As Hidrovias Mais Importantes Do Mundo

As Hidrovias Mais Importantes Do Mundo

Quando você compra algo pela internet Como é que isso chega até você pela Estrada Talvez seja transportado de Avião bom Você pode não acreditar mas Surpreendentes 90% de todos os produtos Comercializados globalmente são Transportados por navios muitos dos Quais dependem de hidrovias dentro dos Países para ir do ponto a ao ponto b Essas hidrovias que às vezes são Gigantes e outras vezes Surpreendentemente pequenas são usadas Para reduzir o tempo de viagem para que O seu pacote da Amazon chegue mais Rápido até você mas não é só para isso Que elas foram construídas desde Fornecer passagens aparentemente Impossíveis através de países até os Estreitos onde navios gigantes são Lançados vamos dar uma olhada em algumas Das hidrovias mais importantes e como Elas mudaram o mundo ao seu Redor o canal do Panamá considerada uma das construções Mais ambiciosas da história essa Hidrovia aqui é uma maravilha moderna da Engenharia com 80 km de comprimento Este é o canal do Panamá ele fornece uma rota Entre os oceanos Pacífico e Atlântico Reduzindo significativamente a distância E o tempo necessários para que os navios Passem de um pro outro mas quão Significativo bem antes da sua conclusão Em 1914 os navios tinham que seguir o

Longo caminho ao redor contornando o Cabo hornn lá no sul da América do Sul Foram necessários 10 longos anos Perfurando Rocha sólida movendo mais de 99 milhões de m cbic de terra criando Uma trincheira com 88 m de largura 10 Andares de profundidade e mais de 130 Campos de futebol de comprimento e tudo Isso foi feito com dinamite Picaretas e Escavadeiras a vapor movidas a carvão da época do seu Tatar avô mas ao fornecer Uma passagem através do Panamá a viagem Entre os dois oceanos foi encurtada em Incríveis 14.500 km O que teria sido uma Viagem de 2 meses através das ondas Perigosas e Ventos violentos do cabo Horn foi reduzido para uma travessia de Canal de 10 horas e quem é que não adora Um atalho né só que isso tem um preço Dependendo do tamanho da embarcação pode Custar entre 500 e 800.000 para usar o canal com certeza Isso é uma taxa bem alta mas as Economias em distância tempo e Combustível tornam a eficiência Desse Canal um gasto que vale a pena embora a Gente se pergunte por que é tão caro Parte disso se deve ao fato de que os Oceanos Atlântico e Pacífico tem alturas Diferentes Portanto o canal do Panamá é Equipado com uma série de comportas que São essencialmente pequenas câmaras com Menos de 305 m de comprimento e 33,5 m De largura cada uma tem uma porta que

Permite a entrada ou saída de água para Levantar ou abaixar os barcos para Diferentes níveis de água quando o barco Precisa ser elevado uma porta de entrada é aberta para que a água possa entrar na Câmara elevando a embarcação quando Precisa ser baixado a porta de saída é Aberta e a água é liberada da câmara Como você pode imaginar tem muita água Que precisa ser movimentada e as Comportas precisam de muita manutenção Daí o alto preço da passagem mas é Graças a esse recurso incrível que esses Navios enormes podem fazer uma transição Suave de um oceano pro outro isso não Impede que embarcações maiores com mais De 30 m de largura às vezes pareçam Estar presas usado principalmente para Que navios dos Estados Unidos viagem pra Ásia esse projeto de construção colossal De mais de 100 anos agora V de 13 a 14.000 navios passarem por ele a cada Ano com uma receita média de 2,6 Bilhões De Dólares É acho que o meu canal nunca Vai ser tão grande quanto do Panamá Houston temos um Canal lá pelo início do século XX o Texas era o lar do Buffalo Bio uma Hidrovia pantanosa e alagada que se Estendia da Costa até o Coração do Texas Mas ela era tão cheia de vegetação que Apenas alguns barcos a vapor e barcos de Calado Raso podiam navegar gála então em 1909 os moradores locais perceberam o

Potencial de ter uma via navegável que Pudesse se estender do Golfo do México Até o Condado de Harris no Texas eles Passaram 5 anos limpando e dragando 80 Km do Bao até que ele tivesse cerca de 152 m de largura e 14 m de profundidade E hoje o devidamente nomeado canal de Houston é uma das hidrovias mais Eficientes dos Estados Unidos conectando Houston ao resto do mundo em 2022 ele Estabeleceu seu um recorde de 55 milhões De toneladas de carga passando por ele Apenas naquele ano ele conecta centenas De empresas com seu complexo Industrial Avaliado em 3 bilhões de dólares Empregando cerca de 55.000 pessoas hoje Ele gera mais de 800 bilhões em Valor Econômico representando 20% do PIB total Do Texas o impacto que esse único canal Teve nos Estados Unidos é inegável Especialmente considerando que o porto De Houston foi o primeiro a introduzir o Transporte de contêineres nos Estados Unidos e o canal praticamente abriu o Sul doss Estados Unidos pro mundo Tornando uma das hidrovias mais Movimentadas do país Ele é tão Vital pra Capacidade do Texas de negociar Globalmente que se tivesse permanecido Como uma simples baia alagada é provável Que o Texas Nunca tivesse experimentado O crescimento de riqueza que teve agora Ele está prestes a passar pela sua 11ª Grande expansão com previsão de

Conclusão em 2025 e um investimento Maciço de 1 bilhão de Dólares o projeto Pretende alargar ainda mais o canal para Impressionantes 210 M uau O que será que Eles estão planejando transportar lá o Álamo inteiro entre o imenso Canal do Panamá e o incrível canal de Houston Qual você pessoalmente acha mais Impressionante o canal do Panamá É Indiscutivelmente icônico mas o esforço De todos aqueles moradores locais Dedicados ao Houston é igualmente Incrível eu fico indeciso mas o que que Você acha pro Canal do Panamá Aperte o Botão de curtir e pro de Houston O de se Inscrever feito Ótimo então agora qual Hidrovia que que mudou o mundo a gente Tem a Seguir uma grande Conquista teste rápido Qual é o canal Mais longo do mundo feito pelo homem não Sabe tá Tenta essa aqui então qual é o Canal feito pelo homem mais antigo do Mundo ainda não tem ideia e se eu Dissesse que a resposta pros dois é a Mesma não cara que que andam ensinando Pras crianças na escola hoje em dia a Resposta é o grande canal da China que Tem 1793 km de comprimento e só foi Considerado completo após incríveis 2000 Anos embora as sessões dele estejam Sendo reconstruídas e renovadas até hoje é quase impossível de acreditar nisso né

Bom deixa eu te surpreender ainda mais Antes da Revolução Industrial o grande Canal era considerado o maior e mais Expansivo projeto de engenharia do mundo Ele foi concebido para unificar a Comunicação interna do Império da Dinastia sui bem como para enviar tropas Materiais e alimentos paraa população a Construção dessa fera começou lá em 486 AES de CR e com sessões construídas Abandonadas e reconstruídas ao longo dos Anos acredita-se que mais de 9 milhões De pessoas estiveram envolvidas em sua Construção incluindo seus 21 portões e 60 Pontes essa hidrovia se estende de Pequim até hanzou e conecta dois dos Maiores rios da China o yangtsé e o Yellow com cerca de 100.000 embarcações Passando por ela a cada ano também Transporta 260 milhões de toneladas de Carga anualmente impulsionando Continuamente a economia do país em seu Auge de uso durante os séculos 15v e XV Aproximadamente 400.000 toneladas de Grãos eram transportadas por ela a cada Ano em sua história de construção Inicial palha pedra argila e Terra foram Usadas para construir partes da hidrovia Mas ela se tornou um elo de transporte Tão essencial que em 1958 o trabalho Estava em andamento para permitir que o Canal transportasse navios que pesavam Até 600 toneladas e agora ela pode Suportar embarcações de médio porte ao

Longo de toda a sua extensão uma História grandiosa que certamente faz Juuso ao seu Nome engenhosidade holandesa a Arquitetura marítima incrível não se Resume a rotas comerciais e cargas ela Também pode ser usada para facilitar sua Viagem matinal veja você mesmo em vez de Construir uma ponte sobre a água esse Design único construído na Holanda criou Uma ponte de água ela pode ser Encontrada sobre a movimentada estrada N302 que liga o continente a uma grande Ilha artificial chamada flevoland que Através o lago velu lá pelo ano 2000 os Engenheiros queriam uma maneira de Conectar o lago velu ao Lago wolder vade Para todo o tráfego marítimo que estava Separado pela estrada uma ponte levadiça Comum não serviria porque cerca de 28.000 veículos usavam a estrada todos Os dias e esperar uma ponte levadiça Abrir e fechar causaria sérios Engarrafamentos então eles propuseram um Aqueduto com 25 m de comprimento 19 m de Largura e 2,80 de profundidade que Permitiria que as embarcações passassem Sobre a estrada como uma ponte Construída especialmente para barcos e Também saiu mais em conta comparado ao Aqueduto de 61 milhões de dólares uma Ponte levadiça com muitas peças móveis Pode custar centenas de Milhões de Dólares então com o design confirmado O

Aqueduto velemir foi construído em 2002 Usando mais de 19.800 m c de concreto e Aço para suportar o peso da água acima Da estrada com essa Fortaleza gigante Ele consegue evitar que a água se Derrame pelos lados pra Rodovia ninguém Quer o seu carro nadando pela estrada né Infelizmente navios grandes não Conseguem atravessar O Aqueduto porque Geralmente eles têm um calado médio Isto é o quão fundo eles ficam na água de 19 A 15 M como a ponte tem apenas 3 m de Profundidade ela é usada apenas por Embarcações de pequeno e médio porte uma Pena já que vê um enorme navio de Cruzeiro passando por cima do seu carro Certamente ia tornar sua viagem matinal Muito mais Legal quando do se tornam um com um nome Bem apropriado o canal vadon é um canal De navegação que liga os rios Russos Como você já deve ter adivinhado Volga e Dom ele fornece a única rota através do Mar Cáspio e do mar de azov pros Principais oceanos tão importante que as Obras começaram lá no século X foram Feitas cerca de 30 tentativas Subsequentes para conectar os rios mas Todas terminaram em fracasso até mesmo o Xar Russo Pedro grande tentou e falhou Conectar as duas rotas isso não ia Acontecer Até 1948 sob o domínio soviético quando o Canal e suas instalações seriam

Construídos e conectados isso exigiu o Trabalho de 900.000 pessoas com o canal Concluído apenas 4 anos depois em 1952 Com 80 m de largura 8 m de profundidade E 100 Km de comprimento assim como o Canal do Panamá os dois rios conectados Estão em altitudes diferentes então o Canal possui 13 comportas do ponto mais Alto entre os dois rios são necessárias Quatro comportas para alcançar o Don Através de uma série de reservatórios O Que significa que a rota desce cerca de 44 M Mas a partir desse mesmo Ponto são Necessárias nove comportas para alcançar O Volga o que requer mais porque ele Segue uma rota significativamente mais íngreme que desce cerca de 88 m e Embora Tenha sido concluído a mais de 50 anos Ainda é uma das hidrovias que mais Mudaram o mundo até hoje não apenas Serviu como símbolo de poder pra União Soviética mas também proporcionou a Rússia valiosos laços com o mercado Internacional como uma rota de comércio Pro Mar Negro isso tem se mostrado Incrivelmente benéfico pra economia da Região e continua a ser assim além disso Ele fornece a conexão navegável mais Curta entre o Mar Cáspio que de outra Forma estaria isolado e os oceanos do Mundo suas estações de energia geram Eletricidade suficiente para tornar a Maioria dos mecanismos ao longo do canal Autossuficientes portanto essa é uma

Hidrovia que se Destaca mergulho Holandês Rotterdam é Uma cidade holandesa famosa pelos seus Muitos muitos muitos canais muitas Dessas hidrovias chamadas singles foram Construídas para evitar a propagação de Cólera no século 19 eles fizeram isso de Maneira muito esperta direcionando todo Esgoto e água infectados pro mar mas a Hidrovia vin rter de em Groningen é Usada para liberar algo completamente Diferente em suas águas navios [Música] Localizado às margens do canal o Estaleiro feros Smith é um dos mais Famosos do mundo eles construíram e Lançaram a água 470 navios e essa Produção segue com seis a oito entregas A cada ano um desses gigantes do Comércio o arlow Accord foi construído Para transportar produtos como trigo e Milho nas hidrovias europeias e tem Inacreditáveis 120 m de comprimento Esses navios são realmente Impressionantes Mas não tão Impressionantes quanto a forma como eles São lançados esses navios podem chegar a Mais de 122 m de comprimento mas tem Apenas cerca de 15 m de largura isso os Torna perfeitos para viajar pelos Estreitos canais agora o ving hotter Diip tem uma largura média de 100 m mas Essa as embarcações gigantescas são tão Estreitas que a Fero Smith pode

Lançá-las em sessões com menos de 30 m De largura mas elas ainda causam um Grande Impacto e como essa seção do Canal passa bem ao lado de uma estrada Pública quando um navio gigante é Lançado a água muitas vezes atinge o Outro lado [Música] Dela portanto esse canal relativamente Estreito Pode não parecer muita coisa Mas certamente consegue suportar o peso De embarcações da Fer Smith o que por si Só já é uma Proeza fluxo de dinheiro a primeira Vista Pode não parecer mas o canal de Iri pode ser um dos maiores geradores de Dinheiro dos Estados Unidos a hidrovia Que começou a operar em 1821 conecta os Grandes lagos ao Rio Hudson e ao Oceano Atlântico tendo cerca de 565 km de distensão ela se tornou um Sucesso instantâneo usada por navios Comerciais foi responsável por reduzir o Custo do transporte em até incríveis 95% Caramba como é que essa hidrovia Conseguiu fazer isso bem antes dos trens E do transporte aquático se tornarem os Principais meios de transporte de Mercadorias em grande quantidade a Dependência era dos animais como as Mulas As mulas só conseguem carregar Cerca de 110 Kg de mercadoria em terra Mas elas podem puxar uma barcaça na água Pesando até 27.000 kg para transportar

Mercadorias de Buffalo para Nova York Custava cerca de $1 por Tonelada antes Da construção do eie Depois da sua Conclusão com as mulas agora capazes de Transportar 240 vezes mais carga por Viagem esse custo despencou para apenas 10 por Tonelada uma senhora queda de Preço e Essa não é a única marca notável Desse Canal o e é responsável por Incentivar a construção de canais em Todo o estado depois de transformar Nova York em um grande Centro Comercial Muitos engenheiros que trabalharam no Canal passaram a construir muitas outras Valiosas hidrovias e ferrovias nos Estados Unidos graças ao seu trabalho no Iri seu uso permaneceu forte até o Século XX tornando-se uma rota de Transporte indispensável que conectou Muitas cidades hoje em dia os navios Turísticos são a principal fonte de Tráfego transformando o trecho principal Do canal em um ponto turístico Popular Cara essa hidrovia teve mais evoluções Com um Pokémon para começar ela colocou Nova York no mapa ela deu origem a toda Uma rede de rotas de canais americanos Devido a sua popularidade e reduziu uma Jornada de diligência de duas semanas Para uma viagem de 5 dias pela água e Economizou literalmente uma tonelada PR Os Comerciantes Tô impressionado com Tanta Engenhosidade os

Kongs quando alguém diz o nome klong Você pode pensar que a pessoa tá Tentando imitar um relógio antigo mas na Verdade os kongs se referem a uma rede Inteira de canais na Tailândia que Surpreendentemente antecedem as grandes Estradas acredita-se que eles foram Cavados na paisagem há mais de 600 anos E com construídos pelos moradores locais Para permitir que navios comerciais se Movessem livremente pelo país conectados Por três grandes rios o tau praia o my Klong e o tatin os 1682 kongs T Coletivamente cerca de 2604 km de extensão e formam uma Impressionante teia de rotas de Navegação e Rotas de esgoto apenas na Capital Bangkok até hoje alimentos Texteis cerâmicas e materiais de Construção são transportados para Diferentes cidades pelos canais até Sendo vendidos na água em mercados Flutuantes Parece coisa de filme de Ficção científica né esses kongs Dominaram a cena de transportes da Tailândia antes que os europeus ficassem Cada vez mais frustrados por terem que Flutuar em todos os lugares com a Crescente influência ocidental as Estradas começaram a superar os canais e Alguns foram tristemente enterrados e Tiveram construções feitas por cima hoje Eles funcionam mais como uma rota Turística o que salvou os kongs de cair

Completa ente ind desuso na verdade as Estradas ocupam apenas 8% da área de Bangkok provando que essas hidrovias Ainda são um sistema de transporte Essencial e devem ser mais rápidos do Que dirigir também as pessoas Historicamente viveram ao lado desses Canais o que é uma das coisas mais Assustadoras que eu consigo pensar quem é que não ia ficar com medo de enchentes Mas fortes dickes Estacas e barcaças Mantém todas essas casas flutuando a Arquitetura tailandesa continua a Construir novas casas resistentes a Encher entes que estão ancoradas nas Margens equipadas com flutuadores de aço E cheias de isopor elas podem elevar Estrutura 2,70 M acima do solo quando a água invade Isso sim é queer trabalhar De maneira Inteligente canal da Vertigem seja o que você estiver fazendo Nesse próximo canal Não olhe para baixo Essa estrutura impressionante é o pera Aí Aqueduto pont silte se você for do País de Gales e quiser corrigir a minha Pronúncia aí nos comentários Pode ficar à vontade a estrutura de pedra com 18 Arcos foi construída em 1805 no País de Gales e com incríveis 38 m de altura Ainda é O Aqueduto mais alto do mundo Até hoje pro início do século XIX esse Tipo de engenharia era completamente Inédito fazia parte de uma jogada de

Carreira muito arriscada do arquiteto Thomas telford que projetou esse Aqueduto para barcaças estreitas que Transportavam carvão o canal de lolen Facilitou muito as viagens entre os Vales ingre crimes que separam o Nordeste do País de Gales e a Inglaterra Na época da sua conclusão a estrutura Tinha três vezes o tamanho dos aquedutos Existentes tornando o projeto de telford Um feito inovador hoje se você for Corajoso o suficiente ele até tem uma Passarela a passagem felizmente tem Grades de ferro de um lado mas do outro Não tem nada é completamente aberto pro Ar e pra gravidade mesmo assim muitos Barcos e até praticantes de stand up Padle cruzam O Aqueduto todos os dias Com apenas grades para evitar que você Caia e com o canal tendo apenas 13,70 de Largura parece mais uma perigosa Travessia aquática em Corda Bamba do que Uma viagem típica de Aqueduto Você teria Coragem para atravessar esse canal Me Conta aí nos Comentários é tudo grego para mim esse Próximo canal grego ostenta um recorde Mundial bem único é a via navegável mais Profunda do mundo inteiro com Assustadores 79 m de profundidade mas Apesar de toda sua profundidade essa Hidrovia chamada canal de Corinto tem Apenas 25 m de largura O que significa Que os navios às vezes têm dificuldade

Para passar por sua passagem Estreita Com embarcações mais largas do que 18 m Sendo incapazes de atravessá-lo Completamente suas paredes regulares Também são conhecidas por causar Deslizamentos de terra bloqueando o Próprio canal quando os navios conseguem Passar com sucesso o canal conecta O Golfo de Corinto do mar Jônico ao golfo Sarnico do mar egel isso evitava que os Navios tivessem que Navegar a cerca de 644 km ao redor da perigosa península do Pelopones com rochas subaquáticas e a Costa irregular que podem causar sérios Danos Esse foi um problema enfrentado Pelos navios há muito tempo remontando Ao século 7 antes de CR periandro o Governante de Corinto na época sabia que A perigosa jornada pela península Poderia ser evitada ligando os dois Mares mas a tecnologia necessária para Escavar uma via navegável através de Mais de 70 6 m de rocha pura Simplesmente não era avançado o Suficiente muitos tentaram ao longo da História incluindo o Imperador Romano Nero e Júlio César Mas nenhum conseguiu As Tentativas recomeçaram em 1881 mas Era tão caro cortar a rocha que Literalmente levou seus aspirantes a Construtores à falência a obra foi Finalmente concluída em 1893 depois de inúmeras tentativas Fracassadas e mais de 30 milhões de

Francos cerca de 175 milhões de dólares Hoje e finalmente a visão de periandro Foi realizada esse canal pode ter sido Fácil pros navios do século XIX passarem Mas certamente não pros modelos maiores De hoje que podem ter mais de 68 m de Largura O que é quase três vezes a Largura do Corinto apesar disso ele Ainda está em uso e 15.000 navios passam Por ele a cada ano um canal com uma História rica e profunda nessas Belas Águas Azuis o canal de sues lembra de 21 Quando as manchetes estavam dominadas Por um Pânico Global não não tô falando Da covid-19 mas sobre um navio que ficou Preso no canal de suea o navio chamado Everg de propriedade da empresa Evergreen tinha se desviado e encalhado No canal bloqueando navios em ambas as Direções um navio bloqueando um canal Pode não parecer grande coisa mas com Base no valor das mercadorias que passam Pelo Canal de sueza a cada dia durante As 151 horas em que ele ficou lá preso Estima-se que tenha custado incríveis 60,4 Bilhões de Dólares pro comércio sim Bilhões com B esse evento catastrófico Deixou claro o quão Vital Canal de Suez é pros nossos sistemas globais de Comércio esse canal conecta O golfo de Sue no Egito ao Mar Mediterrâneo e Possibilita que a Europa acesse Facilmente essas regiões como os níveis

