MAS A DIVERSIDADE DE ESTILOS NA ÁFRICA   IMPRESSIONOU ATÉ OS PRIMEIROS 
EUROPEUS QUE CHEGARAM POR LÁ  NA CULTURA WOLOF, POR EXEMPLO, NO ATUAL SENEGAL, 
AS MENINAS TINHAM PARTE DOS CABELOS RASPADOS PARA   DIZER QUE AINDA NÃO ESTAVAM PRONTAS PARA NAMORAR.
NO POVO KARAMO, ATUAL NIGÉRIA,   MULHERES VIÚVAS DEIXAVAM DE CUIDAR 
DOS CABELOS DURANTE O ESTADO DE LUTO.  EM OUTRAS REGIÕES, O CABELO DESCUIDADO ERA 
SÍMBOLO DE ALGUÉM QUE TINHA PERDIDO A "MORAL".  PARA MUITOS POVOS, O CABELO TAMBÉM TINHA 
FUNÇÃO ESPIRITUAL, POR SER O PONTO MAIS   ELEVADO DO CORPO. OU SEJA, A NOSSA PARTE 
QUE ESTÁ MAIS PERTO DOS CÉUS E DOS DEUSES.  ESSES E OUTROS EXEMPLOS ESTÃO NO APANHADO 
HISTÓRICO DO LIVRO "SEM PERDER A RAIZ",   DA PEDAGOGA NILMA LINO GOMES
ELA CONTA QUE O SOBRENOME DE UMA   PESSOA PODERIA SER DESCOBERTO APENAS AO OLHAR PARA 
O CABELO, JÁ QUE CADA CLÃ TINHA UM ESTILO ÚNICO.  AGORA AVANÇAMOS NO TEMPO, PARA O PERÍODO DE 
OPRESSÃO E DOMINAÇÃO DO TRÁFICO DE ESCRAVIZADOS.   NO SÉCULO 16, ESSE SÍMBOLO DE IDENTIDADE 
MUITAS VEZES ERA CORTADO. LITERALMENTE.  OLHA ESSA FAMOSA GRAVURA NEGROS NO FUNDO 
DO PORÃO, DO PINTOR ALEMÃO JOHANN MORITZ   RUGENDAS. AMONTOADOS, ALGEMADOS E NUS NOS 
NAVIOS NEGREIROS, HOMENS E MULHERES ERAM   RETRATADOS SEM CABELO OU COM ELE BEM CURTO.
POR OUTRO LADO, VEJA A OBRA DE JEAN BAPTIST   DEBRET,  QUE PINTOU NEGROS ESCRAVIZADOS DE 
DIFERENTES NAÇÕES QUE VIERAM PARA BRASIL.   DÁ PARA VER A DIVERSIDADE DE PENTEADOS 
DE ETNIAS COMO MONJOLO, MINA E BENGUELA.  EM SEU LIVRO “O ESCRAVO NOS ANÚNCIOS DE 
JORNAIS BRASILEIROS” DO SÉCULO 19, GILBERTO   FREYRE DESCREVE COMO UMA ANÁLISE DOS CABELOS 
PODIA DIFERENCIAR A PROCEDÊNCIA DOS AFRICANOS   QUE VINHAM TRABALHAR FORÇADAMENTE NO BRASIL
JÁ NO LIVRO “SER ESCRAVO NO BRASIL”, KÁTIA MATTOSO  

RELATA QUE AS CABEÇAS DOS AFRICANOS ERAM RASPADAS 
À FORÇA NO MOMENTO EM QUE ERAM OFERECIDOS À VENDA.  VEJA SÓ O QUE ESCREVEU A NILMA LINO 
GOMES, QUE EU CITEI AGORA HÁ POUCO.  “ESSE ATO (…) CORRESPONDIA A UMA 
MUTILAÇÃO, UMA VEZ QUE O CABELO,   PARA MUITAS ETNIAS AFRICANAS, ERA CONSIDERADO 
UMA MARCA DE IDENTIDADE E DIGNIDADE"  A SOCIÓLOGA ANITA PEQUENO SOARES, QUE PESQUISA 
JUSTAMENTE A RELAÇÃO DE CABELO E NEGRITUDE,   ME EXPLICOU QUE HÁ RELATOS DA PRÁTICA 
DA RASPAGEM SENDO, ABRE ASPAS,   "USADA ATÉ COMO FORMA DE TORTURA CONTRA 
MULHERES NEGRAS", PELA SINHÁS BRANCAS.  ALÉM DE TODA ESSA VIOLÊNCIA, A ASSOCIAÇÃO 
DA ESTÉTICA DOS AFRICANOS A ALGO PRIMITIVO   E DISTANTE DAS IDEIAS EUROPEIAS 
DE BELEZA E HUMANIDADE FOI UMA   PRÁTICA RECORRENTE DURANTE TODO O COLONIALISMO.
UMA DAS HISTÓRIAS MAIS CHOCANTES E ILUSTRATIVAS   É DE SARAH BAARTMAN, LEVADA DA ÁFRICA 
DO SUL AO REINO UNIDO PARA SER EXIBIDA   COMO ATRAÇÃO EM ESPETÁCULOS DE CIRCO.
MESMO APÓS O FIM DOS SÉCULOS DE ESCRAVIDÃO   EM PAÍSES COMO ESTADOS UNIDOS E BRASIL, 
O CABELO CRESPO CONTINOU SENDO USADO   PARA TIRAR "A BELEZA" DOS NEGROS:  
PARA MUITOS, ALISAR O CABELO OU RASPÁ-LO   ERA UMA FORMA DE TENTAR SE INSERIR 
SOCIALMENTE, UMA FORMA DE SE LIVRAR   DO ESTIGMA SOCIO-RACIAL QUE PREVALECIA.
ALGUNS NEGROS DE PELE CLARA, INCLUSIVE,   RASPAVAM OS CABELOS PARA TENTAR 
SE PASSAR POR BRANCOS NOS EUA.  MAS ENTÃO QUANDO COMEÇOU UM MOVIMENTO DE SE 
ORGULHAR DAS CARACTERÍSTICAS FISICAS DOS NEGROS?  CLARO, NÃO EXISTE UM MOMENTO 
EXATO E COM CERTEZA MUITOS NUNCA   DEIXARAM DE  SE ORGULHAR DE SUA NEGRITUDE.
MAS A ANITA SOARES ME CONTOU QUE EXISTEM   ALGUNS MARCOS QUE SIMBOLIZAM ESSA TENTATIVA 
DE MUDAR MAIS ESSA PERSPECTIVA EUROCÊNTRICA.  UM DESSES MOMENTOS MARCANTES OCORREU EM 1858, 
EM BOSTON, QUANDO O ABOLICIONISTA AMERICANO   JOHN SWETT ROCK FEZ UM DOS PRIMEIROS DISCURSOS 
CONHECIDOS QUE EXALTAVAM AS CARACTERÍSTICAS   FÍSICAS DOS NEGROS.
ELE DIZIA:  "QUANDO EU COMPARO O SISTEMA MUSCULAR MAIS 
FORTE, A BELA, RICA COR, OS TRAÇOS LARGOS E   O CABELO GRACIOSAMENTE FRISADO DO NEGRO COM 
A FRÁGIL ORGANIZAÇÃO FÍSICA, A COR PÁLIDA,   AS FEIÇÕES FINAS E OS CABELOS LISOS DO BRANCO, 
ESTOU INCLINADO A ACREDITAR QUE, QUANDO O HOMEM   BRANCO FOI CRIADO, A NATUREZA ESTAVA EXAUSTA".
ESSE DISCURSO É CONSIDERADO UMA DAS BASES PARA   O QUE VIRIA A ACONTECER NAS PRÓXIMAS DÉCADAS…
NOS ANOS 1930, A TENTATIVA DE OLHAR DE MODO   DIFERENTE PARA A BELEZA DOS DESCENDENTES 
DOS AFRICANOS ESCRAVIZADOS FOI UM DOS FOCOS   DO MOVIMENTO NEGRITUDE, PROMOVIDO PELO 
ESCRITOR E POLÍTICO FRANCÊS NASCIDO EM   MARTINICA AIMÉ CESARIE E PELO ESCRITOR 
E POLÍTICO SENEGALÊS LÉOPOLD SENGHOR  NA ÁFRICA DO SUL DO REGIME RACISTA DO 
APARTHEID, O MOVIMENTO CONSCIÊNCIA NEGRA,   LIDERADO PELO ATIVISTA STEVE BIKO, 
TAMBÉM EXALTAVA A BELEZA PRETA. 

ELE FOI ESPANCADO ATÉ A MORTE NUMA PRISÃO, 
MAS SEU PENSAMENTO DE EXALTAÇÃO DA AUTOESTIMA   SE ESPALHOU, CHEGANDO ATÉ OS ESTADOS UNIDOS
FALANDO EM ESTADOS UNIDOS, PASSOU A SER AMPLAMENTE   UTILIZADA A EXPRESSÃO "BLACK IS BEAUTIFUL" ((OU 
PRETO É BONITO). ERA UMA TENTATIVA DE IGUALAR   NEGRITUDE À BELEZA, EM UM ATO CONTRA SÉCULOS 
DE IMAGENS QUE MOSTRAVAM NEGROS COMO GROTESCOS.  OUTRO MARCO IDENTIFICADO PELA 
SOCIÓLOGA É O MOVIMENTO RASTAFÁRI.  NOS ANOS 1930, UM GRUPO DE JAMAICANOS PASSOU 
A ACREDITAR QUE A COROAÇÃO DO IMPERADOR RAS TAFARI  ERA O CUMPRIMENTO DE   UMA PROFECIA E QUE ELE ERA O MESSIAS.
ELES ACREDITAVAM QUE SERIAM LIBERTADOS   PELO IMPERADOR, QUE OS TIRARIA DA POBREZA 
NO CARIBE E OS LEVARIA DE VOLTA À ÁFRICA  MAS PARA ALÉM DESSA CONOTAÇÃO RELIGIOSA, O 
MOVIMENTO RÁSTAFARI SE RESPALDOU NA ESTÉTICA,   QUE INCLUIA AS FAMOSAS ROUPAS COLORIDAS E OS 
CABELOS COM DREADLOCKS, POPULARIZADOS PELO   SEU SEGUIDOR MAIS FAMOSO, O CANTOR BOB MARLEY.
NOS ANOS 1960, NO MOMENTO DE LUTA PELOS DIREITOS   CIVIS NOS EUA, TAMBÉM SURGIU O MOVIMENTO CHAMADO 
"BLACK POWER" E O PARTIDO DOS PANTERAS NEGRAS,   QUE DERAM AO CABELO AFRO PAPEL CENTRAL 
NA ESTÉTICA DOS NEGROS AMERICANOS.  AS PESQUISAS DA ANITA SOARES APONTAM QUE ESSES 
MOVIMENTOS TAMBÉM TIVERAM REFLEXOS NO BRASIL. UM   EXEMPLO É QUE OCORREU UM AUMENTO EXPRESSIVO 
DOS CHAMADOS "SALÕES DE BELEZA ÉTNICOS",   VOLTADOS PARA PESSOAS COM CABELOS CRESPOS.
O CHAMADO CABELO AFRO VIROU MODA E FOI   AMPLAMENTE ADOTADO POR CELEBRIDADES 
NEGRAS, REFLETINDO UMA POSTURA   POLÍTICA E SOCIAL DE VALORIZAÇÃO DA NEGRITUDE.
OUTRAS INICIATIVAS RELEVANTES FORAM O TEATRO   EXPERIMENTAL DO NEGRO (TEN), QUE INCLUIU A 
ESTÉTICA NA PAUTA, COM CONCURSOS DE BELEZA, ALÉM   DE MOVIMENTOS MUSICAIS COMO O BLACK RIO, QUE 
DERAM VOZ A ARTISTAS COMO TIM MAIA E SANDRA DE SÁ.  AO LONGO DE TODO ESSE TEMPO E CADA VEZ 
MAIS, O CABELO DO NEGRO TEM SIDO UMA GRANDE   FORMA DE EXPRESSÃO DE ORGULHO E AFIRMAÇÃO.
MAIS RECENTEMENTE, E TAMBÉM ACOMPANHANDO UM   MOVIMENTO GLOBAL IMPULSIONADO PRINCIPALMENTE 
PELA INTERNET, NEGROS E, SOBRETUDO,   NEGRAS BRASILEIRAS PASSARAM A ADOTAR O 
CABELO NATURAL COMO SÍMBOLO DE ORGULHO.  A CHAMADA TRANSIÇÃO CAPILAR, EM QUE OS CABELOS 
ALISADOS SÃO CORTADOS E TRATADOS PARA QUE AS   QUÍMICAS USADAS FIQUEM PARA TRÁS, SE POPULARIZOU 
PRINCIPALMENTE POR MEIO DAS REDES SOCIAIS.  MAS A SOCIÓLOGA ANITA SOARES FAZ UM ALERTA: 
"NÃO PODEMOS ENGESSAR O OLHAR SOBRE O   ALISAMENTO E COLOCÁ-LO EXCLUSIVAMENTE 
COMO UMA NEGAÇÃO DA NEGRITUDE. AFINAL,   CADA PESSOA DEVE USAR O CABELO COMO BEM ENTENDER”
OBRIGADO POR CHEGAR ATÉ AQUI COMIGO NO VÍDEO.  DEIXA AQUI EM BAIXO OS SEUS 
COMENTÁRIOS. ATÉ O PRÓXIMO, TCHAU

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