A verdadeira história do Titanic: Fatos surpreendentes revelados

A verdadeira história do Titanic: Fatos surpreendentes revelados

Em 10 de Abril de 1912 uma multidão se Reuniu na praia de southampton na Inglaterra para acenar para o que era na época o maior e mais prestigiado navio Do mundo o RMS Titanic o valor do Bilhete mais caro para a primeira classe Era de 4.350 cerca de 0.000 se corrigidos para Os dias de hoje mas apenas C dias depois De Partir ele foi engolido pelo Oceano Atlântico Então vamos fazer uma Retrospectiva e voltar ao que realmente Aconteceu naquela noite fatídica o Capitão queria bater um recorde de Velocidade para a viagem inaugural da Embarcação e chegar cedo ela era Considerada inafundável então ia a todo Vapor pelas águas escuras do ártico Depois de avistar um iceberg de 30 m a Tripulação tentou desesperadamente Desviar e evitar a colisão mas o Titanic Estava muito rápido e sua lateral foi Rompida pelo iceberg fazendo uma enorme Abertura no casco não foi um rompimento único contínuo os danos foram Em vários Pontos se estendendo por uma área total De cerca de 90 M mas os projetistas Haviam pensado na possibilidade de uma Colisão e adicionaram compartimentos Estanques em cada lado do navio para Atuar como redutores de impacto quatro Desses compartimentos poderiam ser Rompidos e mesmo assim o Titanic Continuaria flutuando mas como o Iceberg

Atingiu a lateral abriu buracos em seis Compartimentos estes não se estendiam Até a altura total de todos os cones e Que não eram fechados no topo é por isso Que quando mais de quatro deles foram Inundados a água atingiu o topo das Divisórias encher os compartimentos Restantes fazendo com que o navio Afundasse no oceano imagine isso como se Fosse a água derramando ao encher uma Forminha de gelo mas e se a colisão Fosse frontal ainda haveria um Naufrágio os navios são projetados Pensando em possíveis colisões e a Maioria possui proteção para choques na Proa elas são como para-choques de um Carro ou Barreiras em zonas de Deslizamentos São recursos de segurança Que podem suportar um impacto direto aa Poderia ter sofrido parte do impacto e Alguns espci sugiram oo sido de frente Apenas de dois a quat dos compartimentos Estanques teri sido Inundados então em teoria o Titanic Podia não ter afundado e até continuado Navegando em Dire Ao Seu Destino Final a Uma velocidade muito mais lenta no Entanto a força do impacto provavelmente Teria sido enorme Embora os passageiros tivessem sido Feridos pela força do impacto eles Poderiam ficar a borda à espera de Resgate por outros navios em vez de Forçados a entrar nas águas geladas do

Atlântico ainda assim um dos projetistas Do Titanic Edward wilding sugeriu que a Força do impacto Pode não ter sido tão Grande ele disse ao inquérito britânico Que muitas pessoas mal sentiram a Colisão e acreditava que o navio não Teria afundado se tivesse atingido o Iceberg de Frente Titanic também foi projetado com Portas impermeáveis Entre todos os Compartimentos operados remotamente para Que qualquer inundação pudesse ser Resolvida rapidamente Como o Titanic Teve seis rompimentos na colisão lateral E por tudo ter acontecido tão Rapidamente vedar as portas não faria Diferença pois era essencialmente Impossível salvá-lo naquele Momento o navio imediatamente começou a Inundar com a água entrando Aproximadamente a 7 toneladas por Segundo 15 vezes mais rápido do que a Capacidade de bombeá-lo para fora Portanto embora Pareça que o Titanic Tenha resistido se tivesse atingido o Iceberg de frente essa ideia vem com Algumas questões em primeiro lugar as Proteções contra colisões foram Projetadas para resistir A um acidente Com outro navio não contra um iceberg Gigante se duas embarcações se chocassem Ambas absorveram parte do impacto em Suas proteções compartilhando o choque Provavelmente permanecendo à tona mas o

Iceberg é estacionário O que significa Que o navio absorveria a maior parte da Energia da Batida se ele batesse à frente do Primeiro o impacto provavelmente teria Tomado todo o seu corpo por causa da Velocidade com a qual viajava imagine um Navio de 46.000 toneladas viajando a Cerca de 37 km/h em algum momento ele Atinge um iceberg que pesa o que podem Ser mais de 100.000 toneladas essa Colisão Provavelmente resultaria em uma Força enorme causando danos enormes à Embarcação é provável que as emendas se Romperia Ositos osados ISO aa mais compartimos poderia ter Causado naufr em questão de minutos em Vez de horas isso apen pon Dober como todos sabemos a maior parte Fica escond Debaixo titane de frente que tivesse Atingido a parte do bloco de gelo abaixo Da água primeiro o que o Faria sair do Curso bater em um iceberg não é como se Chocar com uma parede de tijolos nesse Caso o gelo sob a água teria rompido o Fundo do navio e causado danos nas Laterais os icebergs também não são Objetos sólidos e planos se fosse uma Batida reta a embarcação poderia ter Permanecido à tona mas os icebergues Existem de muitas formas e tamanhos de Cúpulas a

Cunhas estudos também foram feitos no Aço usado para produzir o Titanic e os Testes mostram que o metal Era cerca de 10 vezes mais frágil do que o aço que Usamos hoje o Titanic foi construído Antes de entendermos os efeitos da Baixa Temperatura no aço o que era utilizado Para construção naval não cedia quando Em contato com temperaturas congelantes E sim Quebrava pedaços recuperados das placas Do casco do Titanic mostram que ele Acabou quebrando com o Impacto bater de frente também causaria Uma parada muito Severa E abrupta então Mesmo que a embarcação não tivesse Afundado ainda teria grandes Problemas é como quando você pisa de Repente no freio do carro ou quando o ônibus para enquanto você está andando Pelo corredor e é arremessado para a Frente os passageiros teriam sido Arremessados pelo navio e como o Acidente aconteceu à noite a maioria das Pessoas estava dormindo então não seria Possível prepará-las efetivamente para Qualquer tipo de Acidente isso resultaria em lesões para A maioria dos passageiros seria Especialmente ruim para quem Estava de Frente onde ficavam as acomodações dos Bombeiros mecânicos e engenheiros que Estavam de folga mas enquanto Passageiros e tripulantes de folga

Poderiam ter sido jogados para fora da Cama haveria muito mais Sobreviventes do Que no cenário original muitos navios Tiveram colisões frontais e conseguiram Voltar à costa poucas pessoas sabem que O Titanic tinha dois navios irmãos a White Star Line empresa que o construiu Também fez o britanic e o Olympic comandado por Edward J Smith que Mais tarde assumiria o Titanic o Olympic Partiu em sua vi inaugural em junho de 1911 mas assim como para seu irmão o Desastre estava logo ali na sua quinta Viagem comercial o Olympic colidiu com Uma embarcação da Marinha real o WMS Hwk enquanto o Olympic sofreu danos na Lateral o hwk colidiu de frente a proa Dele foi completamente esmagada pela Colisão mas como tinha compartimentos Estanques conseguiu resistir ao Impacto E retornou com segurança a costa para Reparos outro estudo de caso é o ss André Dória um Transatlântico italiano Que ganhou as manchetes globais em 1956 assim como o Titanic ele estava Indo para Nova York em sua 11ª viagem Quando ocorreu o desastre no dia 25 de Julho colidiu em sua lateral com o navio De passageiro Sueco de 160 m o stockholm Que por sua vez foi atingido de frente a Parte frontal do stockholm foi Completamente esmagada mas como o Impacto foi no casco resistiu o André Dória no entanto afundou devido à

Colisão na lateral Portanto esses casos podem sugerir que Talvez o Titanic tivesse resistido se Tivesse se chocado de frente com o Iceberg Mas temos que lembrar que o Titanic estava a toda velocidade Enquanto oic e o andr D estavam Navegando mais Devagar um feixe de luz elétrica fura a Escuridão sobre as águas calmas do Oceano atltico tit Abrindo o caminho através das ondas seus Passageiros estão dormindo quando de Repente um Contorno Branco monstruoso é Iluminado pelo feixe de luz o fatídico Iceberg está prestes a rasgar a lateral Do lendário Navio 14 de abril de 1912 apenas dois dias antes de alguém Tirar uma foto de um iceberg gigante com Uma forma elíptica bastante incomum Acontece que esse iceberg provavelmente Se formou da neve que caiu há 100.000 Anos os pesquisadores usaram modelagem Computacional para descobrir sua origem Eles usaram dados de 1912 e adicionaram Algumas novas informações sobre ventos e Correntes oceânicas que concluíram que o Iceberg provavelmente fazia parte de um Pequeno aglomerado de geleiras no Sudoeste da Groenlândia Hoje em dia é possível calcular as rotas De icebergs mesmo no passado o infame Pedaço de gelo estava a caminho da

Groenlândia para uma área mais ao sul de Cornalia se o navio tivesse partido Apenas dois dias depois o Iceberg teria Se afastado do ponto em que eles Colidiram no início o peso do iceberg Mais famoso do mundo era de 75 milhões De Toneladas com o tempo foi derretendo Lentamente e quando afundou o Titanic Seu peso era de apenas 1,5 milhão e meio De Toneladas no momento da colisão Provavelmente já estava derretendo há Meses mas ainda era enorme quando o Titanic afundou o Iceberg tinha 120 m de Comprimento e 30 m de sua superfície Estavam acima da água algumas pessoas acreditam que foi Uma superlua que causou o naufrágio do Titanic naquela noite houve um raro Evento lunar algo que não acontecia há 1400 anos em condições normais o Iceberg Não teria sido deslocado tão para o sul Sem derreter e perder a maior parte de Sua massa mas a superlua pode ter Causado uma maré excepcionalmente alta Que afastou o Iceberg da geleira muito Mais rápido do que o Habitual existe um tipo específico de Bactéria que consome lentamente os Restos do Titanic corrosão do sal correntes Oceânicas temperaturas congelantes e Esse microrganismo que come ferrugem

Podem consumir todos os destroços A atriz americana dorth Gibson estava a Bordo do Titanic ela sobreviveu e quando Chegou a Nova York começou quase que Imediatamente a gravar um filme chamado Save it from the Titanic o filme foi Lançado apenas um mês depois que o Titanic afundou e no filme Ela até usou Os mesmos sapatos e roupas que usava Durante o desastre na vida real o filme Foi um grande sucesso naquela época a única cópia conhecida foi destruída em Um incêndio 14 anos antes do Titanic afundar foi Publicada uma novela literária chamada Futilidade ou naufrágio de Titã ela Parecia prever todo o evento o enredo Teve como centro navio fictício chamado Titã que afundou durante uma viagem o Titã tinha quase o mesmo tamanho do Titanic e ambos naufragaram em abril e Também por baterem um iceberg tanto Navio real quanto fictício eram Descritos como inafundável Salva vidas que como se viu mais tarde Não era nem perto do Suficiente no filme vimos algumas Histórias de amor mas elas também Aconteceram na vida real no Titanic 13 Casais estavam viajando no Titanic como Parte de sua Lua de Mel Um dos casais Era dono da loja de departamentos maes Em Nova York quando ficou claro que o Titanic estava afundando rapidamente a

Mulher se recusou a entrar em um bote Salvavidas sem o marido mas ele não Queria se juntar a ela enquanto ainda Havia mulher e crianças que ele Acreditava que deveriam ir primeiro Então sua esposa deu seu casaco para sua Empregada ela insistiu que a empregada Deveria entrar no bote salvavidas e Queria que ela ficasse agasalhada quanto A mulher em si ela decidiu ficar com o Marido até o Fim algumas pessoas acreditam que a Causa do acidente foi uma múmia e não Iceberg tudo começou por volta de 1000 Antes de Cristo com uma mulher Misteriosa que vivia no Egito na cidade Dos ladrões As pessoas sabiam pouco sobre ela mas a Chamavam de sacerdotisa sua múmia foi Colocada em um sarcófago de madeira e Coberta com uma grande tampa com a Imagem do seu rosto e algumas inscrições Místicas ela permaneceu escondida até a Primeira metade do século X quando um Grupo de moradores locais a encontrou Acidentalmente e não sossegou até que Ninguém sabe como a múmia desapareceu Naquele dia sem deixar vestígios A algumas décadas depois um grupo de Amigos ricos da Inglaterra viajou para o Egito e encontrou o caixão vazio da Múmia com a imagem da sacerdotisa cujos Olhos escuros pareciam estar olhando Para o vazio eles decidiram comprá-lo

Mas o comprador desapareceu na mesma Noite antes mesmo de receber o caixão Todos os membros do grupo sofreram Alguns acidentes o caixão mudou de Localização algumas vezes até que como Alguns acreditam acabou no Titanic Levou mais de 70 anos para que um Submarino robô encontrasse as ruínas Desse lendário Navio seus restos ficam a quase 4000 M Abaixo da superfície do Oceano Atlântico Dividido em duas metades por o casco se Separou ninguém sabe exatamente alguns Acreditam que isso aconteceu por conta Da água que entrou quando o navio Colidiu com o Iceberg a pressão era tão Poderosa que separou o navio em duas Partes começando pela estrutura inferior Outros dizem que foi devido aos rebites Do casco eles tinham uma alta Concentração de escória ou resíduos de Fundição e isso é algo que pode fazer Com que o metal se parta o navio de modo Geral tinha muitas falhas começando com O design as anteparas estanques não Estavam completamente seladas no topo Permitindo que a água fluísse entre os Compartimentos e no final afundasse a Embarcação o ferro dos rebites do navio E o aço do casco acabaram arruinados Devido ao alto teor de enxofre as Temperaturas frias e as altas Velocidades o aço quebrou e os rebites Saíram com bastante facilidade por tudo

Isso o Titanic afundou 24 vezes mais Rápido do que se poderia esperar se o Navio tivesse atingido o iceberg de Frente em vez de bater com o lado teria Provavelmente permanecido à tona porque Os membros da tripulação não tinham Binóculos certamente isso teria ajudado A identificar o Iceberg a tempo e talvez Até fosse possível evitar o desastre mas Os binóculos do Titanic estavam Trancos Em um compartimento apenas um membro da Tripulação tinha a chave e ele havia Sido transferido do navio logo antes de Zarpar mais tarde ele disse que não se Lembrou de entregar a chave mas mesmo Sem os binóculos o navio poderia ter Tido algum tempo para mudar de rumo e Evitar a colisão se a tripulação tivesse Recebido algum aviso mas aí é que está Alguém os avisou cerca de uma hora antes Do incidente um navio que estava Relativamente perto do Titanic o s California enviou uma mensagem para Informá-los de que havia parado por ter Avistado um campo de gelo denso mas o Aviso nunca chegou ao capitão do Titanic Alguns especialistas dizem que foi Porque o operador de rádio não achou tão Urgente mais tarde o ss californian Disse que não recebeu uma ligação de Ajuda do Titanic porque seu operador de Rádio estava de Folga alguns dizem que a tripulação do Titanic não conseguiu detectar o Iceberg

A tempo devido a uma ilusão de As condições atmosféricas naquela noite Poderiam ter causado uma super refração O que poderia ter camuflado iceberg Afinal ninguém realment viu iceberg até Que estivesse per demais do navio e sem Tempo suficiente para mudar de direção e Evitar o acidente nem sequer se passou o Minuto inteiro entre o momento em que Vir iceberg e a colisão apenas 37 Segundos e o Titanic levou 2 horas 40 Minut para desaparecer so as ondas do Oceano Eles estavam a caminho do novo mundo Quando um encontro com iceberg destruiu Seus sonhos e esperanças houve Pânico Lágrimas e despedidas de partir o Coração igual a história do Jack da Rose Será mesmo vamos ver se você conhece bem A verdadeira história do Titanic a história de amor de Jackson e Rose the WH bater foi inspirada em Acontecimentos reais e aí fato ou mito A história de amor mais emocionante de Todas do filme Titanic foi totalmente Inventada pelo roteirista e diretor do Longa James Cameron mas alguns Passageiros que apareceram no filme eram Reais e por mera coincidência havia um j Dson a Bordo o nome dele era Joseph não Jack e ele trabalhava como aparador de Carvão o objeto mais caro perdido com o Titanic foi uma pintura de Pablo Picasso Será

Mesmo é um mito mais uma pérola Inventada para o famoso filme o objeto Mais valioso que afundou com o Titanic Provavelmente foi uma pintura de Mary Joseph blondo criada em 1814 outros objetos valiosos eram um Violino que pertencia a Wallace hartley O músico que insistiu que eles tinham Que tocar até o último Momento havia também um Renault Type CB Coupé Deville 1912 que hoje custaria Milhões de Dólares um manuscrito de Joseph Conrad anotações da primeira Edição de Francis Bacon cinco Grand Pianos stanway e claro alguns pratos e Xícaras de porcelana e as joias dos Passageiros da primeira Classe o Titanic foi o maior e mais Luxuoso navio de passageiros de sua época isso sua verdadeiro para você Sim é totalmente verdade o Titanic foi o Maior navio já construído na época de 1912 ele tinha 270 m de comprimento e Capacidade máxima de 2435 Passageiros isso não é muito se Comparado ao maior navio de Cruzeiro de Hoje o Symphony of the seas ele é só um Pouquinho mais comprido que o Titanic Mas consegue comportar mais que o dobro De passageiros e sim nem nenhum outro Transatlântico é pário para o Titanic em Termos de luxo nem Os Atuais foram Gastos mais de 200 milhões de dólares

Convertidos na moeda atual para Construí-lo as passagens também eram Caríssimas convertidas para valores Atuais as de primeira classe variavam de $700 por uma beliche a 50.000 por uma Das duas suítes Parlu as passagens de segunda classe Custavam 00 e os passageiros da terceira Classe tiveram que pagar entre 100 e E60 a maioria dos passageiros do navio e Na fundel conseguiu sobreviver verdade Ou Mentira lamentavelmente é mentira apenas 37% de todos os passageiros sobreviveram A tragédia cerca de 61% dos passageiros Da primeira classe 42 da segunda e 24% Da terceira conseguiram sair vivos de Lá o Titanic estava passando pelo Triângulo das Bermudas quando o acidente Aconteceu deve ser por isso que ele Naufragou E então mito ou Verdade 100% mentira o Titanic nunca Passou nem perto do Triângulo das Bermudas o o Transatlântico afundou Cerca de 645 km ao sul de Terra Nova que é uma distância enorme até oo Norte das Bermudas a famosa região onde navios e Aviões desapareceram sem deixar Rastros a culpa do Titanic ter fundado é Da lua verdadeiro ou Falso essa é verdade a lua tem grande Influência nas Marés da Terra quanto Mais próximo esse até ela estiver do Nosso planeta mais fortes as marés serão

Por causa do aumento da gravidade em 1912 a lua estava tão próxima que fez Várias geleiras na Groenlândia se Partirem pedaços gigantes de gelo que se Desprenderam das geleiras começaram a Flutuar para o sul o evento super lunar Aconteceu apenas 6 minutos após uma Maré Primavera quando o alinhamento da lua do Sol e da terra faz a gravidade dele se Juntar e alcançar seu pico duas vezes Por mês e um dia antes nosso planeta Passou mais próximo do sol naquele ano Fazendo a gravidade ficar ainda mais Forte essa mistura de eventos criou as Condições perfeitas para uma das Marés Mais poderosas da história os icebergues Que se desprenderam das geleiras da Groenlândia foram para as águas Costeiras de labrador e Terra Nova onde Geralmente encalham para seguir adiante Eles precisavam derreter e se tornar Mais leves ou pegar uma maré alta que os Impulsionasse para a frente a maré de 1912 foi altíssima então Eles mudaram Muitas rotas de navegação para o sul por Causa da grande quantidade de icebergs Menos o Titanic é claro pois acreditavam Que ele era inafundável O Titanic levou 4 hor 40 minutos para Afundar E aí o que você me Diz é falso se você é um especialista em Titanic sabe que ele levou 2 hor 40 Minutos para afundar e foi até bastante Tempo com and os danos causados pelo

Iceberg Ele só não afundou mais rápido Por causa da estrutura do navio havia 16 Compartimentos a prova d'água na parte De baixo do navio Eles foram uma tábua De salvação para os Sobreviventes quando O Iceberg bateu no casco do navio Invadiu seis deles o Titanic não Afundaria se apenas quatro Compartimentos tivessem sido destruídos A água Encheu os primeiros seis Compartimentos dentro de 1 hora nesse Meio tempo a embarcação inclinou um Pouco para a direita aí a água começou a Inundar o sétimo compartimento quando os Outros seis primeiros já estavam cheios E a partir daquele momento a velocidade De naufrágio foi crescendo a cada Segundo a proa do navio afundou e a popa Levantou uma das maiores causas da Tragédia do Titanic foram os foguetes de Sinalização verdadeiro ou falso Você Decide é verdade quando qualquer navio Afunda os tripulantes podem soltar Sinalizadores vermelhos eles indicam Para todas as embarcações que estão Próximas que alguém está em perigo mas Sabe-se lá porquê alguém colocou Sinalizadores brancos na caixa do Titanic quando o navio bateu no iceberg Todos os tripulantes soltaram Sinalizadores brancos outro navio o ss Californian estava ali perto na hora seu Capitão sabia que o Titanic estava Passando por uma região perigosa cheia

De icebergues a tripulação do navio não Viu o Titanic afundando na escuridão Mas Viu sinalizadores a comunicação à rádio Entre as embarcações não funcionou o Operador do SS californian Desligou o Receptor o capitão do californian sentiu Que havia alguma coisa errada então Enviou um sinal Morse de lâmpada para o Titanic mas já era tarde o navio estava Submerso Então ninguém pode Responder outro navio o samson estava Navegando perto do Titanic mas com as Luzes apagadas pois estava caçando focas Uma atividade ilegal quando o capitão Viu sinaliz adores brancos do Titanic Pensou que fosse a Guarda Costeira então O navio sson se afastou o máximo que Pôde a tripulação percebeu que havia Abandonados Passageiros em Apuros quando Chegou à Islândia e ficou sabendo da Terrível Notícia em 1996 uma expedição conseguiu tirar o Titanique do fundo do mar você acredita Nisso houve diferentes ideias para tirar O Titanic de lá com ar comprimido Colocando-o sobre uma tela de arame E Cobrindo com um nitrogênio líquido ou Usando ímã Gigantes mas a única tentativa real de Tirar o Titanic do fundo do mar Aconteceu em 1996 e deu totalmente errado a meta da Expedição era levantar parte de seu

Casco que pesava cerca de 21 toneladas Ela seria a maior parte do navio a ver a Luz do sol de novo se a operação tivesse Dado certo Claro eles lançaram quatro Bolsas gigantes cheias de de diesel no Fundo do oceano e as prenderam na placa Do casco depois as bolsas de combustível Foram soltas e começaram a levantar a Peça sozinhas a placa estava a 60 M Abaixo da superfície quando o tempo Fechou os membros da expedição decidiram Rebocar a peça para águas mais Tranquilas cerca de 130 km adiante mas Muito antes de chegarem ao destino Planejado metade da placa se quebrou e Afundou de novo duas das bolsas pareciam Ter se soltado e o casco desceu o Titanic provavelmente vai se despedaçar No meio do caminho se alguém tentar Levantá-lo de novo ficar na água 21º por Muito tempo Definitivamente não fará bem à sua saúde uma temperatura de 10º é um Pesadelo a sensação é de muito mais frio Do que o ar na mesma temperatura os Passageiros do Titanic estavam na água Com 2 graus negativos você pode imaginar O quão frio era isso até o Iceberg que o Transatlântico encontrou era mais quente A água só não congelou por causa do Alto Teor de sal mas e se a temperatura Estivesse mais alta e se o navio tivesse Afundado em um mar de digamos 50º Teoricamente isso poderia ter Acontecido se as águas do Atlântico

Norte encontrassem uma corrente quente Na parte sul do Oceano no dia do Desastre mas este calor não teria sido o Suficiente a área dos oceanos é muito Vasta e a temperatura é muito baixa à Noite a corrente quente por si só não Faria diferença para quem estava no mar Mas se o Titanic tivesse afundado em Outro lugar em um determinado momento Talvez todas as pessoas pudessem ter Sido salvas graças a um incrível Fenômeno natural agora todos a Bordo Nossa viagem para um universo paralelo Vai começar é uma noite sem lua de 14 Para 15 de abril o Titanic colide com um Iceberg a água gelada inunda os conveses Inferiores o capitão Envia um sinal de Socorro o navio de resgate mais próximo O carpatia está a 95 km de distância do Cruzeiro dado na velocidade máxima ele Chegará em 4 horas isso é muito tempo Mesmo em Águas tropicais quentes já que O corpo perde calor de qualquer maneira O Titanic começa a afundar a tripulação Baixa os botes salvavidas alguns dos Passageiros saltam no mar o navio está Afundando não há mais botes Então você Pula junto com outros passageiros e Parece que entrou em um enorme iceberg a água é tão fria que é difícil se mover Não dá nem para gritar poris pois não há áre em seus pulmões neste momento sente Um calor agradável vindo das profundezas Que sobe acima dos joelhos e da cintura