De água dos dois lados são Aproximadamente iguais o mar se move Livremente por essa rota sem a Necessidade de comportas portanto com 193 km de comprimento e pouco mais mais De 204 m de largura o suê reduz a viagem Entre a Ásia e Europa em incríveis 6.920 km isso afeta especialmente Aqueles que viajam do Golfo pérsico pro Norte da Europa porque a viagem ao redor Da África é de cerca de 21.000 KM e Leva Cerca de 24 dias mas usando o canal de Suê a viagem é de apenas 11.130 km e Leva menos de duas semanas todo esse Tempo desaparece feito magia mas não foi Magia que construiu o canal de Sue foram 1 milhão e meio de pessoas quando o Trabalho começou nesse Mega projeto em 1859 esses trabalhadores foram Responsáveis por mover aproximadamente 74 milhões de metros cúbicos de terra 17 Milhões em terra e 57 milhões através de Dragagem O que tornou esse canal uma Realidade e mesmo assim levou uma década Para ser construído e finalmente aberto Em 1869 antes disso qualquer conexão entre O Mar Vermelho e o mediterrâneo era Considerada imposs possível então rotas Terrestres eram usadas para negociar Mercadorias entre os países veículos Puxados por cavalos e trens tinham que Ser usados entre a grã-bretanha e a África resultando em viagens que podiam

Levar pelo menos se meses esse canal foi Continuamente expandido ao longo dos Anos permitindo que navios de carga cada Vez maiores usassem suas vias navegáveis Tornando-o cada vez mais valioso pra Indústria global de navegação ele foi Ampliado em 2014 com um canal lateral Aberto em uma sessão em 201 16 e a Tecnologia moderna tornou possível Expandi-lo ainda mais com planos futuros Prometendo adicionar mais de 70 km de Novos canais e desvios esse projeto Espera aumentar o volume de navios que Passam de 49 para 97 por dia mais do que Dobrando a sua receita anual atual de 5,3 bilhões Para 13,2 Bilhões de Dólares Parece que o sue está faturando uma Nota um grande desvio na China um dos Projetos marítimos mais ambiciosos da História está atualmente em construção e Ele tá destinado a saciar a grande sede Do país atualmente cerca de 1/3 da População chinesa de 1,3 bilhão de Habitantes vive no norte uma área que é Muito mais seca do que o sul Mas em vez De mover toda uma população pro Sul em Busca de água o projeto de desvio de água vai levar água pro norte o projeto Envolve a construção de três canais Principais dois deles com mais de 1288 km de comprimento cada eles vão Desviar água de três dos principais rios Do país o youz o Yellow e o hanun e não é apenas uma pequena quantidade de água

Mas cerca de 45,5 trilhões de litros a cada ano isso é mais água do que há no reservatório Inteiro da Represa hoover Esse é um Empreendimento imenso com mais de 79 Bilhões de Dólares investidos no projeto Desde o seu lançamento em 2002 é um dos Projetos de engenharia mais ambiciosos Até o momento e parte disso se deve a Inclusão de estruturas como O Aqueduto De shai que é o maior do mundo dentro do Shai quatro canais de água correm Paralelamente entre si com 12 km de Comprimento 8 m de largura e 7,3 m de Altura cada um transportando correntes De água separadas feitas de concreto Reforçado cada calha pré-fabricada ou Seja cada segmento construído em uma Fábrica transportado e instalado no Local pesa até 10000 Tonel portanto Essa Não foi uma tarefa simples e embora o ch Esteja agora em pleno uso o projeto Completo de desvio de água sul norte tem Uma data estimada de conclusão em 2050 Ainda assim a China esperançosamente Estará garantindo o acesso à água e o Bem-estar de muitas gerações futuras Então Sem pressa deixa Aisa fluir qual Dessas incríveis hidrovias você achou Mais impressionante e você já viu alguma Delas com seus próprios olhos me conta Nos comentários e Obrigado por Assistir [Música]

A

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *