O granizo é o pior inimigo dos aviões, e aqui está o porquê

O granizo é o pior inimigo dos aviões, e aqui está o porquê

Bem-vindo a Bordo aqui é o seu Comandante e tenho algumas informações Sobre o nosso voo de hoje era para ser Um voo normal de um Airbus 312 da British Midland airways de Chipre para Grã-bretanha tudo aconteceu em 26 de Maio de 2003 a última coisa que os 213 Passageiros e oito tripulantes esperavam Era que uma tempestade de granizo Atacasse seu avião no entanto isso Aconteceu quando eles estavam se Aproximando de Manchester na Inglaterra O tempo ficou muito ruim com granizo Enorme e pedaços de gelo no ar os Passageiros que optaram por não colocar O cinto de segurança foram jogados de Seus assentos avião em perigo ele Despencou e começou a chacoalhar houve Pânico a Bordo como os passageiros Lembraram mais tarde todos ficaram fora Dos assentos por alguns segundos e Ficaram presos no teto o piloto que Tinha 20 anos de experiência de voo Nunca havia passado por uma situação Semelhante antes mas fez de tudo para Salvar o avião e os passageiros eles Aterrissaram no aeroporto de Manchester Com um atraso de 30 minutos todos a Bordo ficaram muito felizes e Agradeceram a tripulação todos Sobreviveram sem ferimentos Significativos os serviços do aeroporto Inspecionaram o avião após o pouso Descobriu-se que o granizo havia

Danificado bastante o nariz e o Para-brisa do Airbus mas todos os Sistemas internos estavam perfeitamente Bem anos depois em outubro de 2022 uma História semelhante aconteceu com o voo Da latan Airlines Paraguai ele estava Transportando 48 passageiros de Santiago Do Chile para unção quando uma grande Tempestade de granizo interrompeu o Plano os passageiros compartilharam Vídeos da cabine que pareciam um cenário De filme de terror o avião estava Tremendo muito e relâmpagos brilhavam do Lado de fora felizmente ninguém se feriu E o avião fez um pouso de emergência bem Sucedido no Brasil assim como na História do voo do Airbus britânico o Granizo intenso deixou um buraco aberto No nariz da aeronave e quebrou o seu Para-brisa Portanto o granizo é Obviamente muito perigoso para os aviões Quando ele quebra o para-brisa os Pilotos têm de lidar com chuva e Ventos Muito fortes o granizo amassa as bordas Das asas e da cauda O que significa que Diminui a sustentação e torna o avião um Pouco aerodinâmico é por isso que ele Precisa voar mais rápido do que o normal Para se manter no ar em situações Extremas o granizo pode até mesmo fazer O motor pegar fogo ou interromper Gravemente os sistemas do avião e Colocar em risco a segurança do voo Outro fenômeno natural do qual os aviões

Não gostam muito é uma tempestade a Decolagem e aterrissagem já são as Partes mais perigosas do voo mesmo em Condições normais e uma tempestade as Torna muito mais arriscadas as micro Explosões que as tempestades trazem Consigo podem fazer com que o piloto Perca o controle do avião se a Tempestade de pegar o avião em plano voo As coisas não serão tão ruins as Aeronaves modernas são projetadas para Resistir a condições climáticas adversas Os pilotos também Podem subir a uma Altitude segura acima da Tempestade ou Voar ao redor dela Pous ou não pousar Diretamente em uma tempestade depende da Gravidade dela se for uma tempestade Forte com micro explosões o avião poderá Se chocar contra o solo em alta Velocidade devido a uma forte corrente De ar descendente eles são barulhentos e Mal humorados e são o pior pesadelo dos Pilotos Não estou falando de passageiros Barulhentos mas de vulcões em 24 de Junho de 1982 o voo no da british airways estava Indo de Londres he para auckland com Cinco paradas o caminho Mumbai shenai Kual Lumpur perf e Melbourne o Boeing 747 chegou a kual Lumpur sem Problemas a maioria dos passageiros Estava Exausta Depois de toda a viagem a Tripulação no entanto estava cheia de Energia pois só embarcou em Kuala Lumpur

As condições de voo eram perfeitas e Tudo prometia um voo tranquilo de 5 Horas quando o avião atingiu a altura de Cruzeiro a tripulação notou uma fumaça Estranha saindo dos respiradouros no Nível do chão em seguida os pilotos Notaram um fenômeno super intenso de Fogo de Santo Elmo bem no para-brisa Normalmente trata-se de uma descarga Inofensiva de eletricidade estática em Uma superfície metálica e os aviões Assim como os navios passam por isso Regularmente mas os rares meteorológicos Não estavam mostrando nenhuma Nuvem de Trovoada eles acenderam as luzes de Pouso e viram uma nuvem estranha Cercando o avião decidiram continuar o Voo mesmo mesmo assim mas a fumaça Chegou à cabine de passageiros o ar Estava ficando mais espesso e cheirava a Enxofre e então alguns passageiros da Janela notaram que os motores estavam Azuis brilhantes com algumas luzes Brilhando através das paz do ventilador A temperatura bordo estava subindo em Seguida os motores se queimaram um a um Em questão de minutos o avião começou a Planar os pilotos decidiram aterrar nas águas do Oceano Índico pois sabiam que Não conseguiriam atravessar as altas Montanhas da Costa de Java E aterrissar Lá o capitão Informou os passageiros Sobre o que estava acontecendo eles Permaneceram calmos apesar da notícia

Desoladora aterrissar na água sim seria Extremamente arriscado Mas de repente os Motores voltaram a funcionar um após o Outro os pilotos conseguiram voltar à Altitude normal de voo mas um dos Motores falhou novamente e a tripulação Decidiu pousar no aeroporto mais próximo Quando se aproximaram do aeroporto os Pilotos não conseguiam ver nada pois o Para-brisa Parecia ter sido jateado com Areia o equipamento de pouso falhou e Eles tiveram que pousar a aeronave Manualmente apesar disso tudo correu bem E todos a Bordo estavam sãos e salvos Mais tarde descobriu-se que eles tiveram Que passar por essa aprovação porque Voaram em uma nuvem de cinzas vulcânicas Deixadas após a erupção do Monte Gal Gang as cinzas estavam secas e por isso Nenhum radar meteorológico conseguiu Detectá-las essa nuvem de cinzas entupiu Os motores e raspou para Abir quando as Cinzas entraram nas câmaras de combustão Elas derreteram e grudaram em seu Interior e foi assim que os motores Desligaram quando avião saiu da nuvem de Cinzas os motores esfriaram as cinzas Derretidas se tornaram sólidas se Soltaram e os pilotos conseguiram Reiniciá-lo essa história é uma grande Prova de como as nuvens de cinzas Vulcânicas são um grande perigo para Aviação os pilotos devem evitá-las por Todos os meios pois essas nuvens que são

Difíceis de distinguir das nuvens comuns Reduzem a visibilidade danificam os Controles de voo e causam falhas nos Motores a jato às vezes os voos atrasam Ou até São cancelados quando está muito Frio lá fora se o frio vier acompanhado De uma Nevasca o controle de voo pode Ordenar que a aeronave permaneça no solo E aguarde Até Que a tempestade de neve Diminua o gelo na pista também não é bom O trem de pouso de uma aeronave não é Nada parecido com as rodas de um carro e Não é possível colocar pregos nelas para Evitar derrapagens Além disso um avião Precisa desenvolver velocidades no solo Muito mais altas do que em uma estrada Comum para decolar com sucesso se a Pista de decolagem estiver escorregadia Com gelo o avião pode deslizar Facilmente o mesmo vale para o pouso que é ainda mais complicado em condições de Congelamento pois o avião está em um Ambiente muito menos controlado e se Move em velocidades ainda Maiores em 2015 um voo da Delta Airlines Pousou no aeroporto lag Guardia em Nova York durante uma tempestade de neve e Saiu do controle a pista 13 do aeroporto é complicada para os os pilotos Mesmo Com tempo bom pois ela se estende Parcialmente sobre a água felizmente o avião que derrapou na Pista gelada parou momentos antes de Cair na Bahia ninguém a Bordo ficou

Gravemente ferido as condições Climáticas congelantes também podem Causar o acúmulo de geada e camadas de Gelo no próprio avião até mesmo uma fina Crosta de gelo sobre as asas de um avião Pode interferir em seu design delicado e Destruir a sustentação no entanto os Aviões podem ser descongelados a equipe Do aeroporto Geralmente os pulveriza com Uma solução especial que não permite que O gelo se acumule na aeronave o Combustível de aviação e o equipamento Que o bombeia também podem congelar se a Temperatura estiver muito baixa o Combustível congela 40º C negativos mas Isso só pode acontecer no solo antes da Decolagem em uma altitude de Cruzeiro as Temperaturas podem cair até a 57 GC Negativos mas como o líquido está dentro Do avião e queimando constantemente é Muito mais quente lá no solo Porém nada Impede que o combust se transforme em Gelo se isso acontecer o avião não irá a Lugar algum é claro

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