Helios 522 - O voo fantasma! - Voos Fatais #2

Helios 522 – O voo fantasma! – Voos Fatais #2

Em 2005 o voo 522 da compania iios Situada no Chipre caiu nos arredores de Atenas na Grécia matando 121 pessoas entre Passageiros e tripulantes na época o Caso chamou a atenção porque diversas Tentativas de comunicação foram feitas Mas sem sucesso o que fez parecer que a Aeronave estava simplesmente voando Sozinha conheça agora os bastidores do Incidente que ficou conhecido como o voo Fantasma Eu sou André Benjamim e sejam Bem-vindos a mais um episódio de voos [Música] Fatais nossa história começa em lanarca No Chipre no começo dos anos 2000 a Companhia hos airways especializou em Viagens turísticas Principalmente as que Tinham as Ilhas do Mediterrâneo como Destino para isso eles adquiriram uma Pequena Frota com cerca de quatro aviões Um deles era o Boeing 737 300 o Protagonista do nosso vídeo de hoje Antes de continuarmos vamos esclarecer Uma coisa para que você possa entender Melhor esse incidente hoje em dia vendo As aeronaves modernas como é o caso Desse Boeing é difícil de imaginar isso Mas você sabia que nem sempre os aviões Foram pressurizados na verdade você sabe O que isso significa Pressurizar nada mais é do que Equilibrar as pressões entre um ou mais Sistemas isso pode e deve ser feito em

Meios de transporte como submarinos e Aviões mas também é algo que faz parte De nosso dia aia de forma mais simples Como em alguns tipos de câmaras de Pintura por exemplo é fácil enxergar a Importância desse mecanismo na Aviação Concorda é isso que impede que a Estrutura da aeronave seja comprometida Em voos com grandes altitudes além de Permitir que os passageiros e Tripulantes respirem confortavelmente os Acidentes causados pela despressurização Isto é pelo desequilíbrio entre as Pressões do interior e do exterior da Aeronave são desastrosos e geralmente Acontecem de forma rápida podendo Inclusive envolver explosões Isso é verdade mas há uma exceção os Desastres provocados pela Despressurização lenta um incidente Muito mais raro e ainda mais perigoso Pois ele é traiçoeiro quando a Tripulação se dá conta do que está Acontecendo Pode ser que seja tarde Demais só que a necessidade de de Pressurizar as aeronaves surgiu com o Tempo os primeiros modelos não Precisavam disso pois voavam mais baixo Em altitudes em que a diferença de Pressão não era um problema então por Que os aviões modernos voam tão alto em Altitudes que podem chegar a 12.000 m Nos voos Comerciais acontece que os motores das

Aeronaves usam uma mistura entre ar e Combust Para funcionarem de forma parecida aos Motores a a combustão dos automóveis Assim voando mais alto onde o ar é menos Denso é preciso menos combustível o que Gera economia e aumenta a autonomia de Vo Além disso o fato do ar ser menos Denso também diminui a resistência o que Contribui ainda mais para a economia mas Há um fator de segurança crucial na Possibilidade de alcançar voos mais Altos se você se lembra no último Episódio dessa nossa série nós falamos Sobre um acidente envolvendo um Turboélice Lock Hit Electra que caiu ao Ser atingido por um raio quando tentou Cruzar uma nuvem de tempestade enquanto Sobrevoava a planície da floresta Amazônica peruana como nós comentamos Por lá a maior parte das aeronaves é Preparada para enfrentar condições de Mau tempo como essa mas em aviação Quanto mais dância e insegurança Melhor então quando os Aviões passam a Maior parte do voo em grandes altitudes Além de estarem economizando também se Resguardam dessa intercorrência o único Inconveniente gerado é justamente o fato De ter que lidar com a diferença de Pressão Extrema e é por isso que as Aeronaves são pressurizadas sabendo Disso vamos voltar ao nosso Caso na madrugada do dia 14 de agosto de

2005 o Boeing 737 300 da Hélios chegou Ao Chipre de um voo de Londres depois Que finalizaram todos os procedimentos a Tripulação que fez essa última viagem Reportou um problema de vazamento de Pressurização o que até certo ponto pode Ser considerado algo comum a equipe de Manutenção entrou em ação e passou a Noite trabalhando naquele erro a falha Estava na porta em um dos seus Mecanismos de travamento o defeito foi Localizado e resolvido mas como Comentamos a segurança na Aviação Precisa ser levada a sério por isso Todos os sistemas envolvidos nessa Correção precisavam ser testados antes Do próximo voo na verdade esse caso será Perfeito para ilustrar como funciona a Redundância nos Protocolos de segurança E quais as as consequências de Ignorá-los depois que foi feita a Correção era necessário pressurizar a Cabine manualmente com um avião ainda em Solo para checar se realmente não havia Mais vazamentos é uma das etapas de Segurança que garante a integridade da Aeronave para que esse procedimento Fosse realizado era preciso acionar um Dos botões que fica no painel controlado Pelos pilotos geralmente essa chave fica No modo alto para que os computadores Executem essa função de forma automática Enquanto o avião ganha Altitude no entanto a equipe precisou

Mudar a posição para o modo manual pois Só assim seria possível executar os Testes em solo todas as provas foram Feitas e o sistema voltou a funcionar Perfeitamente a aeronave estava pronta Para voar bom quase Pronta a última ação do protocolo de Segurança desse tipo de reparo é voltar O botão que controla a pressurização Para o modo alto algo que foi ignorado Pela equipe de Manutenção Esse foi o primeiro erro de Uma sequência desastrosa que furtou a Vida de mais de 120 pessoas na manhã Daquele mesmo dia quando a nova Tripulação chegou para preparar o Próximo voo eles receberam um relatório Uma espécie de resumo que registra todas As manutenções e correções que foram Feitas recentemente é papel dos pilotos Checar esse histórico de reparos Conferir todos os sistemas que foram Mexidos e verificar o painel de controle Para ver se algo foi alterado mas Aparentemente esses procedimentos foram Ignorados mais uma falha no protocolo Ocasionada por erro humano mais tarde se Deram conta de que os comandantes da Aeronave eram de nacionalidades Diferentes o piloto era alemão e o Copiloto era cipriota ou seja havia Nascido ali mesmo no Chipre como isso é Algo comum no mundo da aviação há um Padrão para que todos se comuniquem em

Inglês mas mesmo assim aparentemente Eles não estavam conseguindo se entender No entanto ainda que esse erro fosse Ignorado durante a checagem dos itens Que haviam passado por manutenção ele Poderia ser percebido ao longo do Checklist do préo Essa é mais uma etapa Dos Protocolos de segurança o piloto Deve conferir e configurar o painel Superior da cabine de comando Onde ficam Os controles dos quatro principais Sistemas combustível elétrico hidráulico E pneumático É certo que esse painel Possui dezenas de botões e parece ser Bem complexo mas nem sempre é preciso Lidar com todos na verdade a maioria só Será acessada em casos específicos de Pan ou para configurações que não Precisam ser feitas diariamente Mas Entre eles existem aqueles que controlam Funções essenciais e precisam ser Verificados a cada voo é o caso daquele Botão que controla a pressurização da Aeronave no checklist padrão da aviação Naquela época ele que seria o quarto Item a ser verificado pelos pilotos sua Função é tão importante que há um item Dedicado para sua conferência E ele está Entre os primeiros sua posição padrão Indicada nos manuais é estar acionado Como Autto no entanto provavelmente a Conferência foi feita de forma Automática e os pilotos ignoraram o fato

Dele ainda está posicionado em manual Outra chance de salvar aquelas vidas foi Desper de Sada aqui mas ainda havia Outras oportunidades antes de levantar Voos pilotos configuram os principais Parâmetros que irão guiar a viagem Esta Etapa é conhecida como briefing e nesse Modelo de aeronave o Boeing 737 300 era Necessário inserir boa parte das Informações manualmente é aqui que o Piloto coloca as coordenadas no Aeroporto de destino estabelece a Altitude final de Cruzeiro enfim ele Traça o plano de voo que será executado Pelo piloto automático contudo depois Que esses parâmetros fossem inseridos Seria papel do copiloto conferir os Dados e os sistemas necessários para Executar o plano um exemplo seria checar Se o combustível era suficiente para Chegar ao destino da mesma forma como a Altitude planejada estava acima dos 10.000 M era preciso verificar se o Sistema de pressurização estava Funcionando corretamente E mais uma vez Ele foi ignorado por fim antes da Decolagem há um último checklist para Ser Feito nesse momento os passageiros já Estão embarcados e prontos para partir Por isso ele é conhecido como before Taxi algo como antes do tráfego Traduzido de forma literal no momento em Que os motores são acionados há uma

