A estratégia do Threads, de Mark Zuckerberg, para roubar espaço do Twitter, de Elon Musk
Vinte e quatro horas depois de lançar o
Threads, Mark Zuckerberg, dono da Meta, Alardeou que seu novo aplicativo de rede
social já acumulava 30 milhões de usuários. Esse é um dos números mais altos alcançados
por novas plataformas em tão pouco tempo. E não por acaso essa nova rede
social é bem parecida com o Twitter: Desde o visual do feed, até a forma como
ela é descrita pela Meta – entre aspas, Como um “aplicativo baseado em
conversas no formato de texto”. O lançamento dessa nova plataforma
acontece em meio à conturbada gestão De Elon Musk no Twitter – e num ponto alto
de rivalidade entre esses dois bilionários. Eu sou Giulia Granchi da BBC News
Brasil e neste vídeo vou discutir: Como o Threads pode ser uma ameaça ao Twitter? Começo falando de uma disputa que
talvez acabe indo parar na Justiça. Advogados do Twitter mandaram uma carta
a Mark Zuckerberg acusando a Meta de, Entre aspas, “apropriação sistemática, Intencional e ilícita de segredos comerciais
e de propriedades intelectuais do Twitter”. O motivo é que, segundo esses advogados, a
Meta contratou dezenas de ex-funcionários do Twitter para projetar o Threads
de forma semelhante ao Twitter. Os advogados dizem também que
esses ex-empregados tinham acesso A informações confidenciais sobre sua antiga
empregadora e agora ameaçam processar a Meta. Ao comentar o episódio no Twitter,
Elon Musk afirmou, entre aspas: “A concorrência é válida, mas a trapaça, não”. A Meta, por sua vez, respondeu que: “ninguém na equipe de engenheiros do
Threads é ex-funcionário do Twitter”. Bom, enquanto essa potencial
batalha legal se desenrola, Está em curso também a batalha por usuários. Vamos, primeiro, colocar os números em
perspectiva. Os 30 milhões de usuários no primeiro Dia do Threads equivalem a menos de um décimo
dos 350 milhões de pessoas que usam o Twitter. E esse número alto de novos inscritos no
aplicativo se explica, em parte, porque ele é conectado ao Instagram, que também pertence
à Meta e que tem mais de 1 bilhão de usuários. Com isso, quem entra no Threads também tem
a capacidade de automaticamente seguir os Mesmos perfis que já segue no Instagram.
Mas o fato é que essa integração entre as Redes mostra o poder de fogo de gigantes de
tecnologia como a Meta, em comparação com Aplicativos menores, criados de modo independente
e que começam, basicamente, sem nenhum usuário. Outra vantagem do Threads é que ele já atraiu
algumas celebridades, algo que costuma ter Efeito em cascata: celebridades atraem novos
usuários, que por sua vez atraem anunciantes.
James Clayton, repórter de tecnologia da
BBC, explica que o sucesso ou fracasso de Uma mídia social nova depende, em grande
parte, do burburinho em torno dela e do Chamado “efeito de rede” – de modo bem simples,
quanto mais pessoas usarem, melhor a rede será. A ideia é que, quando vemos muitos de nossos Amigos ou pessoas conhecidas conversando
e debatendo numa determinada plataforma, Somos compelidos a entrar também,
para nos sentirmos parte da conversa. E o inverso também é verdadeiro. Quando
acontece uma debandada de uma rede social, Geralmente é algo rápido e difícil de reverter.
Um exemplo famoso disso é a rede MySpace, Que despontou nos anos 2000 mas acabou sendo
abandonada por grande parte de seu público. Se esse vai ser o destino do Twitter,
ainda é muito cedo para ter certeza. Mas essa rede social tem passado por mudanças
drásticas, tanto de uso quanto de gestão, Desde que foi comprada por Elon Musk em 2022. Entre as mudanças mais recentes estão restrições à Quantidade de tuítes que usuários
não pagantes podem ver por dia. O Twitter também restringiu a ferramenta
TweetDeck, que agora está disponível apenas Para contas verificadas na rede. Contas
verificadas são aquelas com o selo azul, Dado a perfis considerados de relevância
ou a assinantes que pagam 42 reais por mês. Isso, somado ao afrouxamento no
controle contra discurso de ódio, Tem aumentado as críticas ao Twitter.
Elon Musk defende essa política como Parte de uma defesa enfática
da liberdade de expressão, Mas um número crescente de anunciantes passou a
se preocupar em associar suas marcas ao Twitter. É aí que entra o Threads. A analista Sarah Kunst disse à BBC que
o Threads pode oferecer um ambiente mais Seguro para essas marcas, inclusive
para as que já anunciam no Instagram. Dito isso, o Threads também tem recebido
críticas. Primeiro, o aplicativo não funciona Bem em computadores, só em celulares.
Depois, ele ainda não tem uma ferramenta Semelhante aos “trending topics” do Twitter, que
mostram quando algo ou alguém está viralizando. Ele tampouco tem por enquanto a opção de
mensagem direta, como o Twitter permite. Outra coisa que tem gerado muito debate é que, A princípio, não é possível deletar sua
conta no Threads sem deletar também toda A conta pré-existente no Instagram.
No momento em que eu gravo este vídeo, O que dá para fazer é colocar o perfil do Threads
em privado ou deletar posts individualmente. E, é claro, passado o burburinho inicial, resta
saber se o Threads vai continuar crescendo Significativamente em número de usuários a
ponto de tomar o lugar do seu concorrente.
Por fim, é importante lembrar que todas as redes
sociais estão se ajustando a um cenário global de Mais inflação e custo de vida mais alto, que
reduz a receita com anúncios. Esse é um dos Motivos por trás daquela onda de demissões nas
‘big techs’ que a gente viu alguns meses atrás. E todas essas empresas também estão cada vez
mais sob a mira de autoridades de vários países, Sendo cobradas a adotar medidas
mais rígidas contra a propagação De desinformação, fake news e conteúdo criminoso. Para concluir, a disputa Threads versus
Twitter é mais um capítulo da rivalidade Entre Mark Zuckerberg e Elon Musk. Eles costumam
discordar publicamente de vários assuntos, Como uso de Inteligência Artificial, ou
criticar iniciativas comerciais um do outro. Você talvez se lembre que, numa
discussão virtual no mês passado, Os dois falaram em se enfrentar
pessoalmente em uma luta física.. Até agora não se sabe ao certo se eles estavam
brincando ou levando essa ideia a sério. Mas é algo que faz muitos observadores
se questionarem se a briga por usuários E anunciantes entre Threads
e Twitter é também, no fundo, Uma briga de egos entre duas personalidades
tão conhecidas do mundo da tecnologia. A gente vai seguir acompanhando por
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