Técnica da BALIZA PERFEITA? Nós testamos!
Hoje a gente vai testar várias técnicas
de fazer baliza E ver qual é a melhor. Se é que a melhor existe mesmo… Para esse vídeo acontecer, a gente vai precisar de muitos carros, de várias marcas, de vários tamanhos. E a gente alugou cinco na Localiza. A gente tem 74 milhões de motoristas no Brasil. Será que todo mundo tem um friozinho na barrigana hora de fazer baliza? Se 10% tiver, a gente já tem pelo menos sete milhões e 400 mil
views nesse vídeo. E o mais doido é que desses 74 milhões de pessoas que têm CNH, só duas tem síndrome de Down, Ou melhor, t21. Para mudar essa situação, a gente precisa normalizar isso, A gente precisa mostrar que a direção pode ser mais inclusiva. Por isso, quem tá dirigindo esse carro agora, é a Laura Simões, A primeira pessoa t21 a tirar a CNH no Brasil. A Laura é embaixadora de inclusão da Localiza, quem criou junto com o Instituto Mano Down, a Autoescola Xtraordinária. Ela é especializada em mobilidade inclusiva e pagou o curso de condução para 30 pessoas com deficiência intelectual Tirarem sua CNHs. E, assim, a gente começa a ter um trânsito muito mais inclusivo e diverso. Laura, como é que foi para você aprender
a dirigir? Para mim, foi uma alegria, felicidade. Eu gostaria muito de se independente e tal.
E o dirigir me proporciona isso, né? É bater o vento na cara, dona do próprio nariz, né? A gente pegou quatro tutoriais
da internet. São vídeos vistos por milhões de pessoas, dicas que muita gente compartilha. Será que isso dá certo mesmo? O teste vai ser feito no estacionamento que está fechado. Esses dois canos de PVC vão simular a guia, a divisa entre a rua e a calçada. E a gente vai ter um carro na frente e o outro atrás. O espaço entre os dois carros é de exatamente
seis metros. É mais ou menos o que a gente costuma encontrar na rua. Laura, a ideia é a seguinte, a gente tem quatro jeitos diferentes de fazer baliza. Quatro. Não tem muito compromisso em acertar
porque a gente vai testar o que tá aqui. Se aqui tiver mal feito, a gente vai… Se errar, errou e tá tudo certo.
Isso. Eu já aviso que eu não sou bom de baliza. Eu sou péssima. Então, a gente tá no mesmo barco. Exatamente. Vamos ver se hoje a gente termina o dia sendo um pouco melhor na baliza. Vamos nessa? Bora. Olha só, os dois primeiros jeitos deram
errado logo de cara. Você vira o volante todo para a direita, dá ré e, na hora de virar para esquerda, simplesmente o carro encosta no outro. Não faz sentido. Não vai dar certo aí não, né? Vai dar, não. Eu vou bater no carro branco, não vou? Vai! Não, essa técnica já deu errado, Laura. Deu péssimo, na verdade. Não funcionou. Vou explicar por cima aqui para ficar mais
fácil de entender qual era a treta que tava rolando ali. Olha só, esse aqui é o meu carro. Os tutoriais falavam para eu alinhar com outro carro, virar tudo para a direita e dar ré. O problema é que o carro sempre ficava nessa posição. E aí, eu tinha que virar tudo para
a esquerda e dar ré de novo. Olha só, viro tudo pra esquerda e, aí, quando eu dou ré… Bate no carro. O pior de tudo é que das quatro técnicas que a gente pegou, três usam esse método de virar tudo pra direita, Dar ré e depois virar tudo para a esquerda. E todas as vezes que a gente fazia isso, a Laura já avisava. Não vai dar, não. Parou, parou. Vai bater topado. Mas calma que
tem o terceiro método que tava lá no meio, Que inclui um trecho em linha reta, que não
gira o volante. Esse, sim, começou a funcionar,
Aliás é o jeito que a Laura falou desde
o começo que era pra gente usar. Seu jeito é muito melhor. Eu acho que eu vou tentar fazer do seu jeito agora. Uma coisa legal de dirigir do lado dela é que a Laura fez a autoescola faz pouco tempo, Então ela lembra de um monte de manhas, uma série de regras que eu iria deixar passar batido. A sinaleira, Você não gira por enquanto. A sinaleira. Olha só, eu esquecendo de dar seta. A Laura tá bem melhor que eu. Aí você dá ré. Você vai ver que você não vai bater. Ah, Laura! Você tava certa. Parou. Duas vezes. No fim das contas, a gente escreveu um monte de coisa aqui, mas a Laura sabia exatamente o certo. Vamos trocar de carro e testar, ver
se dá certo com outro carro. Você acha que tem muito preconceito? O próprio t21 tem muitos preconceitos. Tanto para mulher quanto pra homem. Mas para mulher fica pior. Porque tem a história do machismo, Que para mim é muito ruim. Mesmo tendo muitas mulheres, as mulheres são minorias que pouca gente valoriza. Esse eu vou ter que botar um pouco mais pra… Pra chegar mais perto, né? Uma. Duas. Ré. Aí eu olho aqui. Parei. Aí, ó. Esse aqui tá grande para essa vaga, hein?
Mas vai dar certo. Ré. A sinaleira. Ré. Parei. Uma, duas. Isso, pronto. Funcionou. Ainda bem, né? É uma vaga pequena. A Laura colocou! A Laura colocou com a técnica número 3. Cansamos de testar lá, gente. A gente testou até num
poder mais. E eu vou falar para vocês, explicar lá no carro é um pouco difícil, Então eu vou mostrar aqui na mesa para vocês. Vocês vão ver que tem bastante lógica, tá? Então, se você clicou no vídeo para aprender a fazer baliza, chegou a hora. Primeira coisa que é óbvia, você vai ter que alinhar o seu carro com outro. Paralelo, tá? A gente sempre testou mais ou menos uns 50 cm do outro carro, uma distância mais ou menos assim. A questão é alinhar paralelo assim, beleza. Mas se alinha o quê? Com o quê? Frente com frente? Retrovisor com retrovisor? Não, é traseira com traseira. E o pior é que você não vai conseguir enxergar
a traseira do outro carro. Então, tem que fazer mais ou menos um cálculo mental ali. Se você sabe que seu carro é do mesmo tamanho que o outro carro, você coloca retrovisor com retrovisor, Que é o que você tá enxergando. Se o seu carro for maior, você coloca o seu
retrovisor mais para frente. Se o seu carro for menor, você coloca seu retrovisor mais para
trás E com isso você sabe que as traseiras estão mais ou menos alinhadas. Aí você vira tudo para a direita e vai dando ré. O carro vai fazer isso. Ao mesmo tempo, você vai olhando
nesse retrovisor, tá?
Você vai dando ré até chegar ao ponto em que você vai enxergar
nesse retrovisor o farol direito do carro que tá atrás. E, agora, vem a principal diferença
desse método para os outros. Você tem que dar um pouco de ré com as rodas retas, alinhadas. E aí, tem uma manha que eu vou confessar que para vocês que, mesmo com 24 anos de direção, eu não lembrava, Foi a Laura que me lembrou. Como é que você alinha a roda do carro? Você não sabe, você gira, mas você não tá olhando a roda. Como o volante foi até o final do curso, você tem que pensar que você vai alinhar ele duas vezes reto. Duas vezes. Ó, eu tinha girado tudo pra direita, então o carro estava, o volante estava assim. A regra é você desvira até a marca do carro ficar virada para cima. E aí, você desvira mais uma vez. Agora, sim, as rodas estão alinhadas. Na hora que eu vi essa regra, eu fiquei meio desconfiado que
não iria funcionar para todos os carros. Mas funcionou, a gente tava com cinco carros diferentes e todos deram a mesma coisa. Então, é provável que existe alguma regrinha aí entre os carros
de quanto um volante tem que virar. Então, você vai alinhar o volante e dar ré. Você vai dar ré mais ou menos até essa roda ficar perto da guia. Só que o detalhe é que você não consegue enxergar direito a hora que a roda fica perto da guia. Então, tem uma manha aqui. Sua cabeça tá mais ou menos aqui, você olhando pela janela, você vai ver o retrovisor batendo mais ou menos na quina do outro carro, Vai estar tudo na mesma linha. Lanterna, retrovisor no seu olhar. E aí, você vira todo o volante pra direita e dá ré. Agora o que você tem que fazer é meio óbvio, né? Você tem que desvirar o volante pra ele ficar reto de novo, usar a mesma técnica que eu já falei E, aí, você dá aquela ajeitadinha no carro. Essa técnica funciona com um carro ret, com sedan, com um jipe, com SUV… Mas pra caminhonete… Olha só. Vamos ver se a técnica está funcionando ou não com maior carro de todos. A Laura já jurou que não vai entrar, eu tô arriscando. Vamos lá, Laura. Agora, como é que o alinho? Porque esse aqui é muito maior. Aí tem que ser longe mesmo.
Eu acho que aqui… Pronto. Aqui. Quando eu enxergar no retrovisor o farol do outro carro, Agora. Um, dois… Vou tudo para trás. É. Até… Afastar. Não vai. Vai pegar. Vai pegar. Parou, parou. É muita traseira. Deus que me acuda. Não, Laura. A gente tem que conseguir. To morrendo de medo, vai bater! Você acha? Tenho certeza. Não, acho que foi! Foi? Consegui. Deu certo aqui, mas teve que fazer uma mudança. Na hora de dar ré, em vez de eu ver o farol direito do carro anterior, eu vejo só o meio dele e tá tudo certo. Tem que virar um pouco menos. É, exatamente isso. E aí, Laura? Você acha que a gente chegou na baliza perfeita? Chegamos. A pessoa precisa ir tentando até ver o que
ficou errado e o que ficou certo. Você tava bem mais treinada do que eu, sabia tudo que precisava fazer. Você acha que a autoescola ajudou bastante você a aprender direitinho? Sim, demais. É porque lá é tudo por detalhes, e eu acho ótimo. Muito mais compreendente
e muito mais fácil pra pessoa, né?
Laura, e você acha que agora as pessoas vão ter mais facilidade para tirar CNH, as pessoas t21 vão ter mais facilidade para tirar? Muito mais é facilidade, né? É essa Autoescola Xtraordinária mostra que ter uma CNH é ser vitoriosos, é mostrar que tem mais independência,
que não precisa de ninguém, né? Porque é muito ruim ficar dependendo de outras pessoas. E você acha que serve como uma inspiração também para as pessoas? Serve para poder ter a coragem de ir para frente e independente de uma condição ou não. E você tem planos para viajar de carro, fazer alguma bagunça por aí dirigindo? Eu pretendo é viajar pelo mundo de carro. Isso é maravilhoso. Acho que é isso, você é muito bem humorada e me deu várias dicas que eu não lembrava mais. Eu acho que, no fim das contas, você provou que o seu jeito de fazer baliza era o jeito certo E todas aquelas dicas que a gente trouxe não serviu para muita coisa. Você já sabia de tudo, parabéns. Obrigada. Foi muito bacana ter gravado com a Laura porque
isso abre os nossos olhos para coisas que a gente nem imagina. Meu, e que bacana esse projeto da Localiza, da Autoescola Xtraordinária com o Instituto mano Down, Que é uma instituição sem fins lucrativos que tá mais de 10 anos promovendo autonomia e inclusão de pessoas Com síndrome de down e outras deficiências. É muito bom saber que dirigir pode fazer
parte da vida dessas pessoas. É muito provável que você tenha clicado nesse vídeo para
aprender fazer baliza e também é muito provável que você Esteja então na autoescola. Então, tenho uma coisa pra te contar, o pessoal que tá tirando carta sempre manda pra gente o vídeo do Manual do Mundo Que é mostrado nas autoescolas, Que é como funciona um motor
do carro. A gente usou o motor cortado no meio e eu acho que dá para aprender bastante coisa.