O caminhão misterioso de Chernobyl e a sua grande história!

O caminhão misterioso de Chernobyl e a sua grande história!

Entre 25 e 26 de abril de 1986 um reator nuclear da usina de Chernobil superaqueceu e explodiu a Explosão resultou na exposição de muito Material radioativo e deu origem ao Acidente nuclear mais grave da história Grande parte da Europa foi contaminada Com os principais países atingidos sendo Aqueles que hoje chamamos de Ucrânia Rússia e Belarus Recentemente o serviço secreto ucraniano Liberou documentos secretos do comitê de Segurança do estado da URSS conhecido como KGB sobre a tragédia De Chernobil os documentos estão Presentes no segundo livro da coleção Dossier Chernobil da KGB da construção Ao Acidente 229 documentos estão presentes E retratam os acontecimentos do período No início dos anos 70 até Novembro de 1986 o livro apresenta até mesmo Transcrições de conversas telefônicas na Usina nuclear de Chernobil durante a Noite do acidente também há uma cópia da Primeira mensagem após o acontecido Informações sobre o começo da Investigação do acidente pelas Autoridades de segurança do estado e Sobre a construção do sarcófago a KGB Supervisionou a construção da estação Nuclear em Ou seja a segurança industrial da Usina Foi garantida por membros da KGB da

República socialista Soviética da Ucrânia pessoas de confiança da KGB que Trabalhavam na usina precisavam Identificar ocorrências de negligência Ou roubo de materiais Por parte dos Trabalhadores violações de regras de Segurança contra o fogo e a radiação e Não cumprimento de normas para as Operações na usina também eram Supervisionadas Enquanto o ritmo da construção aumentava O número de ocorrências também cresceu Rapidamente com eventos do tipo Acontecendo a todo momento não demorou Para que se tornasse notável a Baixíssima qualidade de trabal na usina Alertas especiais vindos do departamento De Moscou dab para seus representantes Na Ucrânia nos anos de 75 e 76 indicaram Partes mal feitas das instalações de Trabalho é claro que tais condições Poderiam gerar grandes problemas no Futuro no verão de 75 um defeito ocorreu Na instalação onde ficava o Armazenamento de resíduos radioativos Que representavam uma ameaça ao meio Ambiente ao mesmo tempo os agentes Descobriram graves e inaceitáveis erros No projeto durante a instalação de um Compensador de pressão no eixo do reator Como notaram um problema cedo com Conseguiram evitar um acidente no ano Seguinte empregados receberam Informações sobre a entrega de canos em

Próprios para uso em que fosse colocados No encanamento de água das instalações Vários outros produtos com defeito Chegaram ao local da construção nos anos Seguintes oficiais da KGB regularmente Reportavam a falta de materiais de Construção e a falta de qualificação dos Trabalhadores da usina al uns alertas Mais graves chegaram a outras Autoridades russas informando o Aparecimento de rachaduras fístulas e Rompimentos em equipamentos os Documentos revelam que a inauguração da Primeira unidade de energia seria no Início de 76 mas não aconteceu por conta da falta E má eficiência dos trabalhadores um dos Primeiros eventos que apontaram para a Possibilidade de Um grande desastre Provocado pelo homem no local o ocorreu Em feveriro de 1979 na ocasião devido ao acionamento da Proteção automática do botão A5 a primeir unidade de eneria foiada o Motivo foi das principais Bomb de Culação que forem água parafar o reat a Culpa foi aunos do institut de projeto De leningrado que incluíram na Documentação um dispositivo de drenagem Com defeito durante as atividades de Contraespionagem em 1984 a KGB acumulou informações sobre a Presença de defeitos de projeto e sobre O nível extremamente baixo de segurança

Do reator nuclear Rbmk 1000 foram relatadas graves Deficiências na organização e condução Dos trabalhos de reparação na central Nuclear de Chernobil apesar do dinheiro Investido os reatores tinham As turbinas dos reatores 1 e do eram Excelentes E extremamente modernas porém Ambas tiveram uma construção muito cara Por isso para as turbinas dos reatores 3 E 4 materiais mais baratos foram Usados os novos reatores funcionavam bem Mas eram mais sensíveis às condições no Ambiente por terem sido construídos com Materiais mais baratos como resultado os Reatores sofriam com maior nível de Vibração dos suportes dos mancais Mancais são elementos de máquina que Servem como apoio fixo para transmissão Mecânica em elementos girantes como Eixos e Rolamentos logo os reatores Precisavam constantemente de manutenção E ajustes após algum tempo de uso para Isso os técnicos usavam sensores Avançados e técnicas de engenharia para Que os processos continuassem rodando no Entanto os reatores f ficavam Relativamente distantes um do outro e Não era possível compar equipamentos o Suficiente para que houvesse um material De manutenção para cada a solução Encontrada foi desenvolver um Laboratório móvel que poderia trafegar De um reator para outro a fim de que os

Engenheiros realizassem os ajustes aí Entra O Misterioso caminhão laranja de Chernoby mercedes-benz de classe LK foi Escolhido para desempenhar esse papel Ele era responsável por transportar um Laboratório móvel de vibração adquirido Pela união soviética da Suíça o veículo Era tão caro raro e tecnologicamente Avançado que era extremamente estimado Pelos trabalhadores os envolvidos no Trabalho sabiam que aquele laboratório Móvel era de vital importância para o Funcionamento da usina de Chernobil a Tecnologia do Mercedes era ocidental o Que não aparecia com frequência em Terras soviéticas O laboratório móvel saía de sua base na Cidade de carcóvia para percorrer a União Soviética em busca de turbinas que Necessitam de ajustes na vibração no dia 17 de abril de 1986 foi informado aos técnicos do Laboratório móvel que seria feito um Teste no reator 4 entre os dias 25 e 26 Por isso era preciso recalibrar a Turbina do reator a foi então chamada Para aquela que seria a última de suas Missões O grupo era formado pelos Engenheiros técnicos geor arov popov Alexander kabanov e Vladimir ivanov Savov além de um motorista o camião Entrou na sala de turbinas parou próximo à turbina de número o e os tripulantes a Oses o grup eculo

