Algo terrível está acontecendo com o maior canal do mundo!

Algo terrível está acontecendo com o maior canal do mundo!

Ao longo de mais um século o canal do Panamá hidrovia construída na América Central tem proporcionado uma maneira Eficiente e econômica de conectar os Oceanos Atlântico e Pacífico Contribuindo para acelerar e baratear as Viagens marítimas atualmente seu papel Na economia global é inestimável já que Cerca de 14.000 embarcações passam por Ele todos os anos levando prodos Suprimentos e todos os tipos de recursos Das mais diversas áreas por exemplo você Costuma comprar produtos de sites Chineses conhecidos por preços mais Baixos N precisa adquirir mercadorias com Computadores entre outras peças Tecnológicas que precisam ser Importadas gosta de fazer suas compras Com prazos mais rápidos Sem precisar Gastar rios de dinheiro Com fretes expressos Então você tem Muito agradecer ao Canal do Panamá pois Ele é um dos principais responsáveis Pela Democratização e popularização desse Tipo de comércio nos últimos anos mas Sua Relevância vai muito além disso grande Parte do que o Brasil produz atualmente Para a economia Global especialmente Produtos agropecu como carne soja milho E café é escoado através deste Estreito Por ele também passam mercadorias

Sensíveis e essenciais Como o petróleo Uma das principais fontes energéticas do Mundo Equipamentos Médicos medicamentos Suprimentos para a construção civil Enfim acho que conseguimos ilustrar a Sua importância não é então vamos lá Acontece que esse importante canal pode Estar com seus dias contados e os Prejuízos acarretados pela paralisação De suas operações são imensuráveis entre As principais causas que ameaçam seu Funcionamento estão as mudanças Climáticas que cada vez mais alteram o Equilíbrio dos ecossistemas o que inclui O abastecimento e os níveis dos rios Lagos e oceanos fundamentais para as Atividades do canal do pá Bom a partir De agora vamos te contar um pouco mais Sobre a história do canal sua Idealização construção e como ele Funciona tudo ISO está intimamente Ligado com a atual crise que estamos Enfrentando a partir disso iremos te Apresentar as principais causas desses Problemas o que pode e o que está sendo Feito e o que provavelmente acontecerá Com o Estreito no Futuro Quais serão os verdadeiros impactos para O comércio e a economia Global o canal Do Panamá começou a ser construída Oficialmente no final do século X mas Sua origem é bem anterior a isso os Primeiros a enxergarem o potencial de

Uma possível conexão entre os oceanos Pacífico e Atlântico naquela região Foram os exploradores espanhóis no Período das grandes navegações sobretudo Depois do século Pode parecer estranho mas é isso mesmo Estamos falando de uma época próxima à Chegada dos colonizadores no Brasil a Primeira travessia entre os oceanos foi Realizada ainda em 1513 pelo explorador espanhol Vasco Nunas de Balboa utilizando o Timo do Paraná Timo é uma estreita porção de Terra que liga dois segmentos maiores Sendo rodeada por água nos outros lados Como não havia nenhum tipo de preparação Na época é bem provável que a comitiva Guiada pelo europeu tenha feito a maior Parte do trajeto a pé pois ainda que Usassem pequenas embarcações eles Poderiam encontrar dificuldades com a Topografia do local Mas mesmo com estes Percalços foi possível vislumbrar os Benefícios que poderiam ser extraídos Desse digamos atalho Porque sem a Utilização do Canal do Panamá os navios Que precisam atravessar As Américas Tinham que contornar o extremo sul do Continente um local conhecido como cabo Honn fazer o percurso dessa maneira Acrescenta alguns dias ou semanas na Viagem além de aumentar Significativamente os riscos e os custos Tornando tudo mais difícil e dispendioso

Sobretudo para aquela época mas como os Recursos e a tecnologia eram limitados o Projeto precisou de mais de 300 anos Para deixar de ser um sonho e se tornar Factível isso aconteceu por volta de 1881 por meio de uma iniciativa francesa Liderada pelo engenheiro ferdinánd Liss que também esteve à frente do Projeto Colossal da construção do canal Suis este outro Estreito foi construído Artificialmente no Egito entre o mar Mediterrâneo e o mar vermelho e foi Inaugurado em 1869 assim como o canal da América Central seu objetivo é digamos cortar Caminho ele permite que os navios viagem Entre a Europa e a Ásia Meridional sem Precisar contornar o continente Africano Reduzindo a distância do trajeto em em Cerca de 7.000 km é impressionante não é Bom por conta do Sucesso deste primeiro Projeto o nome do profissional Responsável foi escolhido logo de cara No entanto contrariando todas as Expectativas o empreendimento não deu Certo acontece que apesar de terem o Mesmo objetivo criar uma passagem de água pelo meio do continente para Reduzir as jornadas das viagens as Regiões do Panamá e de suz são Significativamente diferentes tanto no Clima como Na topografia e usar a mesma Estratégia para ambas não foi uma boa Escolha em suz a empresa francesa

Empreendeu escavações revestiu com Alvenaria para manter a estrutura e Permitiu a inundação pela água dos Oceanos mantendo a água do mar e do Canal niveladas Essa é a forma mais Intuitiva e direta de se criar uma Passagem concorda ela basicamente cria Um caminho direto entre as duas Extremidades retirando o Material Necessário e construindo o que for Preciso para garantir a sustentação mas Isso só foi possível por conta das Características daquela região o clima Desértico com poucas chuvas e a forma Como a área era banhada pelos oceanos Perm Que fosse feita essa espécie de ligação Direta contudo o Panamá é completamente Diferente Nesse quesito ele está em um Local tipicamente conhecido pelo clima Tropical com florestas terrenos Acidentados além das fortes e abundantes Chuvas que dependendo da época do ano Acontecem praticamente todos os dias Assim o maquinário utilizado por o Ferdinando LPS no Egito era totalmente Inapropriado para essa nova iniciativa As panes nos equipamentos eram Frequentes além dos deslizamentos que Comprometiam a estrutura da construção e Segurança da equipe falando em segurança Os trabalhadores que vinham de outras Partes do mundo não estavam habituados a Estas condições climáticas específicas

Por isso muitos teram durante as Operações seja pela condição de trabalho Extenuantes ou pelo acometimento de Doenças como a febre amarela e a malária Bastante comuns na época depois de todos Esses contratempos Ficou claro que a Investida não daria certo alguns anos Mais tarde a companhia francesa faliu e Abandonou o projeto mas seu potencial Era grandioso demais para simplesmente Ficar inacabado em 1902 os Estados Unidos começaram a negociar as ações da Empresa que havia sido responsável porém As condições não agradaram a Colômbia País que era responsável pelo território Até então no entanto no ano seguinte o Panamá conseguiu declarar sua Independência reconhecida pelos Estados Unidos é claro após novas negociações um Acordo Foi estabelecido e o projeto foi Retomado no ano seguinte em 1904 ao todo a construção do Canal do Panamá levou 10 anos empregou em média 60.000 trabalhadores oriundos Principalmente das ilhas caribenhas e Teve um custo estimado em 350 Milhões de Dólares algo bastante Expressivo sobretudo para a época Apesar Desta nova etapa enfrentar as mesmas as Dificuldades anteriores Isto é os Problemas gerados pelo clima e pelas Doenças o empreendimento pode finalmente Ser viabilizado especialmente por conta Da nova estratégia de funcionamento que

é usado até hoje e que vamos conhecer Logo em seguida finalmente em 15 de Agosto de 1914 a hidrovia foi inaugurada e deu Início às operações com a travessia do SS ancom um navio de carga e passageiros Que foi o primeiro a cruzar o canal Durante décadas a passagem foi Administrada pelos Estados Unidos Até Que em 1977 foi assinado um acordo que garantia O controle ao Panamá pequenas mudanças Foram sendo realizadas e a partir de 1999 o país caribenho assumiu a Soberania do canal através da criação da Agência governamental daor ade do Canal Do Panamá agora que conhecemos Como foi O processo de implementação do Estreito Vamos entender melhor como ele funciona Como dissemos as operações realizadas Por esta hidrovia não são diretas como o Simples nivelamento entre os dois Extremos compreender isso é extremamente Importante pois a crise atual decorre Justamente do sistema que permitiu que o Canal fosse construir e funcionasse Perfeitamente por tantos anos durante a Primeira tentativa empreendida pela França o engenheiro também francês Adolf Godan de Lepai percebeu que a técnica usada em Suz não poderia ser aplicada aqui e Ofereceu uma alternativa que envolvia a Construção de barragens em rios para

Formação de lagos que fariam parte de um Sistema de elevador Que permitiriam a passagem das Embarcações ficou confuso hum Fique Tranquilo que eu vou explicar melhor Lembra que mencionei que o terreno nesta Região onde antes se encontrava o Timo Do Panamá Era bastante acidentado lembra Disso isso alinhado às questões Climáticas e as doenças tropicais Dificultava e muito o trabalho de Escavação principalmente se levarmos em Consideração a limitações dos Equipamentos usados no começo do século XX em determinado momento ficou Simplesmente inviável continuar Escavando para tentar nivelar o terreno Foi assim que surgiu o sistema de Eclusas ou represas para criar Elevadores aquáticos que superassem esse Desafio gerados pela diferença de Elevação de forma simples O sistema Funciona da seguinte maneira algumas Barragens foram construídas para Represar a água dos rios e criar um Reservatório quando o navio chega para Realizar a travessia ele é posicionado Na primeira eclusa e enormes portões se Fecham atrás dele a água disponível no Lago começa a encher aquele reservatório Até que o navio se eleve e fique no Mesmo nível da próxima uma represa em Seguida os próximos portões são abertos E ele passa para a próxima etapa no

Entanto para sair do canal a embarcação Precisa estar no nível do mar Por isso Os níveis do reservatório precisam Abaixar e o volume excessivo da água é Despejado no oceano fazendo com que ele Consiga concluir a travessia Extremamente inteligente não é a por Isso que o sistema é comparado ao Funcionamento de elevadores e eu nem Preciso dizer o quanto isso foi Revolucionário para as técnicas de Engenharia da época não é verdade todo o Conjunto é bastante engenhoso e delicado Por isso tudo precisa ser feito com Muita técnica e cuidado para evitar Acidentes que paralisem o funcionamento Do canal e gerem prejuízos financeiros e Humanos então mesmo com comandantes Experientes costumam ceder o controle Das embarcações para especialistas de Canal que usam locomotivas movidas com Auxílio de cabos de aço para conduzir o Deslocamento mas Ivan O que poderia Comprometer o funcionamento desse modelo Pensado e construído tão cuidadosamente Creio que você já percebeu que para Manter tudo funcionando é necessário Gastar uma quantidade impressionante de água todas as vezes que o volume das Reclusas precisam ser aumentado ou Diminuído são necessários cerca de 200 Milhões de litros de água doce que saem Dos Lagos enchem a represa e depois são Lançados no mar a Terra é ironicamente

Conhecida como planeta água mas nós Estamos cansados de saber que grande Parte desses recursos estão nas geleiras Ou no oceano são impróprias para consumo E a água doce Está se tornando cada vez Mais escassa sobretudo por conta das Mudanças climáticas de forma direta Podemos dizer que o problema que o canal Do Panamá está enfrentando é a seca os Baixos níveis de água que cada vez mais Comprometem o funcionamento dessa Hidrovia que como vimos é fundamental no Equilíbrio da nossa economia O volume de chuvas que antes foram uma Preocupação durante a construção do Projeto hoje encontra-se um nível Alarmante e ameaça comprometer Gravemente o abastecimento dos Reservatórios os especialistas dizem que índices tão baixos de Precipitação não são vistos na região Desde o começo do século passado algo Realmente Preocupante disso fenômenos naturais Como o El ninho podem comprometer ainda Mais a dinâmica das chuvas o que não é Nada animador para o futuro próximo do Canal este fenômeno é responsável por Alterar a dinâmica das correntes quentes No Oceano Pacífico produzindo mudanças No clima do mundo todo Especialmente na Região central do Globo Onde está o Panamá apesar de ser uma ocorrência Natural as interferências humanas Como o

