CINEMA e ANIMAÇÃO: arte na tela #VocêPodeSer Ep. 11
Os profissionais de hoje criam histórias
apresentações e instalações, Se comunicam usando a arte, como ela pode provocar grandes reflexões. Pode preparar pipoca, bora falar com diretores de filme e animadores. O cineasta é o profissional que vai trabalhar com cinema, as luzes quase nunca vão estar voltadas para ele, Mas é fundamental para todas as magias que vão acontecer na frente das câmeras. O cineasta pode trabalhar em produções
como filmes, desenhos e materiais de publicidade. Ele tem uma formação ampla, por isso precisa entender bastante de gestão de pessoas, logística e, claro, o lado estético. Num set de filmagem, que é onde ele passa a parte mais mão na massa do seu tempo, Ele acaba coordenando toda a equipe, os responsáveis pelo vídeo, pelo som, pela estrutura do lugar. Mas o trabalho também é bastante
de escritório porque para uma produção sair do papel é gasto mais tempo antes e depois do que
com as câmeras rodando. Corta! Pra mim, foi! Tempo antes do filme ficar pronto, olha, nesse quesito acho que ninguém vai ganhar da galera que trabalha com animação. Todo o vídeo é formado por várias fotos que vão passando uma na sequência da outra, bem rapidinho, os frames. Num filme de animação, cada imagem tem que ser produzida, Seja num desenho no papel, num modelo 3D ou até mesmo em massinha. E o animador é o responsável por
isso. Uhul! Não, não esse tipo de animador. Esse animador ele precisa usar várias técnicas mais artísticas
para chegar numa qualidade estética, Mas também ele precisa entender até de anatomia para criar
movimentos mais realistas para os personagens. Mas além do personagem, o animador ele pode trabalhar com um cenário, com as cores, com dublagem… Enfim, com qualquer parte do filme. E o produto final pode ser um longa-metragem, um curta-metragem, uma campanha publicitária e até um jogo de videogame. E não, animação não é só filme de criança. Bora conhecer a Marília e o Fábio, eles são diretores de filmes mais conhecidos como Irmãos Meirelles. E eu tô aqui na Start Anima para a gente entender como que é o trabalho do profissional de animação. O que você tá fazendo essa semana? Estou fazendo muito roteiro que a gente vai começar uma série de TV agora, Então, é basicamente criando, criando, criando dia e noite, escrevendo para isso tudo em algum momento virar, ganhar a vida. Hoje, sexta-feira, a gente tá preparando o material que a gente vai soltar uma propaganda que vai sair agora segunda, terça-feira. E hoje eu comecei o dia editando também um negócio que a gente está fazendo, um conteúdo que a gente está produzindo. O dia a dia é muito louco assim, a gente pode cuidar de um desenho, De uma animação, ou propriamente voltar para criação ou até uma finalização onde você cuida mais da
Direção de arte, da iluminação. Então, a gente faz tudo, né? Para mim, pelo menos, assim cada dia é um dia, cada projeto é um projeto, cada filme é uma equipe diferente, pessoas diferentes. Muitas vezes você vai trabalhar entre um projeto grande e que demanda muito do nosso tempo, fim de semana… Você é do projeto, né? Você é sequestrado pelo projeto, você não tem vida mais. Que dificuldade vocês encontraram no começo? A dificuldade que a gente teve foi realmente de falta de curso e formação, né? Então, a gente teve que realmente aprender no dia a dia. Eu acho que teve também uma dificuldade técnica assim, até porque a gente não tinha tanto conhecimento das ferramentas, De como a gente poderia realizar aquelas histórias da melhor forma e tal. Então, a gente cometeu erros, né? As primeiras primeiras publicidades que a gente fez, a gente tem escolhas que a gente olha hoje e fala "puxa, por que que eu não fiz desse jeito?". Mas falando no geral de animação no Brasil a dificuldade grande claro que existe é recurso, né? O que que um cineasta enxerga no dia a dia que as outras pessoas não enxergam? O tempo todo a gente fica pensando nas situações que a gente vai tratar em filmes, mas a partir de uma lente de uma câmera. Até tendo ideias para filmes a partir de
situações corriqueiras assim, que ninguém vê beleza, a gente vê. Às vezes você tá almoçando, você tá criando um roteiro, às vezes você tá viajando isso te ajuda muito a criar ideias, às vezes você tá andando na rua, você observa o que aconteceu e você fala "nossa, vou colocar essa gag numa num episódio". Que já aconteceu muito isso. Então quer dizer que tem muita gente real da sua vida nos
seus personagens? Com certeza, a gente troca o nome ali, mas tem muita gente. Qual que é a sua formação? Eu estudei publicidade e propaganda, fiz um outro curso também mais a ver com o cinema, Mas aí num formato mais livre. Eu me formei na escola de Belas Artes, eu me formei em curso de artes plásticas, depois fiz bacharelado em gravura Que foi mais uma especialização assim para mexer com outras
técnicas, que é sempre bom, né? Eu fiz Rádio e TV na faculdade, depois eu fiz jornalismo que evoluiu pra um mestrado também jornalismo, mídia e tal. Não fiz cinema necessariamente, mas sempre relacionado com
audiovisual. Quando a gente faz um curso formal na escola, faculdade, em centros educacionais, A gente tá passando por uma formação acadêmica. Nesse tipo de formação, boa parte do ensino, conteúdos e disciplinas dos cursos são regulamentados Por diretrizes curriculares nacionais. Elas são quase como regras que determinam quais conteúdos devem ser apresentando para os estudantes,
Normalmente, estabelecidos por órgãos do governo. Mas não é porque o governo determina que os cursos vão
ser todos iguais independentes do lugar. Existem grandes diferenças entre eles, essas diferenças vão desde o currículo até como o ensino é entendido. Se é teórico, histórico, prático, vanguarda, moderno… Isso tudo para lembrar que parte da escolha de um curso passa também por escolher onde o curso vai ser feito. Tem muita diferença do que a gente tem no Brasil para os cursos que tem fora? Eu vejo essa diferença sim, até porque nos Estados Unidos é o grande mercado dessa indústria como um todo. Na minha época não tinha curso de animação, por isso que a escolha foi mais foi mais encaminhada por uma coisa mais Artística, né? Mas hoje em dia existem muitos cursos bons. Por conta da internet, você tem muito curso bom de animação Que você faz online. Inclusive de estúdio,
de grandes estúdios, como Pixar, Disney e Green Max. E você aprende especificamente a ser um animador. Mas eu acho que no Brasil tem muita coisa boa, muita mesmo, tem muita gente que a gente conhece que trabalha no audiovisual, Mas veio da publicidade. A nossa publicidade é uma das melhores do mundo, é reconhecida como uma das melhores do mundo. Mas de novo é uma área em que você aprende
muito fazendo. Às vezes não necessariamente você precisa fazer uma faculdade para trabalhar no audiovisual. Na escola de Belas Artes era muito mais prática, tinha bastante teoria, mas a gente botava a mão na massa todo dia. Na faculdade de Rádio e TV é uma faculdade muito prática, por
exemplo, o meu trabalho de conclusão de curso Era fazer uma emissora de TV funcional
que ia ser transmitida de fato nos canais do UHF do bairro, Onde era a faculdade. Na faculdade de Publicidade claro que é mais teórico. Essa parte, especialmente, inclusive, a gente tem essa disciplina, Normalmente as faculdades têm essa disciplina, mas é sei lá um semestre ou dois semestres. O quanto conhecer o lado histórico, ter uma perspectiva do passado, conhecer um pouco mais de teoria ajuda na profissão? Eu acho que uma pessoa que trabalha com audiovisual, uma pessoa trabalha com cinema, uma pessoa que quer criar alguma peça visual Ela precisa ter referências, ela precisa preencher o repertório imagético dela com coisas. O passado é o que criou a base para o que a gente faz hoje, né? Diferentemente do que as pessoas pensam, mesmo um filme totalmente 3D ele começa no lápis. Não tem como fugir disso. Não necessariamente essa pessoa precisa saber desenhar, você saber de arte, você ter uma base de, principalmente, história da arte E bom gosto tudo mais vai sempre ajudar,
vai sempre ser um diferencial. Quais outras profissões acabam trabalhando também junto com
vocês? Cara, se você for ver o diploma das pessoas que trabalham assim tem de tudo, de verdade. Animação, né? Não é só a animação, então você tem desde o Concept, que são os desenhistas que, né? Os roteiristas, a gente não pode deixar de falar que os dubladores e as pessoas, os atores que dão voz ao personagem
Eles vão dar essa alma também pro personagem, né? Tem muitos processos aí, inclusive, iluminador, compositor… Eletricista, tem até arquiteto, torneiro mecênico, gente que fez desenho de interiores Que trabalha com a direção de arte. Uma pessoa que se forma nisso pode fazer o que depois? Começar numa produtora, de repente na área da produção, assistentes de produção. Quando ele tá numa equipe de produção, ele vê tudo acontecer. Então é um lugar legal para começar e que tem oportunidades. Não vou mentir, não é um mercado assim
que tem muito espaço Porque realmente depende muito de networking, de você conhecer as pessoas e pedir para entrar, me dá uma chance… Mas quando você entra e faz um trabalho bem feito, a chance de você ficar nesse mercado é enorme. Então, o mercado tem crescido demais e vale muito a pena e é bem
remunerada. Então, assim, é uma grande oportunidade, é uma área que absorve muita gente e, realmente, estão precisando de profissionais aí. Eu tô aqui com Matheus que ele é diretor de arte, ilustrador, aqui na Start Anima. E Matheus, me conta o que que são essas coisas, o que é esse trambolho aqui? Esse trambolho aqui é a mesa de luz, então, a gente usa para fazer os designs e cenário de personagem também, Ela é muito usada para animação, porque você consegue botar um papel sobre o outro E ver o que tá desenhado por trás e dar sequência. E o que são esses desenhos? É uma história em quadrinho, é isso? Isso aqui é o storyboard do projeto, então a gente desenha quadro a quadro, separa as cenas por linha e a gente vai decupando E vai criando as imagens para gente sair
do texto. Você consegue ver o filme inteiro como história em quadrinhos antes de começar a animar? Exatamente, isso é importante para o planejamento, saber dos personagens que vão precisar ser criados, Cenários também, animação e toda cinematografia ela é feita a partir do storyboard. É muito mais fácil alterar aqui no desenho, no rascunho, do que ter todo o trabalho da produção Para depois
acabar tendo que se livrar de algo ou trocar. E aí, depois, saiu do storyboard, vai para onde? Bom, saindo do storyboard, a gente começa a fazer o desenvolvimento dos cenários e dos personagens. Dá o design exato para cada coisa. Então, aqui a gente tem uns personagens, depois disso a gente faz model sheet, Que são as vistas para cada um para seguir daí para etapa da modelagem, Para o modelador 3D ter todas as referências que ele precisa. E o que é essa tela aqui? Essa parte aí é o color script que a gente chama, isso é uma forma de a gente traduzir o roteiro Através da teoria das cores também. Então a gente aplica a teoria das cores para conseguir manipular as emoções
Que cada parte do filme precisa transmitir. E você faz todas essas partes? Eu faço todas essas partes. A gente vai muito na silhueta dos personagens, ou seja, a gente identifica um pouco dessa silhueta dos personagens E onde se encaixam essas formas geométricas. Você monta o personagem só com formas simples e depois você vai transformando essas formas numa coisa mais suave? Exatamente, aqui a gente tem um personagem Lino, por exemplo, a gente identifica mais ou menos O que a gente tem aqui de formas geométricas, E a gente vai adicionando essas
esferas ou esse tipo de coisa que é como se fosse uma blocagem Para identificar mais ou menos
a modelagem. A partir disso, você começa a colocar mais pontos, dividir mais em símbolos de polígonos até que essa malha fique de uma forma Bem que a gente chama de smooth, que é bem lisa e bem uniforme, né? Então, a partir disso, a gente tem um personagem, por exemplo, modelado, é um rig, que é essa marionete virtual, Ela tem todas esses controles e cada controle corresponde alguma coisa. Então, para você ver, cada controle vai mexer uma junta, ou músculo, ou alguma coisa, ou a boca… E eu vou mexer para poder fazer ele falar. Eu gostei desse negócio de rede aí, dá para eu brincar também? Eu consigo mexer no personagem? Dá, vamos ver o que que acontece aqui. Geralmente, não é tão fácil assim colocar o personagem numa pose. Vamos ver se eu destruo um personagem. Mão na cintura. Vamos ver se
eu consigo… Vou baixar aqui só que eu quero rodar essa mão. Agora, vamos ver se eu consigo colocar
essa mão na cintura. Não tá na cintura. Olha só… Acho que a pessoa não estaria com esse dedão, mas por enquanto tá bom. Agora com essa outra
aqui, a gente vai querer dar um tchauzinho. Já tá saindo alguma coisa aqui. E, agora ficou um gato todo meio malvado, meio esquisito aqui, mas o que deu para fazer. Tchau! Perguntas do público, hein? Vocês que mandaram essa daqui, eu não me responsabilizo. O que que vocês fazem de
verdade? O que é exatamente dirigir um filme? Cara, dirigir filme é criar uma história visual para um roteiro, para alguma uma ideia de alguém que foi escrita num papel. Você como diretor tem
a função de transformar isso em imagens. Que curso um animador tem que fazer?
Com certeza, o melhor curso, o mais indicado é de animação, mas acho que artes plásticas também são bem indicados. Qual faculdade? Cinema ou audiovisual? São caminhos similares, tá? Eu acho que audiovisual te dá uma possibilidade maior e escolhas diferentes, caminhos diferentes de profissão no futuro, né? Cinema você também pode fazer isso, mas você vai aprender mais a fundo sobre a sétima arte. Se um filme de animação for de uma história triste, então é um filme de "entristação"? Não, vai ter que ser animado do mesmo jeito, a gente vai ter que animar esse personagem triste, né? Você prefere pipoca doce ou
salgada? Doce, certeza. Hoje em dia os animadores só trabalham com arte digital ou ainda tem animação do jeito antigo? Existe uma pequena parcela, né? Porque, hoje em dia, ela é mais cara por ser muito artesanal e muito demorada, né? Mas o tradicional ainda existe e nunca vai morrer. Até para você fazer o 3D, você precisa fazer alguns thumbnails, Alguns estudos na mão. Quanto de liberdade que um diretor tem para mudar a história que foi escrita pelo roteirista? Depende. Se for mudar o rumo da história, o desfecho, por exemplo, não. Mas se for só uma sugestão que vai melhorar um pouquinho a forma como essa história é entendida pelo público, Eu acredito que não tem problema. Você sempre gostou de assistir desenho? Sempre, aliás gosto até hoje, né? Eu sempre gostei, sempre fui ligada em imagem, criar sons e criar histórias, essas coisas. Qual a melhor forma de começar uma carreira de animador? Testando, fazendo experiência, tentando fazer seus execícios… Eu, por exemplo, comecei fazendo meu
próprio curta-metragem, Que se você for assistir hoje em dia o meu primeiro é muito engraçado, é muito ruim. Mas, com certeza, isso me deu base para poder exercer um pouquinho daquela coisa, De saber dirigir e saber onde colocar as coisas e aí você vai evoluindo, né? Então, tem que começar, né? Precisa de CNH para dirigir filme? CNH? Você precisa de um DRT, DRT é como se fosse um
uma carteira de trabalho, vamos dizer assim. Um atestado de que você está apto a realizar aquela função,
mas não é algo necessário para você começar. Tem um celular na sua mão, você pode ter uma história
na sua cabeça e você pode criar. Quais as principais diferenças entre animadores cinematógrafos e
de game e design? As técnicas são as mesmas, na verdade, né? Com certeza, você vai ter que fazer o design do personagem,
Vai ter que modelar o personagem, vai ter que fazer os próprios, animar os personagens, criar aquele Universo em 3D. Quais países pagam melhor os animadores? Por incrível que pareça, o leste europeu também tem muita produção, mas não paga também quanto Canadá e Estados Unidos, Onde estão os maiores estúdios, né? Mas o Brasil também tá pagando bem, dá pra gente ficar por aqui. É o diretor do filme que escolhe a equipe toda que trabalha ou tem alguém por cima que decide isso? O diretor ele tem mais papel dentro das áreas criativas. Então, ele escolhe quem vai ser o diretor de fotografia, Quem vai ser o diretor de arte. Embaixo deles tem uma equipe gigante, então o diretor de fotografia escolhe quem vai ser o gaffer dele, o eletricista. A diretora de arte ou diretor de arte, quem vai ser o contra regra, quem vai ser o produtor de objeto… Aí são pessoas que eles trabalham, que são da equipe deles. A gente não opina. E além do processo de animação em si, é
muito diferente de fazer um filme de live-action? É a mesma história, na verdade, né? Você tem que fazer toda a produção, você tem que atuar. Na verdade, quem tá atuando, é aquele personagem digital. Você tem que iluminar. Na verdade, a gente está iluminando no ambiente digital. Composição, correção de cor é tudo igual. No live action, você filma um volume gigante de material, edita, então você tem muito material na mão. Animação a gente tem que ser muito assertivo, frame a frame, não dá para jogar trabalho fora. Por que o Brasil faz tão
pouco filme de animação? Olha, infelizmente, acho que por conta de falta de recurso mesmo. Tem filmes da Disney, da Pixar que chegaram a custar 200 milhões de dólares. Então, se você parar pra pensar, hoje um filme deles
custaria um bilhão de reais. A gente nunca na vida vai ter esse recurso aqui, mas mesmo assim os orçamentos do Brasil eles são 12, 10, 15 milhões, 8… Então, não é um recurso fácil de conseguir. Agora, com streaming, melhorou muito, a gente tem um boom de produções. Por que que essas premiações, Oscar, Canes são tão importantes para vocês? Eu acho que valida um trabalho árduo, às vezes de meses, às vezes de anos, que você faz e bota todo o seu suor E as suas lágrimas, o seu sangue, o seu talento num projeto. E quando ele é reconhecido pelo grande público, é que nem você ser reconhecido num prêmio de arquitetura ou um doutorado de medicina, um artigo publicado. É o tipo de reconhecimento que
você tem, né? Festival de Cannes é uma premiação para o cinema, mas no festival de Cannes tem uma outra parte que acontece, Um outro evento que acontece que se chama Cannes Lions, que é o festival que premia os principais prêmios da publicidade mundial. Esse é um leão de bronze que a
gente ganhou por uma campanha que a gente fez pro Burger King, E a gente ganhou como filme. Pra um diretor de Publicidade, isso é um baita reconhecimento assim. Qual é o topo da profissão?
Hollywood, dirigir um filme em Hollywood. Eu acho que o topo da profissão é você colocar o seu produto num lugar de destaque assim, né? Pode ser uma série incrível, uma série na Netflix, na Amazon Prime. Criar uma série. E como a sua profissão muda o mundo? Boa pergunta. Olha, eu acho que a animação é uma coisa tão universal, tão bacana, pelo menos o que a gente faz é uma coisa tão do bem Que eu acho que ele sempre vai deixar uma semente assim em quem assistir, sabe? Principalmente, porque a gente faz para as crianças, né? Eu acho que o filme ele te ajuda a sair do seu mundo, te levar para uma realidade paralela e te mostrar uma beleza Ou te fazer desopilar. No fim das contas, existe também a coisa da arte fazer você pensar e te tirar da normalidade. Agora só vale responder sim ou não. Já te confundiram com o animador de festa? Sim. Você lê todos os nomes dos
créditos dos filmes? Pode ser um talvez, às vezes… não, né? Então, é não. Já criou um personagem inspirado
em você? Sim. Tem uma rivalidade entre os diretores e roteiristas? Não. Fazia animação na escola, no
canto do caderno? Sim. Você vai ao cinema toda semana? Não. Já pensou em desistir e mudar de profissão? Não. Todo dia. Tô brincando… Sim sim, já pensei. Tem algum desenho que todo mundo gosta e você não? Sim. Você já fingiu que gostava de um filme porque ele tava no hype? Sim. Animação é coisa de criança?
Não. Todo filme em preto
e branco é cult? Não. Escolheria trabalhar com animação de novo? Sim. Você escolheria fazer cinema de novo? Sim. Dragon Ball Z é só gritaria? Não. Você assiste de herói? Assisto. Tem saudades da TV Globinho? Não. Existe filme que é melhor do que
o livro? Tem vários filmes que eu nunca li o livro, então diria que sim. Eu sou o Samuel, tenho 21 anos,
quando eu tava no curso técnico e eles lançaram Manual Maker. Agora estão lançando A Saga dos
computadores e eu tô engenharia de software. Então, acaba que fica um pouquinho na cara De que eu fui talvez influenciado, né?