Máquinas Soviéticas Malucas Que Você Não Vai Acreditar Que Existem – Parte 2
De 1922 a 1991 a União Soviética Governou sobre uma vasta extensão do Mundo ocidental e se tornou incomparável Na arte projetar objetos massivos e Pouco convencionais na primeira parte Dessa série nós vimos os seus tanques a Laser monstros marinhos mecânicos e até As suas fortalezas voadoras mas aquilo Foi apenas a ponta desse iceberg Vermelho Titãs de guerra flutuantes e Submarinos voadores até o estranho Helicóptero triangular então apertem os Cintos camaradas porque nós estamos Prestes a embarcar em um passeio pelas Máquinas soviéticas malucas que você não Vai acreditar que existem Em 1959 o engenheiro britânico chamado Christopher cocker viajou de Dover até Caller em seu hovercraft levando muitos Acreditarem que ele havia desenvolvido a Tecnologia do Rover Craft por conta Própria mas a verdade é que o conceito De hovercraft foi criado na União Soviética lá em 1935 pelo engenheiro Vladimir depois de experimentos a Tecnologia de colchões de ar provou ser Eficiente no deslocamento sobre terrenos Difíceis como pântanos e manguezais Percebeu o potencial dessa invenção Então em 1937 um protótipo do L5 foi Criado o lança Torpedo Foi confeccionado Inteiramente de metal com o seu casco de Liga de alumínio uma cabine de vidro uma Torre de metralhadora e grandes
Barbatanas na cauda empolgado com o Sucesso desse protático decidiu levar o Seu experimento ao próximo nível mais do Que um veículo de assalto comum Ele Propôs a ideia de criar um Rover Tang Totalmente Era bem assustadora suas especificações Mostravam que a versão final teria 10 m De comprimento poderia até 25 cm e Contava com uma torre capaz de abrigar Uma metralhadora dois motores m25 iriam Fornecer 1450 HP de potência e pesando Pouco mais de 9 toneladas seria capaz de Atingir velocidades de até 120 km/h Levando em conta que tanques modernos só Conseguem se mover é uma velocidade Limite entre 72 a 80 km/h o Rover Tank Realmente quebrou a Barreiras mas Enquanto a velocidade o fazia ser um Veículo eficiente em praticamente todos Os terrenos ele tinha um contra de peso Para se manter flutuando o peso do Rover Tanque tinha que ser reduzido então o Seu caso tinha apenas 1,2 cm de Espessura e isso tornava um alvo fácil Pra artilharia anti tanque por conta Disso infelizmente nunca foi feito um Prata Tipo funcional entretanto em 1960 A pesquisa original Serviu de inspiração Para o desenvolvimento do update 760 o Novo protótipo era tudo que o Roberta Original sonhou em sério só que melhor Ao invés de metralhadoras ele tinha como Artilharia um canhão dois a dois oito de
73 MM e conseguia flutuar em uma altura Suficiente para evitar as minas antes Fazendo dele o veículo perfeito para Missões de reconhecimento no entanto a União Soviética caiu em 1991 antes que o Object 760 pudesse ser produzido cara Eles podiam usar os colchões de ar para Amortecer a queda Tanque delivery O design de tanques evoluiu muito Através dos anos e nada deixa isso mais Evidente do que dar uma olhada nessas Antigas caixas de sapato quer dizer Tanques da Rússia em 1911 pouco mais de Uma década antes da União Soviética Serem instaurada o tanque mendelie Ribinski foi Projetada dá para ver Porque eu confundi com uma caixa de Sapato não é mesmo mesmo sendo uma Caixinha de sapato de 13 m de Comprimento e 10 metros de largura o Veículo retangular com casca de 100 mm De espessura foi desenhada para Comportar 8 tripulantes que operavam um Canhão cané de 120 MM montada na frente Da unidade além de uma torre de Metralhadora no topo o caneta podia se Mover tanto pros lados quanto para cima E para baixo e continha um sistema Especial para absorver o coice no lugar De sua estrutura fixa original que era Bem sofisticado na época mas na verdade A parte mais sofisticada do projeto era O sistema de propulsão Além de usar uma
