Como São Construídas As Impressionantes Obras De Infraestrutura
Estradas esgotos prédios eletricidade e Internet essas são apenas algumas das Infraestruturas que fazem o mundo atual Girar essas estruturas e sistemas Permitem que a gente viva nossas vidas Modernas ao máximo E hoje nós vamos Descobrir como elas são feitas Então Coloque seu capacete de segurança e seu Colete refletivo porque iremos escalar a Arranha a células e mergulhar nas Fundações de pontes para conhecer alguns Exemplos incríveis de infraestruturas ao Redor do mundo e como elas são Construídas [Música] Túnel da Mancha Embora a Inglaterra e a França sejam Dois países muito diferentes as nações Vizinhas ficam apenas 34 km de distância E os penhascos brancos de Dover se Conectam direto com as praias de calê Através do Euro túnel por muito tempo Construíram túnel ou uma Ponte Segura Ligando a Inglaterra e a França foi Considerado impossível mas isso Começou A Mudar em 1866 o engenheiro civil Chamado Harry Mark brunel descobriu uma Camada estável de Marga de giz que Passava pelo Canal da Mancha esse Material rochoso tem baixa pela minha Habilidade de água e em geral não Apresenta cavidades o que eu faço Perfeito para se tornar um túnel de Repente a construção de um túnel Sobre
As Águas do canal se tornou a Possibilidade no entanto devido à Tensões históricas entre a França e Inglaterra duas guerras mundiais e a Falta de fundos todos os planos para o Torneio foram postergados eventualmente Quando os anos 1980 estavam chegando ao Fim os governos da França e da Inglaterra afirmaram um plano conjunto Para construção do túnel e como se Construir uma mega estrutura embaixo da água já não fosse difícil bastante eles Decidiram fazer Lago 3 no projeto exigia Que fossem construídos dois túneis de Trem um em cada direção e um túnel de Serviço correndo no meio dos outros dois Esse design de túnel triplo custou 5,8 Bilhões de Dólares e a construção Começou em 1988 estes túneis foram todos Cavados do mesmo jeito com a França e a Inglaterra utilizando máquinas Perfuratrizes para cavarem em direção um Ao outro a partir de seus respectivos Países essas máquinas de 1100 toneladas Como essa daqui são impelidas para Frente de maneira automática utilizando Pistões Hidráulicos enquanto a imensa Broca esse buraco à Terra elas também Escavam qualquer tipo de solo ou rochas Transportando os detritos pra parte de Trás por meio de esteiras continuam para Fazer o descarte E além disso nas Perfuratrizes utilizadas para cavar no Canal da Mancha são máquinas de
Perfuração blindadas Isso significa que Elas também conseguem construir as Paredes de contenção enquanto se morrem Instalando segmentos de concreto para Prevenir que o túnel colapso durante a Perfuração ambas as equipes tanta Britânica quanto à francesa utilizaram Sistemas GPS rastrear as coordenadas Enquanto cavavam os túneis para garantir Que ele se encontrassem no meio do canal Com apenas 1,78 cm de margem de erro os Engenheiros também tiveram que se Assegurar que os túneis permanecessem Dentro da camada de marca de Giz às Vezes tendo que descer a profundidade de Até 75 M abaixo do nível do mar Depois De dois anos e meio de escavações o lado Francês da operação enfim encontrou-se Com um lado em inglês no meio do túnel e Os trabalhadores dos dois países puderam Apertar as mãos no fundo do mar a grande Escalação tinha chegado ao final mas o Trabalho ainda não estava terminado Agora era necessário instalar os trilhos Dos trens e os sistemas elétricos Tornando a infraestrutura propícia para Viagem uma vez que tudo estava instalado O túnel ficou o maior túnel submarino de Todos os tempos e hoje essa incrível Abra da engenharia permite que se viaje De Dove até calhe em apenas 35 minutos Para que as pessoas possam tomar o seu Esposo em um café e almoçar Rede submarina
A internet o mundo de memes dancinhas de Tic tac e compras online tudo entregue Por meio de roteadores wi-fi satélites e Imensas redes de cabos de fibra ótica É Isso mesmo a suposta nuvem nem sempre Fica sobre nossas cabeças no céu Isso Porque grande parte de nossa Internet é Na verdade transmitida por mais de um Milhão e 200 mil km de carros que Percorrem as profundezas dos oceanos Isso quer dizer que da próxima vez que Você for assistir a sua série favorita Na Netflix você pode estar vendo um Episódio que foi armazenado do outro Lado do mundo já que o maior cabo Contínuo Se estende por mais de 38,6 mil Km ao redor do Globo passando por 33 Países incluindo Alemanha índia Austrália e China esses cabos super Rápidos são revestidos de plástico e aço E podem Transferir dados a uma taxa de 340 terabytes por segundo mais de 25 Milhões de vezes mais rápido que a média Da internet doméstica essa super Velocidade só é possível por causa da Estrutura dos cabos de fibra graças as Suas propriedades internas quase Perfeitas de reflexão esses tubos de Vidro ou plástico podem transportar a Luz por distâncias extraordinárias até Sensores que ficam em cada ponta Permitindo transporte de informação Através de pulsos outra rápidos de luz Que correspondem a códigos binários em
Condições controladas os cabos de fibra ótica foram capazes de transferir Informações a 99,7% da velocidade da luz Que é mais de 1 bilhão de quilômetros Por hora Nossa isso é muito interessante Fala sério no entanto a maneira que Esses cabos trans oceânicos são Instalados não é nada rápida os cabos São lançados a partir de um navio que se Desloca a 10 km por hora a embarcação Sempre passa com precisão por uma rota Pré-programada e solta o cabo atrás de Si para dentro da água a medida que o Barco se aproxima da Costa eles recobrem O cabo com revestimento blindado para Segurar que ele não seja danificado Em Geral os cabos que estão no meio do Oceano ficam a sala presos ao chão com o Seu próprio peso mas de vez em quando âncoras furacões e terremotos ainda Podem danificá-las Sinal da internet enquanto você está no Meio de um episódio do seu seriado Favorito em 2014 um tubarão foi pego Mordendo um dos cabos de fibra ótica do Google Será que ele estava tentando Roubar o sinal Casas móveis Em geral eu sempre associo a ideia de Uma casa móvel a um trailer mas às vezes Os planejadores urbanos são obrigados a Encontrar maneiras de fazer uma Construção normal se deslocar movendo-a Para uma nova locação sem que ela seja
Destruída em 1929 a companhia telefônica Indiana Bell pretendia construir um Grande quartel general que envolvia ter Que derrubar um de seus antigos prédios No entanto eles logo perceberam que Fazer isso significaria que um grande Número de usuários iria ficar sem ser Visto então um arquiteto da empresa Kurt Von Não confunda com o autor que tem o Mesmo nome que é na verdade seu filho Apresentou uma ideia alternativa em vez De derrubar o escritório porque não Pegaram o prédio de 10.000 toneladas e Movendo dando espaço para construção de Um anexo no edifício em vez de demitir Esse homem pela ideia maluca ele Seguiram seu conselho usando elevadores Hidráulicos de 75 toneladas para elevar O prédio de maneira metálica apenas 0,64 Cm do chão antes de colocar milhares de Pequenos roletes de madeira sobre a Estrutura então Comentários foram capazes de utilizar Os Elevadores Hidráulicos para empurrar o Prédio a uma velocidade de 38 cm por Hora reposicionando novos roletes de Madeira na frente à medida que ele se Deslocava de maneira impressionante a Companhia não só conseguiu mover o Prédio sem interromper as linhas Telefônicas mas eles também Conseguiram Manter o escritório todo funcionando Eles usaram materiais flexíveis para Estender o comprimento de todos os canos
De gás água e esgoto provendo essas Utilidades sem interrupções para o Prédio para os empregados da indiana Bell aqueles foram apenas Dias comum de Trabalho e os funcionários podiam ir e Vir durante a mudança só que com a Paisagem lá fora mudando aos pouquinhos Depois de 34 dias o prédio tinha sido Girado em 90 graus criando um espaço Atrás da construção original para que os Arquitetos pudessem aumentar seus Escritórios ampliando o prédio em um Quartel general bem maior e isso sim é o Que eu chamo de dar uma guinada na vida Escritório Durante os anos 1990 um dos projetos de Infraestrutura mais estranhos do mundo Foi construído este aqui você está Olhando para o gate Tower building uma Rodovia ser penteia pelos quintos sextos Do prédio e esse arranha-célcio real Só Existe por conta de uma disputa Mesquinha entre a Prefeitura de Osaka e O proprietário durante a década de 80 na área estava cheia de velhos prédios e Escritórios e tanto o proprietário Quanto a Prefeitura de Osaka tinham Ideias brilhantes para renovar aquele Pedaço de terra o proprietário queria Construir o seu próprio arranha-céu já a Prefeitura queria fazer uma imensa Rodovia pela área e o dito lote ficavam Em um ponto crucial para a construção de Uma rampa de acesso o proprietário se
