O que VOCÊ NÃO SABE sobre RODOVIAS #Boravê
Ah, não, hoje não. Eu ia ligar, mas o pessoal foi
mais rápido. Bom dia, tá tudo Bem? Que que é isso? Que que você
está fazendo? É, eu vim responder Um chamado, você não estava com
problema no carro? Estou, mas nem Deu tempo de avisar ninguém.
Como é que você sabia que eu estava Aqui? Pessoal do CCO viu você
pela câmera parado aqui com o Capô aberto. CCO, câmera? É,
rapaz, você acha que é fácil Monitorar esses quilômetros
todos de rodovia? Tem um centro De controle operacional, o CCO
e lá o pessoal tem várias Câmeras espalhadas pela rodovia
pra ver se alguém está precisando De ajuda. Eita, nunca tinha
pensado nisso. Boravê? Hoje a gente vai descobrir o
trabalhão que dá manter uma das Maiores rodovias do Brasil
funcionando. É por isso que a Gente tá fazendo esse vídeo em
parceria com a CCR Rio SP que Administra a Via Dutra, o
trecho da BR-116, Que liga São Paulo ao Rio de
Janeiro e também a BR-101, No trecho conhecido como Rio Santos. Esse trecho de mais de Quatrocentos quilômetros da Via
Dutra é um dos mais Movimentados do país. São mais
de oitocentas mil viagens todo Dia por aqui. E quando fala de um
volume absurdo desses, Imprevistos acontecem. Em um
dia a CCR recebe mais de Setecentos chamados pra
resolver problemas que vão Desde uma pane mecânica até um
atendimento médico na rodovia. E Pra coordenar tudo isso, precisa
de muita organização, por isso Um dos primeiros lugares que a
gente vai visitar é uma espécie De cérebro da rodovia, o centro
de controle operacional, o CCO. Ele fica em Santa Isabel, mais
ou menos no quilômetro cento e Oitenta e quatro da rodovia.
Daqui eles fazem o Monitoramento de todas as
câmeras da rodovia. Desse lado Você está vendo São Paulo, aqui o
Rio de Janeiro, quando acontece Alguma coisa importante, eles
jogam pro telão principal. Aqui é feito o atendimento aos
clientes que entram em contato Pelos canais da CCR, 0800, chatbot. Eles Controlam a logística das
viaturas, os horários das
Equipes. O CCO funciona vinte e
quatro horas. São dois turnos Com trinta e nove pessoas
trabalhando em cada um. Se Precisar de ajuda externa,
também é por aqui que eles vão Chamar, Bombeiro, Defesa Civil,
Polícia Rodoviária Federal, Cetesb. Uma função importante do CCO é
passar as informações pro Motorista, as condições de
tráfego, se teve algum acidente E pra isso eles tem até uma
rádio, a CCRFM Rio SP que Funciona no 107,5 em toda rodovia. O tráfego está livre e a
condição da via é boa, rádio CCRFM. São cento e quatro câmeras de
monitoramento ao longo da Rodovia, elas são usadas
principalmente pra observar o Tráfego, mas também podem
servir pra identificar Acidentes e pra ajudar a
Polícia Rodoviária Federal. O Zoom varia normalmente entre um
e meio e dois quilômetros, mas Pode chegar a quatro
quilômetros. Além do Atendimento por telefone no
0800, eles têm um Chatbot em que o motorista pode
pedir informações, solicitar um Resgate pelo aplicativo de
mensagens. Olha que legal, aqui Eu consigo mandar minha
localização. Também posso Informar sobre algum problema
que eu vi, quem atende é um Robô, mas se tiver alguma
situação mais séria, o trabalho é passado pra uma pessoa. Todo chamado começa no CCO e aí
se for preciso ir até o lugar Da ocorrência eles vão passar
um recado via rádio pra base Operacional mais próximo. A CCR
tem uma base a cada quarenta Quilômetros de rodovia e por
causa disso o tempo médio de Resposta é de menos de quinze
minutos. São mais de quarenta Viaturas, carro, moto, guincho,
caminhão pipa, veículo pra Transportar animais.
Recentemente, a CCR desenvolveu Esse veículo aqui que é chamado
de VIA, veículo de inspeção Articulado, é uma espécie de
guincho reboque que vai Acoplado a uma viatura
convencional. Com isso, eles
Conseguem levar o carro do
cliente já no primeiro Atendimento, isso é legal
porque aumenta muito a Segurança, a pessoa fica menos
exposta ali ao perigo na beira Da rodovia. É um veículo que
atende às necessidades e muito Mais rápido que um guincho
plataforma no caso, né? Uma Pessoa só capacitada ela exerce
todo operacional, a gente solta A rampa, baixa a rampa, estica
o cabo, o redutor e aí forma o Cliente ainda está na direção
do veículo dele e a gente assim Aciona o botão na remoção do
veículo. O veículo ele é Removido até o próximo posto,
local de segurança para o Cliente. Ao longo da rodovia
tem vários desses equipamentos Que eles chamam aqui de PMV,
painel de mensagem variável. Eles servem pra mostrar
condições de trânsito, Acidentes e até campanhas. O
legal é que as mensagens são Colocadas a distância. Recentemente a CCR Rio SP
também ficou responsável por Administrar a rodovia
Rio-Santos e o objetivo é levar Pra ela as modernidades que a
gente já tem na Via Dutra. E o Novo contrato também prevê
instalação de novas tecnologias Nas duas rodovias, por exemplo
Dutra cem por cento iluminada e Rio Santos iluminada nos
trechos urbanos, acesso ao Aplicativo da CCR pra clientes
mesmo onde não tem sinal de Celular, monitoramento completo
da Dutra com quinhentos e vinte Câmeras de circuito fechado de TV e
mil duzentos e oitenta e duas Câmeras de detecção automática
de acidentes e ainda o free flow, que é um Novo sistema de cobrança em
rodovias sem precisar existir As praças de pedágio. Ó, eu aposto que você não fazia
ideia da quantidade de coisa Envolvida pra fazer uma rodovia
desse tamanho funcionar. A Verdade é que quando a gente
viaja, a gente quer chegar em Algum lugar e não presta muita
atenção no caminho, mas pra Isso mudar, basta um pneu
furado, um problema mecânico, Um congestionamento. Aí dá pra
entender rapidinho porque é Importante ter alguém olhando
pra gente. E depois de fazer
Esse vídeo, dá muito mais
segurança de andar por aqui, Sabendo que a CCR Rio SP tem
uma equipe fera e um monte de Tecnologia pra cuidar do nosso
caminho. Ainda bem, porque eu Sozinho não ia conseguir sair, não. Curtiu ver o trabalho do
pessoal nas rodovias? Dá uma Olhada no Boravê anterior em
que a gente mostrou o que Acontece nos aeroportos.