OCP Segurança #3 – Por que o trânsito de Jaraguá do Sul é tão violento?
Olá para você a gente vai começar então O terceiro episódio do ocp segurança Hoje a gente vai falar de trânsito aqui Em Jaraguá do Sul Cláudio apresenta Então o nosso convidado então gente hoje Estamos com o major benda ele é o Comandante da terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar rodoviária De Santa Catarina seja bem-vindo Major Obrigado estamos aí para conversar sobre Trânsito né esse assunto tão tão Espinhoso assim né masó pra gente Começar a gente teve um acidente trágico Recentemente aqui na cidade o senhor foi Subcomandante do 14º Batalhão também Conhece como ninguém o trânsito aqui do Do Município já fiz diversas entrevistas Contigo e a gente teve um acidente muito Trágico um menino de 10 anos que tava Indo pra escola e de bicicleta e um ônibus atropelou ele e assim a pergunta Que não quer calar Por que que morre Tanta gente no trânsito de Jaraguá Pois Então né Cláudia é essa é uma pergunta De aquela resposta de 1 Milhão né Eh Qual seria a resposta adequada para isso Eh na verdade não é só Jaraguá do Sul Nós temos um problema sério nível de Brasil né a gente pode dizer Tranquilamente que nível de Brasil nós Temos uma perda de vida aí para com a Violência do trânsito em torno de 35.000 Pessoas por ano é muita gente mor é Muita gente Santa Catarina em torno de
1200 a 1500 pessoas e e Jaraguá do Sul a Gente tem aí os nossos eh 183.000 Habitantes os nossos 120.000 veículos Automotores circulando pelas vias Nós temos em torno de umas 30 pessoas Que perdem a vida ao ano né ao passo que Nós temos essas 30 pessoas que perdem a Vida ao ano em face de de uma violência No trânsito das outras questões de Segurança Pública o número é bastante Pequeno que até nos coloca dentro num Patamar da cidade mais segura do Brasil Mas eh Por que que Jaraguá do Sul é Porque nós ainda e é violenta digamos Assim no trânsito é porque nós ainda eh Não conseguimos viver isoladamente do Resto do contexto cultural do Brasil né No Brasil nós não temos uma política Pública de segurança no trânsito nós Temos hoje no Brasil em torno de 120 Milhões de veículos até eh 2050 a Possivelmente teremos 150 milhões De veículos né a mobilidade urbana fica Bastante mitigada em razão dessa Quantidade de de veículos né o Transporte de massa o transporte público Ele tem uma certa carência de Investimento de questões de de de de de De de investimentos né para com a você Fazer esse transporte de massa enquanto Que num ônibus você poderia estar Levando 50 pessoas né se você não fizer Isso você vai ter 50 pessoas andando com 50 carros indo ao trabalho indo à escola
Indo ao passeio e isso vai convulsionar O espaço público né e nós não temos uma Cultura de que esse espaço público ele Tem que viver com segurança esse espaço Público ele é um espaço democrático é um Espaço de todos e todos nós efetivamente Devemos um respeitar ao outro parece que Meio que aquela história do dono da rua Né o dono da rua Aquele cara que acha Que ele pode fazer o que ele quiser no Trânsito e não é bem assim né não não Hipótese alguma né o trânsito e eh nós Temos regrinhas a serem cumpridas nós Temos questões fiscalizatórias que devem Ser efetivadas ali dentro né Comportamentos que você deve desempenhar Ali por exemplo o simples ato de parar Numa passagem de pedestre é a empatia de Você conseguir Né par conter o teu veículo para um Veículo entrar ou sair numa garagem por Exemplo então a gente entende que as Pessoas hoje estão numa neurose né de de Mais aceleradas na coria sempre na Correria o mundo digital hoje nos levou A um patamar de sociedade diferente da Que nós tínhamos 20 30 anos atrás a Gente consegue compreender tudo isso só Que esse comportamento nosso não pode Potencializar essas estatísticas Trágicas senão estaremos a enterrar os Nossos próximos 30 ou as nossas próximas 30 vítimas o ano que vem Então temos que Construir políticas públicas para freiar
Essa essa concepção isso é bem delicado Né comando gente por exemplo você falou Que Jaraguá do Sul uma cidade muito Segura e os números comprovam isso né Poucos homicídios durante um ano por Exemplo só que como o senhor mesmo falou Durante um ano tem 30 mortes no trânsito E a gente percebe por exemplo na nossa Região que as pessoas ficam muito Impactadas quando há um homicídio né Então tem toda aquela mobilização né as Pessoas comentam bastante na nos Noticiários a gente a gente posta o ACP Posta um assunto as pessoas vão lá e Comentam deixam suas condolências seus Sentimentos ficam eh emotivas com aquela Situação mas a gente não vê isso no Trânsito né O que será o que será que Acontece que as pessoas se motivam com o Homicídio mas as mortes no trânsito é Diferente é é um fenômeno que acontece No trânsito isso alum alguns países até Passaram por isso né e no Brasil nós Temos isso de forma bastante patente Tá Bastante claro que ainda persiste isso é Um fenômeno chamado uma palavrinha Nia Que é você não se sensibilizar com Aquela tragédia né essa falta de dor Diante daquela circunstância você tem Que se indignar com aquilo que aconteceu Se você naturalizar aquilo que aconteceu Ele vai acontecer novamente você não Consegue criar mecanismos sociais para Frear isso daí e culturalmente no Brasil
As nossas 35.000 pessoas em média por Ano são 35.000 vítimas que pais mães Filhos amigos que perderam a vida por Uma violência estabelecida no tr E nós naturalizamos isso daí nós não não Fazemos aquilo que outros países fizeram E conseguiram freiar né E nós temos hoje O Brasil estava tempos dias atrás aí Como o quinto país mais violento no Trânsito no mundo hoje está em terceiro E se continuar nessa crescente aí né a Curva da gráfica ali tá dizendo que nós Estaremos a ser o primeiro daqui uns Dias então isso é muito sério isso é Muito sério nós temos que investir em Educação para o trânsito temos que Quebrar esse essa concepção cultural né Nós povo brasileiro de que o fiscal é um Mal não o fiscal é um bem necessário Fiscalizar né é um ato necessário aquela Pessoa que está eh cometendo uma Infração de trânsito ou um crime de Trânsito no na via pública nós tínhamos Que todos nós estarmos revoltados com Aquilo e fortalecer a fiscalização para Que isso não exista mas contrapartida se Eu passo numa blitz numa barreira Policial enfim com meu carro o próximo Carro que está se aproximando ali eu dou Um sinal de luz para que ele preste Atenção e não né então assim em vez de Eu e agregar valor em vez de eu Somatizar né para para Essa ordem no Trânsito às vezes culturalmente ainda eu
Tô e mitigando eu tô eh jogando pedras Aqueles que fazem a fiscalização isso Tem que ser quebrado tem que ser Quebrado senão a violência no trânsito Continuará dentro dessa crescent que que Está estabelecida hoje ah já Aproveitando essa deixa que o Senhor deu Eh sobre educação no trânsito eh educar As nossas crianças seria uma solução ou Parte da solução para fazer do trânsito No futuro mais seguro mas não tenho Dúvidas Cláudio disso porque no meu Sentido a gente que já tem alguns Alguns Dias de estrada aí estudando trânsito né E alguns outros estudos aí toda e Qualquer sociedade se quer de fato ter Resultados ela tem que investir em Educação não não existe outra Fórmula Mágica e a educação que nós estamos nos Indo é uma educação eh sistêmica é uma Uma educação genérica que contempla Tanto a educação formal quanto a Educação informal né porque a educação Para nós nós olhamos e entendemos só Como uma escola um colégio mas tem Também educação do bairro dos Pais né da Igreja então tem essa concepção de todos Né que de fato isso e seja e determinada Temática seja importante para aquele Desenvolvimento Social daquela área por Exemplo o trânsito o código nosso hoje De 1997 Né desde então lá na concepção No embrião do código de trânsito já Vislumbrava que o nosso ministério então
Da educação e então Ministério da acho Que Transportes ou infraestrutura alguma Coisa nesse sentido que eles fizessem um Acordo em se meses eles propusessem eh Um como se fosse um um conteúdo a ser Ministrado em todas as séries de estudo Do ensino regular séries iniciais Fundamentais ensino médio e inclusive Universitário até hoje isso não foi Feito então o trânsito daí criou-se uma Teoria uma ideia de que o trânsito eu Converso dentro do estabelecimento Formal ou seja dentro de uma escola é eh Com ele de uma forma transversal ou seja O professor eh de matemática fala sobre Determinada fórmula lá que coloca um Exemplo de uma via pública com um Veículo em deslocamento isso não é falar De trânsito Po falar qualquer coisa Menos de trânsito então assim tinha que Ser algo prático né como tem que ser Algo prático tem que ser algo debatido Eh eh chega a ser assim até irônico né Nós sabermos que no Brasil uma pessoa Somente com os seus 18 anos ele vai ter Contato com as questões de trânsito por Ocasião dele conseguir a sua carteira ou A sua licença de de habilitação eraa Para ter começado bem cedo deveria Desde Da da idade tenra né Nós temos que Construir cidadãos que saibam eh e Usufruir da da empatia respeitar os Demais em todas as concepções respeitar Os mais velhos o pai e a mãe as
