O lado oculto da história do Ônibus Espacial Challenger - O que aconteceu com a tripulação?

O lado oculto da história do Ônibus Espacial Challenger – O que aconteceu com a tripulação?

Talvez muitos não se lembram devido à Idade do primeiro acidente com um ônibus Espacial ocorrido no litoral da Flórida E Estados Unidos sem sombra de dúvidas Ainda marca a lembrança de quem pode Assistir ao vivo pela tv ou localmente o Lançamento da missão STS 51l que resultou numa das piores Tragédias da corri Afinal o que ocasionou a explosão do ônibus espacial e o que aconteceu com os Corpos dos astronautas cabo canaveral Flórida 28 de janeiro de 1986 o sucesso dos ônibus espaciais era Tanto que o challenger conseguiu parar As atividades de mais de 40 milhões de Norte-americanos que se postaram em Frente aos seus aparelhos de TV ou Marcaram presença em loco só para Assistir ao lançamento que fazia parte Da missão STS 51l da Nasa aquela que era A décima missão da nave challenger tinha Duas novidades estudar o cometa Halley Mais de perto e pela primeira vez na História levava um Civil para o espaço No caso uma professora chamada Sharon Christa MF então com 37 anos de idade Que era especializada em em História Americana e estudos sociais por falar em ônibus espaciais Você sabe dizer qual Foi o primeiro deles a ir para o espaço Hum acertou Quem disse que o primeiro ônibus espacial da Nasa foi o Colúmbia Certa resposta que fez sua decolagem

Inaugural em 12 de abril de 1981 para pilotá-lo a NASA escalou John E Young em seu quinto voo espacial Depois de participar de duas missões Gemini e duas missões Apolo tendo ao seu Lado O Novato Robert Creeper o Colúmbia Foi o primeiro ônibus espacial Reutilizável do mundo e marcou o início De uma nova era espacial nos Estados Unidos durante seu tempo de serviço os ônibus espaciais realizaram um total de 135 missões entre 1981 e 2011 essa Frota De veículos espaciais re utilizáveis Transportou astronautas cargas Comerciais e militares além de Contribuir para projetos como o Telescópio espacial Hubble e os Primeiros módulos da estação espacial Internacional a ISS o Colúmbia foi um Marco importante na exploração espacial E demonstrou a viabilidade de veículos Reutilizáveis para Missões orbitais já o Challenger a segunda espaçonave do Programa de ônibus espaciais realizou o Seu primeiro voo na missão STS 6 que Ocorreu em 4 e9 de abril de 1983 essa missão teve como carga Principal o primeiro satélite de Rastreamento e relé de dados o TD rs1 Após esse voo inaugural o challenger Continuou a desempenhar um papel Significativo no programa de ônibus Espaciais Originalmente construído em 1975 como um veículo de teste para o

Programa do ônibus espacial o challenger Só se transformou em uma espaçonave Real Em 1979 enquanto estava na ativa o ônibus Espacial challenger participou de 10 Missões totalizando mais de 62 dias no Espaço e quase 1000 órbitas em torno da Terra entre suas contribuições o Challenger foi usado para lançar Satélites civis além de realizar missões Científicas e testes de tecnologia como O uso da unidade de manobra tripulada e A reparação do Telescópio Solar Max Também conduziu três missões Consecutivas do Space Lab em 1985 incluindo a primeira missão Tripulada alemã no espaço entre os Passageiros já transportados pelo Challenger em outras missões está Incluída a primeira astronauta americana O primeiro astronauta afro-americano e o Primeiro astronauta canadense se não Tivesse ocorrido a tragédia Sem dúvida Teria sido também a primeira missão a Levar uma professora civil ao espaço de Onde daria uma verdadeira aula através Do projeto professor no espaço cha molf De 37 anos embora ela fosse uma Professora de estudos sociais da Concord High School em new hampshire Molf foi selecionada pelo programa Professor no espaço da NASA para ser a Primeira Educadora na órbita da Terra o Plano projetado para inspirar crianças e

Gerar publicidade para Agência Espacial Previa que maff acompanharia os Astronautas do challenger em órbita e Daria algumas aulas enquanto estivessem Lá devido a presença de mcff o Lançamento foi amplamente coberto pela Mídia a própria Nasa forneceu feeds de Satélite para inúmeras escolas isso Significava que milhares de crianças Incluindo aquelas da própria turma de Molf estavam assistindo ao vivo quando a Tragédia ocorreu crista não estava Destinada a ser a única passageira do Challenger que chamaria a atenção das Crianças a NASA também se expulsou para Levar o astro de Vila Sésamo o Big Bird O pássaro grandão que aqui era conhecido Como Garibaldo eles até entraram em Contato com Carol Spin o adorado ator Que interpretava o gigante boneco Amarelo para participar da missão o Plano porém não teve a aprovação do Controle da missão no entanto em 2015 a NASA confirmou que a conversa com spiny E os produtores de Vila Sésamo realmente Aconteceu o piloto da missão STS 52l era Mike Smith seria o primeiro e último voo Espacial de sua carreira Smith também Tem a distinção de ter pronunciado as últimas palavras registrados por Qualquer membro da tripulação do Challenger pouco antes da Explosão o Gravador de voz do ônibus espacial urou Smith dizendo oh oh indicando que pelo

Menos um membro da tripulação sabia que Algo estava errado o piloto Mike Smith Não foi a única pessoa que percebeu que Algo não estava certo antes da explosão Na verdade na noite anterior ao Lançamento um grupo de Engenheiros de Uma empresa contratada pela NASA chamada Morton tecol tentou convencer seus Superiores a adiar a missão A Cúpula da Nasa havia feito uma reunião na qual os Engenheiros apontaram que o lançamento Estava para ocorrer em condições Climáticas mais frias do que qualquer Outro lançamento anterior de ônibus Espacial e isso era um dado importante Uma vez que os anéis de vedação de Borracha que selam várias partes do ônibus espacial frequentemente falhavam Em temperaturas muito frias infelizmente Os engenheiros foram desacreditados por Alguns dos superiores um desses Engenheiros Bob eberlin retornou da Reunião e disse a sua esposa vai Explodir décadas depois eberlin Lembraria que a NASA estava determinada A prosseguir e provar ao mundo que Estavam certos eles sabiam o que estavam Fazendo mas como provou-se na prática Não sabiam Eberlin devido ao tempo de trabalho se Aposentou após o desastre décadas depois Ele disse à mídia que sua decisão de Seguir com os planos depois de ser Desacreditado juntamente com os colegas

O assombrou pelo resto da vida os Engenheiros da Morton tiocol estavam Completamente certos em suas previsões o Lançamento prosseguiu em temperaturas Abaixo de zero e quando o ônibus Espacial decolou a vedação do anel do Propulsor direito falhou o gás aquecido Escapou do foguete e essencialmente Vaporizou o material que conectava o Propulsor a tanque do ônibus espacial Isso criou uma mistura mortal de Oxigênio líquido e GS hidrogênio e a 46000 pés a combinação se inflamou Transformando o tanque de combustível do Cher em uma enorme bola de fogo apesar Disso os propulsores sólidos de Combustível auxiliares não foram Afetados e continuaram a levar o ônibus Espacial para cima foram 73 segundos Desde o Lançamento até a explosão fatal logo Após o desastre acreditava-se amplamente Que a tripulação do ônibus espacial Havia morrido de forma instantânea Afinal não haveria como alguém Testemunhar aquela explosão estando no Interior da nave no entanto as Evidências posteriores sugeriram um Cenário muito mais perturbador um que a NASA tentou deixar oculto do público a Revista tropic do Miami Herald Empreendeu uma investigação independente Do acidente que revelou que a ao Contrário dos primeiros relatos a cabine

