A ascensão e o declinio do Subway. O que está acontecendo?
Amplamente reconhecida em todo mundo a Subway é uma rede de restaurantes Estatisticamente muitas pessoas que Estão assistindo a este vídeo estão a Poucos minutos de distância de uma Subway neste exato momento mas para os Fãs de uma das mais famosas marcas de Sanduíches a notícia que vem sendo Divulgada não é lá tão saborosa quanto o Que há no cardápio mas antes de saber o Que realmente está acontecendo se e como A Subway poderá reverter a situação Vamos saber como tudo começou pois como Dizem as causas geralmente estão nos Detalhes tudo começou em 1965 quando um jovem de apenas 17 anos De idade chamado Fred de Luca que queria Se tornar um médico precisava de Dinheiro para pagar os seus estudos um Amigo da família um físico nuclear Chamado Peter Buck sugeriu ao rapaz que Começasse um negócio no setor de Alimentação e que fosse algo que desse Movimento rápido constante como uma Sanduicheria que servisse sanduíches Submarinos mas como assim André Submarinos sendo que a palavra Subway em Português está relacionada a metrô a Relação é até curiosa quando a rede Começou a expandir uma das estratégias Era Abrir várias lojas próximas a Estações de metrô ou Subway Além disso o Nome da lanchonete foi criado pela Junção de duas palavras em inglês
Submarine que significa submarino e Way Que significa maneira ou jeito a História do termo submarino para Sanduíches remonta a comunidades Italo-americano XIX principalmente em locais como Nova York Nova Jersey pennsylvania e Massachusetts o sanduí acabou recebendo Esse nome porque o pão utilizado Geralmente italiano ou baguete tem um Formato que lembra um submarino agora Voltando à história da marca com um Empréstimo de 000 e tendo o próprio Dr Peter Buck como sócio juntos eles Abriram a primeira loja em bridgeport Connecticut em agosto de 1965 essa modesta loja servia sanduíches Frescos personalizáveis e acessíveis aos Clientes locais o fato de o cliente Poder montar o seu próprio sanduíche era Outro diferencial da Subway o que aliás Continua sendo pode-se afirmar que os Sanduíches são personalizáveis Fred Aprendeu rapidamente os fundamentos da Administração de negócios oferecer Produtos de alta qualidade atendimento Excepcional ao cliente manter os custos Operacionais baixos e escolher ótimas Localizações essas lições iniciais se Tornaram a base para o sucesso das Futuras lojas Subway em todo o mundo em 1974 menos de 10 anos depois da Inauguração a dupla já possuía e operava 16 lojas de sanduíche submarino em
Connecticut no entanto eles não Alcançariam a meta de 32 lojas dentro do Prazo estabelecido Foi então que Decidiram adotar um modelo de franquias Lançando a marca Subway em um período de Crescimento notável que continua até Hoje em 1983 o Subway começou a assar Sua própria massa nas lojas O que é Bastante incomum na indústria de fast Food especialmente naquela época Sem Falar que o cheiro gostoso de pão sendo Assado chamava a atenção e sem dúvida Atraiu muitos novos clientes essa Atitude da marca abriu caminho para é um Marketing leve mas massivo o qual dizia Que você estava prestes a saborear um Alimento totalmente fresco leve e Saudável outro diferencial da marca são Os preços dos sanduíches bastante Competitivos e acessíveis a diferentes Classes sociais hoje a Subway é a maior Cadeia de sanduíches submarinos do mundo Contando com mais de 39.000 unidades Espalhadas globalmente a marca se tornou Uma das principais opções para aqueles Que buscam refeições rápidas e Nutritivas segundo o site oficial da Empresa hoje a Subway oferece mais de 2 Milhões de variedades ou combinações Melhor dizendo para o cliente montar o Seu sanduíche de fato não é o cliente Quem põe a mão na massa Ou melhor nos Pães e nos ingredientes ele apenas Escolhe o tipo de pão e em seguida vai
Escolhendo os ingredientes desejados Fazendo a combinação que ele acha ser a Mais saborosa o Falcão com Tais Ingredientes todos frescos está bem à Vista do cliente para não haver dúvidas Ou desconfianças na montagem do Sanduíche é claro que há também os Lanches já padronizados sobre os quais o Cliente pode solicitar que tire Ou Adicione ingredientes a marca Subway Mantém o mesmo menu em todo o mundo mas Os cardápios são adaptados para atender As diferentes necessidades alimentares Dos consumidores por exemplo na Índia Onde a população é majoritariamente Hindu e não consome carne de porco esses Ingredientes são substituídos por frango Cordeiro ou peru os sanduíches são Preparados na hora e conforme o pedido Permitindo que os clientes adicionem ou Eliminem ingredientes de acordo com suas Próprias preferências alimentares como Se tem anteriormente os sanduíches são Personalizáveis todos os franqueados Seguem rigorosas políticas de controle De qualidade para os alimentos Preparados as franquias recebem Orientações detalhadas sobre os Procedimentos adequados de manuseio de Alimentos para treinar seus funcionários De forma apropriada os alimentos são Preparados frescos todos os dias e as Temperaturas são monitoradas Regularmente durante todos os
Procedimentos de manuseio de alimentos é Obrigatório o uso de luvas a meta da Subway é ser classificada como um Restaurante de atendimento rápido número Um do mundo entre os favoritos dos Clientes estão o frango terique o frango Defumado com Cram cheese mas com um Histórico como estes como é que uma Empresa pode encontrar o declin a Primeira coisa que temos que ter em Mente é que tudo tudo tudo mesmo tem seu Momento de ascensão seu auge Inevitavelmente sua queda Caso seja Afetado duramente pelo quadro econômico Ruim ou não seja conduzido por uma boa Administração contudo diferencial está Principalmente na manutenção do negócio Enquanto se está no topo do gráfico Isto é quanto melhor administrado mais tempo Sobreviverá nas partes mais altas do Gráfico desde 2002 Tem havido mais Subways nos Estados Unidos e em outros Países como até mesmo no Brasil do que Qualquer outro restaurante de fast food Mantendo uma liderança distante à frente Dessas enormes marcas como o Starbucks McDonald's mesmo chegando a mais de 44.000 pontos de vendas espalhados em 110 países a verdade é que a empresa Começou a passar por sérias dificuldades Apesar disso pela primeira vez em sua História a Subway hoje tem mais Restaurantes fechados do que abertos Desde 2016 o número de lojas diminuiu em
Quase 1000 unidades por ano em média Isso é claramente um mau sinal eles têm Perdido clientes enfrentado desafios de Reputação e em resposta feito mudanças Signif ativas para tentar reverter essa Tendência de fato convenhamos o que fez A Subway crescer tanto e tão rapidamente Foi a sua simplicidade e claro a Criatividade de Fred deluca a Simplicidade é percebida dentro dos Próprios pontos onde não se vê Fritadeiras grelhas ou recipientes Gordurosos muito pelo contrário tudo é Muito limpo e visível aos clientes a Ideia de abrir os pontos em locais Específicos como metrôs aeroportos Postos de combustíveis e outros locais Estratégicos onde há um bom movimento de Pessoas e potenciais consumidores foi Excepcional aqui mesmo no Brasil em Grande parte as subways encontram-se Nestes tipos de estabelecimentos Mas Isso não quer dizer que não tenham lojas Em outros lugares digamos Independentes às vezes ambicionar algo em demasia pode Não ser a melhor escolha pense bem só Nos Estados Unidos são cerca de 27.000 Pontos de V E isso resultou em algo que em termos de Franquia é um pecado mortal para Qualquer empresa a proximidade que gera Competição entre a própria marca não só Lá na terra do tio sã mas aqui no Brasil Também em outros países é muito fácil
Encontrar duas ou mais lojas Subway a Menos de 4 km uma da outra e por mais Que pensemos que isso poderia ser Positivo na verdade não é como se trata De franquias as duas lojas Viz podem ter Proprietários diferentes O que é mais Comum ocorrer e devido à padronizações Nos preços e nos produtos não há como Trabalhar essa questão oferecendo eixo Aquele sanduíche mais barato do que o Seu vizinho que pratica o preço padrão Franquias devem seguir regras rigorosas Para se manterem senão não Funciona então sim é possível que a Quantidade exagerada de lojas e grande Proximidade entre elas tenha afetado boa Parte das franquias e mais o fato de se Gabar em por ser a maior rede de fast Food do mundo e empregar cerca de 400.000 funcionários diretos e indiretos Não quer dizer que você seja a que mais Vente você pode passar em frente a um Dos poucos Burger Kings que há na sua Cidade e vê-lo repleto de gente e ao Passar na porta de um Subway ver apenas Alguns casais e mesas vazias Muita gente adora uma novidade E quando Ela deixa de ser cai no lugar comum e Passa a ser só mais uma Sanduicheria é possível que deluca tenha Exagerado ao abrir espaço para essa Quantidade absurda de franquias sim é Possível como também é possível que Massificar demais certas coisas Acaba
Atrapalhando Outro fator que pode ter Colaborado com a queda na linha do Gráfico da Subway a Íssima concorrência Com a qual passou a competir aqui no Brasil por exemplo além de grandes lojas Como McDonald's e Burger King e eu não Estou nem citando a Starbucks pois ela Não está em qualquer capital brasileira Começaram a surgir Fast Foods com um Rótulo que já está quase desgastado que é o tal gourm como dizem por aí estão Gourmetizando até Sacadas de prédio Mas O que eu quero dizer é que com a chegada De novas opções de lanches rápidos mais A facilidade comunidade oferecida por Aplicativos de delivery e sem falar nas ótimas opções de sanduíches que foram Surgindo a Subway pode ter perdido uma Boa parte do brilho que tinha no início O que é normal em praticamente todo o Negócio em termos Gerais a concorrência Lá fora inclusive no país de origem da Subway não é das mais fracas muito pelo Contrário o fato de terem aberto lojas Em quase todas as esquinas Como já disse Não quer dizer que todas el estejam Lotadas de clientes o faturamento por Ponto da Subway é muito menor que o Faturamento de um único ponto de McDonald's por exemplo outra marca que Tem dado canseira para Subway é a Chicken fill que inclusive já mostrou Grande interesse aqui no Brasil hein E Para piorar a situação da empresa em
2013 deluca foi diagnosticado com Leucemia e até 2015 o controle das Operações diárias foi transferido para Sua irmã pouco antes de seu Falecimento foi um período tumultuado na Subway em que a gestão não estava Exatamente no mesmo patamar de antes a Pessoa que mais conhecia a empresa e Talvez se importasse mais do que Qualquer outra não estava mais lá para Orientá-la coincidência ou não as vendas Da Subway começaram a cair em 2015 logo Após a morte de seu fundador a partir de 2016 vieram as campanhas Desastrosas infelizmente as maiores Campanhas publicitárias das Subway Envolvendo Jared fogle e o Subway de 30 Cm por 5 se transformaram em desastres Completos em 2015 Jared havia sido Condenado a 15 anos de prisão por crimes Envolvendo menores quanto aos subways de 30 cm por 5 embora não seja tão grave Também não deu certo depois de cerca de Quro ou 5 anos eles quase tiveram que Abandonar essa promoção pois estava se Tornando impraticável manter esse preço Em 2018 desesperados tentaram Reintroduzir a promoção de forma Ligeiramente diferente com um Subway de 30 cm por $499 mas também não durou muito e pior Ainda não podiam arcar com isso e os Franqueados ficaram insatisfeitos com a Empresa além disso a Subway enfrentou
Uma série de escândalos embora muitos Deles sejam en fundados Não é muito difícil encontrar Reclamações e acusações sobre os Produtos da s por exemplo 2013 um Adolescente na Austrália teria Fotografado um sanduíche de 30 cm e na Postagem em rede social teria dito que Ele possuí 28 Cm em 2017 a polêmica foi que o frango Era feito apenas por 50% de frango em 2021 a nova polêmica foi que o atum da Subway não é realmente atum Essas histórias parecem exageradas ou Errôneas Mas infelizmente elas afetaram A reputação da mar quando certos boatos Passam a ganhar Campo principalmente os Feitos para destruir algo eles ganham ar De veracidade e isso fez com que muitos Clientes começassem a migrar para outras Marcas por fim a Subway precisava de um Novo f em 2019 contrataram um novo ce John havia liderado um plano de Recuperação no Burger King ele chegou a Subway e de imediato providenciou Mudanças no menu pois não havia Novidades o menu estava basicamente Inalterado há muitos anos em parte Devido à doença de deluca e a todas as Confusões em torno disso em Julho de 2021 eles lançaram eat fresh refresh a Maior atualização do menu na história da S Isso inclui nov sanduíches Ingredientes e uma Vagem mais
Padronizada em vez de montar o sanduíche Você mesmo eles também investiram 80 Milhões de dólares para comprar Fatiadores de carne para os Restaurantes antes a carne já vinha pré Fatiada Mas agora eles fazem isso nos Próprios restaurantes essa mudança é Considerada uma das mais complexas que a Marca já fez Além disso estão se Esforçando para atrair talentos melhores No nível corporativo oferecendo planos De compensação com ações e bônus pela Primeira vez em 2023 a marca foi vendida Para uma empresa chamada horor capital Que também é proprietária do Jimmy Jones Entre muitos outros restaurantes de Fastfood isso encerrou uma longa Trajetória como empresa familiar da Subway e eles afirmam que é mais uma Etapa de sua jornada de transformação Grandes mudanças estão acontecendo na Empresa se você não vai lá algum tempo Pode ficar surpreso com quanto as coisas Estão diferentes e parece provável que Continuem progredindo Além disso H Indicadores positivos como o fato de que Suas vendas por localização T melhorado Hoje em dia empresa que não se adapta às Novas exigências de mercado sem dúvida Está fadada ao fracasso mesmo que ela Tenha décadas décadas de Existência administração é tudo é o Principal e Que qualquer empresa desde uma pequena
Lanchonete a uma rede tão grande como a Subway se tornou se quiser saber mais Sobre outras marcas e empresas deixa aí Nos comentários suas sugestões Tá eu vou Ficando por aqui até a Próximo