Autoridades né Eh países que conseguiram Ter alguns bons resultados sociais eles Guaram por esse caminho me parece que Tem que ser nesse sentido também e assim A criança ela serve como um Agente Replicador né a gente tem o exemplo o Exemplo o próprio Proerd né o Proerd ele é um um programa de excelência dentro Das escolas feitos feito pela polícia Militar e que o o Garotinho ele vai lá e Chama a atenção do pai quando faz alguma Errado alguma coisa errada relacionado Com com alguma coisa que foi ensinada Dentro da sala de aula e esse também é o Deveria ser um um um um mote né um um Ter um esforço para que isso ocorresse Né claro com certeza eh se nós Conseguíssemos de fato efetivar nas Séries iniciais e pelo menos no no Ensino fundamental uma ideia de Cultura De segurança no trânsito Com certeza Esse adulto que está que será o nosso Pedestre o nosso motorista né que será o Nosso policial o nosso repórter Com Certeza ele será um alguém diferenciado Vai ser alguém com mais consciência Néa trito Comandante uma coisa que a Gente percebe muito aqui na nossa região Cláudio cobre muito isso nas ruas Diariamente a gente vê muito acidente Onde o condutor ele causa o acidente Sozinho né Depois a gente vai falar do Pedestre mas a gente vê o condutor Batendo no no muro batendo num num poste
Batendo num carro estacionado no centro A gente vê capotamento né O que que tá Levando esse condutor a causar esse tipo De acidente é eu eu eu reputo que isso Se dá em face de vários fatores né E por Ausência dessa questão de de de que você Em algum momento da tua história de Formação você deveria ter recebido essa Vacina de segurança no trânsito você não Recebe isso só vê isso lá por ocasião de Você tirar a tua carteira de habilitação A a continuidade de aprendizagem de Ensinamento dessa vacina de prevenção Não é dada na nossa sociedade porque Quando a gente fala de educação e nós Sabemos disso só nos vem em mente a a a Campanha de trânsito né então não tem Ações efetivas dentro de escola o curso De direito por exemplo não fala de de Legislação de trânsito o código de Trânsito tem 44 leis que que alteraram Ele desde 1997 tem 100 resoluções que Alteraram ele desde então e tá vigendo Aí talvez 270 280 ainda então nós temos Um âmbito jurídico denso e a própria Universidade ainda não fala dele não Prepara os prar os os nossos cidadãos Para com isso então assim eh eu gosto de Comparar muito que eu não consigo falar De trânsito se eu fizer isso de forma Linear de forma cartesiana eu só falo de Trânsito se efetivamente eu falar de Forma sistêmica eu tenho que olhar o Todo Como que ele está funcionando e
Esse alguém por que ele faz Ele comete Isso porque ele não teve essa boa Formação porque hoje infelizmente a Sociedade está numa neurose bastante Acelerada e acha que consegue dirigir e Acionar o celular ao mesmo tempo né Porque eu hoje sou um ser que não sou Tão ser humano assim e sou um pouco mal Educado e não respeito o outro motorista Né porque eu ainda acho que hoje eu Posso tomar o meu a minha bebida Alcoólica dirigir e não ser e amente Pego pela fiscalização e que se Eventualmente eu for pego pela Fiscalização talvez ocorra que a Daia Uma das maiores catástrofes jurídicas Que eu digo que é do meu processo Prescrever Porque não houve tempo hábil Para promover a minha responsabilização Quer seja em âmbito administrativo ou Até penal isso não tá certo não tá certo Eu quando entrar dentro de um veículo eu Tenho que ter a consciência de que Aquele espaço ali é um espaço de todos Eu tenho que cumprir com todas as Regrinhas estabelecidas E se eu errar ou Desafiar o sistema caso eu seja apego eu Tenho que responder o máximo possível Dentro de um de uma grande repercussão Né de punição mas não estar assim dentro Dessas circunstância que a gente se vê Hoje e por isso que esse ocorrem essas Questões esses sinistros aí né E aqui na Nossa região o Cláudio também sabe disso
O se deve acompanhar também muitas Pessoas utilizam o celular enquanto Estão Dirigindo né comodante com certeza Com certeza é eu gosto gosta de brincar Né Eu já falei isso daí outras vezes Eh embora a brincadeira ela é um pouco Interessante né porque o ser humano eu Digo que o ser humano é feito de tronco Cabeça e membros né só que NS tempos Para cá é tronco cabeça membros e Celular né ele não consegue ser Desvencilhado o celular mais só que Quando ele tá dentro de um grau de Atenção que é você dirigir e nós aqui Somos todos motoristas nós sabemos disso Você gera um foco você gera um grau de Concentração e uma direção teu Pensamento pra tua pra tua perspectiva Ao você tirar essa tua visão dali e Colocá-la dentro de um celular vai dar Um delay de 2 a 3 segundos isso tá Comprovado cientificamente que até você Retornar aqui passou 2 3 segundos 2 3 Segundos a 80 100 por hora você é o Tempo de uma batida né é o tempo de uma Batida é o tempo de alguém perder a vida Sofrer um trauma aí permanente Eventualmente né e assim voltando a Aquela questão da punição falta punição Severa pros motoristas eh a gente teve Recentemente um um policial militar Rodoviário atropelado na8 eh um morreu De uma forma trágica e a Punição né faltou fica contento n não
Fica contento a gente a gente saiu do do Do do julgamento assim com com com Sentimento não de injustiça porque ele Foi condenado ele er criminoso né né mas Falta uma punição mais Severa Comandante é é eu eu digo assim eh em alguns países Por exemplo você pega alguns Alguns Condados alguns estados do do do próprio Estados Unidos você tem lugares lá que a Pessoa ao dirigir embriagada ela vai ter 9 anos de suspensão da sua cng vai ter Vai levar vai ter uma repercussão de 9 Anos de consequência em facee daquela Conduta que ela cometeu claro que eu no Brasil por exemplo só um exemplo né da Da da questão da embriaguez ela fica aí Em termos administrativos 12 meses com a Sua carteira de habilitação suspensa Paga hoje em torno de R 3.000 vai pagar Uma fiança aí vou chutar são várias Relações Mas enfim R 2$ 3.000 Talvez né Faz tem tem algum procedimento judicial Ali que não chega ser ao mérito daquela Discussão e você dá por isso e tá está Praticamente resolvida ah toda a nossa Legislação tanto no âmbito Administrativo quanto no âmbito penal Para gerar ess essa punição a essas Pessoas se eu pegar e fizesse uma Química disso com todas os demais países Eu digo que nós temos uma excelente Legislação nós temos uma boa legislação Só que a legislação por si só ela não Não gera O resultado é há um mecanismo
De funcionar né Para que efetivamente Você detenha alguém dirigindo embriagado Leve ele até uma polícia judiciária haja O devido flagrante ou inquérito haja Devida persecução penal nível judicial Ministério mério público e haja a devida Execução daquela pena que foi proposta Para ele toda essa engrenagem esse Mecanismo no Brasil não é só no trânsito São em outras seas também tem uma certa Deficiência culturalmente ainda nós não Não estamos muito adaptados a fazer essa Engrenagem funcionar e o trânsito sofre Por isso a mesma morosidade do sistema Judiciário no na questão penal é mes tem Trânsito perfeito perfeito né Isso é Sistêmico isso é uma coisa que Infelizmente não é da noite pro dia que Vai se mudar né É temos que construir um Algo diferente porque me parece que tem Algumas coisas erradas aí né Essas essas Coisas erradas se nós persistir Persistimos persistirmos nela eh Con Certeza as próximas gerações vão pagar Caro por isso né E vão estarão Enterrando essas outras 30 pessoas em Jaraguá do Sul e talvez mais etc Comandante durante a pandemia muitas Famílias Se mudaram para Jaraguá do Sul Aqui paraa nossa região com isso mais Carros Também vieram para cá Uhum E Talvez a cidade continue crescendo né Porque ela oferece qualidade de vida Isso chama a atenção de muitas famílias
