Armadilhas Mentais Das Quais Você Pode Escapar Se As Conhecer

Armadilhas Mentais Das Quais Você Pode Escapar Se As Conhecer

Você já percebeu que às vezes faz as Escolhas que mal consegue explicar bem a Psicologia fez todo o trabalho para você Mas antes de entrarmos no mundo das Armadilhas mentais que tão pequeno teste De uma pergunta você sabe quantas Pessoas vivem na Índia senão Fique à Vontade para dar o seu palpite você Provavelmente sabe que ela não é a Recordista mas está em segundo lugar Então deve ter muita provavelmente mais De um bilhão de pessoas mas Definitivamente menos de 8 bilhões então Digamos 2 milhões você chegou perto da Resposta correta um bilhão e 417 milhões E esse é um bom exemplo do efeito de Ancoragem em Ação você pegou alguns Dados conhecidos os outros como âncoras E baseou sua conclusão neles nesse caso O efeito de ancoragem te ajudou mas ele Também pode ser o vilão Digamos que você Esteja pensando em comprar uma mala nova Você vê uma por r$ 2.000 na vitrine da Loja e isso é muito caro mas então entra Na loja encontra a área de liquidações Lá a mala custa r$ 500 e a oferta é Obviamente por tempo limitado você fica Animado porque agora usa a primeira mala Como Âncora mental e comprou item em Promoção sem pensar muito você não Planejou fazer essa compra hoje e só Comprou aquela mala porque estava mais Barata Esse é o tipo de ancoragem que os Especialistas em marketing usam para te

Vender coisas de que você realmente não Precisa você também tem aqueles amigos Fãs de testes de personalidade eles Afirmam que as descrições que recebem no Final são tão impressionantemente Verdadeiras e exatamente como eles certo O mesmo vale para os horóscopos como ele Sabiam que teriam Tantos momentos Incríveis em fevereiro bom você deve Agradecer ao efeito barnum por essa Incrível precisão seu cérebro preenche As lacunas com afirmações vagas e Gerais Que poderiam ser verdadeiras para Qualquer pessoa só para que você as Relacione com sua vida e como Todos Nós Preferimos ouvir coisas boas sobre nós Mesmos acreditamos nas afirmações Positivas com mais facilidade quanto as Afirmações negativas seu cérebro Geralmente com ceticismo e é por isso Que na maioria das vezes escrevem algo Agradável na sessão de resultados desses Testes o efeito alo é outra armadilha Mental Popular para ver como ela Funciona com essa Jane uma especialista Em RH Jane tem dois candidatos para o Cargo de gerente Suzana é formado em Harvard e tem um que extraordinariamente Alto ela é ambiciosa e dirigente não tem Experiência profissional e tem Dificuldade para controlar suas emoções A segunda candidata é Sara elas vezes Perde a paciência não tem experiência de Trabalho e a diligente e ambiciosa seu

QI é muito alto e ela se formou em Harvard então deixa adivinhar você acha Que a Jane escolheu a Suzana ela também Me conquistou em Harvard mas na verdade As duas candidatas têm exatamente as Mesmas características apenas a ordem da Listagem era diferente o efeito alo nos Faz destacar a primeira informação que Recebemos e basear nosso julgamento nela é por isso que muitas vezes tiramos Conclusões Erradas com base em algumas Qualidades que atribuímos a uma pessoa E quero conhecê-la formada em Harvard Deve ser a pessoa ideal o resto Realmente não importa se quiser que sua Visão do mundo seja mais objetiva não Permita que seu cérebro use esses Atalhos mentais e tem tira além das Primeiras impressões Você se lembra da última vez que teve um dia de cabelo Ruim derramou o café na camisa branca ou Usam meias incompatíveis por Acidente Todos ficaram olhando para você na Verdade eles não estavam mas o efeito de Holofote fez você se sentir assim quando Você está concentrado em algo seu Cérebro te faz acreditar que todos os Outros também estão concentrados nisso Você é naturalmente o centro de seu Próprio universo e vê o mundo por meio De suas experiências e perspectivas a Boa notícia é que os outros fazem o Mesmo portanto você não precisa se Preocupar com essa mancha ou com suas

Escolhas estranhas de meias você acabou De comprar um novo secador de cabelo que Todas as celebridades têm e a internet Inteira o elogio sem parar foi super Caro mas definitivamente valeu a pena Certo você começa a ler as avaliações Online da sua parede até faz as contas Para calcular quanto dinheiro economizou Agora você não precisa mais de um Cabeleireiro Oba parece que afinal você Tomou a decisão certa não importa se Está comprando um secador de cabelo ou Abandonando a faculdade admita uma coisa Você não gosta de estar errado Faz parte da natureza humana procurar Por confirmação de que está fazendo a Coisa certa ou acreditar que sua opinião é a única correta você deve agradecer ao Viés de confirmação por isso ele faz com Que você procure e encontra evidências De que está no caminho certo mesmo Quando alguns sinais apontam para o Contrário portanto mesmo que você Encontra algumas críticas negativas Sobre o secador de cabelo aqui ali seu Cérebro te ajuda a ignorá-las você Prefere sentir que sempre sabe Exatamente o que fazer e por isso dá Mais peso as evidências que sustentam Suas escolhas Imagine que seu time Favorito perde um dois três quatro cinco Jogos seguidos isso aconteceu tantas Vezes que você tem certeza de que não Tem como eles vencerem o sexto jogo e

Depois você joga uma moeda e ela cai na Coroa três vezes seguidas então você Acha que ela tem que cair na cara em Seguida parabéns você acabou de ser Vítima da falácia de Monte Carlo Trata-se de uma crença equivocada de que Os eventos passados influenciam o futuro E portanto você pode prever o resultado De qualquer jogo ou aposta essa Armadilha mental recebeu esse nome após Uma noite memorável em Monte Carlo a cor Preta apareceu 29 vezes na roleta muitas Pessoas perderam grandes somas de Dinheiro porque tinham certeza de que Seria impossível que a cor preta Aparecesse na roleta mais de 10 vezes Seguidas e apostar um fortunas inteiras Na cor vermelha Essa é uma ótima prova de que nem sempre é possível criar conexões lógicas entre Eventos para prever o futuro Marco está planejando as férias de verão E encontram um belo pacote de viagem por R$ 10.000 por 7 dias hum é um pouco Demais mas depois ele continua rolando a Tela e vê outras ofertas a partir de 25 Mil reais parece que a primeira opção Não era um negócio tão ruim afinal de Contas o preço do pacote turístico não Mudou nem um centavo Mas o Marco agora Está disposto a pagar esse preço Bem parece que o efeito de contraste Acabou de induzi-la fazer uma compra Cara ele é usado com sucesso em vendas e

Também afeta sua vida cotidiana você é Provavelmente sentirá que é pior em Matemática do que realmente é se for Colocado em uma classe cheia de alunos Que são excelentes nessa matéria um Carro de preço médio parecerá mais Barato se estiver ao lado de um veículo Luxuosa o efeito de contraste funciona De tantas maneiras e situações e Cientistas ainda não tem uma explicação Para seu funcionamento Imagine que você está planejando passar Um tempo em um país estrangeiro está Escolhendo o melhor plano para o seu Celular a primeira opção custa r$ 100 e Tem 1 GB de internet por mês não é Suficiente para atender as suas Necessidades mas o preço é bom O segundo plano inclua 5 GB e custa r$ 200 o que parece muito mas então você Descobre que pode pagar 250 e obter 8 GB De dados você realmente não precisa de Tanto mas como a diferença entre o Segundo e o terceiro planos é muito Pequena você escolhe a opção de 8 GB bem Sem saber você acabou de cair na Armadilha do efeito xamaris quando você Acha difícil escolher entre duas opções Adicionar a terceira ou melhor um Chamariz pode empurrá-lo para uma das Opções o chamariz faz com que uma das Opções pareça muito melhor e os Profissionais de marketing usam essa Armadilha com prazer para motivá-lo a

Gastar e consumir mais do que realmente Precisa

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