Do ônibus espacial não havia perdido Pressão na explosão Isso significa que a Tripulação Provavelmente estava viva e Consciente durante toda a descida de TRS Milhas do céu para o Oceano Atlântico Essa conclusão é respaldada pelo fato de Que vários astronautas tiveram tempo Para ativar manualmente seus pacotes de Ar de emergência pessoais uma informação Como essa Sem dúvida deix os familiares Em estado de aflição sem medida Perguntas que não queriam se calar Passaram a povoar seus pensamentos Será Que não haveria outra saída para os Tripulantes Por que a NASA não projetou Um sistema de segurança que garantisse a Vida dos astronautas caso ocorresse Qualquer tipo de contratempo porque não Deram ouvidos à equipe de Engenheiros Embora Qualquer viagem espacial seja Calculadamente perigosa antes do Desastre challenger a NASA Nunca havia Perdido uma astronauta nos diversos voos Espaciais tripulados já feitos na Verdade as únicas fatalidades anteriores Que o programa havia experimentado foram As mortes dos astronautas da Apolo 1 Roger shaffy vergo gus grenson e Edward White todos eles pereceram em um Incêndio durante um teste em solo em 27 De janeiro de 1967 e o 28 de janeiro não era apenas um Dia em que o challenger deveria Decolar Também era data marcada para o discurso

Do estado da União do presidente Ronald Reagan no entanto tendo desastre Ocorrido apenas 6 horas o presidente Optou por adiar o discurso anual em vez Disso atualizar pessoalmente o povo Americano sobre a Tragédia a tripulação do ônibus espacial Cher nos honou a maneira como viviam Suas vidas teria dito o ex-presidente Esse discurso seria aclamado como um dos Maiores de Reagan O que é um testemunho Impressionante para um homem cujo Apelido era o grande comunicador a Explosão do challenger espalhou Destroços por uma vasta área do Oceano Atlântico e equipes de resgate passariam Semanas recuperando todas as peças no Fim das contas levou seis semanas até Que os mergulhadores Navais finalmente Encontrassem o local de descanso da Tripulação na cabine da nave que estava Sem pés abaixo da superfície Aproximadamente 15 milhas a leste do Cabo canaveral os restos dos astronautas Foram então recuperados e aqueles que Puderam ser identificados foram Devolvidos à suas famílias aqueles que Não puderam foram enterrados sobre um Monumento no cemitério Nacional de Arlington após o desastre os Investigadores determinaram que a NASA Havia violado deliberadamente as regras De lançamento Engenheiros haviam Alertado seus superiores que estava

Muito frio para a missão prosseguir e Lançarem temperaturas tão baixas ia Contra os próprios procedimentos da Nasa Um ex centista chefe da Nasa chamado Ken L posteriormente afirmou que essa far em Observar as regras foi a principal causa Do acidente então Por a NASA ignorou os avisos e Prosseguiu havia muitos fatores que Influenciaram a decisão de lançamento Mas a comissão Rogers observou que em um Esforço para acelerar os tempos de Lançamento para atender ao objetivo da Nasa de 24 missões por ano a agência Havia empurrado seu pessoal e seus Sistemas além de suas capacidades essa Busca por realizar mais lançamentos Estava diretamente ligada à Sobrevivência do programa Space shuttle Enquanto ele tentava cumprir sua Intenção Projetada como um veículo de Lançamento único que poderia atender as Crescentes necessidades comerciais Científicas militares de lançamento da Nação a explosão do challenger fez Manchetes em todo mundo e quase Imediatamente houve pedidos para que Todo o programa de ônibus espacial fosse Interrompido essa suspensão duraria 3 Anos durante os quais a NASA trabalhou Para entar as recomendações de segurança De um painel presidencial chamado Comissão Rogers a comissão que incluí Astronautas de Alto perfil como New

Armstrong e Sally Ride foi formada para Ajudar a prevenir que desastres daquela Natureza acontecessem novamente por um Tempo a estratégia funcionou quero dizer Pelo menos até 2003 quando a NASA Experimentou outro incidente trágico Naquela ocasião foi o ônibus espacial Colmbia que se desintegrou durante a Reentrada esse acidente também seou a Vida de sete astronautas Contudo não Haviam civis desta Vez a missão STS 107 enumerava o 28 voo Do orbitador e o 8 voo geral após o desastre do Challenger Isso mostra que a NASA não Havia mesmo desistido do programa mesmo Porque como já foi mencionado há muita Coisa envolvida em o programa espacial Desde o market ao fornecimento de Serviços a empresas de tecnologia os Destroços do challenger continuariam Aparecer na costa da Flórida muito tempo Após o desastre em dezembro de 96 por Exemplo quase 11 anos após a explosão Alguns frequentadores da praia de Cocoa Beach a mais de 20 milhas de distância Do centro espacial Encontraram dois pedaços enormes do ônibus espacial acidentado à beira doar Os pedaços eram tão grandes que a NASA Teve que usar um carregador frontal para Pegá-los e movê-los da praia a morte de Uma civil christa macol foi Especialmente prejudicial para o

Programa espacial as repercussões Durariam décadas na verdade passariam 22 Anos antes que a NASA enviasse outro Civil ao espaço curiosamente civil era Barbara Morgan que havia sido escalada Como a reserva de christa mcff para a Missão original do challenger Morgan que Assim como molf era professora de Estudos sociais em inglês juntou-se à Tripulação do ônibus espacial em deavor Para uma missão bem sucedida em 2007 Além da professora molf quem eram os Outros tripulantes da missão STS 51l o Challenger tinha como Comandante Francis Richard Scooby Scooby era um piloto Experiente da Força Aérea dos Estados Unidos e veterano de voo espacial ele já Havia participado de uma missão anterior Do ônibus espacial challenger em 84 Scooby foi escolhido como Comandante Para missão STS 51l que terminou Tragicamente com a explosão do Challenger morreu aos 47 anos de idade Michael John Smith piloto Smith também Era um piloto da Força Aérea dos Estados Unidos Com uma longa carreira de serviço Militar ele foi selecionado para o Programa de astronautas da Nasa em 80 e Esta seria a sua primeira missão Espacial como piloto do challenger 41 Anos de idade Ronald mner especialista Em missão mner era um físico reconhecido Em um dos primeiros astronautas negros

Da Nasa ele já havia voado ao espaço em 84 também como especialista de missão do Challenger além da as habilidades Científicas mcer era um talentoso músico E planejava tocar saxofone no espaço Durante esta missão ele estava com 36 Anos de idade elisson Onizuka especialista em missão onizuka Era um engenheiro aéreo espacial e um Oficial da Força Aérea dos Estados Unidos ele foi o primeiro astronauta Asiático americano a ir ao espaço Onizuka havia voado anteriormente no ônibus espacial Discovery em 85 e foi Foi selecionado para esta missão como Especialista em missão onizuka tinha 40 Anos Judith Arlin resnick especialista Em missão resnick era uma engenheira Elétrica e uma das primeiras mulheres Astronautas da Nasa ela havia voada ao Espaço pela primeira vez em 84 no Discovery resnick era altamente Qualificada em operações de robótica e Planejava realizar experimentos Científicos durante esta missão ela Estava com 37 anos de idade a Da professora mcff e por fim Gregory Jarvis especialista em carga Jarvis era Um engenheiro e executivo da empresa Huges aircraft ele foi selecionado para Missão como especialista em cargo para Supervisionar e conduzir experimentos Científicos no espaço esta seria sua Primeira e única missão espacial ele

Faria 42 anos de idade naquele ano a Explosão do challenger mudou a América Mudou o seu programa espacial para Sempre também Serviu de inspiração para Artistas que imortalizaram a tragédia em Esculturas canções programas de Televisão um exemplo memorável disso foi A homenagem do músico Jean Michel J Amigo pessoal de Ronald mner em seu show Randevu Houston em abril de 1986 o saxofone era tocado pelo Astronauta a convite do próprio Jaru mas O destino quis Outra coisa o músico John Denver compôs a canção Flying for Me que foi regravada por Frank Turner Adam Young e Beyoncé a canção no entanto Foi gravada em homenagem a toda a Tripulação Você se lembra do desastre do Challenger você aí onde é que você Estava quando isso aconteceu diz pra Gente aqui nos comentários Eu infelizmente estava em frente à Televisão eu vi Tudo foi bem chocante

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *