Como se forma um ‘pequeno gênio’?
Você certamente já conheceu — na própria família,
na vizinhança ou em programas de televisão — Crianças que têm habilidades extraordinárias
e surpreendentes para a idade delas. Algumas são excelentes em Matemática,
outras têm uma aptidão excepcional para Tocar um instrumento musical. Há
também aquelas que superam todas As expectativas num esporte ou fazem desenhos
com a habilidade de um mestre das belas artes. Mas quais são os fatores que influenciam na
formação de um, entre aspas, "pequeno gênio"? E será que é possível estimular a inteligência —
ou ao menos determinadas capacidades — desde cedo? Para encontrar respostas a
essas e outras perguntas, Eu conversei com a médica
neurologista Magda Nunes. E ela destacou os três fatores mais
importantes por trás da genialidade Em crianças. E vou discutir
também como evitar que isso se Torne uma pressão excessiva na vida delas.
O primeiro fator da lista é a genética. A professora Magda aponta que existem alguns genes Responsáveis por uma inteligência fora do
comum — mas a ciência ainda não determinou Quais são exatamente os pedacinhos
de DNA que estão por trás disso. Evidentemente que deve haver uma base
genética para isso. Possivelmente Exista uma base genética, apesar de
ainda não absolutamente definida. O segundo ponto tem a ver com o ambiente
em que a criança nasce e é criada. Ah então aquele meio ambiente onde essa criança
foi criada. Então isso sem dúvida alguma tem um Aspecto isso tem um impacto direto em todas as
questões cognitivas e comportamentais da criança E essa questão do ambiente envolve os mais
variados aspectos — e não está relacionada Apenas ao poder econômico daquela família, mas
sim à sensação de segurança e conforto emocional. Um ambiente favorável não necessariamente é uma
casa lotada de brinquedos, né? É um ambiente onde Essa criança seja cuidada seja amada e seja
estimulada, né com aquilo que tem em volta Um estudo publicado em 2022
tentou explicar quais eram os Determinantes de uma performance cognitiva
avançada de crianças e adolescentes. Os autores concluíram que um mix de
atividades traz benefícios em termos De inteligência, especialmente quando elas
são desafiadoras do ponto de vista cognitivo. Segundo os autores, a leitura
está positivamente associada ao Desempenho cognitivo, independentemente
da idade, e deve sempre ser promovida. Ainda nessa questão do ambiente,
não dá para ignorar o impacto da Boa alimentação e da prática de atividade física
na inteligência. Estudos sugerem que esses dois Aspectos influenciam no desenvolvimento
cognitivo em qualquer faixa etária. Ah, e também tem o que se costuma
chamar de reforço positivo. Pais
Que observam nos filhos uma certa aptidão
para a música ou o futebol, por exemplo, Tendem a presenteá-los com instrumentos ou
bolas de futebol e a prestar mais atenção em Como essas habilidades se desenvolvem. E assim
a criança acaba melhorando nessas habilidades. O terceiro ponto que a professora Magda me
explicou tem a ver com a formação do cérebro E um período da vida em que esses estímulos
cognitivos têm impactos ainda mais profundos. Até os três anos de idade, nosso cérebro
tem uma atividade muito intensa para Formar uma rede neuronal. Em outras palavras, os
neurônios, que são responsáveis por transmitir Impulsos nervosos relacionados ao raciocínio e
à memória, conversam e criam conexões fortes. Esse processo é conhecido pelos
cientistas como plasticidade cerebral. Essa plasticidade cerebral está no seu máximo
de ação até os três anos de idade. Depois ela Continua, mas ela pico dela é até os três
anos. Então esse esse momento digamos assim Da vida associado, obviamente a fatores externos
positivos, né? Tudo isso corrobora, né? Porque a Plasticidade ela teoricamente se tu
não tens né? Um ambiente favorável, Ela não vai também se desenvolver tanto
quanto ela poderia se desenvolver. E, para alguém que já possui naturalmente uma
inteligência fora do comum ou uma habilidade Específica excepcional, esses estímulos
podem representar o salto necessário para Alcançar um certo status de genialidade
numa determinada área do conhecimento. Ah, e vale ponderar que, por mais
que os três primeiros anos de vida Representem de fato essa janela
valiosa, exercitar o cérebro em Qualquer faixa etária é fundamental para
manter a memória e o raciocínio afiados. Pra fechar, uma coisa que achei bastante
curiosa na entrevista com a professora Magda é a mudança na forma como se observa
a inteligência das pessoas nos dias de hoje. Antigamente, o teste de QI,
ou quociente de inteligência, Era a única ferramenta para medir
a capacidade cognitiva de alguém. Aquelas pessoas que têm um QI super alto, por
exemplo, né? Que seria uma medida. Mas também, por Outro lado, eu acho que mais recentemente a Gente também pode definir a genialidade em
indivíduos que tem habilidades criativas, Inovadoras e fora do comum. Então esse conceito
digamos assim dos tempos atuais, ele ampliou A professora Magda também alertou para o risco de O talento excepcional virar
um fardo para as crianças. Acho que isso, sim, é a função dos pais, né? De equilibrar isso aí
e não colocar digamos assim a responsabilidade da Pessoa ser a palavra melhor disso
em cima de uma criança é pequena. Quando a criança deixa de ser a criança e passa a Ser o geninho da matemática ou
o hábil em qualquer em qualquer área
É essencial que a infância
seja uma época de brincadeiras, Diversão e de liberdade para as crianças
explorarem vários gostos e atividades. Bom, com isso eu fico por aqui e espero
que você tenha gostado do vídeo. Deixe Seu comentário aqui embaixo que a gente
fica de olho. Um abraço e até a próxima.