Como é que as escolas alemãs ensinam sobre a Segunda Guerra mundial?
Os alemães que realmente entenderam o Que aconteceu na história ainda T Vergonha essa é uma afirmação de um Professor alemão que preferiu não ser Identificado ao comentar sobre o Terceiro Raj período entre 1933 e 1945 quando Adolf Hitler Instaurou o governo Nacional socialista Totalitário na Alemanha e foi Responsável pela morte de milhões de Judeus na segunda guerra mundial o Historiador alemão Daniel Bratanova Comenta que desde cedo a educação nas Escolas da Alemanha oriental era Antifascista e que em 1968 começou a se falar nas escolas de Todo o país sobre o tema porém de acordo Com o professor anônimo a percepção Sobre o mal causado pelo nazismo só veio Muito depois para uma parcela de alemães Que foram afetados pela ideologia de Massas vigente no regime de Hitler o Professor relata que ouvia histórias de Seus pais sobre quando eram crianças na época do Terceiro Reich e sobre a Recepção ao ditador quando ele visitava A cidade de seus antepassados segundo Alguns relatos havia uma esera De Euforia sempre que Hitler aparecia por Se tratar realmente de um fenômeno de Massa apesar do tema ser bastante Delicado e repleto de memórias hostis de Acordo com algumas reportagens sobre a
Segunda Guerra Mundial os alemães Começaram a aprender sobre os impactos Do Hitlerismo por volta dos 13 e 15 anos de Idade as aulas introdutórias ao tema não São baseadas apenas em livros mas também Em filmes como o diário de Ann Frank de 1959 e O Menino do Pijama Listrado de 2008 além de visitas a diversos museus e Memoriais sinagogas e cemitérios Judeus 70 anos após o fim do nazismo a Alemanha continua estigmatizada pelo Acontecimento em todo o mundo Peter Hoffman portavoz do Museu Casa da História da República Federal da Alemanha localizado na cidade de Born Internacionalmente conhecida como a Cidade da ONU na Alemanha afirma que Embora a maioria das pessoas hoje não Ten o culpa pelos crimes nazistas elas Se sentem de alguma forma Responsáveis de acordo com o porta-voz Do museu os monumentos históricos têm a Função de contribuir para que a memória Do nazismo e da segunda guerra continue Viva para que o que ocorreu no passado Não se repita além dos museus e Memoriais é possível encontrar em todo o País placas douradas no chão em frente às casas Onde viviam famílias de judeus Nelas além dos nomes e sobrenomes há a Data de quando as pessoas foram Deportadas e em que campo de Concentração foram mortas uma jovem
Alemã estudante de Antropologia relatou Sobre a importância do Turismo no seu País estar associado a história mundial Formada em estudos da América Latina com Foco em antropologia a estudante procura Entender o que se passou com sua família Durante o nazismo em 200 14 ela viajou Para a cidade onde sua avó morava com a Família na época da República Checa Quando a província pertencia à Alemanha Lá sua tia-avó contou sobre o dia em que A cidade esperava pelo momento em que Hitler passaria de carro de acordo com a Estudante há uma espécie de orgulho no Jeito como alguns alemães ainda comentam Sobre esse período tortuoso da história Mundial a jovem alemã comenta que foi Difícil perceber que naquela época Algumas pessoas como a sua tia avó Acreditavam viver bem segundo o Professor de história alemão não Identificado o orgulho nacionalista é Uma das questões mais Problematizadas na Alemanha atualmente Inclusive recentemente a Embaixada da Alemanha publicou um vídeo explicando Como esta historiografia é abordada Entre os alemães o vídeo da embaixada Descreve que entre os 13 e 15 anos Crianças aprendem em sala de aula sobre Os riscos e as violências causadas pelo Nazismo e lembra que desde cedo Elas têm Contato com as memórias do período do Terceiro Rash andando pelas ruas das