Depois atinge o pescoço finalmente você Recupera o controle de seus músculos e Pode respirar profundamente então Percebe que todos os outros passageiros Sentem o mesmo a água fica um pouco Quente isso o deixa feliz mas em um Momento o horror substitui a sua alegria O oceano começa a espumar e não por Causa da alta temperatura mas porque Algo está subindo do fundo do oceano Você ouve um som baixo e pesado vindo Das profundezas não é o Titanic Afundando mas algo maior aí é possível Ver um enorme iceberg nas proximidades Que está derretendo e um pedaço enorme Se soltando um milhão de bolhas aparecem Na superfície Então você sente algo Bater na sua perna milhares de estranhas Rochas leves estão vindo de baixo há Também placas maciças entre elas as Pessoas as usam como bote salva-vidas Você sobe em uma daquelas rochas e olha Para o navio ele não afunda pois toda a água está borbulhando e o empurrando Para cima você pega uma das Pedrinhas e Entende tudo é pedra pomes um vulcão Subaquático acordou bem debaixo da Embarcação milhares de toneladas de Rocha vulcânica estão flutuando na Superfície após a erupção O magma Sacode Toda a área aquece a água e destrói o Fundo do mar mas não resulta em nada Destrutivo na superfície a enorme Pressão de de centenas de milhões de

Litros de água suprime o poder do vulcão Rochas derretidas da crosta terrestre São pressionadas contra o fundo do mar e As pedras pomes sobem para a superfície E aqui está o motivo para isso acontecer A camada superior da terra consiste em Muitas partes sólidas as placas Tectônicas elas colidem umas com as Outras e se dividem e quando uma parte Se separa da outra um magma surge Imediatamente então todos os vulcões são Esses locais de falhas instáveis Se o Titanic tivesse navegado sobre uma Dessas áreas durante uma erupção muitos Passageiros teriam sido salvos de volta Ao universo paralelo você percebe que o Transatlântico começa a afundar Novamente a água não está mais Borbulhando o vulcão se apagou em Questão de segundos o oceano fica gelado Novamente felizmente você tem seu bote Salvavidas de pedra pomes isso é o Suficiente para esperar pelo Resgate Mas Vamos imaginar uma situação sem vulcão Subaquático e um iceberg em que a água Estivesse quente desde o início um dos Motores no combatimento do motor do Navio quebra vários canos estouraram por Causa do aumento da pressão e agora uma Rachadura no casco a água está enchendo Os conv vzes inferiores e a embarcação Está afundando as pessoas escapam em Bote salvavidas há menos pânico já que a Noite está quente e ninguém está

Congelando cada passageiro recebe um Colete salva vidas o Titanic está se Partindo você entende que tem que pular O gigante afunda muitos passageiros caem No mar horrorizados eles mergulham no Oceano escuro e imediatamente vão para a Superfície o pânico e o caos completo Tomam conta o Cruzeiro desaparece no Escuro e finalmente tudo fica em Silêncio alguns minutos se passam e você Percebe que não há Pânico algum a água Está morna quase todos os passageiros TM Colete salvavidas alguém está flutuando Nos destroços do navio de madeira depois De algumas horas a água não parece mais Tão confortável o oceano tira o calor do Seu corpo para se manterem aquecidos os Passageiros nadam mais próximos uns dos Outros em um círculo apertado sim agora é bem possível esperar mais algumas Horas até que o resgate chegue as Pessoas nos botes salvavidas se Aproximam e levam as que congelam a Bordo elas se revezam 20 minutos na água Depois 20 minutos nos barcos é essencial Não tirar a roupa mesmo a molhada ajuda A manter o corpo aquecido por mais tempo E quando parece que todos estão salvos Alguém grita uma garota em um bote Parece assustada ela treme de medo e Aponta o dedo para a água escura os Passageiros tentam ver o que tem lá e Percebem uma barbatana triangular uma Duas três são muitas o barulho do navio

Afundando atraiu um grupo de tubarões e Agora eles estão rondando os Sobreviventes na esperança de satisfazer Sua fome estão nadando devagar e não Parece que vão atacar mas é preciso Manter os olhos abertos pois Estes são Alguns dos tubarões mais agressivos e Perigosos do mundo os cabeças chatas Eles podem ser ágeis rápidos e Imprevisíveis não nadam nas águas frias Do Atlântico mas a desse universo Paralelo é perfeita para eles que são Fortes e resistentes e criam a ilusão de Lentidão para deixar suas presas Relaxadas são chamados de cabeças chatas Por causa do focinho curto e rombudo Como o de um touro e gostam de acertar Um alvo ou outros subar com a testa Vários deles estão a os barcos alguém Cai na água felizmente as pessoas ajudam A pessoa a voltar os tubarões não recuam Caus e Pânico se instalam todos estão Gritando e jogando água com os remos Para assustar os peixes Mas isso não Ajuda um dos tubarões abre a boca cheia De dentes e se agarra a um bote neste Momento você percebe mais barbatanas nas Proximidades um bando de grandes Tubarões brancos chega para a festa eles São alguns dos animais mais perigosos do Planeta são grandes rápidos e fortes e Seus 300 dentes triangulares alinhados Em várias fileiras são afiados como Lâminas os bichos nadam ao redor dos

Barcos e assustam os cabeças chatas você Cai do bote e vê uma grande barbatana se Aproximando o medo desperta o seu Instinto de sobrevivência você está Dando o seu melhor para nadar para longe Dali o Mais longe possível Claro é Inútil pois o tubarão é muito mais Rápido e definitivamente irá te pegar Você sente seu pé tocando o nariz do Animal o outro pé entra na boca cheia de Dentes você grita de horror depois de um Segundo o tubarão o solta isso porque Essa espécie raramente ataca as pessoas Se morde é apenas para testar Afinal a Presa favorita dela é a foca o bicho Simplesmente perde o interesse se Perceber que você não é uma mas se ele Estiver morrendo de fome não importa o Tipo de presa para sua sorte este não Está faminto os Sobreviventes nas Embarcações também não TM quase nada Temer os tubarões brancos não os atacam Eles podem empurrar os botes um pouco Mas apenas para testar os animais agora Estão nadando para longe mas um cabeça Chata surge E parece que está com fome Ele está nadando na sua direção abre a Boca e uma buzina alta de navio penetra Na água é o RMS carpatia que chegou para Prestar Socorro todos os tubarões nadam Assustados os passageiros são salvos de Volta ao universo a outra embarcação que Estava por perto e poderia ter salvado Os passageiros muito antes mas isso já é

Outra História Ninguém imaginava que o Inafundável Titanic colidir com o Iceberg exceto por um homem William Thomas Ted bom não diretamente é claro Não é como se ele tivesse pulado da cama Um dia imaginando o naufrágio do Titanic Em vez disso ele escreveu um conto Empoderador chamado Como o navio a vapor Naufragou no meio do Atlântico por um Sobrevivente em 3 de Março de 1886 26 anos antes de o Titanic afundar Ok vamos fazer uma rápida recapitulação O Titanic estava viajando de southampton Para Nova York em abril de 1912 no Atlântico Norte o navio atingiu um Iceberg e menos de 3 horas depois estava Completamente debaixo d'água das 2208 Pessoas a Bordo apenas 706 sobreviveram Devido ao número limitado de botes Salva-vidas e a água gelada Outro navio de passageiros o carpatia Atendeu o pedido de Socorro pegou os Sobreviventes e os levou em segurança Para Nova York o conto que o William Stead escreveu era sobre Thomas um Marinheiro britânico que entrou em um Navio de passageiros com destino aos Estados Unidos em determinado momento o Protagonista percebeu que não havia Botes salva vidas suficientes para todos A bordo do navio caso algo acontecesse Alguns dias depois uma forte neblina Cobriu tudo a sorte não estava do lado

Da embarcação e ela colidiu com um navio Sem rumo assim como o Titanic atingiu o Iceberg apenas 200 das 916 pessoas Chegaram em segurança aos Estados Unidos O personagem principal conseguiu Sobreviver pulando na água e subindo em Um dos botes Salvavidas você poderia imaginar que a História iria fazer com que todos na Indústria adicionassem botes salva vidas Extras em navios mas infelizmente esse Conto recebeu muito pouca atenção quando Foi publicado ainda mais tragicamente William Thomas Tad estava no Titanic Quando ele afundou e ele não sobreviveu Os sobreviventes que conheciam o stead Mencionaram que ele estava sempre alegre E adorava conversar durante as refeições Ele elogiou o design do navio e o quão Resistente ele era testemunhas também Falaram sobre como ele fora proativo Quando o navio estava afundando dando o Seu colete salva-vidas para outra pessoa Ele era jornalista de profissão e estava A caminho de Nova York para uma Cerimônia uma de suas contribuições mais Importantes para o jornalismo moderno Foi o uso de ilustrações em artigos e Jornal ele também introduziu entrevistas Em jornais e elas ainda são usadas Hoje Assim como as ilustrações Mas esta História não foi o único trabalho Publicado que previu o desastre Morgan Robertson foi um autor e ex-capitão de

Navio que escreveu contos e romances seu Livro mais notável é o naufrágio do Titã Também é conhecido como futilidade o Livro foi escrito em 1898 14 anos antes do Titanic era uma História fictícia sobre Titã um Transatlântico semelhante ao Titanic que Estava cruzando o Atlântico Norte também é uma coincidência que Titã era tão Rápido quanto o Titanic e compartilhava Muitas outras semelhanças como o tamanho Ou design o livro O descreve como Inafundável e o maior navio a navegar Pelo oceano na época o mesmo que se Dizia sobre o Titanic Outra semelhança estranha foi o número Limitado de botes salvavidas a história Aconteceu em abril e foi em abril que o Titanique partiu em sua jornada e Atingiu um iceberg a história do Titã Também mencionou que quase ninguém Sobreviveu ao acidente horrível ao Contrário da história de stead o Protagonista de Robertson teve um Caminho diferente o naufrágio do Titã Acontece em algum lugar no meio do livro Então após o acidente o personagem Principal continuou com a sua vida o Livro foi trazido de volta aos holofotes Após o desastre do Titanic como Alguém Poderia descrever os eventos que Ocorreriam quase uma década depois com Tanta precisão muitos começaram a Acreditar que Robertson fosse capaz de

Ver o futuro mas a realidade era que Robertson sabia como um navio funcionava Foi fácil para ele escrever o âmago das Coisas sem fazer pesquisas Realisticamente uma das maiores ameaças Para os navios naquela época era atingir Um iceberg ou colidir com outros navios A história seguinte soa um pouco Misteriosa certa vez Alex McKenzie ouviu Uma voz que o avisou para não embarcar No Titanic mas quando ele se virou não Tinha ninguém enquanto ele continuava Andando a voz falou novamente Mas desta Vez foi mais alto e claro ele levou o Aviso a sério e decidiu cancelar a Viagem e voltar para Glasgow na Escócia Sua cidade natal Seus avós não ficaram Muito felizes em encontrá-lo em casa em Vez de estar no Titanic Afinal a passar Era muito cara essa decepção logo Desapareceu quando souberam que o navio Havia atingido um iceberg John cofy era Membro da tripulação do Titanic mas Decidiu abandonar a viagem quando o Navio Parou em sua cidade natal em Queenstown na Irlanda sua voz interior Lhe disse para sair do navio e assim o Fez ele tinha apenas 23 anos na época e Para alguém da sua idade poderia ter Sido um grande impulso na carreira e uma Oportunidade de crescimento apesar da Terrível tragédia ele assinou contrato Para trabalhar com o RMS mauritânia Poucos meses após o naufrágio do Titanic

Isso que eu chamo de Comprometimento algumas informações Adicionais foram reveladas sobre o que Pode ter contribuído para o naufrágio do Titanic os construtores insistiam que o Navio era inafundável mas muitas pessoas Mais tarde teorizaram que as chapas de Aço do navio eram muito frágeis para a água gelada do Atlântico isso pode ter Ocasionado que os rebites estourasse Permitir que a água do oceano se Infiltrar para dentro outra teoria é que Pode ter havido um incêndio no casco do Titanic que estava acontecendo por três Semanas antes da viagem o fogo amoleceu O aço permitindo que o iceberg o Cortasse como uma faca quente cortando Manteiga algumas fotos de antes do navio Partir em sua viagem mostram marcas Pretas no casco que podem ter sido Causadas pelo fogo de qualquer forma o Iceberg teria causado danos Significativos independentemente de um In anterior ou não algumas pessoas Também culpam aqueles que projetaram o Titanic o navio foi construído com Grandes juntas na parte inferior que Provavelmente quebraram facilmente Durante a colisão Claro são todas Teorias mas sabemos de fato que o Iceberg foi o personagem principal deste Drama e que as obras de stead Robertson Deveriam ter sido levadas a sério de Qualquer forma esta deve ser uma lição

Para o futuro ajudando a prevenir Acidentes trágicos semelhantes por Sen Transatlânticos e navio de passageiros Não existiriam se não fosse por Thomas Newcom em 17712 ele inventou uma máquina A vapor que era tão forte que era capaz De produzir energia suficiente para Alimentar um navio e Um século depois em 1819 o primeiro navio a vapor atravessou O Oceano Atlântico para Liverpool no Reino Unido ele levou apenas 29 dias Para atravessar o oceano a indústria de Navios de passageiros cresceu no início Do século XX facilitando que as pessoas Se Mud para América ou saíssem de férias Com o passar das décadas o uso de Aeronaves roubou os holofotes dos navios De passageiros já que os aviões eram Mais rápidos e eficientes hoje em dia é Bastante raro que um navio de Passageiros colhida com alguma coisa em Águas abertas as tecnologias modernas Podem detectar qualquer coisa que possa Representar uma ameaça e até mesmo Prever um clima tempestoso atualmente os Navios de Cruzeiro São gigantes em Comparação com os da era do Titanic os Navios modernos podem transportar quase O dobro do número de passageiros e ter Comodidades com as quais as pessoas Naquela época só podiam sonhar Atualmente a maioria dos navios de Cruzeiro oferecem opções de vários Restaurantes várias piscinas e salas de

Jogos para fazer uma pausa se você Estiver afim de se divertir pode Assistir a apresentações ao vivo não se Esqueça do eliporto Por que não não se Preocupe Se você começar a se sentir mal Os médicos a Bordo estão sempre prontos Para ajudar qualquer passageiro Necessitado e esses navios só vão ficar Maiores colocar o Titanic um navio de Cruzeiro moderno lado a lado é como Comparar um Cord com um doberman naquela época o Titanic era o maior e mais Avançado navio com o qual Alguém poderia Sonhar então quem sabe o que o futuro Dos navios de Cruzeiro pode trazer Podemos até ter cidades inteiras Flutuando por aí hum acho que seria um Barco gigante você sabe o que é s s não é três pontos Três Barras e mais três Pontos é um sinal fácil de em código Morce significa salve nossas almas ou Salve nosso navio ambos na sigla em Inglês a tripulação do lendário Titanic Tentou desesperadamente enviar esse Sinal por 2 horas na noite de 14 de Abril de 1912 havia outras embarcações não muito Longe do local onde o Iceberg afundou o Poderoso Titã dos mares mas o pedido de Ajuda aparentemente desaparecia antes Que pudesse chegar até elas o navio de Passageiros SS Mount Temple captou um Sinal e tentou responder mas o Titanic Nunca recebeu a resposta então o que

Estava silenciando os pedidos de Socorro Do gigante algum desconhecido Triângulo Das Bermudas do Atlântico Norte Considere o seguinte testemunhas Oculares Dizem que o céu estava colorido Com uma brilhante aurora boreal naquela Fria e fatídica noite sim linda mas essa Aurora boreal pode ter determinado o Destino do Titanic para sempre veja Aurora bual se forma Graças às Tempestades ge magnéticas parece Complicado mas elas são basicamente Flutuações na Esfera magnética da terra E o que causa isso é o próprio sol a Esfera magnética é como uma bolha Protetora que envolve o nosso planeta Ela impede Que raios solares Prejudiciais ventos e outros perigos Cósmicos cheguem Até nós sem ela a vida No nosso planeta não seria possível a Terra seria mais parecida com Marte você Também tem que agradecer pelas bússolas Apontando para o norte os especialistas Sabem que a magnetosfera da terra afeta Os equipamentos de navegação ou os fazem Parar de funcionar o que nos traz de Volta ao Titanic recentemente um Trabalho de uma pesquisadora Meteorológica chamada milas inova propôs Uma teoria de que as explosões Solares Que provocaram uma tempestade Geomagnética poderiam ter desempenhado Um papel importante no fim prematuro do Titanic as explosões Solares ficam

Sempre presentes na terra algumas Pessoas são especialmente sensíveis às Tempestades magnéticas causadas pelas Explosões esses azarados podem sentir Fraqueza fadiga dores de cabeça e até Mudanças de humor em dias normais a Pressão é a mesma dos dois lados a Magnetosfera bloqueia todas as coisas Ruins e estamos todos felizes mas às Vezes ocorrem explosões no sol elas Podem ser enormes do tamanho da terra e Dispara uma onda de partículas Carregadas que colidem com a Magnetosfera em altas velocidades Nossa Bolha protetora então entra em cena para A defesa ela encolhe deforma e empurra Essas partículas em direção aos polos Passemos para aquelas luzes brilhantes Dançando sobre o Titanic naquela noite No Norte a conhecemos como aurora boreal No sul como aurora austral ou luzes do Sul quando a magnetosfera empurra essas Partículas Solares e cósmicas em direção Aos polos elas colidem com diferentes Moléculas de gases é por isso que se vê Aquela Gama de cores por exemplo o Oxigênio pode ficar verde ou vermelho Dependendo da distância e o nitrogênio Fica azul ou roxo o que várias pessoas Viram naquela noite foi exatamente esse Fenômeno incluindo o segundo oficial do Navio de Resgate carpatia Ele anotou no Diário de bordo antes de receber o Pedido de socorro do Titanic Mas estou

Me adiantando as auroras são sinal Visível de uma tempestade geomagnética Agora sobre o equipamento de navegação Isso se aplica a dispositivos de Satélite e rádiofrequência lembre-se de Que eles não tinham iPhones na época do Titanic então uma pessoa comum não cons Conseguia perceber que seus aparelhos Estavam enlouquecidos mas dispositivos De navegação e Telégrafo sem fio Existiam e eram usados Ativamente voltemos para a idade média Quando os marinheiros notavam que em Alguns dias as bússolas enlouqueciam as Flechas giravam em todas as direções e As pessoas naquela época não tinham Ideia do motivo foi só no século XVII Que os cientistas franceses Descobriram Que esses dias problemáticos ocorrem ao Mesmo tempo em que manchas pretas Aparecem no sol explosões Pronto mistério solucionado agora o Titanic tinha o equipamento de rádio Mais avançado e conhecido da época eles O testaram exaustivamente para se Certificar de que funcionava em Distâncias de até 3.200 km o Titanic Passou em todas as provas no dia 10 de Abril de 1912 o enorme Transatlântico Deixou o southampton e Partiu para Nova York no dia seguinte a tripulação Começou a receber os primeiros relatos De icebergs e pedaços de gelo a deriva a Equipe colocou pontos no mapa para

Marcar as coordenadas e suspirou Aliviada todos os pontos problemáticos Estavam ao norte da Rota planejada do Titanic mas depois de alguns dias as Advertências indicavam cada vez mais Para o sul o que prejudicaria o Majestoso navio no dia 14 de abril o Capitão Edward Smith decidiu mudar o Trajeto para o Sul na esperança de Contornar o gelo Isso acabou sendo um Grande erro voltemos para a tempestade Magnética se o equipamento de navegação Estivesse danificado mesmo por um Pequeno erro de meio grau o comandante Poderia ter levado a embarcação por Engano na direção de um aglomerado de Icebergs o que ainda pior os operadores De rádio ignoraram os avisos vindos de Outros navios Ou isso ou simplesmente Esqueceram de repassá-los ao capitão Como contratados na empresa de rádio Eles estavam mais interessados em Transmitir telegramas pagos dos Passageiros do luxuoso Titanic o Transmissor de rádio parou de funcionar Naquela noite Provavelmente por causa de Todo o tráfego de mensagens Particulares quando finalmente foi Consertado o operador Jack Philips Recebeu outra mensagem do SS californian às 22:30 era uma tentativa para avisar Philips sobre as coordenadas de icebergs A deriva mas ele não deu atenção porque Estava nervoso e com pressa a tempestade

Magnética era culpada pelos nervos a Flor da pele e o mau humor podemos Apenas especular Mas como você sabe Algumas pessoas são mais sensíveis a Essas coisas o clima Estava bom o oceano Estava calmo a água estava Lisa como Vidro apesar de todos os avisos o navio Continuou a Navegar a uma velocidade Máxima de 40 Km/h uma hora depois o Titanic colidiu Com o Terrível Iceberg no dia 15 de abril à meite E1 os Operadores do Titanic começaram a Transmitir os primeiros sinais de pedido De socorro o ss californian estava Navegando a apenas 32 Km da embarcação e Poderia facilmente ter ido para um Resgate rápido mas 10 minutos antes do Desastre o operador de rádio do Californian tinha ido para a cama ele Era o único que entendia o código morse No navio de acordo com esta nova teoria As anomalias magnéticas Possivelmente Bloquearam as mensagens do Titanic para Os outros navios por exemplo o vapor SS La Provence não recebeu nenhum sinal de Embarcação naufragada no entanto ainda Estava recebendo transmissões de Outro Gigante o Olympic que estava o km do Titanic naquela noite os sinais estavam Estranhos Eles simplesmente se perdiam Em algum lugar do espaço ou era como um Enigma confuso impossível de resolver o Ss Mount Temple recebeu uma mensagem e

Correu para ajudar o Titanic mas como Quis o destino ele ficou preso no gelo Chegou até nas últimas coordenadas Conhecidas do Titanic mas o Transatlântico de luxo estava longe de Ser visto então as coordenadas eram Realmente Precisas o vapor carpa a cerca de 100 km De distância à meia e me0 seu operador De rádio disse a tripulação do Titanic Que eles estavam indo para o resgate Famoso pela ajuda o carpatia foi a toda A Velocidade mas aqui está a parte Estranha no início foi para o lugar Errado a tempestade magnética pode ter Desregulado o seu equipamento a boa Notícia é que acabou chegando no lugar Certo ao ver os botes salva-vidas cheios De passageiros curiosamente assim que Chegou ao continente o carpatia não teve Problemas com seu equipamento o blackout Aconteceu próximo ao local dos destroços A investigação que houve depois culpou Os rádio amadores por bloquear os sinais Agora podemos saber que pode ter sido o Contrário zink cova explica que naquela época não se sabia exatamente como e em Que medida o sol influenciava a terra Ninguém poderia ter adivinhado que o sol Poderia adulterar o equipamento de Navegação desses enormes navios Especialmente aquele que tinha o melhor Dos melhores da época a outra teoria de

Que até a Lua poderia ter desempenhado Um papel nessa história alguns Pesquisadores afirmam que em janeiro de 1912 nosso satélite natural estava mais Perto da terra do que o normal isso Causou Marés muito fortes e elevou o Nível do mar todos os anos os icebergues Se separam da Groenlândia e vão parar em Terra Nova no Canadá mas não naquele ano O aumento do fluxo de água os empurrou Por mais três meses ainda e em abril Eles estavam no caminho dos navios Transatlânticos Infelizmente foi a do Desastre para o poderoso Titanic 14 de abril de 1912 a noite Escura estava tomada por sons horríveis De uma embarcação de metal gigante se Partindo em dois pedaços o maior navio Da época colidiu com o Iceberg que Estava em seu caminho Titanic Uma das Histórias mais famosas do século XX a Qual é assunto até hoje o lado este Bordo da embarcação gigante raspou Contra o Iceberg eram 23:40 quando as coisas começaram a dar Errado este iceberg causou danos Suficientes para que pelo menos cinco Compartimentos à prova d'água no casco Começassem a encher com água a tripulação imediatamente iniciou Uma Breve investigação para ver se seria Possível fazer alguma coisa e consertar O que fosse necessário não tinha nenhuma Outra embarcação por perto que pudesse

Socorrê-los sozinhos na escuridão da Noite fria longe da terra Oceano Atlântico Norte cerca de 650 km ao sul De Terra Nova Canadá eles precisavam de Tempo para descobrir como trazer Segurança às pessoas na realidade Tiveram algum tempo disponível mas não o Suficiente se você assistiu ao filme Sabe que o navio não afundou Imediatamente após o acidente todo o Processo durou cerca de 2 hor 40 minutos Mas a situação era difícil havia 2200 Pessoas para cuidar incluindo tripulação E passageiros e as coisas no navio Estavam Caóticas o designer chefe Thomas Logo percebeu que o navio não seria Capaz de se manter à tona à meia-noite Toda a tripulação havia começado a Preparar os botes salvavidas eles tinham 20 botes com espaço para apenas 178 Pessoas o que era um pouco mais de 50% Das pessoas a Bordo a ordem era conduzir Mulheres e crianças à segurança primeiro Os membros da tripulação estavam lá para Remar e guiar os botes a situação nas Duas horas seguintes gradualmente Começou a piorar os tripulantes tinham a Tarefa de de acordar os passageiros e Avisá-los de que algo ruim estava Acontecendo eles queriam colocá-los em Uma Frota de botes salvavidas o mais Rápido Possível à meian 15 alguns membros da

Tripulação enviaram sinal de Socorro um Navio a vapor chamado Frankfurt estava Entre os primeiros que receberam a Mensagem e responderam Mas eles estavam A cerca de 300 km de distância alguns Outros navios também receberam a Mensagem e ofereceram assistência mas Infelizmente também estavam muito longe à meia-noite 20 minutos o Transatlântico Guard carpatia recebeu um sinal de Socorro do Titanic e mudou de rumo Imediatamente eles estavam a 100 km de Distância no momento e levariam mais de 3 horas para chegar Lá 20 minutos depois a tripulação estava Colocando o primeiro bote salvavidas no Mar ele transportava apenas 27 Passageiros embora tivesse espaço para 65 muitos dos botes salvavidas que foram Lançados primeiro tinham lugares vazios Os tripulantes estavam preocupados Pensando que as cordas não suportassem Um bote salvavidas cheio e em um Primeiro momento muitos passageiros Tiveram medo de deixar o navio eles Ainda acreditavam que fosse impossível Que o Titanic afundasse não conseguiu Imaginar o que aconteceria nas próximas Uma a du Horas a tripulação estava disparando o Primeiro de oito foguetes de Socorro sem Sucesso ninguém estava perto o Suficiente para ajudar a 1:20 minutos Eles haviam baixado 10 botes salvavidas

O número 8 tinha apenas 28 pessoas a Bordo um dos passageiros do número 10 Era mil Vina Dian de no semanas mais Tarde ela se tornaria a última Sobrevivente que viveu até 2009 e Completou 97 Anos já eram duas da manhã três dos Barcos dobráveis eram os únicos botes Salvavidas que ainda estavam no navio a Proa do navio havia inclinado e afundado Bastante sobre a superfície era possível Ver as hélices de propulsão acima da água os tripulantes estavam baixando o Bote salvavidas dobrável D do telhado Dos aposentos dos oficiais com mais de 20 Passageiros à medida que a proa do navio Afundava a água lavava o bote dobrável a Do conves essas 20 pessoas estavam Lutando porque seu barco estava Parcialmente cheio de água enquanto os Membros da tripulação tentavam baixar o Dobrável B ele caiu antes de ajeito a água o levou do navio 30 passageiros Ainda conseguiram encontrar segurança no Bote salvavidas virado às 2:17 da manhã o telegrafista do navio Decidiu transmitir uma última chamada de Socorro um minuto depois a luz do navio Finalmente se apagou o Titanic todos Deixados a Bordo mergulharam na Escuridão a proa continuou a afundar e a Popa estava subindo mais acima da Superfície o que colocou grande pressão

Na parte central sons horríveis tomaram Conta da noite o Titanic este enorme Navio lendário em que tantas pessoas Depositaram suas esperanças e ficaram Animadas se partiu em dois entre a Terceira e a quarta chaminé relatórios Especularam que levou cerca de 6 minutos Para que a sessão da proa chegasse ao Fundo do oceano a popa se estabeleceu de Volta na água antes de subir novamente Em uma posição vertical permaneceu nessa Situação até finalmente desaparecer no Oceano às 2:20 a popa Aparentemente reteve o ar Dentro e a pressão da água esmagou a que Descia a PPA caiu a cerca de 600 m de Distância da proa o Titanic era Considerado o navio mais rápido do mundo Acreditava-se que seria impossível de Afundar porque quatro de seus Compartimentos poderiam ser inundados E Isso ainda não causaria uma perda Crítica de flutuabilidade sua vida foi Problemática desde o início enquanto o Navio estava saindo do porto ele se Movia a alguns metros do navio a vapor New York conseguiu passar por ele com Segurança O que foi um grande alívio Para todos os passageiros preocupados Reunidos no converso do na O Titanic partiu em 10 de Abril sua Primeira viagem foi através de uma rota Atlântica altamente competitiva na data De saída o Titanic se tornou o maior

Objeto móvel da história da humanidade 269 m de comprimento 28 m de largura não é tão grande quando comparado aos navios Modernos o maior navio de cruzeiro do Mundo hoje é o Symphony of the seas da Royal Caribbean que tem aproximadamente Cinco vezes o tamanho do Titanic se você Colocasse esse navio em uma posição Vertical ele seria quase tão alto quanto O Empire State Building que tem 380 M Sem as antenas mas o Titanic era uma Grande atração em seu tempo em um Momento de sua jornada eles pararam na França depois fizeram outra parada na Irlanda uma vez que os passageiros Finais embarcaram o enorme navio partiu A toda a velocidade para seu destino Final Nova York quatro dias após o início de sua Jornada o Titanic não conseguiu desviar De um enorme iceberg a história que Todos nós conhecemos apenas 700 pessoas Sobreviveram e a maioria delas eram Mulheres e crianças a noite estava Extremamente fria 1 hora 20 minutos Depois que o Titanic desceu ao fundo do Oceano os Sobreviventes nem tinham Certeza se alguém iria lhes salvar Finalmente eles viram a luz era o Carpatia vindo em sua direção Eles Vieram para socorrer as pessoas nos Botes salvavidas a tripulação as Trouxeram a Bordo e conseguiram salvar Alguns outros passageiros que estavam na

água muitos navios Tentaram entrar em Contato com o titanique algumas horas Depois que ele afundou suas mensagens Nunca foram respondidas mais tarde Quando houve uma investigação sobre o Que realmente aconteceu se descobriu que O navio californian da lyand estava a Menos de 32 km de distância quando o Titanic estava afundando mas a Tripulação não ouviu sinais de Socorro Vindos do Titanic porque seu operador de Rádio estava de Folga países de ambos os lados do Atlântico ficaram chocados e Horrorizados quando ouviram os detalhes Do que aconteceu com o Titanic decidiram Então fazer alterações nas operações de Navios regras que ajudariam a evitar Esse tipo de evento no futuro foi Realizada a primeira convenção Internacional para a salvaguarda da vida Humana no mar onde se adotaram regras Para que todos os navios tenham espaço Para bote salvavidas para cada Passageiro a Bordo Além disso Treinamentos com botes salvavidas se Tornaram obrigatórios também se decidiu Estabelecer uma Patrulha internacional De gelo Seu principal papel era Monitorar icebergs nas rotas de Navegação do Atlântico Norte os navios Também precisavam manter operadores de Rádio atentos 24 horas por Dia o Titanic não foi construído sozinho

Devido ao tamanho deste magnífico navio E a todo o novo Equipamento necessário Teria sido muito caro Se fosse único Então a equipe construiu o Titanic Juntamente com dois navios irmãos e Ambos tiveram vidas agitadas o RMS Olympic foi construído primeiro foi Lançado em 1910 e por um ano inteiro foi O maior transatlântico do mundo o Britanic era o outro navio irmão que Navegou por um tempo antes de acabar no Fundo do oceano mas apenas o Titanic se Tornou uma lenda e Uma das Histórias Mais fascinantes da História Moderna ele era o maior navio já Construído em sua era e deveria ser Inafundável mas poucos dias depois de Sair em sua primeira viagem em 1912 o Titanic se foi sob as ondas implacáveis Do Oceano Atlântico Norte e de seus mais De 2200 passageiros e tripulação apenas 706 sobreviveram à aquela noite trágica Um navio menor teria se saído melhor na Mesma situação o tamanho do iceberg Realmente foi importante foi um erro Navio mudar de rumo no último minuto Enquanto tentava evitar o impacto Estas São três perguntas que fazem as pessoas Pensarem e se sabemos que o Titanic era Considerado uma maravilha da engenharia Em sua época projetado por Thomas Andrews para a Companhia de Navegação Britânica sarl tinha pouco mais de 270 m De comprimento e 53 m de altura

Construído com espaço abundante para 840 Cabines uma piscina uma quadra de squash Uma academia e duas salas de jantar mas Uma das suas características inovadoras E importantes podia ser encontrada Abaixo do conves o casco do Titanic era Dividido em 16 compartimentos projetados Para serem estanques até quatro desses Compartimentos poderiam ser tomados por água é em caso de violação com os 12 Restantes ajudando a manter o navio Danificado à tona graças a esses Compartimentos o navio foi considerado Inafundável há rumores de que Philip Frank vice-presidente da White Starline Até declarou é impossível que o Titanic Afunde o navio é inafundável e nada além De inconvenientes serão sofridos pelos Passageiros em 14 de abril de 1912 isso Provou ser um erro quando o Titanic Atingiu um ibero à medida que o gelo Rasgava ao longo do casco do navio Vários desses compartimentos estanques Se romperam levou apenas 2 horas e meia Para o Titanic afundar o tamanho do Iceberg que o Titanic atingiu selou seu Destino um iceberg maior ou menor teria Feito alguma diferença icebergs existem Em uma grande variedade de formas e Tamanhos eles são pedaços de gelo que se Separam das geleiras ou plataformas de Gelo no Ártico e na Antártica e agora Estão vagando pelo oceano até que Eventual ente derretem um dos icebergs

Mais altos já encontrados facilmente Faria o Titanic parecer pequeno Descoberto em 1957 tinha 168 m de altura isso é perto Da altura do monumento a Washington Imagine baterem algo deste tamanho Icebergs menores no entanto podem ser Igualmente perigosos Alguns são do Tamanho de casas e são considerados como Pedaços de iceberg outros mais próximos Do tamanho de um carro são chamados de Growlers ou rugidos estes podem ser Muito mais difíceis de serem localizados Por navios e barcos portanto mais Difíceis de se evitar e embora menores Eles podem produzir muitos danos também é fundamental lembrar que os icebergs São sempre maiores do que parecem com a Maior parte de sua massa escondida Abaixo da superfície do Oceano na Verdade mais de 80% do volume de um Iceberg está debaixo d'água a maioria de Suas bordas afiadas e irregulares não Pode ser vista passe muito perto de um e Você corre o risco de danificar o casco Do seu navio Como o Titanic não sabia de Sua condenação iminente um iceberg menor Atingido no mesmo ângulo ainda poderia Ter sido suficiente para derrubar esse Poderoso navio agora é possível que se o Iceberg tivesse sido maior ele tivesse Sido avistado mais cedo o Titanic Poderia ter tido tempo de alterar o Curso e evitar o impacto mas escapar

Daquele iceberg não Teria garantido a Segurança do Titanic ele estava viajando Em um trecho perigoso do Atlântico Chamado iceberg alley ou Beco do iceberg Que fica localizado a 402 km a leste e Sudeste de Terra Nova Canadá atrás de um Iceberg pode haver outro e outro logo Depois e assim a tripulação a Bordo Teria que permanecer muito atenta para Evitar várias colisões potenciais não Apenas uma um navio menor poderia ter Sido mais adequado para a viagem o Tamanho do Titanic era certamente um Desafio quando se tratava de guiá-lo na Verdade tinha acab de deixar sua Doca em Southampton quando quase colidiu com Outro Transatlântico menor o ss New York Escapando por apenas 60 cm o gigantesco Navio a vapor obviamente não foi feito Para manobrar rapidamente em lugares Apertados um navio cujo tamanho exigia Tempo e espaço para mudar de rumo mas Quando se trata de navios versus Icebergs o tamanho de um navio nem Sempre importa o iseler era um navio a Vapor projetado para viajar pela Passagem interior no Alaska no verão de 1901 atingiu um iceberg que rasgou um Buraco na parte da frente ou na proa do Navio a embarcação não afundou Imediatamente e a tripulação tentou Guiá-la para um local seguro finalmente O seu arco submergiu completamente e a Popa levantou para cima e para fora da

água não demorou muito mais para que o Navio afundasse completamente dos 168 Passageiros e tripulantes 128 Sobreviveram e 3 milhões de dólares em Ouro foram perdidos o iseler tinha um Casco de 73 m ou seja quase 1 quarto do Tamanho do Titanic e esse tamanho menor Não pareceu ajudar muito a evitar uma Colisão com o Iceberg e depois teve o H Hoft em 1959 também conhecido como o pequeno Titanic ou Titanic dinamarquês era Considerado como o navio mais seguro à Tona tinha 83 m de comprimento com 95 Pessoas a Bordo muito parecido com o tit Real o h head toft foi projetado Especificamente para lidar com a maioria Dos Desafios oferecidos pelo mar Juntamente com seu fundo de Aço duplo Também tinha um arco blindado e sete Compartimentos estanques como um navio Assim poderia afundar mas podia e Aconteceu foi em sua primeira viagem Retornando a Copenhague quando teve Problemas em 30 de Janeiro atingiu um Iceberg um sos foi enviado mas quando o Johannes Cruz chegou para ajudar não se Via mais o hoft a única evidência da Existência do navio era um colete Salva-vidas que foi levado para a terra Na Islândia n meses depois novamente o Tamanho menor do navio não jogou a seu Favor um Titanic de tamanho menor não Teria garantido uma viagem segura em

1912 o i final diz respeito à escolha de última hora quando o Iceberg foi visto e O alarme soou primeiro o Titanic poderia Tentar uma parada completa Mas isso não Era uma opção já que o navio precisava De 800 m para parar e o Iceberg estava a Apenas 274 m de distância em segundo Lugar o Titanic poderia tentar evitar o Iceberg afastando-se dele Isso foi o que O capitão pediu mas a tentativa não teve Sucesso resultando em um corte profundo No casco do navio a opção final colidir Com o iceberg de frente isso teria feito Alguma diferença a resposta é um Intrigante talvez alguns acreditam que Uma colisão frontal teria salvo o Titanic nesse cenário a colisão teria Limitado os danos à própria frente do Navio em vez de o Iceberg rasgar o casco E comprometer vários dos compartimentos Estanques apenas quatro dos Compartimentos teriam sido violados isso Significa que os outros poderiam fazer Seu trabalho de manter o Titanic à tona O navio poderia ficar preso incapaz de Se mover Mas permaneceria acima da água Até que a ajuda chegasse o que daria Tempo suficiente para que um outro navio Como o carpatia chegasse ao local do Acidente e levasse as pessoas para a Bordo e em segurança um dos designers do Titanic Edward wilding fez uma Observação semelhante durante um Inquérito sobre o naufrágio ele

Argumentou que a maioria das pessoas Teria sobrevivido a um acidente frontal E que o Titanic em si não teria afundado Outros discordam no entanto Primeiramente as anteparas especiais do Titanic foram projetadas especificamente Para proteger o navio contra colisões Com outros navios e não com iceberg Esses compartimentos se amassaram após o Impacto absorvendo parte da força Enquanto o outro navio absorveria o Resto embora os danos ainda fossem Extensos as anteparas restantes Manteriam o navio à tona mas um iceberg Não tem a mesma flexão em uma colisão Que você experimentaria com outro navio A maior parte da força seria absorvida Pelo Titanic resultando em danos maiores Ao navio pior ainda o impacto seria Realizado por todo o comprimento do Navio rebites estouraram juntas rasgaram Os compartimentos inundaram rapidamente E o navio afundaria ainda mais rápido Resultando em menos Sobreviventes de Qualquer forma como na maioria dos I Nunca saberemos realmente a resposta por Mais trágica que tenha sido a primeira e Derradeira viagem do Titanic resultou em Mudanças que ajudaram a tornar As Aventuras no mar muito mais seguras Resultados de interrogatórios sobre o Desastre levaram à criação da Patrulha Internacional de gelo ou i em 1914 uma organização que rastreia

Icebergues nos oceanos Atlântico e Ártico para garantir que os navios na área possam evitá-los nos Estados Unidos E na grã-bretanha passou a ser exigido Que os navios carreguem bote salva-vidas Suficientes para acomodar todas as Pessoas a Bordo treinamentos regulares Com bote salvavidas se tornaram Obrigatórios e finalmente as anteparas Dos navios foram aumentadas para manter A água fora os Fundos també também foram Esticados para criar cascos duplos Ajudando a tornar os compartimentos Verdadeiramente estanques não há como Negar que o Titanic foi uma tragédia Terrível mas as lições aprendidas com Essa noite para jamais esquecer ajudaram A evitar muitas Outras o mês de abril de 1912 ficou Marcado por uma das tragédias mais Terríveis da história do mundo a Embarcação mais inafundável o auge da Engenharia da época o enorme Titanic Afundou naquela noite escura e sem lua o Navio Teve muitas chances de salvar seus Passageiros havia outro navio a apenas Alguns quilômetros de distância e ele Poderia ter salvado o Titanic Mas isso Não aconteceu não era um navio fantasma E não é uma lenda ou uma teoria é uma Realidade documentada há registros e Depoimentos de Testemunhas que confirmam Isso mas por que esse navio não ajudou Vamos descobrir o que aconteceu naquela

Noite analisando esses eventos por três Pontos de vista diferentes Vamos começar Com a versão do Titanic 11:30 da noite a Lua se escondia atrás de nuvens escuras A visibilidade era ruim tudo estava Calmo no Titanic sob a orientação do Capitão o operador de comunicações Mantinha contato com o continente por Meio do rádio nesse momento um estranho Invadiu a frequência interrompendo a Comunicação do operador não ficou claro Que esse homem estranho queria e do que Ele estava falando o operador não tentou Descobrir ele gritava com esse cara Exigindo que se desconecte a conexão foi Interrompida às 11:40 da noite o Titanic Colidiu com um iceberg o gelo quebrou o Casco a água começou a inundar os Conveses inferiores ninguém estava em Pânico ainda 20 minutos depois à Meia-noite a tripulação do navio enviou Um sinal de Socorro por meio de Radiofrequência poucas pessoas entendiam A real gravidade da situação após 20 Minutos à meite 20 começaram a baixar os Botes Salv vidas com os passageiros à Meian 25 receberam uma resposta ao sinal De Socorro era o RMS carpatia o capitão Informava que já estavam Navegando em Velocidade máxima em direção ao Titanic Mas o problema era que o local do Acidente ficava a 993 km de distância Isso significava que o carpatia só Chegaria dentro de 4 horas à

Me45 a tripulação do navio afundando Lançou foguetes no ar Esses fogos foram Uma das principais razões para o Terrível destino de muitos passageiros Falaremos mais sobre isso adiante 90 Minutos depois o convés do titanique se Partiu e o navio mergulhou nas águas do Mar às 4:10 o carpatia finalmente chegou Ao local do naufrágio os membros da Tripulação fizeram esforços heroicos Para salvar todas as pessoas levando 705 Sobreviventes a Bordo nesse momento Outro navio apareceu era o USS California o carpatia navegou em direção A ca de Nova Yorque com todas as pessoas O californian ficou circulando em busca De passageiros e não encontrou nada além De destroços esse navio estava a apenas Alguns quilômetros de distância enquanto O navio afundava nas águas geladas o Californian poderia ter salvado essas Pessoas mas não fez nada seu capitão Stanley Lord cometeu um dos atos mais Terríveis que um marinheiro pode Permitir não ajudar um navio que está Afundando quando o mundo descobriu tudo Isso passou a detestar o Capitão Lord Ele não pôde ser acusado e o julgamento Não o puniu mas sua carreira foi Totalmente arruinada pois nenhuma outra Empresa naval o contratou apesar disso Ele nunca confessou que tivesse sido Culpado antes de morrer o capitão disse Que não foi culpa dele se isso era

Verdade então o que aconteceu lá isso Nos leva à versão do californian era a Noite do dia 14 de abril o Califórnia Navegava nas águas frias do Atlântico Norte o navio entrou em uma área com com Muitos icebergs às 22:10 o capitão Lord Parou o navio estava muito perigoso se Movimentar nessa área pois o casco Poderia ser danificado às 23 horas o Navio começou a deriva era impossível se Mover Em tais condições com uma Visibilidade tão ruim o capitão sabia Que o Titanic estava vindo na mesma Direção então ordenou ao operador de Rádio que avisasse o navio sobre o Perigo Evans que era o operador de rádio Ligou o receptor e tentou entrar em Contato com o Titanic ele passou cerca De 30 minutos tentando a conexão foi Finalmente estabelecida nesse momento o Operador de rádio do Titanic estava Falando com o continente Evans Interrompeu a conversa e tentou alertar O navio sobre os icebergs o operador não Entendeu as palavras de Evans e Ficou Irritado por ele ter invadido o canal Tão descaradamente ele gritou com Evans E cortou a conexão cansado Evans Desligou o comunicador e informou seus Superiores sobre o incidente ainda é um Mistério a forma como o Capitão reagiu a Essa notícia ele provavelmente pensou Que o Titanic sabia do perigo então Deixou Evans ir para a cama se o rapaz

Não tivesse desligado o rádio e se Tivesse esperado uma hora teria ouvido o Pedido de socorro do Titanic mas você Não deve culpá-lo naquela altura ele não Tinha nenhum motivo oficial para ficar No transmissor ivans estava muito Exausto e não conseguia lutar contra o Sono então foi para a cama o Titanic Começou a afundar seu capitão enviou um Sinal de Socorro o operador a bordo do Carpatia o captou mas o Califórnia não Pois o receptor estava desligado o Capitão Lord não conseguia dormir ele Sentia que algo estava errado enquanto Isso o Titanic ia afundando rapidamente O capitão deu a ordem de lançar foguetes No ar e aqui é o momento no qual ocorreu Um dos erros críticos eles lançaram Luzes de alerta mas elas não eram Vermelhas por algum motivo a tripul Esqueceu de levar foguetes vermelhos a Bordo então iluminaram o céu com uma luz Branca brilhante se você precisar enviar Um sinal de socorro tem que lançar luzes Vermelhas o capitão Lord viu as luzes Mas não as percebeu como um pedido de Ajuda não era possível não haver Foguetes vermelhos padrão em um navio Tão grande quanto o Titanic mas Infelizmente Sim o capitão Lord achou Que o Titanic estava se afastando talvez Houvesse alguma razão desconhecida por Trás daquelas luzes brancas mas ele Realmente não sabe

Então Capitão Lord não tinha ideia de Que o Titanic estava afundando ele ainda Decidiu entrar em contato com a Embarcação mas dessa vez não através de Comunicação por rádio o capitão Lord não Acordou o operador de rádio e enviou um Sinal para o Titanic através de uma Lâmpada de sinalização é importante Entender que muitos Capitães da Velha Guarda não levavam a comunicação por Rádio a sério eles não entendiam o valor Dessa tecnologia é por isso que o Capitão Lord não acordou Evans ele Enviou sinais de luz mas o Titanic não Respondeu mais tarde muitos Sobreviventes mencionaram ter visto as Luzes piscantes do Califórnia mas não Havia nada que pudessem ter feito a Tripulação do navio não ouviu seus Pedidos de Socorro às 2:20 o Titanic Ficou completamente submerso pouco mais De duas horas depois o operador de rádio Evans acordou e ligou o transmissor ele Ouviu muitos socorristas falando sobre o Navio afundado o rapaz entendeu tudo ele Relatou ao capitão nesse momento o Califórnia dirigiu-se imediatamente ao Local do naufrágio onde encontrou o Carpatia com sobreviventes a Bordo Partindo em direção a Nova York o Californian ficou circulando e Procurando pelas pessoas mas não Encontrou nada além de destroços o Californian retornou ao continente a

Notícia sobre o navio que poderia ter Salvado o Titanic estava se espalhando Por todo o país o julgamento começou o Capitão Stanley Lord e a tripulação Contaram sua Dizendo que seu navio estava parado Muitas pessoas não acreditaram e alguns Dos passageiros Sobreviventes afirmaram Ter visto Califórnia navegando ainda Assim o juiz os declarou Inocentes 1962 o capitão Stanley Lord Estava Bastante idoso ele chamou um escrivão Para confessar algo o capitão fez sua última observação sobre o caso ele jurou Que não era culpado mas se o Califórnia Não tivesse passado pelo Titanic naqu Aquele momento então teria feito o quê a Teoria do samson poderia responder a Essa pergunta para nós samson o navio Caça focas estava navegando nas águas Frias do Atlântico Norte a tripulação Não estava dormindo eles estudavam Cuidadosamente os arredores mas não Porque estavam com o medo dos icebergues Eles tinham medo de encontrar a Guarda Costeira dos Estados Unidos a tripulação Do navio sson capturava focas O que é Ilegal às 12:45 O capitão do sson viu foguetes de Sinalização brancos a equipe tinha Certeza de que era a Guarda Costeira Apagaram as luzes e foram embora estava Escuro então não perceberam o naufrágio

Do Titanic e Voltaram para a costa da Islândia onde ficaram sabendo do Desastre perceberam então que Abandonaram os passageiros que se Afogavam o sobrinho de um dos Tripulantes do samson leu essa história No Diário do seu tio o sobrinho pediu Permissão para publicar esses relatos Todas as pessoas perceberam que o Capitão Lord não era culpado mas Infelizmente ele não viveu para ver esse Momento na verdade ainda não se sabe Quem foi o culpado nessa história dois Navios estavam perto do Titanic seus Capitães eram pessoas capacitadas eles Seriam ajudado a salvar todos os Passageiros a culpa deles foi não Conseguir entender o que o Titanic Queria naquela noite escura Alguém Esqueceu de colocar sinalizadores Vermelhos na caixa esse pequeno detalhe Fatal foi uma das principais causas da Tragédia O ano era 1854 e o ss Arctic o Transatlântico de Passageiros mais rápido de sua época Partiu para cruzar o Atlântico enquanto Navegava pelo nevoeiro lentamente Desapareceu no horizonte a Collins Line Uma Companhia de Navegação americana Iniciou suas operações em 1818 e só começou de fato o transporte Transatlântico em 1835 seus navios a vapor US avam o

Atlântico de Liverpool a Nova York em Apenas 10 dias não parece uma grande Velocidade hoje eu sei mas naquela época A mesma distância levava várias semanas Para outras embarcações Leves na água com seus cascos de madeira Impulsionados por uma poderosa máquina a Vapor esses Monstros eram a escolha Favorita de muitas pessoas importantes Elas pensavam Afinal o que poderia dar Errado com uma embarcação tão avançada Isso me lembra de uma outra que todos Acreditavam ser inafundável mas de Qualquer maneira de volta à Collins Line Ela se tornou uma grande operadora nas Rotas transatlânticas com apenas outra Concorrente a canards Line era uma Empresa britânica que também pretendia Ser a principal operadora na travessia Do ártico em 1835 a companhia recebeu um novo navio Que viajou para Liverpool e voltou para Nova York com a maior carga até então a Partir daí a Collins Line foi crescendo Constantemente parecia que só poderia Haver um futuro de sucesso para Ela infelizmente seus navios luxuosos Tornaram-se caros para operar com a Quantidade de carvão usado muita força Combinada com cascos de madeira fracos Significava que precisavam de muitos Reparos após cada viagem então toda a Viagem acabava sendo cara mas como as Embarcações eram seguras e tinham boa

Reputação as pessoas estavam dispostas a Pagar o preço e a empresa Definitivamente não estava em crise ela Havia conseguido algo que ninguém havia Feito antes Como eu disse os navios dela Cruzavam o Atlântico em 10 dias e Edward Collins o proprietário estava muito Determinado a manter o ritmo seus cinco Transatlânticos ultrapassaram facilmente A canards Line que tinha apenas três com Esse grande prestígio atraía ainda mais Atenção embora seus navios com cascos de Ferro fossem mais lentos a Canard Acreditava que ainda tinha lucro Independentemente de quão devagar fosse A navegação entre as embarcações da Collins o Arctic o terceiro a ser Lançado era o maior chegando a 85 m de Comprimento com dois motores a vapor de Alavanca lateral cada um com 1000 Cavalos de potência as rodas de paz Faziam 16 rotações por minuto na Velocidade máxima na época de seu Lançamento a imprensa o chamou de o Navio mais estupendo já construído nos Estados Unidos mas o glamour e a fama Não conseguiram evitar o que viria a Seguir no dia 27 de setembro o Arctic Estava em sua viagem de Liverpool a Nova York seguindo em ritmo acelerado através Da Neblina espessa é possível que Naquele momento após 4 anos de recordes De viagem a tripulação estivesse super Confiante com a navegação e com o

Navio a apenas 80 km de newfoundland Eles seguiram descuidados através do Nevoeiro Sem contato de rádio sonar ou Qualquer outra forma de identificação de Objetos equipados apenas com código Morse uma embarcação menor o ss Vesta Que funcionava como pesqueiro operava em Newfoundland ela estava passando pelo Mesmo caminho que o Arctic e houve uma Colisão chocado com um acidente o Capitão do arake ofereceu ajuda ao Pequeno Vesta mas logo Ficou claro que o Dano aparentemente pequeno Era muito Pior abaixo da linha d'água por um Buraco a água entrava no casco de Madeira que apesar de muito mais rápido Agora parecia menos valioso a tripulação Foi em direção à Terra tentando tapar os Buracos mas não estava dando certo e a água do mar continuava a entrar enchendo Mais e levando o navio para Baixo e por fim quando a sala de Máquinas estava cheia a água apagou as Caldeiras tirando a enorme força pela Qual o arre que havia sido lendário ele Se moveu lentamente até parar Completamente enquanto continuou Afundando a ordem era abandoná-lo na época a lei marítima permitia que o Arctic carregasse apenas seis botes Salvavidas capazes de salvar apenas 180 Pessoas a tripulação e alguns dos Passageiros conseguiram entrar a bordo e Ocuparam a maioria dos assentos desses

Barcos os ânimos estavam muito alterados E todos Se Esqueceram das boas maneiras Não deixando as senhoras e os mais novos Embarcarem primeiro levou 4 horas para o Transatlântico afundar havia 150 Tripulantes e 250 passageiros a Bordo Aqueles que não conseguiram encontrar um Bote salvavidas fizeram uma tentativa Desesperada de construir suas próprias Jangadas com partes do Navio dois dias depois apenas três Barcos chegaram com segurança à costa os Outros três nunca foram Encontrados acredite ou não a equipe de Resgate também salvou algumas pessoas Que estavam agarradas aos destroços por Dois dias ao contrário da tripulação o Capitão afundou com o Arctic e Surpreendentemente sobreviveu ele foi Apenas uma entre as 85 pessoas que Fizeram isso Fora as 400 a bordo quando A notícia chegou duas semanas depois o Público reagiu com grande tristeza às Perdas a enorme raiva logo se seguiu em Relação às péssimas medidas de segurança E à tripulação a imprensa publicou Demandas para mudar as leis exigindo Mais botes salvavidas fazia sentido ter O suficiente para cada pessoa a Bordo de Um navio mas esses pedidos foram Ignorados essa negligência levaria mais Desastres no futuro botes salvavidas Suficientes só entrariam na lei marítima Cerca de 60 anos mais tarde após o

Desastre do Titanic a esposa e os dois filhos de Edward Collins também estavam a Bordo e Não retornaram ele ficou arrasado mas Não parou de administrar seus negócios a Collins Line ainda tinha uma reputação Azelar a maior a mais rápida e a mais Luxuosa do Atlântico Collins agora Construiria um navio ainda melhor do que Qualquer outro ele foi chamado de Adriatic e era o maior do mundo com 105 M de comprimento e duas máquinas a vapor Alternadas que nunca haviam sido Construídas com esse tamanho esses Motores a vapor na época estavam no auge Da engenharia embora hoje só possam ser Vistos em modelos e em brinquedos com a Nova adição de dois mastros o adriatic Que também poderia Navegar Se necessário Felizmente algumas lições foram Aprendidas com o desastre do Arctic mas Antes que seu novo navio o adriatic Fosse construído outro desastre ocorreu O irmão do Arctic também Submergiu acredita-se que este segundo Transatlântico estava desesperado para Ultrapassar o da cards line e atingiu um Iceberg em algum lugar durante a corrida Essa estranha disputa tirou a vida de 141 pessoas o desespero de Collins e Seus cascos malfeitos levaram a empresa à falência em 1858 o recém construído adriatic Custando mais de 1 milhão de dólares fez

Apenas uma viagem no final e mesmo essa Foi considerada um desastre a embarcação Colidiu com um rebocador mas ainda Conseguiu terminar sua viagem inaugural Em um tempo adequado depois que a Empresa faliu precisou vender o navio Por apenas 50.000 os motores gigantes foram Removidos sendo substituídos apenas por Velas embora já tenha sido o maior barco Em alto mar foi apenas 30 anos depois Que ele foi abandonado rotulado como Irreparável e ancorado em um Rio os outros navios restantes também Foram vendidos e usados apenas para Retirada de peças Edward Collins deixou A indústria completamente procurando Trabalho em terra firme como a Collins Line não estava mais no ramo a Card Cresceu com força Sem concorrência ela Ganhou o prêmio fita azul pelos 30 anos Seguintes e 180 anos depois após Produzir centenas de navios ainda tem Uma presença constante nos mares fazendo Travessias transatlânticas viagens pelo Mundo e cruzeiros de lazer Até hoje a Cunard Line é a única a operar Transatlânticos entre a Europa e a América e é a grande prova de que nem Sempre o mais rápido é o Melhor o nevoeiro espesso vai subindo Sobre o Oceano Enquanto o Sol Vai Descendo lentamente no horizonte mal dá Para enxergar algumas dezenas de metros

à frente mas é o suficiente para ver uma Carcaça volumosa à distância à medida Que o navio se aproxima da figura seu Coração bate mais rápido e então você Percebe os detalhes da outra embarcação Abandonada o que parece navios Fantasmas Existem e seus mistérios nem sempre são Resolvidos veja o envido por exemplo era Um iate de luxo construído em 1900 E serviu bem a várias pessoas por mais De 20 Anos Antes de ser comprado por um Marinheiro de Samoa e se tornar um navio Mercante em 1955 porém o serviço do joita Chegou a Um fim repentino e misterioso no dia 3 De outubro Partiu para outra viagem Comercial que não deveria ter levado Mais de 48 Horas atrasos acontecem no Mar então quando o joita não chegou no Dia 5 de outubro conforme o programado Não houve muita preocupação Mas ele Também não apareceu no dia seguinte não Havia sinal de Socorro ou qualquer outro Indício da presença dele em nenhum lugar Entre seus pontos de partida e chegada Uma equipe de busca e Resgate foi Enviada para encontrá-lo e por seis dias Uma área de quase 259.000 km qu foi explorada no dia 12 de Outubro a missão retornou para a base de Mãos vazias o joita desapareceu sem Deixar vestígios foi apenas um mês Depois que outro navio mercante o talo Avistou a embarcação desaparecida

Distante de sua rota a deriva em mar Aberto e virando fortemente os Marinheiros embarcaram no jooa e Descobriram que todos os tripulantes e Passageiros 25 pessoas no total estavam Desaparecidos junto com toda a carga que Transportavam o rádio estava sintonizado No canal internacional de Socorro O que Significa que a tripulação estava Tentando pedir ajuda mas não foi Possível chamar ninguém pois o cabo do Rádio estava danificado limitando Alcance a cerca de 3 km os botes Salvavidas também haviam sumido Indicando que as pessoas a Bordo devem Ter abandonado o navio infelizmente Parece que levaram o diário de bordo Junto deixando a equipe de resgate sem Saber o que havia acontecido até hoje o Mistério do envidio ainda não foi Resolvido ninguém sabe para onde a Tripulação e os passageiros foram e o Que os levou a partir o sv Carol a Deering não era um navio fantasma no Sentido normal da palav ele não foi Avistado em mar aberto em vez disso foi Encontrado na costa mas as Circunstâncias do seu encalhamento são Um quebra-cabeça envolto em mistério o Carol a deering foi construído em 1919 Em Maine E era uma grande embarcação Feita para viagens comerciais Infelizmente apesar do alto custo de Construção foi utilizada apenas durante

Um ano antes de sua última viagem em 19 De julho de 1920 viajava de Porto Rico Para o Rio de Janeiro via port News para Levar uma carga de carvão estava quase Na metade do caminho quando o capitão Passou mal e a tripulação voltou para Deixar ele e o filho em terra firme a Viagem foi retomada e transcorreu sem Incidentes com um substituto mas quando Chegou a Barbados em dezembro para Reabastecer havia humores estranhos Entre a tripulação o primeiro marinheiro Não parecia feliz com o novo capitão Ninguém prestou muito atenção nisso Naquele momento quando provavelmente Deveria a última vez que o Carol deing Foi avistado no mar foi no dia 28 de Janeiro de 1921 quando um navio farol Riu na costa da Carolina do Norte houve Algum tumulto no tombadilho onde Normalmente a tripulação não era Permitida então outra embarcação o Avistou mas já não havia ninguém no Conves no dia 31 de janeiro ele foi Encontrado encalhado em Diamond shows um Local conhecido por vários naufrágios Que vinham ocorrendo lá havia séculos Quando a equipe de busca e Resgate Entrou o o encontrou abandonado O Diário De Bordo e os pertences pessoais da Tripulação estavam desaparecidos assim Com os dois botes salvavidas ainda não Há resposta para o que aconteceu a bordo Do cara deering naquele Janeiro embora a

Versão mais popular tenha sido um motim Quem sabe nunca se descubra a verdade o Ss bitmon é Talvez um dos navios Fantasmas mais famosos da história Este Grande vapor de carga foi construído em 1914 na Suécia e viajou obedientemente Por mais de 16 anos negociando o Fornecimento de peles com tribos nativas Do Alaska e do Canadá mas então no dia Primo de outubro de 1931 ele ficou preso No gelo a princípio parecia que a Tripulação conseguiria esperar e Continuar sua rota pois a embarcação se Soltou em alguns dias mas em menos de Uma semana ficou presa novamente desta Vez para sempre na outra semana uma Equipe de resgate foi enviada para Buscar os 22 tripulantes do bitem Enquanto outros 15 ficaram para trás Para esperar o inverno Se necessário e Recuperar o navio mas um mês depois Depois de uma forte Nevasca atingir o Acampamento os marinheiros saíram de Seus abrigos e descobriram que ele havia Desaparecido felizmente alguns dias Depois um caçador nativo lhes disse que O bitmon ainda não estava perdido ele o Viu a cerca de 70 km de onde estavam Estabelecidos eles conseguiram Localizá-lo Mas decidiram que a Embarcação não resistiria ao Inverno Então pegaram as cargas de maior valor Do porão e a abandonaram no entanto Estavam errados o ss bitem resistiu

Aquele inverno e a muitos outros que se Seguiram quando o gelo quebrou ele Partiu sozinho flutuando apático ao Longo das costas do Canadá e do Alaska e Foi avistado diversas vezes algumas Aderiva em mar aberto e outras preso no Gelo novamente as pessoas tentaram Entrar nele e resgatá-lo mas as Condições climáticas ou a falta de Equipamento sempre as impediram o ss Bait foi avistado pela última vez por Nativos do Alaska em 1969 38 anos após seu abandono o que Aconteceu depois permanece desconhecido Entre as histórias de navios Fantasmas a Do SS urang Maden é uma das mais Intrigantes e angustiantes do século XX Ninguém sabe ao certo se ele existiu em Primeiro lugar isso porque não foi Registrado no Lloyd shipping o registro Internacional de embarcações o que o Torna uma lenda ou talvez a omissão Tenha sido proposital por motivos Obscuros de qualquer forma Os relatos Sobre o que aconteceu com o medan variam De acordo com a maioria dos relatos ele Estava transportando alguma carga Desconhecida pelas águas da Indonésia Quando um pedido de socorro Foi recebido Por outro navio nas proximidades o Oficial de plantão ouviu a mensagem de SOS mas seu conteúdo é diferente Dependendo dos relatos a mensagem não se Repetiu e a tripulação do miden não

Retornou nenhuma tentativa de contato A embarcação que recebeu o pedido de Socorro Correu para o resgate mas apenas No dia seguinte quando o medan já estava à Deriva e ligeiramente inclinado quando Os socorristas entraram nele Descobriram Que nenhum dos tripulantes sobreviveu no Entanto estava faltando um bote Salva-vidas o que significa que havia Pelo menos um membro da tripulação que Conseguiu escapar o que aconteceu com o Resto das pessoas a Bordo permanece um Mistério Até hoje ainda assim não há Fatos concretos sobre essa história Então talvez nunca Descobriremos se o ss Uran Madden era de verdade e não uma Ficção o sv zebrina era um barco a vela Com três mastros foi construído em 1873 para viagens comerciais fluviais na América do Sul ele serviu por mais de Quatro décadas provando ser uma Embarcação robusta e confiável mais Tarde foi transferido para Europa onde Continuou servindo bem ao seu propósito Mas então em outubro de 1917 o zebrina Partiu para uma viagem Normal e foi encontrado em terra vários Dias depois misteriosamente embora ele Tivesse perfeitamente intacto toda a Tripulação de cinco pessoas e o capitão Haviam desaparecido não há evidências Diretas ou fatos concretos sobre o que Realmente aconteceu naquele dia a teoria Mais convincente é de que a tripulação

Foi levada do convés por causa de uma Explosão embaixo d'água e em seguida o Barco partiu sem eles mas a verdade como Sempre permanece desconhecida Este é o Arthur John Prest não ele não é Famoso por ser um pintor ou por ter Descoberto algum Tesouro Perdido não Inventou nenhuma Engenhoca nem quebrou Nenhum recorde mundial ele é conhecido Simplesmente por ser inafundável Provando que uma pessoa pode ter Sorte e Azar ao mesmo tempo Arthur esteve Presente e sobreviveu a várias tragédias Em alto mar incluindo a fatídica viagem Inaugural do Titanic o homem não viajava Por Puro Prazer e sim para sustentar a Família pois trabalhava como foguista Assim ficava horas preso nas entranhas Quentes de embarcações movidas a vapor Seu trabalho era sujo e árduo era dele a Responsabilidade de manter as fornalhas Acesas alimentando-as com carvão para Garantir que houvesse vapor suficiente Para os motores funcionarem ele Precisava tomar cuidado para não Superaquecer o sistema e também para não Colocar fogo no navio inteiro as Fornalhas precisavam ser e abastecidas o Tempo todo e ele fazia isso com afinco Lutando contra o suor e a sujeira Geralmente trabalhava sem camisa por Causa do calor e sempre estava coberto Por aquela poeira preta do carvão quando Finalmente tinha uma folga o quarto em

Que ele descansava ficava ali perto na Mesma parte da embarcação o cara devia Ser bom no que fazia Pois nunca ficava Sem emprego mas seja qual fosse a Empreitada parecia que o azar sempre o Acompanhava o primeiro ente foi até leve Arthur era jovem e trabalhava no RMS Astúrias o navio de passageiros zarpou Em 1907 viajando de southampton no Reino Unido para Buenos Aires na Argentina em Algum ponto da viagem inaugural houve Uma pequena colisão os danos foram tão Sérios que foi preciso voltar e Consertar o estrago felizmente não houve Relatos de ferimentos graves Arthur Simplesmente foi trabalhar em outro Navio mas o azar do Astúrias continu Em 1914 se tornou um navio hospital na Europa abrigando homens e mulheres Doentes e levando-os para casa na Inglaterra mas em março de 1917 por volta da meia-noite a Embarcação foi atingida por Algum objeto O casco rachou e a sala dos motores se Encheu de água o capitão ordenou a todos Que abandonassem o navio o que fez com Que tripulantes pacientes e Profissionais de Saúde disputassem botes Salvavidas a embarcação ainda estava em Movimento pois os controles principais Localizados dentro da inundada sala de Motores não podiam ser desligados o Capitão se recusou a sair de seu posto

Enquanto as pessoas ainda tentavam Escapar ele conseguiu virar o Astúrias Rumo a Boe onde finalmente bateu em Terra firme e não podia mais afundar os Botes salvavidas que restaram foram Abaixados e os últimos Sobreviventes Conseguiram sair em segurança de lá após Uma avaliação de danos o Astúrias foi Declarado como perda total pode ser Injusto colocar esse desastre na conta Do Arthur já que ele nem fazia parte da Equipe da embarcação naquele momento mas Parece que muitos dos navios Nos quais Ele trabalhou estavam destinados a dar Problema o azar o perseguiu em seu Trabalho seguinte no RMS Olympic um Cruzeiro gigante que na verdade foi Projetado e construído como parte de uma Frota da qual o Titanic fazia parte mas Junto com o tamanho veio o sacrifício O era ótimo para se mover em uma única Direção mas muito difícil de lidar Quando era preciso fazer alguma manobra Era setembro de 1911 o Olympic estava Tentando alterar seu trajeto o Hulk o Navio menor que estava navegando por Perto não deu espaço suficiente para o Maior manobrar e os dois acabaram se Chocando pelo fato de o HK ter sido Projetado para lidar com fortes colisões Em alto mar sua proa reforçada rasgou o Olimpic dois grandes cortes surgiram na Lateral do Cruzeiro o eixo da hélice Ficou seriamente retorcido e o pior

Começou a entrar água por sorte o Olympic deu um jeito de chegar em terra Firme sem afundar e ninguém sofreu Ferimentos graves Arthur nem tinha ideia De que aquilo era apenas uma amostra do Que o futuro lhe reservava em seguida Ele encontrou emprego em um navio Novinho em folha e melhor uma máquina Inafundável considerada a maior Embarcação que já fora construída até Então sim ele iria trabalhar no Titanic E que emprego o navio tinha 29 Caldeiras Gastando 850 toneladas de carvão por dia Para produzir vapor suficiente para Navegar Arthur era apenas mais um entre Os 150 foguistas labutando na barriga do Gigante mantendo o fogo queimando dia e Noite ele ganhava cerca de 30 30 por mês Mas no dia 14 de abril de 1912 o homem Mudaria bruscamente do mundo escaldante Com que estava acostumado para um frio Congelante por volta das 11:35 da noite A tripulação avistou um iceberg o Titanic tentou evitar a colisão mas o Alarme tinha soado Tarde Demais 5 Minutos depois houve a colisão o Iceberg Rasgou o casco e os compartimentos lá de Dentro que antes eram a prova d'água Foram seriamente danificados à medida Que a gelada água do Atlântico foi Entrando o Cruzeiro começou a afundar Sinais de emergência foram emitidos mas O navio mais próximo o carpa estava mais De 3 horas de distância na escuridão da

Noite e presos no meio do nada a Tripulação e os passageiros entraram em Pânico Quem pode pegou o bote salva Vidas outros pularam na água gelada no Total somente 706 pessoas sobreviveram àquela noite terrível e Arthur no Momento da colisão estava lá embaixo na Barriga do Titanic ele estava em seu Horário de folga Descansando depois de Ter trabalhado arduamente enquanto o Gigante naufraga suas chances de Sobrevivência diminuíam cada vez mais Ele e seus companheiros estavam no lugar Mais perigoso do Cruzeiro e tiveram que Passar por um labirinto de corredores e Passarelas alguns até inundados em uma Corrida louca rumo ao convés depois se Depararam com água congelada e saltaram Nela nadando desesperadamente para Tentar se salvar o oceano estava tão Gelado que Arthur até sofreu queimaduras De frio antes mesmo de encontrar um bote Salvavidas ele estava entre os 44 Foguistas que conseguiram sobreviver à Tragédia Depois dessa experiência a Maioria de nós nunca mais pisaria em um Navio de novo mas o cara precisava Trabalhar e seu emprego seguinte também Acabou em desastre no hms Alcântara que Naufragou em 1916 Arthur ficou séa mente ferido Mas Continuou desafiando a sorte e seu Desafio seguinte pode ter lhe despertado Um sentimento familiar ao trabalhar em

Um navio construído pela mesma empresa Que estava por trás do Olympic e do Titanic era o britanic o maior dos TR e Também considerado de uma categoria Superior com novos recursos de segurança Depois do fim trágico do Titanic Dispunha por exemplo de 48 botes Salvavidas abertos sendo 46 deles os Maiores já vistos em uma embarcação dois Eram inclusive motorizados e equipados Com aparelhos especiais de comunicação a Boa notícia é que o britanic sobreviveu A sua primeira viagem sem qualquer Incidente Ou seja já estava tendo um Desempenho muito melhor do que o do Titanic porém em 21 de novembro de 1916 foi sacudido por uma grande Explosão enquanto navegava pelo Canal I No mar egu o casco foi danificado E alguns dos compartimentos começaram a Se encher de água mas ao contrário do Titanic o britanic foi projetado para Emergências assim ele fori equipado com Cinco anteparas estanques ou seja a Prova d'água intactas elas ajudariam o Navio a permanecer em segurança e a Flutuar por um período muito maior mas Havia um problema as escotilhas ao longo Dos conves inferiores foram deixadas Abertas Então à medida que o britanic Inclinava a água entrava por elas Inundando tudo e apressando o naufrágio Isso fez com que as anteparas estanques Fossem inúteis a embarcação estava

Naufragando mais rápido que o Titanic 35 Botes salvavidas foram lançados com Sucesso salvando a maioria das 1666 Pessoas a Bordo entre passageiros e Tripulantes 136 sobreviveram o sortudo Arthur estava entre elas e mesmo depois Disso o cara não desistiu do Trabalho em Alto mar ele aceitou um emprego como Foguista na donegal uma balsa menor de Passageiros que havia sido convertida Para servir como hospital em abril de 1917 ela foi atingida por um objeto Estranho enquanto navegava em uma Situação arriscada e apesar de ter Sofrido um ferimento sério na cabeça Arthur se safou mais uma vez o homem Precisou passar por duas colisões e Quatro naufrágios para finalmente Decidir se aposentar Na verdade disse que só desistiu dessa Vida porque ninguém mais queria navegar Em sua companhia O que é perfeitamente Compreensível né ele Passaria o resto de Sua vida nas terras firmes de Southampton na Inglaterra com a esposa An e os três filhos mas Arthur John Priest sempre seria lembrado como o Foguista inafundável

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