Como as metralhadoras dos antigos aviões de guerra não acertavam as hélices?
O céu está prestes a se tornar um novo Campo de batalha tão importante quanto a Terra e o mar para conquistar o ar é Necessário privar o inimigo de todos os Possíveis meios de voo atingindo do ar Suas bases operacionais e centros Produtivos nós devemos nos acostumar com Essa ideia e estar preparados General Giulio D Itália 1900 Olá se você tem interesse na história Das Guerras com certeza vai curtir muito O conteúdo que vou lhe mostrar hoje não é sobre as guerras em si mas sim sobre Detalhes que às vezes nos passam Despercebidos como a adequação e Montagem das metralhadoras em aviões o Que fez as batalhas aéreas darem um Salto enorme Afinal Como é que os Projéteis não acertavam as pis das Hélices daqueles aviões sorte ou Engenharia além do seu tempo mas você Sabia antes mesmo de contar com os Aviões batalhas anteriores usaram até Balões Pois é essas e outras Curiosidades a respeito da aviação nas Guerras mundiais é o que a apresentarei Para você venha comigo por trás do Conflito para sabermos como as Metralhadoras dos antigos aviões de Guerra não acertavam as hélices de fato Antes mesmo da primeira guerra mundial Alguns tipos de aeronaves se é que Podemos dizer assim foram utilizadas Para realizar ataques Aéreos e esses
Tipos de ataques surgiram no final de 1911 Durante a guerra italo-turca travada por Interesses coloniais no norte da África Mas muito antes disso lá por volta de 1870 ou 1871 balões teriam sido utilizados na Guerra Franco-prussiana para fins de observação Reconhecimento e propaganda durante a Revolução mexicana iniciada em 1910 há Relatos de que os poucos pilotos Existentes teriam travado algumas Batalhas aéreas usando seus revólveres Sim por mais estranho que pareça o Piloto tinha que além de pilotar com Maestria o aeroplano ainda ser bom de Mira para acertar o outro piloto que Também tinha outro revólver apontado Para o primeiro o que se sabe é que esse Tipo de arma era praticamente inútil Dentro do cockpit dos monoplanos bom Voltando a guerra italo-turca é Observado que foi a primeira vez que Usaram os aviões como verdadeiras armas Na verdade eles ainda não eram armados Com metralhadoras ou lançadores de Mísseis mas tinham aparelhos adaptados Para lançarem bombas sobre os inimigos Em terra estava inaugurado A Era dos Bombardeiros o primeiro uso de uma bomba Lançada do ar ocorreu em primeo de Novembro de 1911 o segundo tenente italiano Giulio
Gavotti lançou quatro granadas de mão Especialmente fabricadas pelo Arsenal Naval italiano a partir de um avião no Entanto seu avião não era projetado para Tarefas de bombardeio e seus ataques Improvisados tiver era um pouco Impacto Mas isso não significou o fim das armas De guerra voadoras pelo contrário a Ideia ganhou novos planos e ideias Inovadoras foram postas rapidamente em Prática resultando nas primeiras Aeronaves Armadas do mundo só que nesse Meio tempo na Europa ideias como Utilizar um um segundo soldado nas Aeronaves passaram a ganhar o ar Enquanto pilotos se preocupava com as Manobras o soldado fazendo o uso de Pistolas e rifles se ocupava em acertar O inimigo e muitos aviões foram Derrubados dessa forma É parece Impossível mas acredite Hum mas a coisa Ganharia ainda mais Altitude devido aos riscos existentes no Processo já que o soldado poderia errar O tiro e acertar a asa do próprio avião Em que estava numa manobra mas brusca Por exemplo basta lembrar que durante um Conflito aéreo por mais que os aviões Não fossem tão rápidos tudo se torna um Caos e estando em um avião as Referências para situar o piloto e o Soldado são praticamente inexistentes Além do mais por falta de táticas Definidas diversas vezes o combate se
Limitava ao emprego de manobras ousadas Para forçar o inimigo a pousar e havia Ainda o problema do Peso Extra do avião Com mais um soldado isso deixava a Aeronave mais lenta e lerda nas manobras Já no início da Primeira Guerra em julho De 1914 o uso dos Aviões foi primordial Para as nações envolvidas pelo menos Parte delas uma vez que nem todos tinham Condições financeiras ou tecnológicas Para ter seu próprio cça apesar de de Haver uma disparidade quando se fala Quem foi o primeiro a produzir um avião Armado se França ou Alemanha alguns Historiadores afirmam que em Outubro de 1914 uma aeronave francesa derrubou um Avião de reconhecimento dos alemães após Metralhar sendo o primeiro país a ter um Caça propriamente dito até então Lembre-se alguns aviões já levavam Bombas para serem lançadas ao solo Durante a batalha da Galícia houve um Episódio estasiante entre um piloto Russo e outro austríaco os dois usavam Armas de fogo e faziam manobras Complexas no ar quando um dos Aviões Acertou o outro e ambos foram Inevitavelmente para o chão eventos como Estes só reforçaram a projeção de que as Batalhas aéreas ir iam se tornar cada Vez mais comuns futuramente a instalação Das metralhadoras diretamente no chassi Era uma necessidade e um grande desafio
Para os engenheiros da época as dúvidas Mais frequentes eram em qual parte do Avião instalar as Metralhadoras onde Instalá-las como serão operadas e mais Importante como fazer para que os Projéteis Atinjam as paz das hélices foram Tentadas diversas configurações e a não Ser aquela em que vai um segundo soldado No avião todas Se mostraram bastante Imprecisas tentaram inclusive montar a Metralhadora na parte traseira do avião Mas dessa forma literalmente dar tiro Para trás deveria também se tornar uma Expressão para algo que não D certo Tentaram a montagem na torre do avião ou Seja na parte de cima da Asa e Centralizada para ser acessada mais Facilmente até chegaram a um tipo de Configuração que mais se adequaria às Necessidades dos pilotos posicionar a Arma exatamente à sua frente entre ele e A hélice a montagem de uma metralhadora Disparando na retaguarda de um avião Trator de dois lug Ares proporcionava Capacidade defensiva havia uma Necessidade óbvia de algum meio para Disparar uma metralhadora a partir de Uma aeronave do tipo tração Especialmente de uma das aeronaves Pequenas e leves do reconhecimento Adaptadas de pilotos do pré-guerra que Deveriam realizar a maioria das funções
De combate aéreo para o resto da guerra Pareceria mais natural posicionar a arma Entre o piloto e a hélice disparando na Linha Direta de voo para que a mira Pudesse ser feita apontando a aeronave Isso trazia mais controle ao piloto Sobre todos os equipamentos melhor visão Do painel do avião do inimigo à sua Frente da própria arma Enfim tudo era Propício para o melhor desempenho do Piloto sem sobrecarregar o avião também Era importante que a c latra da arma Estivesse facilmente acessível para que O piloto pudesse evitar os Congestionamentos e paradas a que as Primeiras metralhadoras estavam sujeitas No entanto isso apresentava um problema Óbvio uma porcentagem de balas Disparadas Livremente através de uma hélice Girando atingiria as pais com resultados Visivelmente Catastróficos Então como resolver esse Problema o engenheiro responsável por Toda a base desse tipo de adequação foi Augusto eiler que foi um pioneiro Aviador alemão construtor de aeronaves e Detentor da primeira licença de piloto Alemã emitida em 199 August eiler Desempenhou um papel importante no Desenvolvimento de tecnologias Aeronáuticas ele obteve uma patente Alemã para uma instalação de metralhador Em 1910 o que permitiu que as aeronaves
Fossem equipadas com armamento o método Usado por ele desde que surgiu a ideia Era o de sincronização em que os Projéteis deveriam ser disparados no Exato instante em que o espaço entre uma Pá e outra ES vesse exatamente no Caminho da bala disparada vários modelos Foram testados alguns com algum sucesso Outros Digamos que nem tanto aviões Leves de assento único de configuração Por tração Ou seja que possuem o motor Montado com a hélice na sua parte Frontal de modo que ela seja puxada ou Tracionada pelo ar tinha ou tinham um Desempenho muito melhor no entanto para Que os tiros não atingissem a própria Hélice alguns artifícios como disparados Em ângulo não tivessem muito sucesso a Tecnologia para sincronizar o disparo da Metralhadora com o giro da hélice já era Conhecida uma patente alemã do Engenheiro suíço Frank Schneider sobre o Assunto já existia antes da Guerra o Engenheiro francês rimond SA aperfeiçoou O interruptor de sincronização Mas a Verdadeira descoberta foi feita por Roland garot um famoso piloto esportivo Antes da guerra e amigo de saunier que Percebeu que uma metralhadora equipada Com tal dispositivo e montada Rigidamente no topo da fuselagem poderia Ser apontada com precisão simplesmente Apontando o avião para direção desejada Com o seu Moran sonier usando o
Dispositivo desenvolvido por saunier Garou abateu três aviões alemães em dias Seguidos mas logo depois foi obrigado a Um pouso forçado e foi feito Prisioneiro Apesar de ter tentado incendiar seu Avião e não obtendo sucesso assim Alemães tiveram acesso ao interruptor de Saunier a partida ideias de Euler e com A captura do interruptor de saunier os Alemães reagiram Anthony Fer trabalhou Num dispositivo similar inspirado pelo Dispositivo de saunier e nos trabalhos Alemães anteriores e desenvolveu um Modelo ainda mais eficiente que Ele Montou em um monoplano de projeto Próprio Na verdade uma cópia evolutiva De um Moran francês o resultado foi o Fer Acker o monoplano que entrou em serviço Em Julho de 1915 e reinou absoluto até Outubro um período conhecido pelos Aliados como flagelo foker acontece que Depois de tentar sem sucesso alguns Protótipos finalmente Fer havia Encontrado uma saída ele inventou um Mecanismo que sincronizavel Com o giro da hélice do avião batizado De engrenagem de sincronização ou Mecanismo Sincronizador trata-se de um dispositivo Que acoplado a aviões monomotores em Configuração por tração permite uma Sincronização entre as revoluções da Hélice e os tiros disparados de forma
Que os tiros não atinjam as lâminas da Hélices passando através do Arco que se Forma quando a hélice está em movimento A ideia pressupõe uma arma fixada no Corpo do avião que é direcionada Apontando o avião para o alvo em vez de Apontar a arma de forma independente a Solução para o problema foi encontrada De maneira relativamente simples era Necessário que a arma disparasse no modo Semiautomático a cada revolução da Hélice um impulso era enviado para a Arma que efetivamente puxava o gatilho Para disparar em um único tiro a maioria Desses impulsos chegava a arma quando Ela estava num ciclo de tiro ou seja Quando ela estava Ejetando uma cápsula deflagrada ou Carregando um novo cartucho e era Desperdiçado mas eventualmente o ciclo De tiro se completava e a arma estava Pronta para tirar precisando esperar Pelo próximo impulso do mecanismo e Assim quando o recebia disparava esse Processo inevitavelmente diminuí a Cadência de tiro em comparação com uma Arma de tiro liberado que dispara assim Que estiver pronta então desde que o Dispositivo funcionasse corretamente a Arma podia disparar rápido o suficiente Através das lâminas da H Em movimento sem atingi-las ficou Definido que para qualquer mecanismo que Atingisse esse objetivo sua ação poderia
Ser descrita como Interrompendo os disparos da arma e Também como Sincronizando ou Cadenciando seus tiros para coincidir Com as revoluções da hélice além Docker outras aeronaves Armadas que Garantiram os espaços Aéreos foram o Britânico avro 504 Talvez o mais popular Entre os aviões da primeira guerra Mundial o alemão foker D7 e o francês spad S13 eles e seus pilotos entraram para a História como os primeiros combatentes Aéreos e são considerados historicamente Como os primeiros caças da história das Guerras hoje em dia é claro com a Evolução que a tecnologia teve de lá Para cá H caças que nem de pilotos Precisam outros que decolam e pousam Verticalmente entre tantas outras Características Ultra superiores hum Gostou por hoje Fico por aqui Obrigado Por assistir e até nosso próximo Encontro tchau