Os Veículos Off-Road Mais Extremos
Muita gente adora dirigir mas em um Mundo com trânsito no horário de pico e Multas por excesso de velocidade uma Viagem relaxante frequentemente pode se Tornar um pesadelo completo mas no mundo Do off-road os motoristas deixam toda Essa preocupação para trás trocando Semáforos por Neve estacionamento Paralelo por poças de lama enquanto Conduzem veículos personalizados e Insanos por paisagens variadas da Natureza Selvagem hoje vamos ligar Nossos motores e seguir por caminhos não Convencionais dando uma olhada em Máquinas militares automóveis Acrobáticos e tanques feitos em casa Enquanto exploramos os veículos todo Terreno mais extremos do mundo Aranha Quando você pensa em um veículo todo Terreno pode imaginar um tanque gigante Um bug de Dunas ou um caminhão monstro Beberrão de combustível Mas vamos Começar o vídeo de hoje com o veículo Que leva o nome de um aracnídeo O Sweencar Spider a primeira vista O Spider Pode parecer um simples Kart mas O veículo tem uma característica Incrivelmente única ele tem braços O Spider não pode fazer malabarismo mas as Rodas do veículo ficam Nas extremidades Desses longos braços articulados de Suspensão cada um deles tem um motor Elétrico dedicado permitindo que cada
Roda se move independentemente e como os Braços são montados acima do centro de Massa do condutor torna mais fácil para Cada roda permanecer constantemente em Contato com o solo e significa que Quando o veículo encontram solavanco ou Uma Colina as rodas passam suavemente Por cima enquanto o condutor na cabine Se mantém razoavelmente nivelado essa Tecnologia futurista leva o afroda um Patamar totalmente novo permitindo que o Veículo em frente rochas e Colinas sem Ficar preso infelizmente O Spider tem uma velocidade máxima de 29 Km/h e ainda não é legal para usar nas Estradas sendo necessário conduzir o Veículo de 15 mil dólares apenas em Terrenos particulares apesar disso O Spider é um dos veículos afrodes mais Inventivos do mercado embora essa Aranha Não possa lançar teias ainda é super Divertido de dirigir O Spider é bem incrível mas é meio Pequeno então a gente vai passar para o Seu primo maior e mais robusto o tim Link 4×4 o TIM link é o Projeto Apaixonado de Cameron um engenheiro que Literalmente construiu o veículo no seu Próprio quintal o chelink tem um design Semelhante ao do Spider cada roda fica Em um braço que pode se mover Independentemente acima ou abaixo do Chassi do carro essa suspensão única Permite que o condutor em frente pedras
E montanhas Já que as rodas se esticam Até 2 m do carro se contorcendo para Manter a cabine nivelada mesmo que o Carro capote o condutor pode usar um Conjunto de alavancas para controlar Manualmente a suspensão movendo Fisicamente as rodas para encontrar uma Superfície colocando os pneus de alta Aderência contra uma rocha e acelerando Para corrigir o veículo essa criação Caseira é super Extrema e mesmo que Tenha um nome de rapper dos anos 90 Sensacional Veículos Vamos sair da Incrível peça de Engenharia caseira de Cameron e passar Para alguns veículos todo terreno de Quintal que parece um pouco menos Arrumados Esse grupo de amigos na Rússia conseguiu Criar o tanque menos resistente do mundo Colocando um velho lá da Samara em cima De duas esteiras você pode estar Pensando por que diabos eles fariam isso Bem o veículo Pode parecer que tá um Quebra-mola de um colapso Total mas tem Um método por trás dessa loucura as Esteiras tem mais contato com o solo do Que pneus regulares distribuindo o peso Do veículo por uma área maior essa área Maior impede que os veículos afundem e Ficam presos em terrenos macios como Lama ou neve essa tecnologia é uma Necessidade para veículos pesados como
Tanques mas também funciona em carros Menores como lada como resultado quando Esses frankensteins russos são levados Para neve eles conseguem ganhar alguma Velocidade e fazer curvas bem acentuadas Alguns of roads americanos fizeram Experimentos semelhantes anexando Esteiras as suas caminhonetes [Aplausos] Caminhonetes já são boas para Offroad Mas as esteiras elevaram isso a outro Nível permitindo que essa Dodge Ram Personalizada atravessasse poças de lama E áreas alagadas Profundas as esteiras Conseguem tração até mesmo em água com Profundidade surpreendentes e os donos Elevam suas caminhonetes bem Acima das Esteiras para manter o chassis seco isso Garante que o ar possa sempre passar Pelo motor para alimentar o combustível Enquanto também mantém o chassi um pouco Mais limpo embora honestamente eu duvido Que limpeza seja uma prioridade para Esses motoristas amantes de lama Dirigindo com quatro pernas a maioria Dos veículos todo terreno é construída Para ser muito barulhenta e lameada ou Seja pura diversão mas esse próximo Conceito de veículo da Hyundai tem um Propósito mais altruístico responder a Desastres naturais de acordo com a Hyundai as primeiras 72 horas após um Desastre natural são as mais cruciais Para salvar vidas mas os primeiros
Socorristas muitas vezes são obrigados a Navegar por prédios desabados e Escombros antes de poderem chegar a Qualquer sobrevivente infelizmente a Maioria dos veículos todo terreno na Verdade não consegue ir a todos os Lugares e obstáculos normalmente forçam Socorristas a ir a pé a Hyundai tentou Resolver esse problema desenvolvendo um Carro com pernas de uma maneira ainda Mais literal do que os carros que a Gente viu antes o Hyundai Elevate possui Quatro pernas inspiradas nas pernas Articuladas de gafanhotos permitindo que O carro subescadas ande na ponta dos pés Sobre rochas e Salt sobre lacunas esses Carros podem saltar até uma área de Desastre capazes de subir Muros e Atravessar buracos de 1,5 m com os Primeiros socorristas conseguindo chegar Ao Sobreviventes muito mais rápido Depois de coletarem os pacientes o carro Pode mudar para um modo de direção Normal e se dirigir rapidamente a um Hospital no momento eleveita ainda é Apenas um conceito mas a Hyundai está Fazendo grandes avanços pra tornar o Veículo uma realidade completa no futuro Próximo de fato o futuro Pode parecer Totalmente diferente com novos carros e Caminhões conceituais aparece na Internet todo dia em 2017 alguns Internautas afirmaram que o exército dos Estados Unidos pagou 1 bilhão de dólares
Para desenvolver a tecnologia Responsável por esse caminhão militar Com uma roda esférica gigante por mais Legal que pareça Na verdade o veículo é Uma peça de arte conceitual da artista Digital Camilo Cuoco que foi envolvida Em desinformação viral dito isso rodas Esféricas como essas poderiam se tornar Uma realidade em um futuro próximo lá em 2012 um grupo de estudantes de Engenharia da Universidade de São José Criou essa moto futurista com um sistema De condução esférico o veículo protótipo é capaz de dirigir com essas rodas Esféricas graças a seis motores no Chassi que se movem em qualquer direção Sem precisar virar mas as esferas suaves Certamente precisam de algum desenho Para atender os requisitos de aderência Do off-road portanto é seguro dizer que A tecnologia tem um longo caminho a Percorrer antes que caminhões como os de Caminhar com outras formam as guerras em Algo esférico Entrando em parafuso a ideia de um Caminhão com rodas esféricas Pode Parecer um pouco exagerada mas existem Rodas ainda mais malucas no mundo do Off-road veículos impulsionados por Parafusos são veículos todo terreno Anfíbios que ficam em cima de dois Parafusos gigantes que os empurram para Frente puxando contra lama ou água o Primeiro veículo impulsionado por
Parafusos foi construído em 1907 por James e irrapivem no estado do Maine nos Estados Unidos um esforço para criar um Veículo que pudesse facilmente Atravessar a neve profunda alcançando áreas onde cavalos não conseguiam chegar O veículo resultante superou em muito Esse propósito original os engenheiros Descobriram mais tarde que os veículos Impulsionados por parafusos poderiam Atravessar quase qualquer coisa Inclusive a água na maioria dos casos se Você dirigir o seu carro para um lago Vai ter que fazer uma ligação em Pânico Para sua companhia de seguros mas os Parafusos de um veículo como esse podem Agir como hélices empurrando a água para Trás e gerando uma força para frente no Veículo perm locomoção na água isso só Funciona se o veículo for leve os Parafusos forem ocos e portanto Flutuantes mas se um veículo Impulsionado por parafusos for leve o Suficiente para flutuar ele pode cortar A água assim como um barco então se Veículos impulsionados por Parafusos São Tão versáteis porque eles não são mais Comumente usados bem esses veículos têm Um defeito Fatal a sua velocidade Veículos impulsionados por parafusos Podem viajar impressionantes 48 km na Neve profunda em terrenos pantanosos Mas Eles são bem mais lentos em terrenos Sólidos atingindo apenas 6 km/h antes de