Esteira ele contava com o conjunto de Suspensão por questões pneumáticas que Permitia que cada roda fosse suspensa ou Rebaixada individualmente de acordo com O tipo de terreno isso quer dizer que o Tanque inteiro podia literalmente deitar No chão Se necessário se formando numa Fortaleza móvel Ah mas isso não é tudo Ele também podia ser combinado a um Dispositivo que permitia que a máquina Inteira se movesse sobre os trilhos do Trem então poderia se mover de forma Autônoma ou ser guinchado por um trem Então quer dizer que para uma caixa de de metal com uma arma amarrada na Frente Isso é realmente impressionante Menos quando você olha o peso do veículo Que chegava incríveis 173 toneladas se Você levar em conta que os tanques Modernos pesam mais ou menos 60 Toneladas esse mamute era quase três Vezes mais pesado super lento e difícil De manobrar por conta disso o projeto Nunca foi levado adiante os inventores Nunca conseguiram levantar fundos de Investidores do governo fazendo com que Esse projeto nunca saísse do Papel Bom Se você quiser fazer um protótipo menor E bem menos pesada Eu sugiro uma caixa De sapatas uma canudinho de papel e um Pouco de super Cola Em 1951 os Estados Unidos produziram um Protótipo de tanque chamado t42 pesa no 36 toneladas esse tanque de parte médio
Foi feito para ser uma versão bem mais Armada do Popular tanque m46 mas por Coincidência Soviético criado em 1930 mas esse Bad Boy era qualquer coisa menos mediana dá Só uma olhada no esquema do que teria Sido essa monstruosa máquina de 112 Toneladas o tanque t-42 superheim o Tanque era tão pesado que estima-se que O comprimento era de aproximadamente 18 Metros Enquanto sua largura é estimada Era de 3 m e 60 além de ter mais do que O dobro do tamanho e do peso de um Tanque padrão da época a característica Mais marcante desse mamute era o Incrível número de Torres de artilharia Montadas no veículo diversas esquemas de Armamentos mostram projetos com três Torres outros com até cinco e a maioria Tinha um canhão em 1910 1930 de 107 MM Como arma principal as torres menores Abrigava o armamento de 45 MM e até Cinco metralhadoras enquanto o casco Veículo tinha uma espessura de 89 MM na Parte frontal esse trambolho era Praticamente uma fortaleza ambulante Movida múltiplos motores a diesel Montados de forma e entregar uma Potência de quase 2.000 cavalos Considerando que a maioria dos tanques Modernos emprega entre 1.200 e 1.500 Cavalos Isso é incrível ainda mais para Um tanque que foi feita quase 100 anos Mas o problema é que tudo isso não foi o
Suficiente para fazer o tanque ser Prático a estimativa era que esses Motores pudessem fazer o tanque se mover Há mais ou menos 27 km/h mas essa era Uma precisão otimista com uma velocidade Mais plausível ao redor de uns 19 km/h Em uma situação favorável então mesmo Tendo esse armamento pesado ele deixou Muita desejar um aspecto mobilidade que Era uma qualidade muito importante para Os tanques da segunda guerra mundial Sério imagina só esse trambolho tentando Atravessar uma ponte levando em conta o Quão cara e complicada seria construir Um desses Esse mamute gigantesco nunca Saiu da pratico agora falando sério o T4-2 soviético faria o hormônio em uma Americana apareceram um carrinho de Brinquedo mas Enquanto os design soviéticos mais Malucos foram pensados com propósitos Militares pelo menos um deles foi criado Por uma aplicação um pouco mais Comercial o mais 2000 OK Espera aí eu já Não falei de um caminhão mas na primeira Parte da série lembra do caminhãozinho De 30 m de comprimento e uma tração de 24 por 24 é aquele não era o único Veículo que a menos que aftomobile zavat Ou mas estava produzindo durante o Regime Soviética em 1985 a empresa Começou a desenvolver mais 2000 também Conhecida como Perestroika um caminhão Reboque e sem articulado que causou um
Grande reboliço quando apareceu no Paris Mater show de 1988 diferente de qualquer Outro caminhão da época o mais 2000 era Construído com um design modular Isso Significa que o motor a caixa de câmbio E mesmo seus eixos eram construídos em Unidades acopladas que poderiam ser Trocadas e reconfiguradas para melhor se Adaptar ao serviço que ele precisava Fazer a carroceria do caminhão era feita De fibra de vidro e graças ao design que Reduzia a resistência do ar o veículo Atingir uma velocidade máxima de quase 130 km por hora depois do Sucesso O mais 2000 estava destinado a fazer uma Revolução no design de caminhões pelo Mundo afora só que apenas três anos Depois em 1991 a União Soviética caiu os Investimentos rapidamente secaram e a Mas simplesmente não conseguiu juntar Dinheiro suficiente para produzir o Caminhão os dois protáticos construídos Para o Paris matou show foram guardadas E permanecem até hoje Na minha humilde opinião eu acho que Design desse caminhão era mais Maravilhoso Quando o assunto é a história dos Helicópteros a União Soviética Com Certeza era a rainha indiscutiva do Ceasa nos anos 60 e 70 maior queria Dizer melhor por exemplo o meu 1026 é o Maior helicóptero já construída em Escala do mundo como a capacidade de
Carga de mais de 25.000 kg já a Humildetentor de diversos recordes Mundiais de maior carga transportada em Altitude mas nenhum desses monstrões se Compara ao meio V12 porque esse Literalmente o maior helicóptero já Construída bem Literalmente com uma Fuselagem de 37 m de comprimento e uma Envergadura de asa de 67 M entre as Pontas de seus dois rotores esse monstro Pesava mais de 76 toneladas E isso se Estivesse vazio apesar dos ser imenso Peso o rotor duplo movido por dois Rotores Turbo Etios b25f lidava uma Velocidade limite de 257 km/h e Autonomia para percorrer quase 500 km Ele foi feito para ser o helicóptero de Cargas mais pesadas do mundo sendo capaz De transportar mísseis balísticos Intercontinentais para serem escondidos Em regiões remotas mas o tinha muitas Limitações para começar era necessário Uma equipe de seis homens para fazer a Máquina voar e um cockpit com dois Andares para operá-lo a equipe era Constituída pelo piloto copiloto Engenheiro de voo e o engenheiro Eletricista no cockpit inferior enquanto Navegador e o rádio operador ficavam no Cockpit superior de onde a visibilidade Era melhor embora a produção tenha sido Autorizada em 1962 foram necessários Seis anos de testes para aperfeiçoar o Rotor duplo e quando finalmente ficaram
Prontos já não tinham mais uma aplicação Prática os recém-lançados o satélites Norte-americanos conseguiram encontrar Os locais de armazenamento dos mísseis Do espaço o que deixou a tática de Esconder os mísseis em lugares remotos Meio inútil ainda assim esse helicóptero Com tamanho de um avião nunca foi Produzido e apenas dois para táticos Foram feitas É parece que essa ideia não Decolou Enquanto o projeto de um helicóptero com Dois rotores principais era uma inovação Muito avançada para os anos 60 a ideia De ter três rotores principais é até Hoje considerada puramente loucura só Que essa ideia quase virou realidade Quando a União Soviética apresentou o Design conceitual do mil m32 no ano de 1982 É isso mesmo esse é um triângulo Isósceles com o rotor montado em cada um Dos vértices ao que parece esse Helicóptero de aparência Insana foi Desenhado para propostas militares sendo Uma espécie de transporte para carga Super pesadas uma espécie de grua aérea A carga pesando até 60 toneladas seria Transportada por Correias presas a cada Uma das três aeronaves que eram Interconectadas por três vigas as suas Vigas conectadas ao cockpit mediriam 40 M de comprimento enquanto que a terceira Viga teria 36 m de comprimento Cada uma Com espaço suficiente para guardar
Tanques de combustível e equipamentos os Rotores foram projetados para serem Alimentadas por dois motores Turbo eixo D136 cada um juntos os seis motores Trabalhando simultaneamente entregariam Ao mi-32 a potência de 60 intervalos Danda aeronave na autonomia de 1200 km e Uma velocidade máxima de 225 km/h para Uma máquina que foi criada por uma Criança no Minecraft não é nada mal o Projeto foi enviado ao conselho de Ministro soviéticos e ao comitê central Para aprovação Mas apesar das avaliações Uma aprovação oficial nunca foi dada Lamentavelmente O Mi 32 nunca chegou Sequer a fase de prototipagem e acabou Sendo apenas mais um arquivo de Conceitos mecânicos malucos dos Soviéticos Eu sei que ninguém perguntou 1.000 mi 32 fosse meu eu chamaria ele de Triângulo captrio vp6 Ok um helicóptero com três motores era Realmente uma ideia maluca mas com Certeza ninguém seria louco o suficiente Para projetar uma aeronave com mais Motores ainda ou será que seria é claro Que seria o projeto começou no Escritório e a no meio dos anos 60 Quando o projeto gdp6 propôs a Construção de um helicóptero Multifotores projetado para o transporte De cargas especiais o resultado o vvp Seis uma fuselagem de 49 m de Comprimento por 6 de largura
Aproximadamente as mesmas dimensões de Um bug 777 com seis rotores acopladas Esses rotores seriam movidos por 24 Motores Turbo Fan com 12 de cada lado e Quatro motores alimentando seis contra Rotores esses rotores seriam capazes de Retirar de maneira independente para Estabilizar Teoricamente tornando uma cauda Desnecessária mesmo assim o formato Alongado e desenho nada aerodinâmico Faria um helicóptero bem como um tijolo Todo torque gerado pelos motores Permitiria que ele carregasse algo ao Redor de 50 toneladas de carga perfeito Para acomodar 6 mísseis nuclear que Ficavam instantaneamente abrigados junto Com os aparelhos construídos para Lançá-los do próprio veículo Mesmo Durante o voo no entanto mísseis não Eram as únicas coisas que ele podia Transportar a plataforma acoplada podia Ser trocada permitindo transporte de Tropas suprimentos e até outras Aeronaves dependendo da Necessidade em Outras palavras essa coisa poderia ser Um aeroporto aviões igualzinho no filme Da Marvel Infelizmente esse projeto Soviético de Nick Fury teve o mesmo Final que o m32 e o m12 já que o destino Tinha outras planos para essa aeronave Magnífica e esconder mísseis já não era Tão necessário então é triste dizer isso Mas o vvp p6 nunca saiu do Papel bom
Pelo menos até mais tarde quando parou No filme dos Vingadores sh Você deve se lembrar que na primeira Parte dessa série nós vimos o M15 Belfogor que foi criado para substituir O velho porém confiável de plano A n2 Enquanto o projeto belfoger falhou em Decolar por diversos motivos ele não era A única opção para substituir o n2 ele Apresenta o a n14 o avião utilitário Movido a dois motores produzido em 1966 Ele foi feito para ser simples de Construir conservar e voar O único Problema era que o a n2 era bom demais Para esse serviço vendendo mais de 18.000 unidades na época com alguns Sendo usados ainda hoje mas ele estava Obsoleto e o soviéticos estavam Determinados a elevar o nível então eles Deram uma turbinada no n14 adicionando Algumas modificações e assim nasceu o a N14 sh Ah e sim aquilo é um imenso Colchão de ar acoplada debaixo do avião Em vez de um chassi com rodas esse Trombone tinha uma espécie de Rover Craft construir em sua parte inferior Isso com certeza melhor a capacidade de Aterrissagem se comparado ao a n2 Permitindo que ele até rezasse na água Em pântanos no gelo e em praticamente Qualquer lugar Mas às vezes não vale Trocar a simplicidade pela inovação os Pilotos de teste reclamaram que era Preciso saber manobrar aeronave enquanto
Ele estava no chão e que o sistema de Flutuação ocupava a maior parte da Capacidade do avião reduzindo a Quantidade máxima de carga e deixando Aerodinâmica comprometida os testes Continuaram até 1976 mais uma n2 venceu E o projeto foi abandonado essa foi com Certeza uma queda bem dura Submarino classe Taiff Os engenheiros da União Soviética podem Ser os detentores dos Recordes do céu Sendo responsáveis pela construção do Maior helicóptero e do maior avião que Já existiram mas eles também são Dominantes sobre as ondas graças a Criação do Grande Gigante Imenso submarino nuclear classe taifful Nos anos 70 os taiffuns são os maiores Submarinos já construídos sério Olha só O tanto que a tripulação parece pequena Se comparada com ele se estendendo por Mais de 175 m de comprimento esse Submarinos são maiores do que o Monumento acha então quando as bimestre Esse monstro marinho super dimensionado Desloca cerca de 48.000 toneladas de água em comparação o submarino Norte-americano classe o maior já Construída pela Marinha americana só Desloca mais ou menos 19 toneladas de água com todo esse tamanho o submarina é Capaz de acomodar com conforto até 160 Tripulantes submersos por inúmeros meses E quando eu digo com conforto eu quero
Dizer com Muito conforto porque o Submarino É imenso e conta com sala de Jogos É isso mesmo uma piscina dentro de um Submarino e não estou tentando te Enganar Mas isso não é tudo eles também Tem animais a Bordo como pássaros e Mesmo pequena aquário até a sala de Jantar parece realmente espaçosa quando Comparado a outros submarinos projetados Nessa época que mal tinham espaço para Os marinheiros dormirem deitados o Tyson Pareciam até os aquáticos Mas para que a União Soviética iria construir um Submarino tão grande assim com certeza Não era para a tripulação passar férias De luxo bom levando em conta os mísseis Nucleares intercontinentais de 12 m de Comprimento e 40 toneladas como parte da Tripulação então era assim custando mais De 300 milhões de dólares cada até os 20 Mísseis nucleares eram transportados a Borda junto com seus lançadores Considerando que seis desses megas Submarinas foram construídas juntos eles Transportavam uma carga com mais de 3.6 Bilhões de Dólares em pura o caos Nuclear o tempo todo é horrível pensar Que eles estavam espreitando as Profundezas do oceano durante várias Meses felizmente assim que a Guerra Fria Acabou nenhum desses Monstros foi Encomendado ou feito de novo a maioria Deles agora está fora de atividade com
Apenas um ainda em serviço Embora esteja Programado para ser em 2026 mas até lá Quem sabe por onde pode estar explicando Submarino voador É verdade que o conceito de submarino Voador vem sendo explorado na ficção Desde 1912 com o livro adequadamente Chamado submarino voador de Percy Westman embora ele tratasse de um Submarino capaz de voar por conta de uma Pequena hélice instalada em seu bico ele Não tinha muita preocupação com as leis Da aerodinâmica que faria uma ideia Funcionar mas em 1934 a ideia foi Investigada mais a fundo e trazida pelo Estudante de engenharia soviético bares O chacovi Mas em vez de projetaram Submarino que podia voar Ele criou o Design de um avião que podia mergulhar Carregando todos os equipamentos padrões Em submarino se o projeto funcionasse Ele Teoricamente conseguiria perseguir o Navio inimigo antes de mergulhar e Atacar em uma emboscada fazendo o Trabalho de duas máquinas de guerra em Uma ele seria pro apelido por três Motores poderia atirar torpedos e até Mesmo ter uma torre de vigia e um Periscópio para se manter fiel ao design Original de um submarino a máquina seria Capaz de Decolar donar pousar Inflatuadores como um avião normal e Então e não dá nos Espaços dentro das Asas e do casco para as primeiras G no
Papel parecia como na máquina Estranhamente perfeita mas havia Problemas técnicos em todos os lados Para começar o chacovi nunca explicou Como iria proteger os três motores Radiais da água salgada Além disso o Peso Extra adicionado a estrutura dela Nave para convertê-la em um submarino a Fariam ser muito lenta e pesada isso Provavelmente significaria missões Curtas sendo facilmente avistado por Inimigos com o trambolho lutando para se Manter no ar enquanto diversos modelos e Protáticos desse avião existem ele nunca Foi construído de verdade cara eu tô Começando a afundar em depressão Só de Pensar nisso Se tem uma coisa que todo avião precisa Para conseguir voar é uma parte Realmente fundamental sem a qual ele não Sai do chão consegue adivinhar o que é As asas os aviões precisam de asas não Importa se são grandes ou pequenas os Aviões convencionais precisam de asas Para voar e é isso que faz o niai Soviético De avião construído em 1940 tinha asas Feitas para serem retrateis É isso mesmo A fuselagem de 8 metros tinha dois pares De pequenas e pequenas asas paralelas Com os trilhos guias em suas laterais e Com uma asa deslizante telescópica com o Controle hidráulico que se projetavam Entre elas quando totalmente estendida
Ela mais do que dobrava a área de Contato passando de 39 metros quadrados Para 92 metros quadrados agora você deve Estar se perguntando porque pelo amor de Todas as coisas que habitam entre o céu E a terra alguém precisaria de um avião Com essas retrateis afinal de contas Todos os outros aviões se saem tão bem Sem alterar esse equipamento tão Essencial para permanecer no ar para que Ele se pareça com o teto de algum carro Conversível mas talvez Existe alguma Lógica Nessa Loucura no mundo da Pilotagem pouso e decolagens são muito Mais fáceis em baixa velocidade e para Isso é necessário as maiores para que Possam criar mais em push em baixa Velocidades uma vez que você está no ar Nos pilotos querem Minimizar e puxa Porque ele também aumenta o arrasto a Força que se opõe ao movimento do avião Pelo ar então fazendo parte da asa Retrátil você consegue reduzir o empuxo E ajustar as asas para aumentar a Velocidade durante o voo assim como Reduzir a velocidade em Pouso e Decolagens em lugares com terrenos Difíceis olhando por esse lado não Parece tanta loucura Assim na verdade Joseph Stalin ou então líder de facto da União Soviética ficou tão interessado no Projeto que ele insistiu que o avião Deveria ter o motor mais potente Disponível o m106 mas o m-106 era um
Motor experimental com uma série de Problemas de resfriamento Isso significa Que mesmo que o avião tenha ficado em 1940 ele ficou parado na oficina sem Poder voar porque o motor era perigoso e Não confiável É eu sei que está em que Foi o responsável por muitos atrocidades Mas privar o mundo de ver essa estranha Incrível máquina foi realmente [Música] Robert Bertini eram designer de Aeronaves e cientistas Soviética que se Tornou famoso por tomar direções pouco Convencionais com seus projetos na Primeira parte dessa série nós falamos Do bartini berrieri vva 14 um avião de Efeito solo que parece o antepassado Perdido da Millenium Falcon de Star Wars Por mais futurista que pareça Esse foi Só o começo para Bertini vendo Potencial Em seu design baratino foi adiante Propôs a construção desse modelo Monstruoso e imenso Esse é o Porta-aviões de efeito sola esse efeito Solo é usado por aviões com asas e Fuselagens especialmente projetadas para Gerar impuxo quando estão próximo às águas permitindo que elas planeem em uma Espécie de colchão de ar que se forma Abaixo delas isso dá o veículo a Velocidade de um avião que pode ser Combinado com o peso de um navio e o Navio que bartime tinha em mente era um Porta-aviões em tamanho real com carga
Máxima esse trambolho teria pesado mais Ou menos 5.000 toneladas mas ainda Conseguiria se deslocar a uma velocidade De até 500 km/h levando em consideração Que em média um porta-aviões moderno tem Uma velocidade máxima de 56 km por hora Esse tipo de velocidade teria da União Soviética uma imensa vantagem sobre os Inimigos mas infelizmente baratino e Faleceu em 1974 pouco depois de ter Apresentado esse projeto então com a Dissolução da União Soviética em 91 esse Projeto ficou vivo apenas nas páginas Dos livros de história bom quem sabe a Gente vê já algo parecido com isso no Próximo filme do Star Wars muito bem Camaradas acho que esse é o fim de mais Um vídeo sobre máquina soviéticas Malucas E aí qual desses designs você Achou mais incrível e qual deles você Gostaria de ter na vida real conta pra Gente nos comentários abaixo muito Obrigado por assistir e até a próxima [Música]