O que pode ter causado a destruição do submarino Titan
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O que pode ter causado a destruição do submarino Titan

E para conversar um pouquinho com a Gente sobre esse trágico acidente vamos Receber agora ao vivo o engenheiro Especialista em riscos e segurança Gerardo Portela vamos lá deixa eu Colocar ela aqui pra gente conversar um Pouquinho sobre esse trágico evento de Hoje gerado Portela muito bem-vindo ao Olhar digital News novamente Boa noite Nos acompanhando Portela agora já se sabe que o que Provavelmente Aconteceu foi uma implosão do submarino Que pode acarretar esse tipo de acidente A gente tem informação algumas Evidências agora já permitem a hipóteses Mais plausíveis mas razoáveis né então Por exemplo houve um corte de Comunicação com uma hora e 45 Justamente quando eles estavam chegando Nas profundidades maiores né então e Depois de tantos dias né já quatro dias Nós temos já evidências localizadas né De partes do subversível Então é isso é Possível porque o Zé rvs que são Veículos operados remotamente conseguem Chegar até o local com câmeras de alta Resolução faróis e consegue localizar Inclusive manipular esses destroços Então Muito provavelmente durante O percurso Inicial ali por volta desse Horário de uma hora e 45 Algum dano estrutural ocorreu e e eles

Perderam a integridade material Estrutural então infelizmente é um tipo De acidente em que a pressão do mar Acaba Colapsando A cápsula o submarino aí no caso o Subversível e é um acidente catastrófico é praticamente não há reação nenhuma é Quase que a gente instantâneo porque Muita pressão É muita pressão são 4 mil Metros de profundidade Fazendo assim uma comparação como se Fosse uma lata né de refrigerante Esmagada por uma prensa Então é assim Algo muito Radical e isso é causado geralmente por Alguma fragilidade na estrutura Pode ser falha de fabricação ou por Falha de projeto Agora a portela nessa comparação que Você fez da pressão é como se fosse uma Explosão ou não é realmente a pressão Que que destrói o objeto não não é Explosão é uma implosão a explosão Acontece por exemplo quando você tem uma Cabine de um avião porque o avião tem Mais pressão no interior dele do que Fora fora a pressão tá baixa agora No subversível ou Submarino é a pressão Externa é muito maior do que a pressão Enteada Então vamos dizer assim a Engenharia trabalha para manter aquela Pressão atmosférica dentro do Subversível para ficar habitável mas

Externamente a pressão é Impossível de um ser humano sobreviver a Ela Então se houver qualquer falha Estrutural é primeiro vai enfraquecer a Estrutura e ela vai começar a amassar e E rapidamente ela vai se desfazer e as Pessoas infelizmente não vão ter tempo Sequer de reação porque é a água na numa Profundidade como essa é como se fosse Rocha concreto então é um esmagamento Que ocorre agora obviamente que vamos Ter ainda muitas investigações sendo Feitas né sobre esse acidente Mas você Diria que houve alguma falha no projeto Tendo em vista que o Titãs eu acredito Que já tenha feito essa essa viagem acho Que quatro vezes ou cinco não me Se não Me engano mas você acredita que houve Algum defeito de projeto Há muita muitos questionamentos e vários Especialistas em relação a esse projeto Porque ele não passou por aquilo que é Mais tradicional na área marítima de Segurança marítima que é a avaliação de Uma certificadora ou sociedade Classificadora dependendo do da situação Mínimo seria uma certificação ou seja Esse equipamento ele não foi Classificado por aqueles que que Sabem fazer isso testar e dizer isso é Um submarino isso é um subversível isso é um graneleiro isso é um petroleiro é Assim que funciona a indústria naval Você precisa classificar embarcação para

Que elas sejam autorizada a trabalhar Com determinado fim infelizmente Eles Chegaram até a fazer um certo desdém Chegaram a citar os nomes das Pacificadores e chegar a falar nós não Precisamos porque a gente faz melhor e Isso é uma prepotência porque O desastre que eles foram observados Destroços do Titanic justamente eles Estão lá porque houve naquela época não Havia esse cuidado todo que se tem ao Longo desses anos todos após acidentes Então houve uma aprendizado mais de Certa forma de uma maneira assim Lamentável a gente assiste a negligência Sendo repetida Mais de Um século depois Porque não foram seguidas as normas as Recomendações de segurança e confiou Centralizou muito as decisões foram Centralizadas porque é uma mesma pessoa é o dono da empresa uma mesma pessoa é Um investidor é o tripulante quando você Concentra muitas decisões Então é os Outros vão perdendo poder inclusive os Analistas de risco eles como convencer o Dono do financiamento dono do Equipamento dono quem vai operar Então Essas pessoas Acabam Se enchendo um pouco de Prepotência e passando da linha do Técnico científico infelizmente Do desconhecimento pois é agora na sua Opinião nós já temos tecnologia avançada