Ficarem presos com os parafusos girando Sem rumo mas para sua utilidade muito Específica Especialmente na Neve essas Pequenas e excêntricas curiosidades de Rodas malucas ainda são incrivelmente úteis para se ter por perto Dizem que tentar Reinventar a roda é uma Tarefa sem sentido mas nos anos 1950 um Homem chamado James Hey Cut conseguiu Fazer isso com sucesso trocando as rodas Do seu Land Rover por 4 triângulos Gigantes dirigir sobre triângulos Pode Não parecer um passeio confortável mas Essas rodas triangulares são na verdade Versões das esteiras de tanque que a Gente viu antes essas esteiras deram um Land Rover de cutston as capacidades Todo o terreno de um tanque distribuindo O peso do veículo por uma área de Superfície maior som Originalmente criou O sistema para dirigir pelas Colinas e Pântanos do interior da Escócia mas não Demorou muito para que o exército Britânico decidisse testar os veículos Dele como um tanque o carro de clã são Poderia facilmente atravessar um campo De batalha lá na assento sendo muito Mais leve do que os seus equivalentes Fortemente blindados o que reduzia a Probabilidade de acionar Minas Antitranque inimigas e isso permitiu que O exército britânico atravessasse o Campo de batalha identificasse as minas Antitranca e as explodisse uma distância
Segura Permitindo que tanques e outros veículos Pesados Os seguissem Sem problemas em Dado momentos militares desenvolveram Seus próprios veículos para tarefa e Hoje os poucos modelos remanescentes de Canto podem ser encontrados entre Colecionadores Rasgando as estradas Rurais no interior britânico 3 anos Não tem nada mais relaxante do que fazer Uma longa viagem pelo campo mas esse Próximo veículo leva esse relaxamento a Outro nível permitindo que os motoristas Façam off-road num verdadeiro trem a Vapor o veículo foi projetado em 1901 Quando um Ferreiro chamado Alvin em Orlando lombar tentou desenvolver uma Nova maneira de transportar toras Diferente de usar cavalos e carroças sem Precisar ficar restrito a um caminho Fixo de trilhos de ferrovia a solução de Alvin foi pegar um trem a vapor e Acoplar um sistema de esteiras na parte Traseira que nem as esteiras usadas em Tanques e um conjunto de esquizo ou Rodas gigantes na parte da frente a Invenção de Alvin foi na verdade o Primeiro exemplo comercialmente bem Sucedido do que conhecemos hoje por Lagarta abrindo caminho para metade dos Veículos todo terreno que exploramos Nesse vídeo Depois de muita tentativa e Erro o transportador de toras fora dos
Trilhos que Alvin eventualmente criou Conseguiu facilmente cortar caminho por Trilhas geladas que antes eram Inacessíveis para cavalos e carroças Obviamente como já vimos hoje em dia Podemos Navegar por terrenos difíceis Sem o sistema de energia a vapor Desajeitado mas se eu quisesse Transportadoras com estilo ainda Escolheria essa invenção do Alvin [Música] Vamos passar de um antigo veículo todo Terreno para um veículo mais moderno Nomeado como Toyota esse veículo pode Não se alimentar de pequenos roedores Mas Considerando o significado do seu Nome em inglês ele não é muito diferente Do seu homólogo mamífero o Furão sendo Capaz de cavar na Terra e lançar-se no Ar um veículo único foi construído em 2016 quando a equipe da Toyo decidiu Criar um vídeo promocional que Comprovasse que seus pneus todo terreno Eram os melhores do mercado a equipe Decidiu customizar um carro blindado Ferrett de 1959 um veículo de Reconhecimento usado pelo exército Britânico eles equiparam o carro com um Motor V8 um chassi melhorado E é claro Seis pneus todo terreno todo para Aderência estabilidade e suporte eles Até trocaram a metralhadora leve do Ferret por um lançador de gancho Permitindo que o motorista puxasse o
Veículo de um buraco se ficasse preso Com pneus que de acordo com o vídeo Provavelmente poderia absorver o impacto De um soco do é justo dizer que esse Furão é consideravelmente mais feroz do Que o seu homônimo peludo Parecia pronto para o combate espera até Ver esse próximo veículo todo terreno Que está sendo testado pelo exército dos Estados Unidos o conector anfíbio Ultra Pesado ou you hack tá sendo desenvolvido Como uma embarcação Anfíbia para pouso Em praias Projetada para transportar Soldados equipamentos e veículos de Navios grandes para a terra o veículo Pesa cerca de 38 toneladas mas cada uma Das suas esteiras é composta por blocos Densos e cheios de espuma que são Suficientemente flutuantes para boiar e Robustos o suficiente para transportar o Gigantesco sobre concreto pântanos e Muros de até 3 m de altura a versão de Teste atual do veículo tem 1280 de Comprimento e 7,90 de largura mas o Exército declarou que a versão final Poderia ser até duas vezes o tamanho Desse protótipo para colocar isso em Perspectiva e o rack de 25 m de Comprimento seria aproximadamente do Mesmo tamanho de um prédio de 8 andares Viajando a uma velocidade máxima de 38 Km por hora acho que é melhor se render Hein Não tem como combater esse negócio Três todo terreno
O you hack é bem grande mas sempre é um Peixe maior no mar e esse próximo Veículo todo terreno faz o tanque Marinho parecer mais um carro de Controle remoto O TC for night Seven se Parece um pouco com um trem que foi Retirado dos Trilhos mas nesse caso Não Envolve energia a vapor é só um Caminhãozinho de 174 m de comprimento Que se ergue a mais de 9 m de altura o Caminhão é uma incrível peça de Engenharia e as origens dele tem raízes Em uma história ainda mais legal em 1954 Em meio a atenção da Guerra Fria os Estados Unidos estavam genuinamente Preocupados com uma invasão em grande Escala da Rússia então ele se uniram ao Canadá para construir algumas estações De radar no coração da Natureza Selvagem Canadense um sistema de alerta precoce Que poderia identificar aviões Russos Muito antes deles chegarem aos Estados Unidos essas estações de radar seriam Construídas acerca de 322 km ao Norte do Circular exigindo do governo o Transporte de um enorme quantidade de Equipamentos para uma das regiões mais Inóspitas da terra eles conseguiram Realizar essa tarefa desenvolvendo uma Série de trens todo o terreno veículos Compostos por vários reboques gigantes Com rodas gigantes para combinar Liderados por uma enorme cabine que Poderia percorrer quase qualquer terreno
Depois de anos de desenvolvimento o trem Todo o terreno mais longo construído foi O tecido for night Seven um tipo de Veículo que se estendia por até 174 m de Comprimento com cada variação suportando 12 vagões individuais atrás da cabine de 9 m ao contrário de um trem comum a Cabine não precisava fazer todo o Trabalho cada um desses vagões tinha a Sua própria fonte de energia conectados A quatro motores de 1.170 cavalos de Potência intermitentemente colocados ao Longo do trem permitindo que o Gigantesco veículo funcionasse com Tração na 54 rodas se isso já não fosse Impressionante o suficiente O trem foi Tecnicamente projetado para aceitar um Número infinito de vagões desde que mais Vagões de combustível e motores fossem Intermitentemente colocados na sequência O que significa que o veículo poderia Teoricamente se estender infinitamente Essa tecnologia permitiu aos Estados Unidos transportar seus equipamentos Diretamente para o Ártico embora hoje o Papel do trem todo o terreno tenha sido Em grande parte substituído por Helicópteros de carga mais rápidos e Eficientes apesar disso o comprimento Máximo ilimitado do tecido for night Seven significa que ele tem um potencial De seu maior veículo terrestre já criado Sendo sem dúvida uma das coisas mais Legais a surgir da Guerra Fria depois do
Rock 4 Claro Veículos como tecido E quando se trata de subir Colinas Passar por cima de carros e explodir Coisas veículos militares geralmente são Os melhores dos melhores dito isso eles Não são exatamente luxuosos esses Veículos militares costumam ser bem Apertados e nem sempre estilosos mas a Equipe da huawenhal tecnologias está Tentando mudar isso com o lançamento do Rip sol um veículo blindado totalmente Elétrico que é comercializado como um Tanque de luxo para civis o ribson pode Não ser capaz de atirar nos inimigos mas Pode superá-los em velocidade o veículo De quatro toneladas e meia tem uma Velocidade máxima de 97 km por hora Tornando o veículo de duas esteiras mais Rápido do mundo quando foi lançado em 2016 toda essa potência fica Clara Quando o y enfrenta lama areia em neve Pulando facilmente sobre encostas e íngremes e montanhas com extrema Velocidade o y foi amplamente popular em Seu lançamento e em 2021 Um segundo tanque civil com quatro Assentos dois a mais do que o IV 21 e Que pode circular 89 km/h no geral os Ripsons da Huawei House Visa Oportunidade de ter o seu próprio tanque Por algo entre 200 e 400 mil dólares Claro embora eles não venham com Champanhe motorista particulares TV de
Tela plana dos veículos de luxo comuns Será que uma limousine ia conseguir Atravessar a lama Grossa com tanto Estilo que nem esse cara aqui eu acho Que não Tamanho família Se os quatro acentos do Y é for não são Suficientes para você não se preocupe o Torços pretorium foi feito para você Esse ônibus de luxo para todo terreno de 8 metros vem equipado com uma TV uma Máquina de café uma geladeira e ar Condicionado o pretorio é digno de um Rei mas não se engane o veículo ainda é Incrível fora das estradas projetado Para dirigir em riachos lamacentos e Montanhas e não em Beverly Hills O ônibus é capaz de dirigir por lama Neve E Água Rasa e a sua poderosa transmissão 4×4 permite que o veículo suba Facilmente Colinas com inclinação de até 65%. o ônibus também pode dirigir em Condições adversas enfrentando os Desertos mais quentes e as montanhas Mais frias com facilidade seu ar Condicionado é tão potente que consegue Reduzir a temperatura dentro do ônibus De 60 graus Celsius para 20 em apenas 15 Minutos da mesma forma o sistema de Aquecimento e isolamento pode aquecer o ônibus acima de 20 graus quando a Temperatura externa está em apenas menos 10 isso permite que suporte pessoas e Equipamentos pelos ambientes mais
Extremos do mundo com conforto o veículo é amplamente usado por empresas que Trabalham em mineração silvicultura e Resposta emergências tudo isso vai Custar entre 170 e 330.000 dólares Dependendo das escolhas de Personalização mas há uma variação de ônibus escolar do veículo que tem 35 Assentos Então se 34 de vocês tiverem $5000 cada um para gastar dá para a Gente comprar junto fazer a maior viagem De estrada de todos os tempos hooligan Não tem nada mais frustrante do que um Pneu furado na vida do motorista mas Pneus vazios nem sempre são algo ruim em 1951 um inventor chamado William naube Descobriu que eles podem ter um Propósito muito útil William é o Inventor do Rolin um pneu gigante de Baixa pressão perfeito para todo terreno Quando o pneu relativamente murcho Encontra um obstáculo ele absorve o Impacto na borracha permitindo que o Veículo basicamente passe por solavancos E obstáculos em vez de empurrá-los de Maneira desajeitada os pneus são feitos De uma combinação híbrida de nylon e Borracha uma forte mistura de materiais Que impede que os rollins se rasguem Storem enquanto operam com cerca de um Sétimo da pressão dos pneus comuns de Carro o tamanho dos pneus também Significa que o peso do veículo é Distribuído por uma grande área de
Superfície exercendo menos pressão no Chão e isso permite que os veículos Diriam em superfícies macias como areia E cascalho solto e também permite que Caminhões gigantes e pesados passem por Cima de pessoas sem machucá-las já que o Seu peso é distribuído pelo solo Hoje os Hooligans são em sua maioria usados na Indústria de petróleo no Canadá e no Alasca os pneus são perfeitos para Dirigir pela Tundra Ártica permitindo Que as empresas de petróleo transporte Em equipamentos através da Natureza Selvagem e claro dando uma massageada aí Nas costas dos operadores quando eles Estiverem estressados O hamster agora a gente vai passar de Golias para Davi trocando aquelas rodas Gigantes e largas por um veículo um Pouco menor o Chrome a palavra russa Come a que se traduz literalmente como Hamster Mas você não vai pegar esse Veículo todo terreno preso dentro de uma Gaiola o Kombi é que pode chegar até 41 Km por hora enfrentando Neve lama e Sujeira no processo ele foi inventado Por um engenheiro chamado Eduardo Luziane que usou o motor de uma motoneta Chinesa as esteiras de um snow mobilene E uma bateria de 12 volts para montar o Veículo o veículo todo terreno feito de Retalhos Pode parecer um pouco Improvisado Mas ele também vem com um Machado uma serra uma bússola uma
Lanterna uma térmica e uma corda todas As ferramentas que você precisa para Sobreviver se o veículo quebrar no Deserto Russo o cume é que é bem Incrível embora Eduardo tenha que fazer Algumas concessões quando se trata do Design do veículo O que é mais Significante Tecnicamente o veículo não Tem direção para virar o hamster o Motorista tem que pressionar o pé contra O chão ou tratar o veículo que nem um Skate movendo o peso para cortar a lama Para um motorista inexperiente a falta De direção tornam como é que um pouco Perigoso mas Edward mostra que um pouco De prática leva a perfeição sendo capaz De dirigir com facilidade só é bom Evitar curva fechada Mergulho na lama Vamos continuar na Rússia dando uma Volta em um dos veículos militares mais Extremos do país o vite-as de Titãs o Ditei é um transportador um tipo de Veículo projetado para transportar Equipamentos pesados e armas por Terrenos difíceis e condições climáticas Extremas o veículo pode carregar até 30 Toneladas de equipamento por areia Neve E pântanos com seu poderoso motor de 710 Cavalos de potência e sistema de quatro Esteiras rasgando qualquer coisa que Fique em seu caminho o vitais não é Totalmente anfíbio Mas pode facilmente Dirigir em água profunda com sua frente
Curvada e grande distância do solo Mantendo a janela de visualização limpa Enquanto os Gigantes esteiras do veículo Se movem pelo leito do rio a entrada de Ar escapamento do motor do GTA também Ficam no topo do veículo impedindo que o Motor seja inundado de água e mantendo Oxigênio entrando enquanto ele rasga Planta nos encharcados de água o veículo Foi desenvolvido pela primeira vez pela União soviética Durante a Guerra Fria Mas hoje em dia vários detectors foram Comprados por me do público e alguns Civis tem customizado com recursos Extras alguns proprietários equiparam os Veículos com pequenos guindastes Permitindo que eles desenterrem Manualmente o veículo se ele ficar preso E isso é bem incrível mas eu não consigo Imaginar que os guindastes sejam usados Com muita frequência Afinal é preciso Muita coisa para que um desses aí fique Preso na lama Palácio do Polo Norte vamos sair do Campo de batalha e conhecer um veículo Todo terreno projetado exclusivamente Para expedições a uma das regiões mais Inóspitas do mundo o Polo Norte o burlar Que é um veículo de expedição Russo Projetado para uso no Polo Norte com Várias características que permitem a Uma equipe de oito pessoas viajar pelo ártico o veículo é sustentado por seis Rodas gigantes um aderência suficiente
Para levá-lo por Colinas nevadas e Campos de gelo apesar de pesar mais de Quatro toneladas o chassis selado do Burlar que é surpreendentemente Flutuante e a hélice do veículo permite Que ele viaje pela água que nem um barco Movendo-se facilmente de um bloco de Gelo para outro com temperaturas de Inverno caindo para menos 40 Graus o Polo Norte não é exatamente acolhedor Mas o burlar que é construído como uma Casa completa contendo um chuveiro uma Cozinha e Camas cientistas podem viver Dentro do burlac por meses seguidos E se O veículo quebrar suas peças São Especificamente projetadas para reparem Manutenção fáceis o Polo Norte Geralmente é muito frio para um Motorista sair do veículo e fazer Reparos com uma chave inglesa e então o Burlak permite acessar o motor do Veículo de dentro tudo isso resulta em Um veículo de expedição inovador que Pode transformar uma jornada perigosa Pelo Ártico em uma viagem super equipada E isso não só é muito legal como também Pode tirar você de uma fria qual desses Veículos todo terreno malucos você mais Gostaria de pilotar me conta nos Comentários aí embaixo e Obrigado por Assistir [Música] [Música]