Cidades alemães o aprendizado sobre ooca é obrigatório em todas as escolas Alemães embora os 16 estados federativos Alemães tenham autonomia sobre os Currículos escolares portanto a extensão Do ensino desse período da história Varia de acordo com cada região do país Na Alemanha o holocausto não é visto Apenas como um fato histórico pois Reflete como a sociedade alemã até hoje Busca meios de compreender e não Esquecer o seu passado associado às Relações com o povo Judeu de acordo com a alemã ravis de 19 Anos seu primeiro contato com uma Abordagem informativa sobre o tema Aconteceu quando estava na quinta ou Sexta série do Ensino Fundamental ao Assistir a um documentário sobre a Segunda Guerra Mundial na escola segundo A estudante ela e seus amigos ficaram Bastante afetados com o assunto e com as Imagens da tragédia cometida contra os Judeus nos campos de concentração outros Dois jovens também comentaram sobre a Importância do debate e da reflexão Crítica nas aulas e no período escolar Os berlinenses Will e France tinham Apenas 15 anos e estavam na nona série Quando tiveram as primeiras aulas sobre O holocausto seus professores de História apresentaram o tema em sala de Aula e posteriormente organizaram Excursões a memoriais Willy que estuda
Numa escola pública foi com sua turma ao Campo de concentração SAS rusen Localizado nos arredores de Berlim já a Escola privada onde Franz estudava Organizou uma viagem a Auschwitz na Polônia dia de acordo com Willy de 17 Anos é impossível compreender Profundamente a dimensão do holocausto Sem nunca ter estado num campo de Concentração France atualmente com 18 Anos teve a mesma impressão que o colega E destacou Outra experiência que o Marcou uma palestra de um sobrevivente Do Holocausto segundo o rapaz atividades Como essas são muito importantes Pois Somente imagens em preto e branco não São suficientes para compreender Completamente o que aconteceu os dois Jovens fazem parte do comitê de alunos De Berlim que defende a implementação da Obrigatoriedade da visita a campos de Concentração financiada pelo governo no Currículo escolar o que atualmente não Acontece nas políticas públicas do país O depoimento do jovem Alerta sobre um Período sociocultural frágil em que sua Geração e outras gerações viventes na Atual conjuntura precisam sempre Relembrar o que aconteceu e como Aconteceu para eventos como aquele nunca Mais voltarem a acontecer no dia Internacional da lembrança do holocausto Celebrado dia 27 de janeiro também
Considerado dia internacional em memória Das vítimas do holocausto os cidadãos Alemães relembram sobre o episódio que Marcou a história mundial do maior crime De xenofobia dos últimos séculos a data Foi criada pela assembleia geral das Nações Unidas em 2005 por ocasião do Aniversário de 60 anos da derrota do Regime nazista e da libertação dos Campos de concentração de acordo com Samuel Sobrevivente do holocausto advogado Internacional e Embaixador honorário da Organização das Nações Unidas para a Educação a ciência e a cultura Unesco ele e outros que sobreviveram aos Campos de concentração são os últimos Sobreviventes do holocausto e estão Desaparecendo aos poucos conforme o Tempo de vida de cada um Samuel ressalta Que em breve a história falará sobre as Violências extremas da segunda guerra Mundial com a voz Impessoal dos acadêmicos e dos Romancistas além da voz malevolente dos Falsificadores e negadores em ascensão O Sobrevivente ressalta que essa fase já Começou e que o dia internacional das Nações Unidas de comemoração das vítimas Do holocausto é um elo Vital para a Transmissão do legado incrível de Sobrevivência de seus semelhantes sejam Eles judeus ou não judeus recentemente o Registro da memória do mundo da Unesco
Publicou uma pesquisa sobre a chamada Geração Z da Alemanha no caso um Levantamento sobre a percepção dos Jovens Entre 16 e 25 anos de idade em Relação ao regime Nacional socialista Vigente no governo de Hitler o projeto Intitulado a Rosen Aivis consiste no maior arquivo do mundo Sobre vítimas e Sobreviventes do Nacional socialismo o programa preserva E disponibiliza Online documentos originais sobre Prisioneiros de campos de concentração Informações sobre deportações Trabalhos forçados e depoimentos de Sobreviventes os resultados da pesquisa Apontam que a geração z se interessa Mais sobre o tema do que a geração Anterior de seus pais por exemplo em uma Relação de 75% contra 66% a nova geração associa o Envolvimento na temática com outros Problemas atuais como racismo e Discriminação e demonstrou reflexão Crítica sobre os riscos e perigos que as Democracias podem sofrer na atualidade Segundo a diretora do projeto floriane Azulai os jovens possuem uma grande Abertura curiosidade e liberdade de Pensamento a cultura multi das novas Gerações é o oposto da cultura de Dominância da era nazista e muitos Jovens da geração z encaram o período do Hitlerismo como algo abstrato complexo e
Distante além de Absurdamente Cruel