Série de botões e que precisam ser Acionadas principalmente nesta aeronave Que foi uma das primeiras a voar sem um Engenheiro de voo a Bordo muitos desses Botões ficam posicionados no painel Superior aquele mesmo onde estava a Chave para controlar a pressurização da Cabine no entanto como Provavelmente o Piloto já tinha certa experiência Novamente ele deve ter manuseado os Componentes de forma automática e não Percebeu que ela estava na posição Errada essa era a última oportunidade de Perceber O equívoco em solo mas Lembre-se que eu falei que esse era um Caso perfeito para conhecer a Redundância dos procedimentos de Segurança de um avião concorda mesmo Depois que ele deixou o solo ainda era Possível contornar a situação e reverter O erro aliás se isso é possível com Imprevistos e incidentes quanto mais Seria com um mecanismo que estava Funcionando corretamente acontece que a Automatização do sistema de preço Orização é apenas uma forma de garantir A segurança e o conforto durante o voo Tanto para os passageiros quanto para a Tripulação nas aeronaves mais antigas Como no caso do Electra que comentamos Há pouco a pressurização deveria ser Feita Manualmente o mecanismo foi automatizado Como tantos outros justamente para

Reduzir a possibilidade de erro humano Além de assegurar que seja feito com os Parâmetros adequados para evitar que se Sinta a ença de pressão O que poderia Ser desagradável Mas mesmo depois da Automatização ainda é possível Pressurizar a cabine de forma manual até Porque é necessário assegurar esse Recurso Caso haja uma pane no sistema Então mesmo depois de deixar o solo e do Botão estar configurado para o modo Manual ainda seria possível que os Pilotos ativasse o mecanismo Mas eles Simplesmente não perceberam que ele Estava desligado depois que o o avião Decolou o piloto automático assumiu e Iniciou a subida para alcançar a Altitude em que o voo seria estabilizado Cerca de 34.000 pés ou 10.000 m no Entanto como a pressurização não estava Ativada a pressão da cabine foi Acompanhando a pressão externa e como Vimos se não há equilíbrio há uma Despressurização mas não houve nenhuma Explosão nem nada do tipo estamos Falando da despressurização lenta aquela Que dissemos ser Rara porém extremamente Perigosa e Traiçoeira chegou o momento De você entender o porquê conforme o Avião subia o ar dentro da aeronave ia Ficando cada vez mais rar efeito mas Como o processo é gradual é difícil de Notar apenas com nossos sentidos é por Isso que mais uma vez há um mecanismo de

Segurança para prevenir esses casos Existem sensores que medem a pressão Dentro da cabine e dispar um alarme Quando esse valor do equivalente a uma Altitude de 10.000 pés ou 3.000 m o Alarme disparado é bastante chato Estridente e Monótono feito para mostrar com clareza Que algo está errado e não pode ser Ignorado mas há uma característica nele Que foi determinante para confundir os Pilotos e reduzir seu tempo de reação Esse mesmo alarme que durante o voo Indicava que havia um problema com com o Sistema de pressurização quando a Aeronave estava em solo era usado para Indicar que havia algum erro na Configuração do avião isso aconteceu Porque a Boeing empresa responsável pelo Projeto e fabricação da aeronave Considerou que apenas um tipo de efeito Sonoro seria suficiente para alertar Dois diferentes tipos de problema isso Provavelmente foi pensado para Simplificar os procedimentos de controle E manutenção do veículo que já não são Nada fáceis mesmo assim havia uma Diferença determinante bastante Clara se O avião está em solo indica um tipo de Erro se está voando indica outro mas Isso não foi suficiente para aquele voo Mesmo com Alerta tocando de forma Incessante os pilotos não conseguiram Identificar muito menos resolver o

