Como se forma um 'pequeno gênio'?

Como se forma um ‘pequeno gênio’?

Você certamente já conheceu — na própria família, 
na vizinhança ou em programas de televisão —   Crianças que têm habilidades extraordinárias 
e surpreendentes para a idade delas. Algumas são excelentes em Matemática, 
outras têm uma aptidão excepcional para   Tocar um instrumento musical. Há 
também aquelas que superam todas   As expectativas num esporte ou fazem desenhos 
com a habilidade de um mestre das belas artes. Mas quais são os fatores que influenciam na 
formação de um, entre aspas, "pequeno gênio"?   E será que é possível estimular a inteligência — 
ou ao menos determinadas capacidades — desde cedo? Para encontrar respostas a 
essas e outras perguntas,   Eu conversei com a médica 
neurologista Magda Nunes. E ela destacou os três fatores mais 
importantes por trás da genialidade   Em crianças. E vou discutir 
também como evitar que isso se   Torne uma pressão excessiva na vida delas.
O primeiro fator da lista é a genética. A professora Magda aponta que existem alguns genes   Responsáveis por uma inteligência fora do 
comum — mas a ciência ainda não determinou   Quais são exatamente os pedacinhos 
de DNA que estão por trás disso. Evidentemente que deve haver uma base 
genética para isso. Possivelmente   Exista uma base genética, apesar de 
ainda não absolutamente definida. O segundo ponto tem a ver com o ambiente 
em que a criança nasce e é criada. Ah então aquele meio ambiente onde essa criança 
foi criada. Então isso sem dúvida alguma tem um   Aspecto isso tem um impacto direto em todas as 
questões cognitivas e comportamentais da criança E essa questão do ambiente envolve os mais 
variados aspectos — e não está relacionada   Apenas ao poder econômico daquela família, mas 
sim à sensação de segurança e conforto emocional. Um ambiente favorável não necessariamente é uma 
casa lotada de brinquedos, né? É um ambiente onde   Essa criança seja cuidada seja amada e seja 
estimulada, né com aquilo que tem em volta Um estudo publicado em 2022 
tentou explicar quais eram os   Determinantes de uma performance cognitiva 
avançada de crianças e adolescentes. Os autores concluíram que um mix de 
atividades traz benefícios em termos   De inteligência, especialmente quando elas 
são desafiadoras do ponto de vista cognitivo. Segundo os autores, a leitura 
está positivamente associada ao   Desempenho cognitivo, independentemente 
da idade, e deve sempre ser promovida. Ainda nessa questão do ambiente, 
não dá para ignorar o impacto da   Boa alimentação e da prática de atividade física 
na inteligência. Estudos sugerem que esses dois   Aspectos influenciam no desenvolvimento 
cognitivo em qualquer faixa etária. Ah, e também tem o que se costuma 
chamar de reforço positivo. Pais  

Que observam nos filhos uma certa aptidão 
para a música ou o futebol, por exemplo,   Tendem a presenteá-los com instrumentos ou 
bolas de futebol e a prestar mais atenção em   Como essas habilidades se desenvolvem. E assim 
a criança acaba melhorando nessas habilidades.  O terceiro ponto que a professora Magda me 
explicou tem a ver com a formação do cérebro   E um período da vida em que esses estímulos 
cognitivos têm impactos ainda mais profundos. Até os três anos de idade, nosso cérebro 
tem uma atividade muito intensa para   Formar uma rede neuronal. Em outras palavras, os 
neurônios, que são responsáveis por transmitir   Impulsos nervosos relacionados ao raciocínio e 
à memória, conversam e criam conexões fortes. Esse processo é conhecido pelos 
cientistas como plasticidade cerebral. Essa plasticidade cerebral está no seu máximo 
de ação até os três anos de idade. Depois ela   Continua, mas ela pico dela é até os três 
anos. Então esse esse momento digamos assim   Da vida associado, obviamente a fatores externos 
positivos, né? Tudo isso corrobora, né? Porque a   Plasticidade ela teoricamente se tu 
não tens né? Um ambiente favorável,   Ela não vai também se desenvolver tanto 
quanto ela poderia se desenvolver. E, para alguém que já possui naturalmente uma 
inteligência fora do comum ou uma habilidade   Específica excepcional, esses estímulos 
podem representar o salto necessário para   Alcançar um certo status de genialidade 
numa determinada área do conhecimento. Ah, e vale ponderar que, por mais 
que os três primeiros anos de vida   Representem de fato essa janela 
valiosa, exercitar o cérebro em   Qualquer faixa etária é fundamental para 
manter a memória e o raciocínio afiados.  Pra fechar, uma coisa que achei bastante 
curiosa na entrevista com a professora   Magda é a mudança na forma como se observa 
a inteligência das pessoas nos dias de hoje. Antigamente, o teste de QI, 
ou quociente de inteligência,   Era a única ferramenta para medir 
a capacidade cognitiva de alguém. Aquelas pessoas que têm um QI super alto, por 
exemplo, né? Que seria uma medida. Mas também, por   Outro lado, eu acho que mais recentemente a   Gente também pode definir a genialidade em 
indivíduos que tem habilidades criativas,   Inovadoras e fora do comum. Então esse conceito 
digamos assim dos tempos atuais,  ele ampliou A professora Magda também alertou para o risco de   O talento excepcional virar 
um fardo para as crianças. Acho que isso, sim, é a função dos pais, né? De equilibrar isso aí 
e não colocar digamos assim a responsabilidade da   Pessoa ser a palavra melhor disso 
em cima de uma criança é pequena. Quando a criança deixa de ser a criança e passa a   Ser o geninho da matemática ou 
o hábil em qualquer em qualquer área

É essencial que a infância 
seja uma época de brincadeiras,   Diversão e de liberdade para as crianças 
explorarem vários gostos e atividades. Bom, com isso eu fico por aqui e espero 
que você tenha gostado do vídeo. Deixe   Seu comentário aqui embaixo que a gente 
fica de olho. Um abraço e até a próxima.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *