Gestão e precificação de projetos para arquitetos
Olá estamos começando mais um episódio Do podcast otimize e hoje eu estou aqui Com Luciano Alvarez e com a Lorena sejam Muito bem-vindos Luciano tudo bem tudo Bem Olá estou aqui com uma estamos com Uma convidada muito especial que é a Arquiteta Lorena né A cliente nossa da Otimis e nós vamos compartilhar um Pouquinho dessa jornada dela na otimis Também falar um pouco de arquitetura né Lorena que é importante né Faz parte Fica à vontade por favor Ah um prazer Est aqui obrigada pelo convite obrigada Ao otimis o Luciano e toda a sua equipe Eu me formei em 2006 né então eu tô H 18 Anos eh no na Estrada da de arquitetura Claro começamos antes com estágio enfim Mas profissionalmente desde 2006 Então São 18 anos Eh hoje eu atuo aqui em Jaraguá com Projetos residenciais projetos Arquitetônicos interiores comerciais E e é isso tem uma equipe né que Trabalha comigo e que D um play que D um Play muitos plays Né e e é isso sabe que André tem uma Curiosidade sobre os projetos da Lorena Um dia nós estamos fazendo uma Implantação online E aí ela no momento Que ela compartilhou a tela tinha um um Ambiente belíssimo no fundo da tela Assim um ambiente Gourmet assim num Apartamento eu falei meu que lindo isso Isso é uma foto de uma revista e tal né
Ela não ambiente meu fot Pô fiquei Maravilhado assim sabe arquitetura Fantástica assim Parabéns Lorena Obrigado legal é verdade né aquela Cozinha meio azul né naquela F né é pois é verdade Verdade legal e Lorena conta um pouco Pra gente como que começou a tua jornada Dentro da timis Ah começou ano passado no começo do ano Passado acho ou final de 2022 agora não Lembro muito bem Ah eles fizeram uma Palestra na associação de Engenheiros e Arquitetos daqui de Jaraguá né na e ages E e ali eu comecei a eu já tava Procurando alguma coisa de gestão para Escritório de arquitetura já tinha Procurado na internet alguma coisa até Quase comprei um de um outro uma outra Pessoa não daqui obviamente né então eu Comecei a conhecer eles lá e eu hum Achei interessante e aí logo depois a Associação também promoveu um workshop Que foram dois dias assim uma imersão E Aí eu participei junto com a minha Equipe a gente participou e foi super Bacana né então ali a gente começou os Contatos começamos a ver comecei a Realmente namorar ver como é que ia ser Se valia a pena ou não ia valer a pena e A aí valia a pena e aí eh nós tivemos o Workshop eh acho que foi em setembro de 2022 e depois tu participou da imersão Em abril isso isso isso essa imersão nós
Fizemos aquela imersão prática ali ISO e E a partir dali Então deve entrou na Otimiza eu acredito ali mais ou menos Pro maio junho de 2023 assim e eu gosto De falar dessas datas porque nós estamos Aqui em fevereiro de 2024 né então é uma Jornada rápida da Lorena tá porque a Gente sempre fala que em média de sair Do zero até implantar o sistema 100% no Escritório né Nós estamos falando aí de 18 a 24 meses ou seja a Lorena já fez Isso numa velocidade maior n é Interessante indicador interessante Assim e e como que foi isso assim Lorena E você acompanhou com a gente o conteúdo Né se interessou lá na nos eventos isso E aí depois resolveu dar um passo Corajoso né porque implantar um sistema De gestão no escritório um passo Corajoso né como que foi essa decisão Assim esse momento verdade a gente eu já Sentia uma necessidade grande né até Então a gente usava um software de assim De de organização mas muito básico né Então como o escritório vai crescendo Com o tempo então a gente começa a Sentir necessidade de ter algumas coisas Mais arrumadas dentro do escritório Então eu vi que isso ia favorecer muito As minhas coisas mesmo porque que a Gente sabe né no escritório de Arquitetura a gente é financeiro a gente é relações públicas a gente ou comercial Então eu precisava alguma coisa eu
Preciso de alguma coisa para me ajudar Né então aí que veio o otimizo Justamente para dividir comigo um pouco Essa essa questão da organização do Escritório sabe então hoje eu fico muito Mais tranquila que eu sei que eu entro Na otimiza eu sei o que tá sendo o que Tá acontecendo eu consigo ter uma visão Geral do meu do meu negócio né então Isso para mim foi essencial e Lorena Quais eram as tuas principais Necessidades as tuas dores quando você Procurou otimis quando você tava Procurando algo relacionado à gestão é é A questão da organização mesmo do Escritório assim eh de um tempo para cá é a a precificação eh de projeto de Arquitetura é uma coisa muito difícil é Muito complexa é uma coisa que a gente Não aprende na faculdade e a gente fica Dando muito né dando muito murro em faca Assim então de um tempo para cá eu Comecei a rever toda essa parte de Precificação e tal e comecei a fazer eh Um um outro esquema de de cobrar que Seria por hora e e e isso a otimiza eu Vi que ela que ela que ela eu entendi Que eu tava no certo quando eu vi também Que a otimize faz toda essa parte de Horas né porque o nosso trabalho ele é Por hora então isso eh me ajudou muito Também nessa parte muito financeira Entendeu porque eu preciso calcular Certo quanto tempo eu vou eu vou gastar
Em cada projeto porque senão eu vou Pagar para trabalhar E aí meu negócio Não tá valendo a pena aí a partir do Momento que eu comecei a colocar na Cabeça eu preciso ver a minha questão de Precificação porque se eu começar a Pagar para trabalhar eu paro o que eu tô Fazendo e faço outra coisa porque a Gente trabalha hoje pra gente ter um Lucro pra gente viver do lucro senão Trabalhar por amor a gente não consegue Pagar conta né então isso me ajudou Muito também essa questão de organização Financeira e Eh de projeto em si né questão de de de Trabalho assim no escritório então foi Sabe que esse tema da do do quanto Cobrar por um projeto é um tema muito Presente né então quando a gente esses Dias nós estávamos no no núcleo de Arquitetura numa cidade Eh e aí era unânime ali todo mundo A Mula do núcleo Quanto quanto que eu Cobro por um projeto né Ah isso é uma Resposta que a gente pode buscar na Administração financeira né mas a Primeira coisa que a gente tem que ter Quanto tá custando esse projeto né Porque uhum a o o o custo o quanto Cobrar primeiramente ele vem sobre um Custeio né sobre uma base de custos Então como que eh eu vou entender meus Custos me meu markup né pegar numa Precificação eh se eu não sei Quanto
Cobro se eu não sei quanto eu tô Gastando para entregar então o primeiro Raciocínio é esse né eh e aí Claro Depois o a arquitetura é algo intangível Né daí eh vamos lá quanto mais você é Relevante teu trabalho quanto mais ele Tem valor no mercado e tem a parte Intangível mas o que a gente vê hoje é Justamente o oposto né Eh o mercado cobrando abaixo daquilo que Nem é o intangível abaixo daquilo que Custa né E e aí é justamente esse tema Que a que a Lorena colocou aqui pra Gente que é riquíssimo eh essa dor de Quanto preço ficar então qual é qual é a A a dica aí né é o que a Lorena começou A fazer ela ela começou a entender eh e Chegou no nível de compreensão de Precisaria entender quanto custava fazer Um projeto né Eu acho que esse foi o Primeiro passo né é eu precisava saber Qual que era o meu custo de hora né Qual Que é o meu custo do escritório eu não Posso baixar o meu valor para baixo Disso porque senão eu vou est pagando Para trabalhar e aí não vale a pena Então hoje eu sei que eu tenho um Patamar que dali para baixo eu não posso Ir Ah abaixa valor abaixa valor não eu Não abaixo porque se eu abaixar eu vou Pagar para trabalhar e aí eu não preciso De disso né eu quero trabalhar Justamente para mim poder comprar as Coisas para mim poder ter um um lucro
Então a partir disso mas um tempo atrás Eu fiz um curso até com um uma pessoa Financeira que teve na siges faz que eu Acho que faz uns 10 anos atrás se não For mais ali eu já comecei a mudar minha Visão porque realmente até então eu não Sabia quanto que eu era meu custo fixo No escritório quanto que era meu H meia Hora fixa então isso tudo foi um Processo né não foi assim pá né então Foi tudo um processo E aí a gente a Gente vai vendo que realmente eu Precisava desse patamar saber quanto que é a minha hora abaixo disso eu não posso Não posso eh trabalhar e eu preciso ser Que que seja sempre acima disso né no Patamar e e claro né Eh obviamente que o Teu trabalho tu faz com muito amor Cuidado mas a recompensa é a gente ser Bem remunerado pelo que gosta né pelo Que a gente escolheu como Ofício né Porque daí não é só o trabalho é o Ofício de Fato né então ser bem Remunerado por isso né Faz parte Exatamente é e muitas vezes eh ontem eu Estava com uma turma do paec e e a gente Fez uma conta lá então Eh rapidamente um projeto que parecia Dar um lucro x ele virou um prejuízo Uhum se a gente analisar o contexto todo De tem tem alguns desafios assim quando A gente fala em em precificação na Arquitetura tem alguns desafios e e um Deles é justamente a oscilação de
Projetos né então Eh o arquiteto ele tá ali estudou para Fazer projetos de arquitetura né a gente Tá falando um pouquinho disso antes Gestão né justamente eh e aí ou eu V eu Vamos lá vamos dizer eu a pessoa do Arquiteto fechei um bom projeto agora eu Vou pra área para produzir esse projeto Ater o cliente eu esqueço do meu funil De vendas né Uhum isso faz falando em Precificação falando em financeiro faz o Financeiro ficar Eh instável instável obrigado André faz Ficar instável né Essa instabilidade é a Atrapalha o teu Ponto de Equilíbrio da Empresa ou seja se for assim o modos Operand desse escritório naturalmente eu Preciso preço ficar mais alto para Compensar isso não beleza eu gosto de Vender um dois três projetos por ano e Lá e fazer esses projetos tá tudo certo Né Mas eu preciso precificar para isso Porque não adianta o preço ficar no Mercado e E aí eu tenho prejuízo Operacional no final de um ano né então Eh são esses raciocínios são raciocínios Muito muito profundos e e eu percebo que Que é uma demanda latente hoje né quando A gente vai fazer uma palestra quando a Gente tá falando com os profissionais é Um Desafio ainda grande né é uma ferida Na verdade assim porque que é é assim a Gente não aprende a gestão na faculdade A gente não aprende a precificação né É
Uma coisa muito do dia a dia assim é Muito de você tá no mercado e aí você Começar a entender e e realmente Então Eu acho que é uma das feridas também né Porque que nem você falou a gente quer Projetar né só que claro a gente quer Projetar mas a gente também quer ter o Nosso retorno porque a gente ama fazer o Que a gente que a gente faz mas aí se Não tiver o retorno você acaba sendo Frust S não tem mais vade de Aí não vale Mais a pena né e é tão bom né trabalhar E crescer né acho que é uma lei natural Da vida a gente vem para esse mundo para Evoluir como como ser humano evoluir Profissionalmente evoluir até Financeiramente crescer sempre né E aí é Gostoso né quando tu vai no teu Escritório um ano ele tá de um jeito No Outro ano fez uma reforma botou um móvel Novo né isso isso nos motiva e para Financiar isso tudo sem dúvida que a Motivação V vem de bons projetos né de Projeto bem precificado né então é é é Um tema assim eh amplamente estratégico Né de alguma forma a gente como otimiza Estamos te ajudando nesse tema Loreno Muito né justamente por causa dessa Questão das horas né agora quando né a Naate dá o play ali a gente começa a Ficar de olho porque Claro quando a Gente faz um orçamento é tudo uma Previsão de horas que a gente coloca E Aí agora eu eu tô ansiosa para fazer um
Ano né da implantação do sistema todo Porque daí realmente eu vou conseguir Fazer toda todo o estudo de hora onde eu Realmente ganhei onde eu não ganhei o Que eu tenho que mudar o que eu não Tenho que mudar porque antigamente para Mim fazer isso eu tinha que pegar a Planilha de horas das meninas e ir lá Marcando todo dia quando que elas tinham Feito então demorava horas dias às vezes Para fazer né e agora não agora eu tenho Tudo meio que planificado lá então é Isso me facilita muito né e a gente até Fica brincando assim vamos acelerar Porque nossas horas estão acabando e a Gente não pode a gente tem que acelerar O processo Então isso é muito legal a Gente ter essa visão toda do negócio Sabe isso me ajuda muito a otimis é Fantástico em relação a isso também Legal existe um antes e um depois existe Existe muito Muito graças a Deus só tá subindo agora Amém né porque realmente a gente tem uma Outra visão do do negócio sabe fica tudo Muito mais organizado Aquela aquele Aquela planilha de negócios que a gente Vê qual é a estimativa A gente fechar um Prj a gente não fechar então é Nossa Facilita demais e e a gente aprende Querendo ou não a delegar um pouco mais De função né porque eu acho que uma das Dores do arquiteto uma dificuldades do Arquiteto é delegar função porque quando
A gente começa um escritório que nem eu Falei antes a gente é tudo a gente é RH A gente é financeiro a gente é comercial A gente em relações públicas Então a Partir disso a gente começa a delegar né Então ah eu realmente tem coisas que eu Não preciso mais fazer no escritório tem Outras coisas que são mais importantes Que eu preciso pegar então você consegue Ter filtrar mais a energia e colocar Região onde você realmente precisa sabe Então é E aí vem o conceito do do Organograma e rede né que a gente já Falou em outros momentos aqui né que é o O profissional arquiteto tem tem Escritórios que tem mais sócios né aí tá Um mais lógico na área de projetos na área de vendas né Eh de negócios de Geração de negócios eh mas no caso da Lorena que ela é arquiteta responsável Ela é empreendedora dona do escritório Eh vem o raciocínio do organograma em Rede que é o que a gente a gente vem Construindo com como otimize eh Lorena Se dedica especificamente em trazer Negócio cuidado funil de de negócios né CRM funil de negócios e cuidado de funil De projetos e a gente organiza os Processos com a ferramenta com o sistema Otimis trabalha o Pilar desenvolvimento Com as áreas de Treinamento com paec e Também com nosso eh setor financeiro Digital né hoje a Lorena ela é também eh Cliente nossa do setor financeiro
Digital né e e dessa forma o tempo dela Fica mais livre para ficar no trazer Negócios e gerir os projetos porque é é O que a gente deveria né o organograma Rede diz duas competências principais Que a gente não pode terceirizar para Ninguém né ninguém pode ir lá falar com O cliente com você assinar um contrato Né ninguém pode ir lá também botar o Teu DNA no projeto aquela imagem linda que Eu vi lá de fundo é o Teu DNA é isso que A gente compra né certo então eh essas Duas competências principais agora ficar Eh olhando todo dia não precisa olhar Todo dia Finanças eu preciso ter dados De qualidade para tomar decisões aí Estrategicamente uma vez por mês a cada Se meses daqui a pouco sentar e fazer Uma análise como Loreno colocou tô Esperando fechar um ano né Isso é legal Porque em um ano Tu vai ter um um dre Bem organizado um DFC E aí nós temos um Indicador que é mais de contribuição já Diluída nesse ano né já vamos entender a Dinâmica do negócio né E isso muda já é Para mim já é outro patamar entendeu Porque assim a minha o meu financeiro Era entrada e saída entrada e saída Pagar conta entrada e saída né fluxo de Caixa dre Dr né Essas coisas para mim é Muito longe né Essa essa parte contábil Então ter também o apoio eh de vocês Nessa parte financeira também me livrou Para mim focar em outra coisa que é o
Que realmente importa que nem você falou Né relação com cliente o cliente não Quer que as minhas meninas vão lá eles Querem que eu vá né então eu tenho que Eu tenho que tá lá e eu acho que é Importante também porque a arquitetura a Gente cria muito relacionamento a gente Tem um relacionamento muito grande é Muito a longo prazo com cliente base né Base entende então eu gosto de estar com Eu gosto disso também então eu ter que Ficar parando o que eu tenho que fazer Para ficar fazendo financeiro ficar Agora não mando tudo para vocês e meu Deus legal e assim e o teu financeiro já Era um financeiro organizado você é uma Pessoa que tinha um financeiro Organizado É sim que não é a média mas Assim e eh Tecnicamente é igual a gente Querer fazer projeto de arquitetura não Né quando a gente precisa de um bom Projeto a gente contrata um bom Profissional Então essa é a lógica do Financeiro também né Eh embora era já era feito já tinha uma Planilha já tinha suas organizações já Tinha teu entendimento tanto é que foi o A ponta né mas eh é legal é legal ouvir Isso tudo né que de fato o Nosso Propósito é esse eh permitir que vocês Fiquem cada vez mais livre para cuidar De negócios e cuidar dos clientes né Cuidado do projeto né cuidado do que Importa né perfeito legal I perguntar
Pra Lorena Como que foi a a participação Dela no paec mas antes Luciano conta um Pouquinho do paec pra gente tá o paec é O nosso programa de aceleração de Escritórios criativos né Eh ele é um Programa que a gente faz um Desenvolvimento um treinamento de são Oito encontros de 2 horas em grupo então São grupos aí de escritórios 6 8 10 Escritórios dependendo da turma e também Eh mais 8 horas e Consultoria individual Tá O que que a gente busca com esse Programa eh trazer o profissional para Esse mundo da gestão né Eh dentro do do Nosso ecossistema de soluções né dentro Da plataforma otimize soluções Então a Partir do momento que entra no paec é o Nosso produto hoje assim High ticket né é onde que o profissional chegou ali é Porque realmente ele tá pensando gestão Totalmente diferente nós temos hoje Clientes que usam a ferramenta mas não Participaram ainda do paec E como eu Comentei antes é um passo corajoso Porque que é uma jornada de mudança né Uma jornada de de desenvolvimento eh Então par é que ele tá totalmente focado Em levar a nossa metodologia pensar como Administrar um funil de vendas né Eh Como cuidar das Finanças linkada ao Nosso serviço também de otimismo e Finanças e e as funcionalidades da Ferramenta para para auxiliar na gestão De projetos né esse é o paec e Como que
Foi a tua participação no paec Lorena Olha Eh foi Difícil geralmente é porque querendo ou Não você ter que tirar né esse essas Horas ali do teu cronograma no dia a dia Enfim tinha vezes que a gente realmente Meu vamos vamos vamos eu falava pr pra Nati né vamos vamos mas assim é Essencial né Eu acho que tudo que a Gente aprende no programa ele é Fundamental pra gente conseguir aplicar Isso no programa em si porque é outra Coisa você mesmo que era online mas você Tá ali ao vivo né entendendo e tirando As suas dúvidas do que de repente se a Gente comprasse um outro programa de Gestão E aí tem as aulinhas lá que você Bota o Play e assiste lá e você nem Presta atenção na verdade né então assim Eu acho que é foi essencial a gente Aprendeu demais e pro funcionamento da Do programa é é fantástico né então foi E tem umas novidades aí para esse ano Nós vamos fazer o a otimiza ideias que Vai ser alguns encontros aí para Ex-alunos do PEC ah Legal ótimo PR gente fazer uma Reciclagem é uma reciclagem trazer os Desafios Acho que todos nós estamos Amadurecendo cada dia né gestão é algo Que a gente tem que ir praticando né AC Nunca é não acaba nunca perfeito certo e Lorena você também tem então acesso ao