De bem que que querem um lugar melhor Para viver e criar seus filhos Existe Algum projeto de de expansão de de Fiscalização no trânsito como que Jaraguá do Sul deve se preparar então Para esse crescimento que a gente tá Tendo hoje isto eh quando a um um um Espaço público um município ou até um Estado ou até um país por não quando ele Cresce ele tem que tomar muito cuidado Que cresce em outras coisas que não são Tão republicanas assim também isso é Quase que um fenômeno natural né E você Tem que conseguir achar mecanismos que Para frear essas questões eh Jaraguá do Sul nós temos um problema sério de Mobilidade por questão geográfica né por Questão da taxa de motorização que é Altíssima também em Jaraguá do Sul 120.000 Veículos para em torno de de de 183.000 habitantes fora aquilas aquele Outro público que é transitório que Circula aqui dentro né quase um carro Por morador né quase um carro por Morador Então não vai ter via pública Que que que consiga né dar conta de de Toda essa demanda mas nós temos que Investir no transporte de massa tem que Fazer esse mecanismo funcionar Ah nós Temos hoje a a nossa empresa que ela é é é devidamente licitada no município faz O transporte público e tal já se Ventilou os senhores sabem disso né em Outros momentos que eventualmente
Fizéssemos uso da dos nossos Trilhos que Em vez de auxiliar na na mobilidade Urbana às vezes mais atrapalha né temos Que criar um sem número de mecanismos e Dizer né Para que o máximo possível Todos nós se assim conseguirmos né Eh Utilizarmos esses esses espaços públicos De forma sustentável do tipo precisa eu Ir 1000 M trabalhar com o meu carro ou Será que eu vou a pé ou de bicicleta né Então tem que rever esses conceitos e Nós conseguimos viver né Eh com Qualidade de vida dentro desse cenário E Essas pessoas que vem para cá se esses Espaços se esse todo do município Funciona e com certeza eles dançariam a O mesmo ritmo da música que o município Propõe só que para isso precisa ser Construído né Isso precisa ser né todo Dia é um conta gotas todo dia tem que Ser batido na tecla senão não vai Funcionar Major e assim Precisa de Incentivo né Precisa de um transporte Público barato barato precisa de um Transporte público eficiente precisa de Confortável de ciclovia ciclovia de Infraestrutura para incentivar as Pessoas a adotarem essas outras formas De mobilidade né perfeito Eh vamos então Quando a gente fala de ciclofaixa é Aquela faixa destinada à bicicleta do Lado da Via né e a ciclovia aquela um Pouquinho afastada da via que tem algum Alguma algum alguma divisória física
Digamos assim eh nós temos a nossa Via Verde por exemplo que eu acho que eh no Meu sentir e foi uma revolução pro Município porque é um espaço de Caminhada deu andar de bicicleta deu Correr então aí cidades elas não podem Ser feitas PR os carros elas T que ser Feitas para as pessoas pess Afinal a Existência do todo tem que ser como a Finalidade que é só as pessoas daqui a Pouco eu tô né humanizando os veículos e Né automatizando as pessoas e não pode Ocorrer isso você tira uma faixa do do Que você poderia usar uma uma ciclofaixa Ou uma um passeio maior para para você Colocar mais uma pista aí fica Complicado né ISO nós temos um exemplo Né que é é é até um pouco indelicado e Não tão entre aspas ético aí a gente Conversar sobre isso mas é um fato um Fenômeno está na imprensa também sobre a Nossa 280 ali né em que foi feita a Duplicação e não foi feita a passarela Então pensou-se nos carros e não pensou Na e as pessoas como elas vão atravessar Como elas Tinha pessoas tinham que andar Quase 5 km passar para outro lado ou Correr o risco de passar né correndo Então isso não é certo tem que ser Repensado esse conceito aí eu acho que Na sc401 em Florianópolis eles fizeram Uma revitalização um projeto e inclusive Tinha espaço para uma Ciclovia né Então vai fazer vai vai
Revitalizar vai vai fazer o espaço novo Mas você também tem que pensar tem que Pensar no ciclista no pedestre né tem Que pensar num todo né E e esse e esse Olha que interessante né Então tá bom E Se nós pararmos para pensar Vamos Colocar aí então desde 2000 e talvez um 210 para cá colocaríamos a linha de Corte aí né que criou-se uma neurose Também nos municípios e fazer ciclovia e Cicl faixa todo mundo tá andando Bicicleta uhum certo então perfeito pô Em termos sustentáveis excelente é algo Que gera uma mobilidade absurda é Saudável para todo mundo né não tem Poluição sonora não tem poluição Atmosférica né a pessoa é um um ser Humano diferente quem Andra de bicicleta Então você tem n fatores que contribuem Para isso mas você não educou esse Ciclista que quando tem porque eu vejo Na ciclo na Via Verde ali tendo a Ciclovia po Z ele anda na faixa de Rolamento então assim esse todo precisa Ser chamado atenção né É a conduta dele é tão ruim quanto aquele aquele pedestre Que passou a 2 m da faixa de pedestre Uhum E eu já ia falar isso pro pro Comandante porque a gente tá ali puxando A orelha do motorista mas agora a gente Tem que falar do pedestre né a gente tem Que falar do pedestre tem que falar Daquele que anda de de patinete de de da Moto elétrica patinete é um problemão né
Acho que tem muita velocidade né tá tá Crescendo muito tem muito patinete em Jaraguá a gente vê horário de pico É Muita gente indo pro trabalho voltando Você vê adolescente indo pra escola de Patinete de de de como é que tá essa Questão Comandante eh é importante que Que nem o s falou também que eles também Tenham essa educação que eles tenham Essa consciência também desde o pedestre Né porque a gente vê por exemplo e gente Saindo da escola gente saindo do Trabalho a faixa tá a poucos metros ele Quer ele quer atravessar aqui né não Quer andar mais um pouquinho para Atravessar se resguardando aí da sua Vida né então precisa dessa consciência Também do pedestre de quem usa esses Equipamentos né no trânsito perfeito é Se nós pararmos para pensar Então você Coloca aí alguns anos atrás Talvez Algumas décadas duas três décadas atrás A gente não tinha uma consciência Ambiental como temos hoje correto hoje Acho que nenhum de nós consegue sair ali Na rua e jogar um Papel de Bala na rua Você você tem um né um quezinho um Martelinho na tua consciência que bate Ali e diz opa tem algo de errado aí né e Isso foi construído a duras penas a não Estamos no Mundo Ideal Ainda não mas Você tem uma consciência coletiva para Com a questão de preservação ambiental Isso já tá bem estabelecido a nível de
Brasil tanto na na no espaço formal Escola quanto nos Espaços informais na Igreja igreja ali na na associação de Bairros etc mas para o trânsito ainda Não tem essa consciência para o trânsito Ainda o pedestre o ciclista o Motociclista o cara que dirige né um Transporte público o cara que dirige um Uber um táxi eh todas as demais pessoas Que na verdade ao final são os mesmos né Porque o motorista é o pedestre e o Pedestre é o motorista né eles ainda não Foi batido nessa tecla de consciência Coletiva de que ele efetivamente tem que Né chamar um ter um pouco de atenção Para com algumas questões do trânsito Senão tem consequências isso aí e Voltando a eu queria fazer uma boa Observação sobre patinete sobre tem Patinete que não é patinete tem tem tem Uma grande confusão nisso tudo né Major Isso Isso é uma grande confusão é é uma Novela assim de vários capítulos ainda Sabe mas ela já já deu uma luz no fim do Túnel que já tá sinalizando para uma Certa organização social precisa eh Reputo que isso precisa porque nós Estamos falando por exemplo o que Aconteceu então Eh nós tínhamos lá Bicicleta elétrica depois da bicicleta Elétrica alguém visualizou aquela Patinete daquele conceito antigo que era De propulsão humana visualizou motorizar Ela ou enfim colocar alguma coisa que
Movimentasse ela de forma mecânica ali e Alguns outros né até de de alguns outros Países trouxeram para nós uma invasão de Alguns veículos que eles são tem o nome De patinete Mas eles são do tamanho de Uma moto e desenvolve em torno de 60 Km/h e daí você convulsiona todo esse Espaço público todas essas regrinhas que Estavam estabelecidas imagine né aquelas Grandes patinetes que aqueles Pneus Largos andando né sobre uma calçada um Passeio dividindo esse espaço com o Pedestre com a criança com o cadeirante Né Eh claro que tem muitas pessoas eu Até resido num determinado bairro aí Próximo de uma uma grande empresa e acho Muito interessante que tem algumas Pessoas indo ao trabalho com esse com Essa forma de mobilidade isso é Sustentabilidade né mas eu preciso achar Mecanismos eh normativos e nós tivemos Algumas confusões normativas no passado O ano passado ela estava um pouquinho Mais estabelecida e tá um pouco mais Clara ainda de que daqui uns dias algo Do tipo que Desenvolva a a alguma Velocidade que tenha uma forma de Mecanismo de acionamento dele se ela for Dentro desse sentido precisa ter 18 anos E precisa ter placa senão não pode senão Vai ser considerada igual é uma patinete Né E daí se tiver placa é um veículo Automotor e tem uma forma de circulação E se for uma patinete Daí pode ser
Ciclovia ciclofaixa ou compartilhamento Né no próprio espaço público até Eventualmente na faixa de rolamento mas Também no próprio passeio que seria na Calçada né na calçada né é esses tempos Eu infelizmente eu quase bati numa das Essas motos né esses patinetes motos Enfim não não vou entrar no mérito do Que é né mas o cara ele simplesmente Saiu Da da ciclofaixa e ele invadiu o a pista De rolamento e eu mal tive acho que o ABS salvou um pouco ali né porque eu fui Pego de surpresa e quase bati no cara e às vezes o cara tá com um Equipamento né falho da um capacete né é Vagabundo ali porque o cara acha que não Precisa né não precisa um capacete Alguns nem usam capacete alguns nem usam Né então a gente fica meio rioso né Quando Lógico né a gente sempre tem que Ter a atenção mas quando chega perto de Um negócio desses eu já fico já meio Receoso para ver se o cara não vai fazer Uma besteira né É É realmente ele é um Problema né Essas regrinhas para com as Patinetes a bicicleta em especial ela Elas precisam estar bem Claras né porque Nós estamos colocando nesses espaços né Pessoas com esses equipamentos digamos Assim circulando e competindo com os Veículos e e esses serão naturalmente os Mais frágeis né Eh a gente brinca né que O nariz de um tanto de um motociclista
Mas em especial de de um ciclista ou até De um cara que anda de patinete é o Para-choque Né o naiz dele vai ser o Para-choque então assim você vê o nível De trauma que gera esse sinistro ao Final né bastante grande se você deixar Isso sem essas regrinhas e precisa ser Estabelecido algumas regras eh isso foi Muito confuso desde então hoje tá um Pouco mais claro mas ainda coloca por Exemplo pro município discutir isso daí Caberia ao município dizer assim que uma Pessoa de 17 18 anos não poderia dirigir Ou somente a partir de 12 ou enfim hoje Pode de um ano até quantos anos quiser Dirigir bário fez uma uma limpa nisso né Fez uma grande Mobilização acho que é um exemplo né Porque porque tem aquele calçadão e todo Mundo né compartilha aquilo ali né e Assim é é é não tem como ter um espaço Democrático sem organização né ISO sem Organização sem fiscalização sem Cobrança sem educação sem sem você ter Uma vontade também de fazer isso Acontecer né tanto dos órgãos públicos Quanto dos órgãos privados né Porque só A voz do órgão público também não não Vai adiantar Muito precisa ter por Exemplo as empresas ter um engajamento Acho que nenhuma empresa quer que o seu Funcionário saia da casa até o seu local De trabalho ou do local de trabalho até A sua casa e se envolva num sinistro
Acho que ninguém deseja um prejuízo Econômico econômico inclusive né tanto Humano quanto econômic muita gente Muitas famílias perdem os os provedores Eh muita gente eh que tava ativamente Trabalhando se torna eh se torna enfim Tem um passivo social né atrás disso Muito sério isso isso isso mexe com a Vida das pessoas né clar pessoas que Perdem a perna que ficam com cadeirantes Que que eventualmente em razão da lesão Fique se meses parado Olha o transtorno Que dá e não é só para ele porque o Familiar dele tem que ficar junto com Ele então assim é um sem número de Fatores né periféricos a esses problemas Isso precisa ser bem claro como que isso Vai circular O que é de fato uma Patinete agora o conceito dela tá um Pouquinho mais claro até então ela tava Confuso né E nós precisamos est estar Atentos a isso daí Porque senão a a a Sociedade ela é um algo que precisa Sempre estar so controle no bom sentido O controle né controle social que eu Digo para não virar uma balbúrdia né Senão tem volta ao estado natural com Anes pra gente encerrar eh as cidades Conforme elas vão crescendo a gente tem Os agentes de trânsito hoje jarg a gente Não tem né Nós temos as câmeras de Segurança que monitoram bastante as vias Da cidade eh existe essa possibilidade Mais paraa frente mais pro futuro com o
Crescimento da cidade a gente ter agente De trânsito fiscalizando as ruas Porque Nas grandes cidades a gente vê que isso Acaba inibindo um pouco né não que isso Vá resolver o problema que quando você Vê um agente de trânsito você já fica Ass vou andar na linha aqui porque eu Não quero pegar uma multa né perfeito Existe essa essa possibilidade tá então Eu vou colocar a minha Perspectiva ela é eu tenho assim algum alguns pontos Favoráveis e alguns que eu reputo que Merecem uma reflexão né eu favoráveis no Sentido de que toda a fiscalização ela é Bem-vinda né Toda a fiscalização ela é Bem-vinda sociedades que são um Pouquinho mais organizadas mais Desenvolvidas em vários fatores Sobretudo sociais a gente vê que elas Investiram bastante na fiscalização Fiscalização em todos os sentidos né na Punição na e toda toda essa sistemática Voltada a a a a fiscalizar a Efetivamente punir as a esses infratores Isso funciona de uma forma mais rígida Mais mais rígida então assim nesse Sentido seria muito bem-vindo a a essa Guarda municipal essa guarda de trânsito Mas eu faço um parêntese nisso né a Sociedade ela tem que parar pensar Refletir e decidir se é isso que ela Quer mesmo no sentido de que será que eu Quero pagar mais esses 30 40 ou 50 qual
Seria o tamanho de efetivo que eu teria Que colocar aqui no município tinha que Dar uma pensada nisso Uhum é esse Efetivo Se for para trabalhar só no Horário comercial daí não adianta vai Ter que trabalhar dia 31 de dezembro a Meia-noite entendeu tem que trabalhar de Noite de madrugada a a a nossa atividade De Polícia Militar hoje ela é diuturna e Não é fácil você estar nos três turnos De trabalho de uma empresa digamos assim E estar com o efetivo apostos para Atender toda a demanda possível você tem Questões de comunicação você né Por Exemplo se eu colocar dois guardas Municipais aqui em Jaraguá do su preciso Colocar dois rádios de comunicação em Cada um deles né Eu tenho um passivo ali Porque ele é um funcionário público que Vai ter um um recebimento salarial eh Ele vai vai ter uma questão Previdenciária ao final né Eh eu tenho Veículos que eu tenho que colocar à Disposição dele então eu tenho que fazer Todo uma sistemática né de de de apoio Logístico para fazer isso acontecer isso Tem um custo é um investimento né é um Investimento e e é muito alto esse Investimento n fazer Segurança Pública Não é brincadeira não adianta eu colocar Aqui em Jaraguá do Sul um ou dois Guardas municipais ou de trânsito só Para dizer que tem que não vai adiantar Né não vai adar Aqua coisa né com Será
Que eu preciso de uma pessoa para est me Mostrando aquilo que eu já sei que é Necessário fazer alguém falha você tem Que andar na linha você não pode não Pode passar do limite de velocidade vai Dobrar dá seta o celular não use o Celular na hora que dirigindo será que é Necessário alguém tá ali me cutucando me Dizendo que eu preciso fazer a educação Deveria estar com todos nós n educ é o Segredo da do sucesso né se nós um dia Pararmos efetivamente investirmos Seriamente na educação com certeza Teremos esse esses bons resultados eu Tenho assim uma grande fé nisso eu Acredito né que a educação é o que Transforma aí sociedades que obtiveram Esses excelentes resultados mostraram Isso para nós não tem como sem você você Ter desenvolvimento você ter cultura Você ter bons resultados sem educação Não existe isso não é mágico uhum Comandante a gente quer agradecer muito Né Cláudio sua presença aqui nesse Podcast tão importante sobre segurança No trânsito espero contar com você mais Vezes aqui vai ser sempre muito Bem-vindo né Cláudio isso a gente sempre Procura discutir a segurança pública com Quem faz isso com quem tá tem Propriedade tem autoridade para fazer e O senhor com certeza é uma das pessoas Agradecemos muito a presença do Senhor Aqui nós que agradecemos em nome da da
Polícia militar em nome da Polícia Militar rodoviária também né a qual hoje Nós fazemos parte eh e nós estamos à Disposição pra gente promover um Trânsito seguro um trânsito saudável um Trânsito responsável um trânsito Sustentável né e a gente pretende um dia Por que não né pode ser um sonho pode Ser Talvez um dia não termos os 30 Mortes e nenhuma na verdade né morte e óbito em razão de uma violência Estabelecida no trânsito é possível Claro que é Temos que correr de atrás e Que possa diminuir tanto como os Homicídios que são poucos na nossa Região Com certeza e a gente fica Torcendo para que diminua com pelo menos Estarmos a cada ano numa decrescente né E a gente só tem a parabenizar aí a a o ACP né Por estar fazendo essa essa Programação aí porque me parece que ela é bastante oportuna né Tem três coisas Que todas as sociedades desenvolvidas né Investem na segurança na educação e na Saúde né e segurança Com certeza o Trânsito tá inserido dentro cerza seja Sempre bem-vindo e Conte com a gente Muito obrigado forte abraço então isso Gente a gente encerra aqui o terceiro Episódio do ocp segurança voltamos em 2024 até a próxima Até lá