A estratégia do Threads, de Mark Zuckerberg, para roubar espaço do Twitter, de Elon Musk

A estratégia do Threads, de Mark Zuckerberg, para roubar espaço do Twitter, de Elon Musk

Vinte e quatro horas depois de lançar o 
Threads, Mark Zuckerberg, dono da Meta,   Alardeou que seu novo aplicativo de rede 
social já acumulava 30 milhões de usuários.   Esse é um dos números mais altos alcançados 
por novas plataformas em tão pouco tempo. E não por acaso essa nova rede 
social é bem parecida com o Twitter:   Desde o visual do feed, até a forma como 
ela é descrita pela Meta – entre aspas,   Como um “aplicativo baseado em 
conversas no formato de texto”. O lançamento dessa nova plataforma 
acontece em meio à conturbada gestão   De Elon Musk no Twitter – e num ponto alto 
de rivalidade entre esses dois bilionários. Eu sou Giulia Granchi da BBC News 
Brasil e neste vídeo vou discutir:   Como o Threads pode ser uma ameaça ao Twitter? Começo falando de uma disputa que 
talvez acabe indo parar na Justiça. Advogados do Twitter mandaram uma carta 
a Mark Zuckerberg acusando a Meta de,   Entre aspas, “apropriação sistemática,   Intencional e ilícita de segredos comerciais 
e de propriedades intelectuais do Twitter”. O motivo é que, segundo esses advogados, a 
Meta contratou dezenas de ex-funcionários do   Twitter para projetar o Threads 
de forma semelhante ao Twitter. Os advogados dizem também que 
esses ex-empregados tinham acesso   A informações confidenciais sobre sua antiga 
empregadora e agora ameaçam processar a Meta. Ao comentar o episódio no Twitter, 
Elon Musk afirmou, entre aspas:   “A concorrência é válida, mas a trapaça, não”. A Meta, por sua vez, respondeu que:   “ninguém na equipe de engenheiros do 
Threads é ex-funcionário do Twitter”. Bom, enquanto essa potencial 
batalha legal se desenrola,   Está em curso também a batalha por usuários. Vamos, primeiro, colocar os números em 
perspectiva. Os 30 milhões de usuários no primeiro   Dia do Threads equivalem a menos de um décimo 
dos 350 milhões de pessoas que usam o Twitter. E esse número alto de novos inscritos no 
aplicativo se explica, em parte, porque ele   é conectado ao Instagram, que também pertence 
à Meta e que tem mais de 1 bilhão de usuários. Com isso, quem entra no Threads também tem 
a capacidade de automaticamente seguir os   Mesmos perfis que já segue no Instagram.
Mas o fato é que essa integração entre as   Redes mostra o poder de fogo de gigantes de 
tecnologia como a Meta, em comparação com   Aplicativos menores, criados de modo independente 
e que começam, basicamente, sem nenhum usuário. Outra vantagem do Threads é que ele já atraiu 
algumas celebridades, algo que costuma ter   Efeito em cascata: celebridades atraem novos 
usuários, que por sua vez atraem anunciantes.

James Clayton, repórter de tecnologia da 
BBC, explica que o sucesso ou fracasso de   Uma mídia social nova depende, em grande 
parte, do burburinho em torno dela e do   Chamado “efeito de rede” – de modo bem simples, 
quanto mais pessoas usarem, melhor a rede será. A ideia é que, quando vemos muitos de nossos   Amigos ou pessoas conhecidas conversando 
e debatendo numa determinada plataforma,   Somos compelidos a entrar também, 
para nos sentirmos parte da conversa. E o inverso também é verdadeiro. Quando 
acontece uma debandada de uma rede social,   Geralmente é algo rápido e difícil de reverter. 
Um exemplo famoso disso é a rede MySpace,   Que despontou nos anos 2000 mas acabou sendo 
abandonada por grande parte de seu público. Se esse vai ser o destino do Twitter, 
ainda é muito cedo para ter certeza. Mas essa rede social tem passado por mudanças 
drásticas, tanto de uso quanto de gestão,   Desde que foi comprada por Elon Musk em 2022. Entre as mudanças mais recentes estão restrições à   Quantidade de tuítes que usuários 
não pagantes podem ver por dia. O Twitter também restringiu a ferramenta 
TweetDeck, que agora está disponível apenas   Para contas verificadas na rede. Contas 
verificadas são aquelas com o selo azul,   Dado a perfis considerados de relevância 
ou a assinantes que pagam 42 reais por mês. Isso, somado ao afrouxamento no 
controle contra discurso de ódio,   Tem aumentado as críticas ao Twitter. 
Elon Musk defende essa política como   Parte de uma defesa enfática 
da liberdade de expressão,   Mas um número crescente de anunciantes passou a 
se preocupar em associar suas marcas ao Twitter. É aí que entra o Threads. A analista Sarah Kunst disse à BBC que 
o Threads pode oferecer um ambiente mais   Seguro para essas marcas, inclusive 
para as que já anunciam no Instagram. Dito isso, o Threads também tem recebido 
críticas. Primeiro, o aplicativo não funciona   Bem em computadores, só em celulares.
Depois, ele ainda não tem uma ferramenta   Semelhante aos “trending topics” do Twitter, que 
mostram quando algo ou alguém está viralizando. Ele tampouco tem por enquanto a opção de 
mensagem direta, como o Twitter permite. Outra coisa que tem gerado muito debate é que,   A princípio, não é possível deletar sua 
conta no Threads sem deletar também toda   A conta pré-existente no Instagram. 
No momento em que eu gravo este vídeo,   O que dá para fazer é colocar o perfil do Threads 
em privado ou deletar posts individualmente. E, é claro, passado o burburinho inicial, resta 
saber se o Threads vai continuar crescendo   Significativamente em número de usuários a 
ponto de tomar o lugar do seu concorrente.

Por fim, é importante lembrar que todas as redes 
sociais estão se ajustando a um cenário global de   Mais inflação e custo de vida mais alto, que 
reduz a receita com anúncios. Esse é um dos   Motivos por trás daquela onda de demissões nas 
‘big techs’ que a gente viu alguns meses atrás. E todas essas empresas também estão cada vez 
mais sob a mira de autoridades de vários países,   Sendo cobradas a adotar medidas 
mais rígidas contra a propagação   De desinformação, fake news e conteúdo criminoso. Para concluir, a disputa Threads versus 
Twitter é mais um capítulo da rivalidade   Entre Mark Zuckerberg e Elon Musk. Eles costumam 
discordar publicamente de vários assuntos,   Como uso de Inteligência Artificial, ou 
criticar iniciativas comerciais um do outro. Você talvez se lembre que, numa 
discussão virtual no mês passado,   Os dois falaram em se enfrentar 
pessoalmente em uma luta física.. Até agora não se sabe ao certo se eles estavam 
brincando ou levando essa ideia a sério. Mas é algo que faz muitos observadores 
se questionarem se a briga por usuários   E anunciantes entre Threads 
e Twitter é também, no fundo,   Uma briga de egos entre duas personalidades 
tão conhecidas do mundo da tecnologia. A gente vai seguir acompanhando por 
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