Recusou a vender o espaço para a Prefeitura enquanto a prefeitura se Recusou a mudar seus planos dando início A uma disputa de cinco anos que acabou Com uma solução de compromisso que é uma Verdadeira bizarrista arquitetura na Rodovia passa dentro do prédio o gay Estava building satisfez os desejos de Ambos os lados e a construção da Estrutura Alguns métodos construtivos bem Inovadores Primeiro o prédio foi Construído até o quinto andar e então a Obra foi interrompida para permitir a Construção da rodovia sobre ele uma vez Que a ponte foi isada peça a peça por Gruas até o lugar e foi concluída o Restante do prédio foi construído ao Redor circundando a pista e a Transformando em um túnel então cada Peça de concreto painel de vidro e viga De Aço foi Unidos usando rebites e Parafusos e o restante do prédio foi Erguido como uma construção como um bom Exceto pela rodovia passando bem no meio é claro graças a isso Os elevadores Passam pelo lado de fora do prédio e os Andares 5 6 e 7 contém apenas escadas e Maquinários e eu já sei o que você está Pensando ter que trabalhar tão próximo De uma Rodovia deve ser pior do que um Pesadelo mas o suporte do túnel no Estilo de ponte permitem que havia não Faça nenhum tipo de contato com o prédio
Além disso as paredes ao redor da Rodovia São revestidas com uma estrutura Que faz o isolamento acústico isso quer Dizer que o túnel inteiro é a prova de Som e a rodovia não oferece nenhuma Interferência efetiva com as pessoas que Trabalham nos escritórios no máximo isso Faz com que ir embora do serviço seja Muito mais fácil Cidade das máscaras Agora nós vamos dar uma voltinha de Gôndola passando pelas águas históricas De Veneza na Itália com seu sistema de Canais e Pontes Veneza também é Conhecida como cidade flutuante por um Bom motivo as ilhas da cidade estão Situadas sobre 10 milhões de palafitas De madeira que foram fincadas no leito Marinho o terreno debaixo das 120 ilhas De Veneza ela Nascente encharcado Péssima para construir quando a Construção de Veneza começou no século Quinto nos arquitetos resolveram esse Problema enterrando milhões de esteios De madeira com 6 m de comprimento na Terra compactando a lama encharcada para Criar uma fundação muito mais válida Para a cidade Veneza ainda está firme Sobre essa pilha de madeira e por Incrível que pareça em vez de apodrecer Ou enfraquecer durante os anos nas toras Ficaram mais fortes a lama densa sobre a Cidade eles proibida de oxigênio quase Que por completo porque evita que os
Esteios enterrados nos fala apodrecem a Lama também tem um conjunto de minerais Que são absorvidas pela madeira fazendo Com que as palafitas fiquem mais duras Ao longo do tempo esse efeito é tão Notável que quando algumas Claras foram Removidas e examinadas projetos de Restauração e de construção elas estavam Duras feito pedras essa Fundação Permitiu a Veneza crescer e se tornar Uma das cidades mais icônicas do mundo Mas essas palafitas anciãs não podem Segurar o oceano por muito tempo e toda Cidade está afundando para dentro da água aos poucos a elevação do nível do Mar as mudanças nas placas tectônicas e Os danos estruturais estão contribuindo Para o fundamento embora os venezianos Estejam acostumados com as cheias anuais Durante o período chamado a quarta essas Enchentes estão se tornando mais Frequentes e causando mais danos alguns Cientistas prevêm que toda a cidade pode Acabar embaixo da água em 2100 então se Você quiser fazer uma visitinha a Infraestrutura única da cidade flutuante é melhor você planejar a sua viagem bem Rápido Essa grande estrutura Pode parecer mais Com uma grande vela de aniversário de Estilo Industrial mas na verdade é uma Instalação de energia renovável Escondida no meio do deserto em Israel a Estação elétrica axalan é constituída de
Uma torre maior cercada por dezenas de Milhares de espelhos distribuídos no Chão abaixo esses espelhos são chamados De eleostatos que são painéis que Rastreiam de maneira automática o Movimento do Sol redirecionando a luz Solar para um grande boiler no topo da Torre de 260 metros de altura a Temperatura nessa região desértica pode Chegar a 48 graus Celsius porque Significa que há muita energia solar Para ser refletida pelos Elias para o Receptor solar na torre Central esses Receptores contam com uma série de Painéis ao redor do baile que absorvem Um calor sabia o saldo deserto esses Painéis absorvem com facilidade calor o Suficiente para ferver a água dentro do Baile isso cria pressão de vapor Bastante para ativar as turbinas e gerar Eletricidade mas como já é de se esperar Construir essa imensa vela de Aniversário não foi nada fácil Responsável começou com a produção em Massa de espelhos eles criaram 50.000 Elastatus não prazo de 3 anos antes de Começar a posicioná-los no deserto junto De um conjunto elaborado de circuitos Engrenagens e motores que são Necessárias para o sistemas de Movimentação e rastreamento então eles Começaram a construir uma torreca de Concreto por meio de um processo chamado Sleep forming essa técnica construtiva
Consiste na injeção contínua de concreto Para criar uma grande estrutura Lisa sem Junções à medida que o concreta é Colocada os trabalhadores sobem andaimes E guias ao redor do cimento de secagem Rápida para segurar que a estrutura Mantenha o formato correto e que a Estrutura permaneça Lisa assim que a Torre ficou pronta eles tiveram que Instalar o baile de 50 metros de altura Usando um sistema de Cabos e polias para Erguendo até chegar ao topo da torreca Uma vez fixado e seguro no alto da Torre A vela de aniversário foi acesa pelos Espelhos refletores de calor abastecendo 120 mil casas com o poder da estrela que Nós chamamos de sal é bem impressionante Para uma bolinha gás que fica mais de 228 milhões de quilômetros daqui não é Mesmo O tapa buraco nós já vimos como os Engenheiros cavam túneis debaixo d'água Mas o que acontece quando nós precisamos Passar por cima da água dos rios e Oceanos construir uma ponte sobre um rio Pode ser um processo bem complicado Sendo que a principal questão é como Criar uma Fundação estável no solo Lamacente e encharcado de um corpo de água mas os engenheiros tem alguns Truques escondidos na manga para Conseguir resolver esse problema para Águas rasas em geral o método de Construção mais usado é o de tubulões
Onde grandes tubos de metal são fincados No leito do rio por máquinas Poderosas Chamadas São forçados para baixo compactando a Lama ao redor e ficando estáveis e Fortes bastante para suportar imensas Quantidades de carga esses tubulões agem Como uma Fundação sólida e uma vez que Eles estejam distribuídos pelo leito do Rio a ponte pode ser construída para Pontes maiores sobre águas mais Profundas a construção das Fundações da Ponte fica um pouco mais complicada um Dos métodos é cadeira uma técnica onde é Criado uma área de terra seca no meio de Um corpo da água os construtores pegam Grandes chapas de metal e as enterram no Fundo do leito do rio criando um Claustro à prova d'água diversos Equipamentos variados podem ser usados Para fazer isso incluindo gruas Equipadas com marteletes vibratórias que Podem tanto pegar uma parte da chapa de Metal quanto cravá-la na terra uma vez Que é em secadeira esteja firme a equipe Começa a bombear a água de dentro da área em clausurada criando um espaço Seco que permite que os trabalhadores Construam as Fundações da ponte usando Técnicas construtivas desenvolvidas para A terra firme no fundo no rio uma vez Que os trabalhadores tenham construído As bases da fonte eles podem remover o Claustro e deixar a água tomar conta do
Espaço deixando para trás Fundações Fortes e bem construídas que permitem Que eles construam o restante da ponte Outro método para a construção de Suportes para a ponte em Águas Profundas São os caixões o mais comum é que esses Blocos gigantes de concreto sejam Construídos em terra firme antes de Serem levados flutuando até a posição Certa e então afundadas na água existem Alguns tipos diferentes de caixões sendo Que algumas estruturas famosas no mundo Todo como a ponte do Brooklin utilizam Caixões pneumáticos que são empregados Na construção de Pontes sobre leitos de Rios rochosos e duros os caixões Pneumáticos são seladas no topo mas tem Um fundo aberto com ângulos agudos Afiados O que significa que assim que Tenham sido afundados geralmente usando O seu próprio peso nos fundos dos Caixões se acomodam de modo natural no Leito do rio uma vez no lugar correto os Trabalhadores injetam ar pressurizado Nos Espaços no fundo do Caixão o ar Pressurizado força água para fora do Espaço e para dentro do sala baixa a Pressão contínua evita que a água ao Redor também tem que se infiltrar de Volta pelo leito do rio e nude o caixão Com a criação de um espaço de trabalho Sei lá da vácuo os trabalhadores entram No caixão através de uma escotilha Hermética que prepara seus corpos para
Suportar a diferença de pressão do ar Antes de pegarem um elevador selado que Desce para a área de trabalho no fundo Do Rio então eles escavam a lama e as Pedras soltas no leito do rio com Ferramentas manuais enquanto o próprio Peso do caixão se afundar ainda mais no Chão enquanto que o ar pressurizado Continua impedindo que a água inúteo Espaço em geral os trabalhadores Continuam cavando até que o caixão Atinge uma camada de pedras ou outro Solo duro que deixa o caixão num ponto De estabilidade a essa altura graças a Cálculos minuciosos que são feitos de Antemão a parte de cima do caixão ainda Vai estar acima da tona d'água e uma vez Que todo mundo tenha saído lá de dentro Todas as cavidades são preenchidas com Concreto O resultado é uma Fundação Sólida e reforçada sobre a qual a ponte Pode ser construída então da próxima vez Que você passar sobre uma grande ponte Que passa sobre um corpo da água massivo Lembre-se que ela só está ali graças a Uma dessas técnicas muito malucas e Sendo sincero meio que é assustadoras Que permitiram sua construção Fontes de água As técnicas para construção de Pontes Que nós acabamos de ver em geral Permitem que os carros passem por cima Dos corpos d'água Mas e quando os barcos Precisam passar sobre a terra firme por
Mais estranho que pareça é aí que entram As pontes de água aquedutos navegáveis São estruturas suspensas que permitem Que um canal passe sobre a terra seca Permitindo que os barcos cruzem direto Sobre Vales estradas e outros Rios em Vez de terem que passar ao redor deles Essa é a ponte do canal site um Aqueduto Navegável de 488 metros de comprimento Que fica na Bélgica na construção desse Aqueduto insano foi possível graças a Uma técnica construtiva chamada Lançamento incremental que também é Utilizada para construção de pontos Normais como essa aqui embora não tenham Sido feitas gravações durante a Construção da ponte do canal sarte esse Time lapse da ponte sobre o Rio na Austrália mostra todo o processo por Trás do lançamento incremental Primeiro Eles constroem as Fundações da ponte Erguendo uma série de pilastras de Concreto ao longo do vão então eles Constroem o topo da ponte em peças Separadas antes de usar elevadores Hidráulicos para carregar cada pedaço de Uma coluna para outra até que cheguem do Outro lado depois de ter passado por um Processo de construção similar Nossa Velha amiga a ponte do canal site lá na Bélgica ficou pronta para receber água O Aqueduto conecta duas partes do canal Belga do Sonic e por fim com a ponte Alinhada e selada os trabalhadores
Puderam liberar o fluxo de água que não Dou Aqueduto e estabeleceu uma nova rota Sobre o canal mas embora a ponte do Canal site Seja uma obra bem robusta de Infraestrutura Alguns aquedutos são Menores mas ainda assim vem Impressionantes de se observar essa Próxima ponte de água é O Aqueduto Velevomir na Holanda que conecta duas Sessões do Lago velevomir separadas por Uma estrada construída pelo homem que Cruza pelo lado acha que não precisa nem Dizer que construir um Aqueduto sem Inundar a estrada foi uma tarefa bem Complicada a equipe precisou transformar A via em uma grande em secadeira Estendendo os bancos de areia Artificiais ainda mais para dentro da água permitindo que eles escavassem o Espaço para a estrada subterrânea sem Que ela inundasse assim que a ficou Completa eles revestiram as laterais da Estrada com grandes lâminas de metal Para protegê-la do Lago e dos bancos de Areia instáveis e encharcados então eles Construíram uma pequena ponte curta de Concreto sobre a estrada antes de Remover os bancos de areia permitindo Aqui o lago corresse sobre a ponte D'água criando um Aqueduto funcional e Uma visão aérea capaz de dar um nó na Cabeça de qualquer um Roda gigante Essas Pontes de água podem ser uma
Maneira bem eficiente de permitir que um Barco saia do ponto a para o ponto b mas às vezes os canais correm altitudes Diferentes então um Aqueduto ficaria Mais parecido com um tobogã do que com Uma ponte a Falcon na Escócia foi feita Para resolver esse problema conectando Dois canais que correm a uma diferença De altura de 35 m a estrutura é Semelhante é uma imensa roda gigante que Permite que os barcos entre em duas Gôndolas geladas antes de movê-los 35 m No ar Sem derramar sequer uma gota de água uma vez que o barco tem a Completado sua jornada rotativa a Gôndola Abre Sua comporta permitindo que Retome sua viagem no outro canal Construir esse brinquedinho funcional de Parque de diversões exigiu muita força e Trabalho e uma equipe de construção de 1.000 pessoas começou a obra escavando O Fosso cavando quase 250 mil metros Cúbicos de solo para criar o espaço Necessário e fazer a conexão com já Existe canal farfen então eles Construíram a roda sobre força e a Equipe utilizou mil metros cúbicos de Concreto e 1.200 toneladas de aço para Isso essa máquina é imensa mas a forma Como ela eleva o barco é Deveras Delicada na roda é composta de três Grandes engrenagens uma no centro e uma Ao redor de cada gôndola 10 motores de Hidráulicos fazem com que a engrenagem
Central gire e um conjunto de catracas Menores permitem que as gôndolas Rotacionais de um jeito suave ao seu Redor elevando os barcos sem que eles Virem a viagem de baixo acima demora uns 4 minutos e já que a estrutura foi Projetada de maneira meticulosa para Obter a maior eficiência cada ciclo Completo consome apenas a quantidade de Energia equivalente a ferver 8 chaleiras Elétricas de água pelo menos de acordo Com a empresa responsável pela Focker Crew por mais impressionante que seja Essa curiosidade e de fato toda essa Estrutura fornecer dados estatísticos Medidos em chaleiras me faz perguntar se Todas as medidas de comparação Britânicas fazem algum tipo de Referência a hora do chá Atravessando as nuvens se a Focker que Eu e seus 35 metros de altura parece Incrível então dá só uma olhada na ponte Mais alta do mundo a ponte bacon na China essa estrutura fica 565 metros de Altura que corresponde a cerca de uma Vez e meia um Empire State Building Construir essa ponte deixou as Expectativas de todos nas alturas E a Equipe teve que usar 44 mil toneladas de Aço para construir sua estrutura e é Claro que utilizar gruas para construir A tamanha altitude não é uma coisa Viável Então os engenheiros decidiram Inovar usando o método novo para
Conseguir realizar esse efeito eles Começaram construindo a ponte com Métodos testados e comprovados Conectando cada viga a mão uma a uma uma Vez que as beiradas da ponte de ambos os Lados do Canyon ficaram completas a Equipe começou a conectar as vigas Externas usando cabos de aço trançados Para dar suporte conforme eles Progrediram por cada segmento a cada Novo estágio eles utilizavam necessária Especial acoplada é uma grua para Suspender as vigas pré-conectadas Transportando elas por toda a extensão Da ponte então a plataforma da grua era Estendida além dos limites da ponte de Onde ela podia erguer cada nova sessão Para ser presa a mão pelos trabalhadores Depois de cinco anos a ponte Espetacular Foi construída fazendo com que a viagem Através do Vale passasse de uma jornada De 5 horas para uma travessia de 20 Minutos pela rodovia e Isso é ótimo Desde que você não olhe para baixo Turbo túnel A ponte bacon foi construída em apenas Cinco anos o que é muito impressionante Para uma obra de infraestrutura dessa Magnitude No entanto quando se trata de Velocidade de construção não há quem Possa competir com o nosso próximo grupo De trabalhadores da Holanda que Conseguiu construir um túnel Rodoviário De 755 m de extensão em apenas 48 horas
[Música] Eles tinham que fazer tudo bem rápido Para minimizar os impactos no trânsito Então os trabalhadores holandeses Começaram a cavar através da estrada Criando um grande vão no meio da Autopista a 12 então em uma manobra Minuciosa eles trouxeram um túnel Fabricado usando um sistema de trilhas Para rolar a estrutura pré-moldada de Concreto para dentro do vão assim que o Túnel foi colocado no lugar eles Reconstruíram a pista de maneira Impecável por cima dele como se nada Tivesse acontecido no dia seguinte o Asfalto já estava seco e a pista foi Reaberta para o tráfego com os Motoristas que estavam passando ali Alheios impressionante da engenharia bem Embaixo de suas rodas mas E você qual Dessas infraestruturas de construção Deixou você mais surpresa e você conhece Alguma outra técnica construtiva Impressionante Diz aí nos comentários Abaixo muito obrigado por assistir e até A próxima [Música]