Suficiente para o ser humano e a tamanha Profundidade ou seja ou ainda precisamos Evoluir muito Hoje nós temos manobras que são feitas No leito Marinho pela indústria de Petróleo e gás Rotineiras nessa profundidade nós não Levamos pessoas até lá porque não há Necessidade que hoje você como rhv que São Subversíveis não tripulados mas com Braços robóticos com câmeras de alta Resolução com umbilical o que não tinha Nesse dispositivo que é umbilical Umbilical é um cabo é que é um cabo Multifunção que ele tem várias Utilidades ele consegue transmitir Fluidos consegue transmitir ar consegue Transmitir dados e essa interligação Permite rapidamente detectar o que tá Acontecendo lá então eles não utilizaram Umbilical umbilical é algo muito caro Eles economizaram as informações que nós Temos em vários aspectos e ousaram em Materiais de pouca experiência com eles Nesse tipo de profundidade que é a fibra De carbono misturado com titânio e ainda Provavelmente com plástico de alta Resistência para escotilha que era Pequena de 50 cm Imagine as pessoas que Estavam ali iriam olhar por alguns Minutos por um por um por uma escotilha De 50 cm a maior parte do tempo elas Iriam olhar para a Telas porque por

Telas que eles conseguem olhar pelas Câmeras dada dificuldade de você ter Escotidos porque são pontos frágeis Então o questionamento que eu faço não é Só ao projeto mas o gerenciamento de Risco propriamente dito porque a gente Precisa aceitar riscos na vida a vida é Um risco no dia a dia e você precisa Superá-los mas não todos você precisa Descartar os riscos de você não precisa Passar para dar atenção aos riscos Importantes aqueles que você precisa dar Atenção e aí nesse caso eles Negligenciaram e aceitaram vários riscos Ao mesmo poderiam usar uma cápsula mais Evoluída com ácido carbono com material De titânio por completo e e poderia Submeter isso a uma sociedade Classificadora então foram diversas Falhas de gerenciamento de riscos e Assumidas por pessoas talvez que por Desse conhecimento ou por excesso de Confiança acabaram sendo vítimas dessas Decisões equivocadas agora gerado antes Da gente encerrar os destroços né do Submer do submersível foram encontrados Por um robô eu queria que você Comentasse um pouco com a gente como que Esse robô funciona O veículo operado remotamente Então Existe um navio de serviços são vários As plataformas de petróleo no Brasil Possuem a ver navio de serviço no Brasil Possui e no mundo inteiro então eles

Ficam no navio no convés principal e Quando a necessidade ele é lançado ao Mar mas com um milical que é aquele Aquela aquele cabo de conexão com todas As utilidades ele vai descendo e ele não é tripulado Quem opera o RH fica numa Sala de controle eu já tive a Oportunidade e a honra de estar numa Sala como essa operando um errov Acompanhando a operação de maior ver e Você consegue chegar lá embaixo com os Braços robóticos com câmeras de alta Resolução e Praticamente fazendo até melhor o que Faria um mergulhador porque os braços Robóticos são dotados de motores de Hidráulicos que conseguem mover coisas Pesadas de pedaços pesados por isso eles Conseguiram encontrar e mover essas Destroços é realmente quase que Manipular entre aspas através do braço Robóticos e conseguiram Confirmar que se que se tratam de partes Do mercível que estava perdido então o Ruv é o Brasil usa muitas tecnologias Graça indústria de petróleo e gás bem Desenvolvida e vários países do mundo é Um equipamento caro a operação é cara A Hora é cara mas ele pode ficar 24 horas Trabalhando porque ele não tem uma Pessoa lá dentro e você consegue Alimentar com energia com uma série de Cores por causa de umbilical agora é Mandar uma cápsula como essa você

Tem uma confiabilidade Apurada sem passar pelo crivo de uma Sociedade classificadora eu acho que é Um risco desnecessário nós podemos sim Alcançar o fundo do mar por outros meios Indo um pouco mais devagar talvez Gastando um pouquinho mais é de uma Forma que não põe em risco a vida humana Pois é lamentável não bom gerado Portela Mais uma vez Muitíssimo obrigada pela Grande participação trazendo tanta Informação aqui para gente muito Obrigada viu Muito obrigado todos os Sermos bastante equilibrados na gestão Dos riscos do nosso dia a dia e nas Grandes decisões corporativas Pois é pessoal tá aí falamos com Geraldo Portela que Engenheiro especialista em Riscos e segurança que nos blindou com Tanta informação sobre esse trágico Acidente

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