Desmatamento e a emissão de gases do Efeito estufa ampliam ainda mais seus Efeitos e deixam suas consequências Ainda mais severas juntamente com as Mudanças climáticas que estão alterando Os padrões de chuva e provocando uma Seca sem precedentes o aumento no Trânsito de navios no tamanho das Embarcações e no peso transportado Também tem gerado uma série de problemas é natural que com a evolução da economia Cada vez mais produtos sejam Transportados com uma frequência maior e Em barcos maiores Mas isso faz com que Mais água seja gasta para realizar a Travessia e como é justamente este Recurso que está faltando a conta Simplesmente não fecha desde 1914 já Passaram mais de 1 milhão de embarcações Pelo Canal do Panamá a hidrovia chegou a Passar por Reformas e ampliações mas Atualmente qualquer obra nesse sentido é Inviável caso a mata nativa da região Seja retirada dando lugar a pavimento e Isso irá impactar diretamente na Absorção das chuvas diminuindo ainda Mais os reservatórios e provocando de Uma vez por todas o colapso das Atividades o tráfego de navios no canal Chegou a ter uma média diária de 40 Travessias com um pico em 2020 quando as Compras online tiveram acréscimo Significativo quando a maioria de nós Estava em casa desde então o número vem

Caindo cada dia mais para 35 30 25 e Estima-se que em alguns momentos deste Ano de 2024 serão permitidas no máximo 18 o embarcações por dia o que já é uma Redução de mais de 50% do que pode ser considerado normal Os primeiros impactos já podem ser Sentidos cada navio precisa pagar um Valor para usar o canal assim como é Feito com pedágio por exemplo mas com Estas restrições deu-se início uma Espécie de leilão Fura Fila onde quem Pode pagar mais tem prioridade para usar A hidrovia as transportadoras que não Conseguem se adequar a estas condições Precisam aguardar ou procurar rotas Alternativas fazendo um trajeto muito Maior pelo sul do continente isso já Pode ser sentido nos preços e prazos de Envio de compras internacionais e teve Impactos significativos no último Natal Na América do Norte relatam Especialistas Além disso o transporte de Serviços essenciais como petróleo grãos Propano medicamentos enfim recursos que Estão Além das compras de mercadoria do Dia a dia também estão sendo Prejudicadas e seu impacto na economia Mundial será sentido de forma mais Contundente mas diante de tudo isso O Que está sendo feito pelas autoridades As medidas de contenção imediatas já Foram implementadas que são basicamente O racionamento do uso da água pela

Redução das travessias diárias Porém Isso não resolve o problema a longo Prazo além de criar outras consequências Indesejadas como o aumento dos preços e Prazos de envio que comentamos entre as Possíveis soluções estão a exploração de Fontes alternativas de água dos oceanos Por exemplo a adoção de novas técnicas Para construir a elevação das Embarcações Com desenvolvimento e implantação de Novas técnicas ou conseguir viabilizar Técnicas conhecidas em grande escala Como a dessalinização da água marinha Para abastecimento dos Lagos que Controlam as eclusas tudo isso pode Salvar as operações do Canal do Panamá Ou ao menos estender um pouco mais a sua Vida útil de operações o que não Significa que futuramente Não iremos Liar com questões parecidas novamente a Melhor saída para esse e outros Problemas que estamos enfrentando Atualmente é cuidar do noso planeta Consumir nossos recursos sabedoria só Assim conseguiremos enfrentar nossas Crises e ao final ter um lugar onde Morar eu fico por aqui até a próxima um Grande abraço tchau

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