Problema e quanto mais o avião subia Pior ficava a situação pois seria mais Difícil respirar determinado momento os Pilotos começaram a sentir sintomas de Hipóxia seus pensamentos ficaram Confusos a fala quase não era Compreensível e a capacidade de tomar Decisão estava cada vez mais Prejudicada tudo isso aliado à barreira De linguagem enfrentada pelos pilotos Fez com que a comunicação entre eles Fosse praticamente inexistente o Comandante até tentou entrar em contato Com a base em Chipre mas também não foi Possível estabelecer um contato que Pudesse ajudá-los a identificar e Corrigir a falha a certa altura nem Mesmo os protocolos básicos como Acionamento das máscaras de oxigênio Pode ser feito por eles provavelmente Eles caíram desacordados antes disso Depois de certo tempo elas foram Disponibilizadas para os passageiros e Para o restante da tripulação graças ao Sistema que faz a regulação de forma Automática mas já era tarde demais o Avião está Ava deriva vagando pelos ares Sendo guiado apenas pelo piloto Automático como o piloto havia chamado a Base por conta do alarme diversas Tentativas de contato foram feitas na Tentativa de entender o que estava Acontecendo mas claramente não tiveram Respostas assim parecia que o avião

Simplesmente não era tripulado que se Tratava de um voo fantasma A aeronave Seguiu o curso inserido no computador de Bordo quando chegou no espaço aéreo da Grécia local onde estava previsto o seu Pouso ele passou a circular a região Aguardando que fosse iniciado o Procedimento de descida como não houve Resposta às tentativas de comunicação Foram enviados caças para entender o que Estava acontecendo e aqui a história Fica ainda mais Impressionante as máscaras de oxigênio Tem um suprimento necessário para manter Uma pessoa por cerca de 15 minutos Parece pouco mas é o suficiente para Fazer um procedimento de pouso de Emergência que dura cerca de 6 minutos No entanto o tempo de voo já era bem Superior a isso e como a cabine estava Despressurizado era de se esperar que Todos ali estivessem Desacordados pois não havia como Respirar mas o que os pilotos dos caças Constataram foi Diferente as janelas da cabine estavam Embaçadas e era possível ver as máscaras Caídas Além disso no cockpit era possível Enxergar os pilotos desacordados Debruçados no painel de controle no Entanto para surpresa deles havia um Comissário de bordo acenando de lá Andreas

Prodom que estava entre os tripulantes Do voo 522 conseguiu se manter acordado com o Suprimento de oxigênio extra para Emergências médicas e estava tentando se Comunicar com a base para pousar o avião Em segur Ele tinha experiência como piloto em Aviões menores Mas não seria possível Pousar aquela aeronave sem ajuda ele Demorou para conseguir acesso à cabine De comando pois a porta era blindada por Questões de segurança e lembre-se que Este é um voo feito depois de 2001 Quando ele finalmente conseguiu sua Reserva de oxigênio já estava acabando Suas tentativas de comunicação não deram Certo porque o rádio ainda estava Sintonizado com Chipre seria necessário Mudar para a Grécia por isso seu pedido De socorro nunca chegou e nós só sabemos Disso por conta dos dados encontrados na Caixa preta eventualmente o combustível Da aeronave acabou e ela começou a Planar a deriva Com um único destino Provável o avião se chocou com o solo Com 121 pessoas a Bordo e infelizmente Não houve sobreviventes Depois desse incidente muitas melhorias Foram feitas para evitar um desastre Semelhante atualmente os alarmes de Pressurização vem com alertas escritos Em telas para facilitar a identificação Parece algo simples Mas recentemente

Essa alteração salvou um voo na Índia Que passou por um problema parecido e Como dissemos e mostramos a redundância Nos mecanismos de segurança nunca é Demais pelo menos assim nós sabemos que Aquela vid não foram Perdidas em vão Pois ajudaram a salvar tantas outras que Poderiam ter um destino semelhante eu Fico por aqui até Próxima

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