Setor financeiro digital isso E como que Esse Como que essa parte da timis te Ajudou no teu foco com relação às outras Coisas você já comentou um pouquinho pra Gente mas fala um pouquinho mais sobre Isso isso é então Eh justamente essa essa questão de de Fluxo de caixa de Dr isso tudo eh como Eu comentei antes ele é uma coisa muito Longe da minha realidade né porque a Gente faz a parte contábil mas muito Básica era só contas a receber contas a Pagar e enfim assim eu ia né ali na Minha planilha do Excel e acompanhando Mês a mês o cliente que tinha que pagar Que não tinha que pagar agora não né eu Encaminho todos os Os Meus contratos já Encaminham direto pra equipe Eles já Colocam lá no programa já lançam para Mim então eu já sei o que que eu vou Receber o que eu não vou receber sabe Então isso foi um trabalho que tirou das Minhas costas e que me facilita muito no Meu dia a dia né então Eh Maravilhoso então Lorena conta pra gente Quais os principais desafios que você Enfrenta hoje como arquiteta Ah eh quando a gente faz arquitetura o Sonho de todo mundo é ter o escritório Próprio né então eu tive a só de um ano Depois que eu tá formada eu já consegui Abrir meu escritório E mas é tudo aquilo que a gente sempre
Falou né a gente nunca tá preparado pra Gestão e e assim é muito desafiador você Lidar com tudo isso no dia a dia né você Ser arquiteta você ser empreendedora Porque querendo ou não você abrir um Escritório você é empreendedora mas até Você entender isso tudo E passa muito tempo né que você fica E enfim sem saber o que fazer meio Desnorteada assim então agora a gente eu Entendo né que eu sou arquiteta Eu Sou Empreendedora E e é muito bom saber que eu tô no né eu Eu olho para trás e eu vejo tudo que eu Né que você que eu tava ali e eu tô Subindo assim então isso para mim é Muito gratificante hoje eu posso dizer Que eu sou realizada no que eu faço Porque Justamente eu aprendi a Empreender junto com a arquitetura né Então a gente vai no dia a dia a gente Tem muito para aprender a gente não pode Parar de aprender e isso só acrescenta Na nossa profissão na minha profissão né Então eu acho que é resumidamente isso Mas desafios todo dia tem todo dia né Eu Acho que nunca vai deixar de ter e e eu Sou uma pessoa que eu sou movida por Desafio quando a coisa fica muito Monótona Eu não eu não não me interesso Mais sabe eu gosto de é coisa de Empreendedor né de ter esse frio na Barriga de saber como é que vai ser o Amanhã e será que vai dar certo será que
Não vai dar certo isso é querendo não me Move Então eu acho que o desafio espero Que que nunca vai acabar né porque isso Depende da gente também mas a gente tem Que estar sempre atrás justamente pra Gente estar sempre em movimento e sempre Fazendo coisa nova e surgindo coisa nov Tem aquele gás para acordar de manhã Assim aqu GS vontade isso aí que que Será que vai acontecer isso a gente tava Até conversando antes né desse ano tudo Que né que eu tenho na cabeça que eu Quero fazer que são os desafios que eu Vou vencer então isso tudo vai Acrescentando pra nossa profissão né Então é isso e é isso aí então né legal é acho que foi um papo bem bacana aí com A Lorena né Muito muito bom obrigada pela su Agradecer assim a presença então da da Lorena aqui com a gente hoje imagina Obrigada pela oportunidade profissional Aí um baita escritório e da André também Né Obrigado André por conduzir essa mais Esse bate-papo aí com a gente obrigada Obrigada pela participação de vocês até O próximo episódio