Quando aconteceu a explosão do reator 4 A situação ficou caótica e o veículo Teve avarias por conta de queda de Destroços no telhado os engenheiros Fizeram possível para salvá-lo além de Ajustar os funcionários na contenção do Incêndio entretanto tal ajuda fez com Que recebessem muita radiação Savenkov foi o primeiro a sentir as Duras consequências popov e kabanov Tiraram companheiro do local mas não Adiantou muito uma vez que as pessoas Que estavam passando mal ficaram Esperando ajuda onde também havia muita Radiação os três tripulantes do caminhão Foram algumas das pessoas mais expostas A radiação na hora do acidente ambos Permaneceram um dia no hospital de Pripiat antes de serem levados ao sexto Hospital clínico savenkov e popov foram Diagnosticados Doença aguda da radiação de primeiro Grau enquanto caban recebeu um Diagnóstico de terceiro grau os médicos Russos tentaram de tudo até mesmo Um Transplante de medula óssea mas não Conseguiram salvar a vida de todos Savenkov morreu em 21 de Maio e foi Enterrado em um caixão de chumbo popov Morreu em 13 de julho foi enterrado com Outras vítimas de Chernobil em um Cemitério de Moscou Felizmente caba sobreviveu após vários Tratamentos e voltou para a cidade de

Carcóvia o motorista de nome strukov por Incrível que Paris não recebeu nenhum Tratamento tempos depois o funcionário Desenvolveu algumas deficiências a morte De popov savenkov foi ocultada pelos Soviéticos por muito tempo como vários Outros detalhes do acidente as Autoridades insistiam que apenas 28 Pessoas haviam morrido na TR E queriam esconder os laudos de doença Aguda da radiação agora Voltando a falar Sobre o Mercedes o veículo foi retirado Da sala das turbinas para que Construíssem o famoso sarcófago sobre o Reator por conta da alta tecnologia e Importância do laboratório móvel várias Pessoas pensaram em reformar e Reutilizar o caminhão uma das ideias Envolvendo o projeto seria nomear o Laboratório com os nomes dos falecidos Em Engenheiros porém Era óbvio que o Mercedes laranja não poderia mais ser Utilizado de forma segura por conta da Radiação seu destino então foi o imenso Depósito de veículos de Chernobil o Acidente trouxe inúmeras baixas no Quesito veículos para a União Soviética De maneira que gigantescos Estacionamentos Fantasmas se formaram Nas proximidades atualmente Tais Depósitos foram fotografados No entanto nunca foi possível achar o Caminhão talvez autoridades tenham Utilizado para estudos a fim de copiar

Algumas de suas tecnologias ele também Pode ter sido desmontado bom são muitas As possibilidades mas o destino do Misterioso caminhão laranja talvez nunca Sabos 36 horas após a catástrofe a Região foi evacuada em uma área de quase 3.000 km qu ao redor foi designada como Zona de exclusão de Chernobil a Finalidade era isolar Definitivamente a Usina por causa disso todos tiveram que Deixar o local hoje pouquíssimas pessoas Voltaram a morar ali uma vez que os Níveis de radiação já abaixaram muito Cerca de 300 pessoas moram próximo à Zona de exclusão os níveis são baixos o Suficiente para serem considerados Abaixo do que seria perigoso para o ser Humano no entanto quanto mais perto da Usina maior a radiação fica há quem faça Passeios turísticos pelas regiões Abandonadas para isso é necessário Vestir trages especiais e ficar em um Período de tempo reduzido é claro que Com a situação política da Ucrânia Atualmente está muito mais difícil Realizar esses passeios quando for Novamente tranquilo viajar para o local Caso você queira conhecer Chernobil e Priat Será preciso contratar uma agência De viagens Especializada essas agências fazem Solicitações específicas para o governo Ucraniano e só podem prosseguir com a Viagem após autorização do estado da

Ucrânia você sabia que existe um nome Para aqueles que resolveram morar ali Perto os moradores são chamados de Samoel e geralmente São pessoas que se Recusaram a sair mesmo após o acidente Em 1986 Além de moradores a região Frequentemente recebe pesquisadores Trabalhadores diversos e militares esses últimos muito presentes nesse momento de Guerra por cont do alto risco devido à Exposição à radiação por muito tempo o Período máximo de estadia em Chernobil e Região é de 15 dias é claro que os Níveis de radiação do local não são Perigosos o suficiente para impedir a Visita de ninguém mas não é recomendável Ficar muito tempo próximo à Usina esse Conjunto de fatores faz com que as Cidades de lá realmente pareçam ser Cidades Fantasmas não há uma estrutura Adequada para os moradores e a qualidade De vida pode ser muito ruim para quem Resolve morar lá por isso mesmo com os Níveis não tão perigosos de radiação Ainda são poucos os que se aventuram Você precisa ser bem corajoso para se Tornar um samoel Qual a sua opinião o Acidente Você acha que a KGB e os Líderes Russos deram um outro fim ao Laboratório móvel do caminhão deixa aí Nos comentários até a próxima

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *